quinta-feira, 18 de abril de 2019

O Presidente Doppelganger - Suspeitas de que o governante da Nigéria foi trocado por uma criatura


Política é algo complicado. 

Por vezes, reviravoltas muito estranhas tendem a acontecer na arena das deliberações, debates e disputas políticas. Mas na nação africana da Nigeria, por vezes, as coisas podem ficar... bizarras.

Desde o final de 2018 há rumores circulando entre a população e os salões do poder em Abuja, capital do país. Estes levantam suspeita a respeito do Presidente Muhammadu Buhari, que segundo os boatos seria um impostor. De acordo com os defensores dessas teorias que se tornaram muito populares, o verdadeiro Buhari, alvo de um atentado coordenado por inimigos políticos em 2017, não escapou do ataque. Na versão oficial, agentes de segurança conseguiram impedir que o presidente fosse ferido após uma explosão, mas alguns não estão tão certos disso. 

Uma parcela significativa da população acredita que o presidente de fato morreu e que ele foi substituído. Mas não por um simples sósia, e sim por uma criatura do folclore africano, o Jubril, basicamente o equivalente ao doppelgänger. A criatura mítica teria a capacidade de assumir a aparência de qualquer pessoa, bastando para isso tocá-la ou consumir umas gotas de seu sangue.


A suspeita começou depois que Buhari, de 76 anos se recuperou rapidamente do atentado - no qual, segundo o porta voz da presidência ele sofreu apenas ferimentos leves. A saúde do presidente se tornou um assunto contestado, já que algumas testemunhas logo após o atentado relataram ter visto o presidente gravemente ferido. Por algumas horas, circulou inclusive a informação de que ele teria morrido. Buhari ficou hospitalizado por apenas 48 horas e foi liberado logo a seguir, apresentando o que foi descrito como uma melhora rápida.

Após o seu retorno ao cargo, as teorias da conspiração tiveram início.

Pessoas próximas ao presidente começaram a reparar que sua personalidade parece ter sofrido uma mudança profunda. Normalmente calmo e gentil, Buhari começou a demonstrar explosões de destempero. Ele teria brigado com três ministros até então muito próximos de sua base aliada, e todos foram afastados. Também se separou da esposa e parentes que desempenhavam cargos de confiança. Algumas de suas políticas mudaram inteiramente de sentido e ele passou a evitar discursos e aparições públicas.

Mais do que isso, observadores alegam ter percebido alguns pequenos detalhes no comportamento do líder nigeriano. Para começar ele estaria usando a mão esquerda, sendo que até então era destro. Em uma rara aparição pública, Buhari não teria cantado o hino do país, algo que ele sempre fazia. Finalmente, algumas pessoas próximas ao presidente manifestaram preocupação pelo fato dele ter perdido muito peso e parecer extremamente frágil.


É claro, todos esses estranhos comportamentos podem ser explicados facilmente, o fato dele estar usando mais a mão esquerda se deve a um ferimento sofrido na mão direita. Ainda assim, isso não serviu para convencer muitos compatriotas de Buhari.

Uma das teorias mais frequentes (e estranhas) afirma que o impostor colocado no lugar do presidente para assumir o seu lugar foi plantado lá por agentes sudaneses. O Sudão e a Nigéria vem experimentando uma crescente disputa e problemas diplomáticos nos últimos anos. A substituição teria acontecido para que acordos vantajosos para o Sudão fossem assinados. De fato, o discurso de Buhari para com seus vizinhos assumiu um tom mais conciliador após o atentado, o que, segundo os defensores só reforça a suspeita de uma conspiração.

O Jubril é uma criatura do folclore africano, presente no norte da África, muito conhecido na Nigéria e também no Sudão. Segundo o folclore local, ele é um ser capaz de copiar a aparência física de outras pessoas com as quais estabelece contato íntimo. Em algumas lendas ele precisa dormir ao lado da pessoa que deseja copiar, fazer sexo ou então beber algumas gotas de seu sangue. A aparência é copiada nos mínimos detalhes, inclusive a voz e maneirismos, contudo, o Jubril não é capaz de ler a mente da pessoa e de saber o que o original sabia. Ele precisa então ser esperto para não despertar a suspeita dos parentes e amigos mais próximos que podem perceber algum comportamento estranho. O Jubril não é necessariamente perverso, mas algumas lendas se referem a eles como diabretes e demônios com interesse em pegar peças e fazer pequenas maldades. 


A teoria do Doppelgänger ganhou muita força e Buhari se viu obrigado a responder questões a respeito dela. Seus opositores passaram a exigir que ele realizasse um exame completo com médicos indicados por eles.

Recentemente ele compareceu a Assembléia em Abuja para uma conferência onde se defendeu: "Eu asseguro que sou realmente eu. Completei 76 anos de idade e ainda sou o mesmo, forte e saudável". Buhari afirmou que as pessoas espalhando tais rumores não passam de indivíduos "ignorantes e crédulos, que não tem respeito pela religião". Ele também se dirigiu aos seus oponentes dizendo que eles estão tentando tumultuar o processo eleitoral com ideias absurdas.

Apesar do discurso ter tranquilizado boa parte do povo, pesquisas realizadas ainda mostravam que perto de 45% da população tinha dúvidas a respeito da identidade do presidente. Nas áreas rurais, longe da capital, esse número aumenta consideravelmente. Alguns acreditam que seria necessário obrigar o presidente a realizar os exames que atestariam a verdade sobre a sua forma. 

O mais provável é que se trata tão somente de uma tentativa de descreditar um político antes das eleições ou anular seus esforços para concluir o mandato tranquilamente. Mas poderia haver algo mais estranho nessa história bizarra? Mesmo que pareça altamente improvável que Muhammadu Buhari tenha sido substituído por um doppelgänger, este incidente mostra como rumores e boatos - não importa o quão infundados, podem ser transmitidos e contagiar uma população, criando uma verdade bizarra. 

Esse mundo em que vivemos é realmente muito, muito estranho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário