terça-feira, 30 de abril de 2019

Diversão Off-Line 2019 - O que rolou no evento de RPG/BoardGame em São Paulo


Olá pessoal,

Estamos de volta do Diversão off Line 2019 (Doff-SP 2019), o super, ubber, megazord evento de Jogos que aconteceu em São Paulo esse fim de semana.

Não tenho nem palavras para começar a descrever a satisfação, prazer e alegria em participar de um encontro desse tamanho, congregando em um único espaço os entusiastas de RPG e Boardgames. Cada ano que passa, a impressão que temos é que o Doff cresce mais e amadurece, abrindo cada vez mais espaço para um público que a cada edição é maior e mais empolgado.

Esse ano, o Diversão, que está em sua quinta edição (contando as edições no Rio), bateu recordes.




Foi de longe a mais cheia, com lotação esgotada nos dois dias. Uma verdadeira multidão de pessoas, vindas de todos os cantos do país, convergiram para o local. Havia mais editoras do que qualquer outro ano, com novidades sendo promovidas e apresentadas. Também foi o ano com a participação do maior número de empresas dedicadas ao universo dos Boardgames, com dezenas de lançamentos e anúncios feitos. 

O espaço de protótipos de jogos de tabuleiros, a Área Orgutal, como sempre, foi uma grande atração. Ele atraiu criadores e idealizadores de novos jogos que tiveram a oportunidade de ouro de trocar ideias a respeito de seus projetos e apresentá-los ao público presente. Dezenas de jogos passaram pelo crivo do público que pode conhece-los em primeira mão. É maravilhoso encontrar os projetos de alguns anos anteriores já em suas versões finais, produzidas e oferecidas aos jogadores.





O espaço de palestras reuniu alguns dos expoentes do mercado nacional de jogos e personalidades consagradas para animadas conversas e debates. O ciclo de palestras contou com temas voltados a iniciativa de criação de jogos, trabalho criativo, o que um designer deve esperar do mercado internacional, os rumos do mercado nos próximos anos e ainda o papel social dos jogos. Muitos nomes de peso estiveram no palco, trocando suas experiências e vivências com o público.

No mesmo palco tivemos as premiações do Prêmio Ludopedia e do Goblin de Ouro que agraciaram os melhores do ano, entre Boardgames e RPG respectivamente. O Mundo Tentacular concorreu em três categorias, mas não foi nesse ano que saímos com o prêmio, entretanto, apenas competir entre tantos nomes de peso já é uma honra. De toda forma, agradecemos demais aos amigos que participaram e votaram em nós nas categorias de Melhor Canal, Melhor Stream e Melhor Tradutor com o Thiago Queiroz. Quem sabe ano que vem, esse prêmio não vem?




O espaço de jogos na minha opinião continua sendo uma atração à parte!

Jogar, conhecer as últimas novidades, compartilhar das mesas com outros fãs é uma experiência sempre empolgante. É ótimo poder sentar em uma mesa com jogadores diferentes para passar algumas horas agradáveis rolando dados, contando histórias e bolando estratégias. Tanto para os jogadores de RPG quanto para os aficionados dos jogos de tabuleiro, havia espaço de sobra. Além do espaço disponibilizado pelas editoras, havia algumas áreas livres para quem quisesse narrar seus jogos favoritos.

No que diz respeito a Boardgames vale destacar a mesa especial de A Song of Ice & Fire com Micheal Shinall e Fábio Cury, no stand da Conclave. Que jogo incrível! Também na Conclave, Jack, o explicador, apresentou mesas especiais de Vampiro: A Máscara – Herança e Cleopatra. Essas ficaram cheias o tempo todo! Na Galápagos tivemos uma versão gigante de King of New York. Na Red Box tive a chance de jogar Bunny Kingdon no qual diferentes clãs de coelhos se enfrentam. Jogo muito doido e divertido! 





Para quem gosta de RPG, havia muitas mesas à disposição!

O Mundo Tentacular esteve na companhia do pessoal da NPCs, no stand de nossos colegas da New Order. Bom demais compartilhar o espaço de jogos para fazer aquilo que a gente mais gosta: jogar!

Além de Chamado de Cthulhu, tivemos mesas de Strange, Belregard, 7o Mar, DCC e Shadowrun. Posso falar da minha experiência narrando uma mesa com jogadores que ainda não conheciam Chamado e que perderam seus primeiros pontos de sanidade. pena que acabei sem voz! 

Outras editoras também disponibilizaram espaço para apresentar os seus jogos e divulgar futuros lançamentos.


A Red Box divulgou que o RPG espanhol Cultos Inomináveis desembarca no Brasil em breve. Mais um jogo no universo lovecraftiano. Cultos, subverte a noção de jogar com investigadores e permite aos jogadores encarnar o "outro lado", assumindo o papel de cultistas dementes e feiticeiros ambiciosos que pretendem venerar os Mythos de Cthulhu ou obter deles favores e extrair vantagens. O livro sai em breve, ao que parece, em lançamento direto, sem Financiamento Coletivo.


Mas a grande notícia foi a confirmação de que a quinta edição de Dungeon and Dragons chega em breve sob a responsabilidade da Galapagos Jogos. A empresa que já se consolidou no país como um dos maiores e mais importantes nomes dedicados aos boardgames, entra com força no mercado de RPG trazendo a encarnação mais recente e bem sucedida do mais famoso RPG do mundo para o Brasil.




Para comemorar e promover o jogo, a Galápagos organizou uma mesa especial no estilo Arena - a Masmorra Dungeons and Dragons. Sob o comando de Rafael Amon e de Carlos Ximu, que enfrentaram Didi Braguinha e Affonso Solano, em um animado Desafio de Combate. O local do jogo contou com decoração e cenografia especial baseada numa taverna medieval e o jogo foi extremamente divertido. Eu assisti duas mesas e dei boas gargalhadas com os narradores!



É preciso elogiar a organização e o pessoal que ajudou a realizar essa edição do Doff, uma das melhores, possivelmente a melhor de todas até aqui! Tudo funcionou perfeitamente bem! Desde a escolha do local, passando pela organização dos stands, o espaço livre de deslocamento e outros pormenores de conforto e acessibilidade. A gente tem que aplaudir a iniciativa de firmar convênios com hotéis, restaurantes e estacionamentos das redondezas. A estrutura foi ótima e contar com todos esses serviços, faz uma bruta diferença.

Já ouvi boatos de que a próxima edição paulista pretende aumentar o espaço e dobrar o público! Há boatos de que a edição de 2020 será muito maior, contando com ainda mais espaço para os stands e acesso ao público. O fato dos dois dias terem lotado comprova que o Doff não para de crescer a cada edição.

É ótimo constatar que os eventos dedicados a jogos estão mais vivos do que nunca e que uma nova geração inteira de jogadores está surgindo. Depois de algum tempo de estagnação, estamos vendo eventos repletos de crianças e adolescentes, não apenas "dinossauros" do hobby. Esse sangue novo, renova o nosso meio e precisa saber que é extremamente bem vindo. Cabe a nós darmos essas boas vindas e convidá-los a conhecer cada aspecto que desejarem.

Eventos como o Doff-SP e sua contraparte carioca, ao meu ver, são essenciais para manter o nosso hobby vivo. Participar deles é gratificante demais e para aqueles que não puderam estar presentes a esta edição - seja por que motivo for, convido a tentar ano que vem. Venham ao Doff, vale demais a pena! Reencontrar amigos, abraçar e conhecer colegas de internet, trocar ideias e jogar na companhia de novos e antigos jogadores, simplesmente não tem preço. Encontrei tantas pessoas fantásticas nesses dois dias em São Paulo, que nem ouso tentar colocar os nomes de todos aqui, sob o risco de esquecer alguém.

E ainda teremos em 2019 a edição carioca, no segundo semestre. Estaremos presentes novamente e podem sempre contar conosco para o que der e vier!

Longa vida ao Diversão Off-Line!

2 comentários:

  1. Obrigado pelo resumo, tenho vontade em visitar o Doff mas a oportunidade sempre me escapa por N motivos.
    Estou esperançoso com esse Cultos Inomináveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um evento muito legal! Se puder aparecer em um, tenho certeza de que vai se divertir, mas sei que infelizmente imprevistos acontecem...

      Também estou interessado em conhecer oi Cultos Inomináveis. Parece ser um belo jogo.

      Excluir