domingo, 9 de dezembro de 2018

Sans-Detour Gate - Chaosium rompe contrato com Editora francesa de Chamado de Cthulhu





Essa notícia foi divulgada ontem pela Chaosium, na página oficial e pegou muita gente de surpresa.

A Chaosium é famosa por licenciar seus produtos em muitas partes do mundo. Chamado de Cthulhu (Call of Cthulhu) é com certeza seu produto mais conhecido e bem sucedido sendo publicado em vários idiomas.

Na França, o detentor dos direitos sobre o livro é a Éditions Sans-Détour (ESD), uma das maiores das editoras de RPG do país, que tem vários títulos em seu acervo. A ESD é cohecida por publicar material de excelente qualidade e alguns dos livros mais luxuosos. Não é exagero dizer que os franceses da ESD foram os responsáveis por estabelecer um padrão de qualidade muito superior que sempre foi idealizado pelos fãs para os livros oficiais da Chaosium. Apenas com a sétima edição, a Chaosium melhorou sua produção para tentar acompanhar a tendência, mas os franceses não ficaram muito atrás e levantaram o nível uma vez mais, com o lançamento de uma edição especial da sétima edição que é simplesmente deslumbrante (e que você pode conferir AQUI e AQUI TAMBÉM).

É por essa razão, que a notícia veiculada pela Chaosium ontem causou tanta surpresa e caiu como uma bomba.

Essa é a tradução do comunicado, na íntegra:   

Éditions Sans-Détour (ESD) por muito tempo foi a editora licenciada dos produtos da Chaosium, lançando e produzindo belíssimo material de Call of Cthulhu no idioma francês. 

A licença da ESD expirou no mês de Setembro desse ano. É com grande tristeza que anunciamos que a Chaosium não irá renovar a licença da ESD para nenhum produto. A permissão para que a ESD utilize nossas marcas registradas, logomarca e qualquer propriedade intelectual foi removida.

Como fãs de Call of Cthulhu, vocês merecem saber as razões pelas quais, nós não podemos prosseguir nessa relação.
Indo direto ao assunto: A ESD deixou de pagar à Chaosium os royalties sob as suas vendas desde 2016.

A Chaosium pacientemente tentou trabalhar uma solução com a ESD, entretanto, até o momento, nós não recebemos informações a respeito das vendas nos dois últimos anos, nenhum pagamento ou explicação para o ocorrido. Nem mesmo os Financiamentos Coletivos de projetos como Les Masques de Nyarlahotep e Le Jour de la Béte, que foram bem sucedidos e que são baseados em trabalhos publicados pela Chaosium. 
Mês passado, a Chaosium deixou claro para a ESD que sua licença havia expirado e poderia não ser renovada. A ESD foi avisada de que estava incorrendo em uma grande violação de sua licença prévia - e que, isso poderia ocasionar o termo final de sua licença, na iminência de sua expiração. 

A Chaosium não deseja que a ESD deixe de cumprir seus deveres contratuais com aqueles que participaram de Financiamentos Coletivos e que já pagaram por produtos.
Nós estamos dispostos a trabalhar com a ESD para cumprir as obrigações devidas. Entretanto, a ESD precisa, no mínimo, acertar a questão dos royalties devidos à Chaosium. Infelizmente, até essa data, nós não recebemos nenhum sinal - nem mesmo os valores devidos dos Financiamentos completos de 2017.  
A falha da ESD em cumprir os termos de nossa licença não deixa outra opção à Chaosium, senão tomar medidas legais para receber os valores devidos. Como a Éditions Sans-Détour foi por muito tempo uma parte valiosa da Família Call of Cthulhu, nós ficamos muito tristes que não tenhamos sido capazes de resolver essa questão de uma maneira construtiva. 

Seguindo em frente, a Chaosium já tem um novo licenciado para Call of Cthulhu na França. Um anúncio formal a respeito serrá feito em breve.

*     *     *

Sem dúvida, essa é uma situação inesperada, sobretudo se considerarmos o tamanho da Sans-Détour e a importância dela como uma das grandes editoras de RPG da Europa (a ESD é responsável pela publicação de Paranoia, Achtung! Cthulhu, Mutant Year Zero, e outros jogos no país).
Por muito tempo, a ESD foi considerada como a editora que melhor tratou Call of Cthulhu e que deu a ele uma identidade e personalidade reconhecidas mundialmente. Eu tive a chance de comprar alguns livros da Sans-Détour e posso atestar que o material é simplesmente impressionante.
Será realmente uma pena se tudo nesse comunicado for verdade e a ESD perder sua licença, infelizmente, tudo caminha nesse sentido.
Estranho é que até agora a ESD não se manifestou a respeito dessa situação.
Chama a atenção ainda a notícia de que a Chaosium já tem um novo licenciado para o jogo na França. Quem será? Será que eles vão dar continuidade ao alto padrão de qualidade estabelecido? Saberemos disso em breve...
Por enquanto, resta dizer au revoir, Sans-Détour...

Para quem quer conhecer mais a respeito do material publicado pela Sans-Detour, dê uma olhada nesses links:

Montanhas da Loucura
Atlas dos Mythos

Máscaras de Nyarlathotep (Parte 1)

Máscaras de Nyarlathotep (Parte 2)

2 comentários: