quarta-feira, 22 de junho de 2022

Diversão Offline 2022 - O Retorno de um Evento muito esperado

Salvem Investigadores e Cultistas,
No final de semana passado tivemos o Diversão Off Line 2022, evento que celebra a Cultura Geek em todas as suas vertentes e em todas as suas cores. Foi ótimo poder rever os colegas, velhos e novos amigos, gente com quem nós estabelecemos intimidade falando apenas pela internet, ou aquela galera que não se via desde eventos passados e que ansiava por se encontrar novamente.

Posso dizer que, como rato de evento que sou, essa edição foi especial, não apenas por trazer gente de todos os cantos e oferecer um verdadeiro "Quem é Quem" da comunidade de RPG/Boardgame brasileiro, mas por ser o primeiro evento pós-pandemia. Passado esse "longo inverno" todos estavam ansiosos pelo retorno e aproveitar um evento. Com os devidos cuidados, isso foi perfeitamente possível, provando que as coisas estão decididamente voltando ao normal.

E foi ótimo que esse recomeço se dê através do Diversão Off Line, evento que nos últimos anos vem se estabelecendo como o mais importante encontro para o público que curte o segmento de jogos não digitais - Boardgames (Jogos de Tabuleiro) e RPG. O encontro reuniu várias editoras, empresas, lojas e pessoas que trabalha com o segmento de Boardgames, RPG e Mídia Geek para dois dias de muito bate-papo, reencontros, jogos, dados rolando e Diversão à vera.

Ouvi de muitos amigos na internet que o DoffL hoje em dia é mais um evento de Boardgame do que de RPG e que este vem perdendo cada vez mais espaço. Peço licença para respeitosamente discordar dessa opinião. O evento continua sendo de ambas as coisas, atraente tanto para quem busca Boardgames quanto para quem não dispensa o RPG. Da minha parte, eu gosto das duas coisas e acho ótimo que estejam presentes de forma a se integrar e complementar, não para disputar espaço ou medir quem tem mais e quem tem menos seguidores.

No que diz respeito a RPG, tive a chance de não apenas transitar pelos estandes das principais editoras no cenário nacional (New Order, Buró, Jambô, Dungeonist e Retropunk) mas também conversar com os responsáveis por elas. Saber o que está programado para o futuro, conhecer os últimos lançamentos, obter informações sobre produtos e até rolar uns dados amistosamente. Com um pouco de barganha, também deixei o evento carregando mais alguns livros para a coleção. Já no que tange aos Boardgames, as principais empresas também estavam presentes em mega-stands abarrotados com o seu material. Galápago, Bucaneiros, Conclave, Calamity e Funbox ofereciam um excelente espaço para demonstração de jogos, com a maioria oferecendo amostras e gente explicando as regras. Como sempre tivemos o espaço para game designers oferecer uma mostra de seus protótipos. Também haviam stands onde se podia comprar aqueles complementos opcionais que todos adoramos incluir: material para jogos, dados, tokens, sleeves e tudo mais que o aficionado precise (ou não) para sua mesa.

O DoffL aconteceu pela primeira vez no pavilhão do Centro de Eventos Pró-Magno, Zona Norte de São Paulo. É preciso aplaudir a escolha do local para essa edição. O Pró-Magno oferece uma excelente estrutura para esse tipo de evento. Os corredores são bem amplos, as áreas comuns podiam ser percorridas calmamente sem esbarrar uns nos outros e o acesso aos estandes se mostrou tranquilo. A praça de alimentação talvez tenha deixado um pouco a desejar, mas haviam opções para todos os gostos e restaurantes do lado de fora. A localização também me pareceu excelente, com boas opções para acomodações nas redondezas e transporte.

Não seria nada mal, se a organização do Diversão Off Line considerasse a mesma localização para seus futuros eventos. Na minha opinião, esta foi, de longe, a edição que ofereceu a melhor estrutura.

Acredito também que esse tenha sido o evento mais cheio desde que comecei a frequentar o Diversão Off Line. Sábado, a fila dava voltas e voltas no saguão de entrada. Dentro estava bem cheio, mas como o espaço era grande, ficou confortável para quem queria andar pelos estandes ou sentar numa mesa para jogar alguma coisa. Não sei dos números oficiais, mas me parece que sábado foi mais cheio, ainda que domingo também estivesse bastante concorrido.

Como sempre, aproveitei o sábado (18/06), primeiro dia do evento, para passear pelo local e me familiarizar com a geografia do evento. A disposição dos estandes ficou ótima, com as editoras ocupando três faixas do pavilhão. Passei mais tempo na parte destinada a RPG, na companhia de amigos de editoras, mas ainda sobrou um tempinho para jogar um boardgame maroto. Ah sim, aproveitei também para pegar minhas edições devidamente autografadas de Busões e Boletos (do coleguinha Thiago Queiroz e Luiz Lindroth) e o novíssimo Cordel do Reino do Sol Encantado (do Pedro Borges).

Foi ótimo também reunir quase toda galera do Mundo Tentacular, poder trocar ideias e ainda conhecer vários leitores do Blog, dos grupos de Mídia Social e do Servidor Discord. Recebemos várias sugestões, algumas muito interessantes.

No fechamento do primeiro dia, tivemos no auditório a Premiação do Goblin de Ouro, os prêmios oferecidos para os títulos de RPG que mais se destacaram no ano. Embora não tenha ganho na categoria em que estava concorrendo, Melhor Aventura com "No Coração das Trevas", me dou por satisfeito de ter perdido para um excelente título que é A Bandeira do Elefante e da Arara. Quem sabe numa próxima...

Os vencedores do Goblin de Ouro em cada categoria foram:

Melhor aventura: Flagellum Amazonis, A Ilha Abandonada, da Devir
Melhor suplemento: Thordezilhas, Mar de Lírios, de Universo Simulado
Melhor Livro Básico: Tormenta 20, da Jambô Editora
Melhor Coesão de Regras: Ceifadores, da AVEC Editora
Melhor Arte: O Cordel do Sol Encantado, New Order Editora
Melhor Cenário: O Cordel do Sol Encantado
Melhor Mídia Escrita: New Order Magazine, da New Order Editora
Melhor Podcast, Café com Dungeon, do Regra da Casa
Melhor Canal: Biblioteca das Ancestrais
Melhor Produtor de Conteúdo: Prof. Luciano Jorge de Jesus

O domingo (19/06) foi o dia que reservei para narrar RPG e escolhi, é claro, Chamado de Cthulhu como já é tradição. Narrei no estande da Editora New Order que tinha um espaço para os mestres ensinarem regras e apresentar as ambientações da casa. O jogo foi ótimo e será tema de uma próxima postagem específica da Mesa Tentacular.

Terminada a sessão, ainda deu tempo de dar mais uma volta aqui e ali, aproveitar os descontos que invariavelmente aparecem faltando algumas horas para o fechamento e curtir os últimos momentos do encontro.

No geral, posso dizer que o DoffL 2022 foi excelente!

O evento cumpriu todas as minhas expectativas quanto ao retorno de eventos de grande porte e me deixou animado para retornar ano que vem. Eventos como o Diversão Off Line são uma ótima oportunidade para celebrar nosso hobby e reunir num mesmo local pessoas que trabalham ou simplesmente amam esse mundo fantástico.

A espera foi longa, mas valeu a pena.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário