quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Foto Resenha - Call of Cthulhu Starter Set - Tudo que você precisa para desfrutar de um jogo de Horror


Por Edward Jones
Extraído do grupo Call of Cthulhu Roleplaying Game & Players com sua permissão.

Olá pessoal,

Esse é um dos mais recentes lançamentos da Chaosium, o Call of Cthulu - Starter Set, uma espécie de caixa básica com todo o material necessário para conhecer e jogar Call of Cthulhu.

O material tem um estilo que remete diretamente aos suplementos que eram lançados nos anos 80-90 em caixas que continham os livros e material de jogo.

O Starter Set, como o próprio nome diz foi criado pensando em jogadores iniciantes. Ele trás as regras principais do jogo, explicações de como construir um mistério lovecraftiano, como traduzir isso em jogo, dicas e conselhos para o mestre iniciante.

A caixa contém o seguinte material em seu interior:

- Regras Introdutórias com 24 páginas
- Cenário Against the Flames com 56 páginas
- Livro de Cenários Paper Chase and other adventures com 80 páginas. 
- Caderno de Recursos Handouts 16 páginas.

Além disso, cinco fichas de personagens prontos - uma mistura diversa e bem balanceada de ocupações, raças e sexos. As fichas de personagens podem ser entregues diretamente aos jogadores iniciantes para facilitar a compreensão do jogo. Histórico e informações adicionais constam no verso das fichas, permitindo aos jogadores mergulhar no background das personagens e interpretá-las.

Há ainda cinco fichas em branco. Após compreender o funcionamento e mecânica de jogo, os jogadores poderão criar seus próprios personagens usando as diretrizes no Livro de Regras Introdutórias que explica detalhadamente como se cria um investigador.

O papel das fichas e dos livros é brilhante, semelhante a revistas.

A caixa em que o material é guardado é reforçada e tem uma arte agradável. Muto mais resistente do que a caixa do Starter Set de D&D, em termos de comparação.

Os dados também são de uma qualidade bastante superior a sua contraparte de D&D. Há três dados de 10 lados, dois deles para os rolamentos convencionais de percentagem e um extra em cor mais escura para ser usado como Bônus/Penalidade. Na caixa consta que o set de dados inclui 6 peças, mas na verdade ele vem com 7 dados!

O material fornece "horas de entretenimento e diversão" como é prometido na própria caixa. 

Para jogadores e mestres iniciantes é um material de excelente qualidade. Ele fornece as informações básicas para compreender o funcionamento do jogo e para fazer suas primeiras aventuras de uma forma segura e detalhada.

A seguir, fotos e comentários a respeito do material:   


A capa da Caixa diz claramente "Tudo que é necessário para desfrutar de um jogo de Horror"

Uma curiosidade é que a arte da caixa é uma adaptação da arte da primeira edição do Call of Cthulhu americano. O desenho e as circunstâncias dos personagens são exatamente as mesmas, apenas com uma roupagem diferente. Repare que os personagens são os mesmos, a casa e os tentáculos que se estendem e a lua cheia no topo.


Essa sacada do artista foi sensacional.  


Texto na lateral: O Horror Cósmico aguarda!


O texto tradicional da Chaosium "O que está dentro dessa caixa".


As fichas dos personagens prontos com detalhes e fotografias (que dá um belo toque)


O primeiro suplemento é Alone Against the Flames, uma aventuraintrodutória para o mestre compreender a mecânica e o estilo do jogo.

Trata-se de uma aventura solo, na qual o futuro Guardião de Cthulhu aprende como construir a aventura e como estruturá-la. A aventura é no estilo dos "Livros Jogos", com ações levando a tópicos numerados no qual cada ação gera uma reação e a história vai se desenrolando.


O Livro Dois se concentra nas Regras do Jogo, indo mais fundo nos detalhes do sistema e apresentando as mecânicas consagradas.

Ele deve ser lido primeiro, antes do Guardião testar a aventiura Alone Against the Flames e será de grande utilidade para compreender as nuanças do jogo e seus detalhes.


O Livro Três vem com aventuras prontas para que o Guardião, tendo aprendido o sistema e suas regras possa colocá-las em ação e introduzir o sistema ao seu grupo.

O Livro de Aventuras possui os cenários Paper Chase, Edge of Darkness e Dead Man Stomping, adaptadas para a sétima edição. Para quem não conhece, elas são cenários clássicos de Chamado de Cthulhu que estiveram presentes nas edições anteriores.


O layout das páginas e do material, com uma bela diagramação e produção gráfica caprichada.


Um belo detalhe na contracapa dos livros, com o Logo da Chaosium Inc dourado.


O material é totalmente colorido e com exemplos detalhados de como jogar. 

Para quem está iniciando e quer aprender como jogar, sem precisar ler todo material (que é sim importante de ter posteriormente), o Starter Set é uma grande ajuda.

Penso que ele é ideal para apresentar o jogo a novos interessados em aprender, sobretudo crianças.


As tabelas e caixas de texto possuem esse padrão agradável com os tentáculos.


Um dos NPCs da aventura com detalhes e dicas de interpretação


Uma das páginas do Suplemento com Recursos para as aventuras. Essas imagens podem ser copiadas ou recortadas para serem entregues aos jogadores como pistas.


O verso da Caixa


Conteúdo da Caixa detalhado.


Detalhe do Verso


Os Dados de Call of Cthulhu da Sétima Edição


Mais detalhes a respeito dos Dados que acompanham o Starter Set


Eles são semi-opacos, como pode ser visto nessa imagem, a luz passa através deles. Belo material de excelente qualidade e acabamento.

Bem é isso, o Starter Set (Material de Iniciante) é uma caixa com material muito bom para quem deseja conhecer o jogo e saber qual a sua proposta. Ele permite que jogadores e mestres iniciantes conheçam a proposta e estudem o básico do jogo antes de se aprofundar no Livro Básico que possui as regras mais avençadas e detalhes do sistema.

Na minha opinião, é um ótimo suplemento para apresentar novos jogadores ao Universo dos RPG. Além disso, as regras da sétima edição são tranquilas e de fácil aprendizado, tornando o Starter Set uma bela opção de presente para crianças e pessoas que estão começando a rolar dados.



2 comentários: