segunda-feira, 20 de julho de 2020

O Homem na Torre - Entrevista com Denílson da Editora Clock Tower


O Mundo Tentacular abre as suas portas para conversar com Denilson Carraretto responsável pela Editora Clock Tower que nos últimos anos tem conquistado um lugar no coração dos fãs de Literatura de Terror e Fantasia como um selo que vem publicando autores clássicos até então pouco conhecidos no Brasil.

Falamos a respeito do mercado de livros do gênero, de Literatura fantástica em geral e sobre o próximo lançamento da Editora, inteiramente dedicado a Clark Ashton Smith que será publicado pela primeira vez em português através de uma plataforma de Financiamento Coletivo.

Acompanhe aqui a nossa entrevista e aproveite para conhecer esse grande projeto seguindo o link no final do artigo.

MUNDO TENTACULAR - Obrigado Denilson pela oportunidade de conversar com você. Antes de perguntar especificamente a respeito do novo lançamento da Clock Tower, gostaria que você comentasse um pouco a respeito de como está o mercado de livros do gênero horror/ fantástico. 

DENILSON CARRARETTO - Primeiramente muito obrigado pela oportunidade em divulgar nosso projeto do Catarse e a obra do grande escritor que foi Clark Ashton Smith.


O mercado de livros do gênero horror/fantástico apesar de toda a crise atual na economia se mantém relativamente bem. Não em alta como desejávamos, mas bem, até mesmo porque nosso país já vinha de 3 anos de recessão e num momento em que havia o início de uma recuperação da atividade econômica, fomos pegos de surpresa por essa triste pandemia, e isso afeta o mercado. Mas, é impressionante como o gênero tem atraído os brasileiros, que mesmo em momentos difíceis tem se esforçado em adquirir livros e apoiar bons projetos, coisa que a meu ver não ocorre tanto com outros gêneros literários. Sou suspeito para falar, mas acredito que estamos vivendo já a alguns anos um boom de interesse por horror e fantasia, um gênero até então esquecido ou até mesmo desconhecido por muitos dos brasileiros.

MT - Até pouco tempo atrás tínhamos pouca coisa publicada de H.P. Lovecraft e menos ainda de Horror Cósmico. Agora muitas editoras estão descobrindo esse filão. Na sua opinião, para quem já leu tudo de Lovecraft e quer algo similar, qual seria o próximo passo? 

DC - Nos últimos anos as editoras redescobriram H.P. Lovecraft, uma vez que num passado já distante ele tinha sido publicado e relegado ao esquecimento. Eu imagino que o fato de sua obra ter caído em domínio público e o aparecimento de bons sites e blogs também contribuiu para isso, além é claro da qualidade da obra do autor. 

Muito embora Lovecraft tenha sido bastante publicado no Brasil, ainda resta a publicação de suas cartas, ensaios e biografias mais abrangentes sobre sua vida que não temos em nosso idioma - isso para o fã e admirador do escritor é fundamental, e ainda é uma lacuna. Agora, para quem leu o principal de sua obra (seus contos e novelas), se aprofundar em escritores do seu círculo de amigos e que compartilhavam ideias como Clark Ashton Smith, Robert E. Howard, Derleth e tantos outros, é mais que fundamental.

MT - Falemos sobre o próximo lançamento da Clock Tower. Clark Ashton Smith (CAS) ainda é pouco conhecido no Brasil, o que você pode nos dizer a respeito dele? 

DC - Clark Ashton Smith foi um dos maiores escritores de horror e fantasia de todos os tempos. 

Um artista completo, Smith foi ao mesmo tempo pintor, escultor, poeta e escritor de contos incríveis e criador de mundos e personagens que parecem existir na vida real. Durante sua vida foi acometido por fobia, o que resultou numa vida reclusa, mas de muitos estudos autodidatas o que rendeu uma obra vasta e completa. Smith é um autor que certamente contribuiu e muito para os 'Mitos de Cthulhu' de Lovecraft e que irá cair facilmente no gosto do leitor brasileiro... É interessante observar que o conto de Smith 'O Retorno do Feiticeiro' (que está presente no nosso livro), foi o primeiro conto sobre os Mitos de Cthulhu escrito por outro escritor que não Lovecraft, daí dá para ter uma ideia mais clara do que estamos falando.

MT - Como você define a importância de CAS para o gênero e quais foram as suas maiores contribuições? 




DC - Eu acredito ao falar de Smith estamos falando de um dos maiores gênios da fantasia de todos os tempos, talvez maior mesmo que Lovecraft. Não é a toa que além de amigo de Lovecraft, Smith era muito admirado por ele, considerado um mestre do gênero comparado a grandes nomes como Arthur Machen e Edgar Allan Poe. Mais do que qualquer outro, Lovecraft soube reconhecer seu talento, mesmo sendo Lovecraft um crítico muito voraz. Seus contos são únicos e é impressionante que mesmo hoje em dia, com tantos e tantos escritores, estilos e técnicas literárias bem desenvolvidas não encontramos alguém como a capacidade e versatilidade de Clark Ashton Smith e de seus contemporâneos.

MT - Quais contos estarão nessa antologia e como foi o processo de escolha dos mesmos? 

DC - Smith foi um grande criador de mundos e personagens. Procuramos no livro "Além da Imaginação e do Tempo", representar a parte mais significativa de sua obra, dando destaque para o Mito de Cthulhu. Nosso livro conta com o apoio do Sr. William Dorman que é enteado do autor e detentor dos seus direitos autorais, com sua ajuda e de S.T. Joshi, especialista em Lovecraft, além do trabalho do grande fã e tradutor José Geraldo Gouvêa, chegamos em uma lista de contos e mundos bem representativos de sua obra, são eles:

Mitos de Cthulhu: mitologia criada por H. P. Lovecraft e seus amigos, entre eles C. A. Smith. 

Contos: O Retorno do Feiticeiro, Os Caçadores do Além, A Prole Inominável.

Averoigne: Província fictícia da França medieval onde Smith criou muitos dos seus personagens e cenários. 

Contos: A Santidade de Azédarac, A Besta de Averoigne, O Colosso de Ylourgne.

Hiperbórea: Groenlândia pré-histórica antes do avanço da calota polar, região fria e envolta em muitos mistérios. 

Contos: Ubbo-Sathla (ponte para hiperbórea), A Chegada do Verme Branco, A Porta para Saturno, As Sete Obrigações.

Zothique: no futuro, os continentes voltam a se unir formando uma terra moribunda, onde o sol está escuro e manchado, cenário perfeito para seus contos. 

Contos: Uma Noite em Malnéant (ponte para histórias finais), O Ídolo Escuro, Necromancia em Naat, Morthylla.

É importante lembrar que essa divisão não é muito precisa e que suas temáticas se misturam às vezes. Citando, por exemplo, os Mitos de Cthulhu, que, seja direta ou indiretamente, estão presentes em muitos contos.

Além disso o livro terá muitos extras como biografia do autor, impressões pessoais escritas por seu enteado, poesias, e muito mais...

Cabe ressaltar que os desafios para lançar Smith foram enormes. Embora a Clock Tower atue desse 2013, essa é nossa primeira experiência na plataforma Catarse. E ter esse sucesso já no nosso primeiro projeto só foi possível graças ao apoio da Editora Diário Macabro. Além disso essa época da pandemia, o pagamento dos direitos autorais e outras coisas mais foram desafios que estão ficando para trás, num momento em que graças ao apoio de todos estamos próximos da meta (de fato, no fechamento desse artigo, a meta se encontrava com 90%, faltando ainda 48 dias). 


MT - Quais outros autores estão nos planos da Clock Tower para futuros lançamentos?


DC - Entre nossos planos está lançar um livro de contos de Robert E. Howard ambientado no Velho Oeste. Um subgênero que chamamos de Weird Western e que será o volume 2 do livro 'O Mundo Sombrio de Robert E. Howard'. Além disso, claro, muitos outros livros estão no prelo.


*     *     *

A seguir, você acompanha informações e o press release de "Além da Imaginação e do Tempo" que se encontra em Financiamento Coletivo no Catarse. 

Pela 1ª vez em português, um livro totalmente composto pela obra de Clark Ashton Smith, um dos maiores escritores de horror e fantasia de todos os tempos!

Clark Ashton Smith (1893-1961) foi poeta, escultor, pintor e autor americano de contos de fantasia, horror e ficção científica. Devido a problemas de fobia, ele teve uma vida pobre e reclusa, casando-se muito tarde. Morou quase toda sua vida na cidade de Auburn (Califórnia) com seus pais, que o incentivaram em uma vida de estudos autodidata. Smith foi um grande criador de mundos imaginários e criaturas incríveis, tendo concebido através da escultura seus monstros antes mesmo de transportá-los para o papel.

Contemporâneo, amigo e grande mestre de H.P. Lovecraft, ele escreveu também sobre os famosos “Mitos de Cthulhu”, uma espécie de clico literário de escritores de horror e fantasia da década de 1920, que publicava seus contos em revistas pulp, notadamente a Weird Tales. É um escritor muitíssimo admirado por grandes nomes da literatura como Robert Block, Ray Bradbury e Robert E. Howard.

O livro com os 14 contos mais importantes de Clark Ashton Smith terá aproximadamente 290 páginas, no formato 16 x 23 cm, acabamento brochura e papel pólen soft 80g/m².


Para conhecer mais detalhes à respeito desse Financiamento, basta clicar no link abaixo:

CATARSE - CLARK ASHTON SMITH

Pessoal, essa é uma excelente oportunidade para conhecer um dos maiores autores de Ficção e Horror de todos os tempos. Um expoente do Horror Cósmico que merece ser lido e melhor conhecido por todos os entusiastas do gênero.

3 comentários:

  1. Ótima entrevista, apoio a ClockTower desde sua primeira publicação. Você (Luciano) e o Denilson são caras realmente dedicados à divulgação da obra de Lovecraft e dos Mythos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Foi com grande prazer que recebi a missão de executar essa tradução. Eu já conhecia o CAS há muitos anos (desde pelo menos 2005) e já o traduzira algumas vezes (pela primeira vez em 2006) e nunca entendi por que ele não atraía a atenção do grande público.

    Tenham a certeza de que este livro vai impressionar muito mais que "Terra da Noite", outra bela e inédita obra que tive o prazer de traduzir para a Clock Tower.

    ResponderExcluir
  3. "desde"
    meus parabéns a todos os envolvidos. o mundo tentacular certamente figura entre os bons sites e blogs citados pelo DC.

    ResponderExcluir