sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Lugares Estranhos: O Olho de Deus - A estranha Anomalia no Deserto africano


Em meio a vastidão árida do Deserto do Sahara, existe algo impressionante.

Próximo ao colossal Platô de Adrar, ele fica ao oeste da remota cidade de Ouadane, na Mauritania, Norte do Continente Africano. Trata-se de uma maravilha que capturou a imaginação das pessoas por séculos e foi reconhecido como uma das mais fascinantes anomalias geológicas de que se tem notícia. Em meio a um terreno rochoso, pode-se discernir um imenso e perfeito círculo que se estende por quase 50 quilômetros de diâmetro. Círculos menores, também podem ser vistos, convergindo para o centro da estrutura como se fosse um gigantesco alvo.

Chamado de Estrutura de Richat, ou ainda Guelb er Richât, o “Olho da África,” “O Grande Olho Azul de Deus,” e “Olho do Saara,” é uma estrutura impressionante. Em sua área, há trechos lisos, vales e diques, bem como fontes termais e estruturas geológicas únicas. Embora ele sempre tenha chamado a atenção, ninguém imaginava como ele era diferente, até ser visto do espaço. Quando a missão Gemini IV foi lançada em 1960 para orbitar e observar a Terra por quatro dias, uma das missões era justamente observar evidências do impacto de grandes corpos que haviam colidido com o planeta. A estrutura de Richat parecia ser uma das mais perfeitas imagens desse tipo de impacto. Do ponto de vista dos astronautas, eles podiam ver seu formato perfeito que chama a atenção e que ainda hoje, é uma referência em observações orbitais.


Considerando seu tamanho e formato, assumiu-se que ele fosse resultado do impacto de um meteoro de tamanho considerável que teria se chocado com a Terra num passado remoto. Contudo, análises mais cuidadosas do solo demonstraram que não era esse o caso. Não havia evidência de um choque, pois as pedras não apresentavam derretimento, como seria esperado em um impacto desse tipo. Essa constatação deixou os cientistas sem uma explicação razoável.

Afinal de contas, o que poderia criar círculos concêntricos tão impressionantes no meio do nada? Há teorias de todo tipo, de anomalias geológicas até a presença de alienígenas do passado, mas ninguém realmente sabe ao certo como ele surgiu. 

A teoria científica mais aceita é que a Estrutura de Richat seja o resultado da erosão gradual de um domo vulcânico que colapsou após uma gigantesca erupção 100 milhões de anos atrás. Acredita-se que após incontáveis milênios as camadas desse domo tenham desabado formando a estrutura circuncêntrica. Entretanto, mesmo essa teoria não é totalmente aceita, e o mistério permanece sem solução.

Com todas as incertezas a respeito da história geológica desse lugar e o ar de mistério que o cerca, não é de surpreender que existam outras teorias, algumas bastante controversas. Uma das ideias é que a Estrutura de Richat guarda uma enorme semelhança com a representação de Platão do Continente Perdido de Atlântida, que ele concebeu em 360 a.C como um lugar formado por anéis concêntricos de água e terra. Ele também teria dito que Atlântida teria sido destruída em um evento cataclísmico e que "uma imensa barreira de lama a teria cortado para sempre, impedindo navegar até ele através de qualquer parte do oceano". Platão também mencionava "uma grande planície ao sul" e "uma grandiosa montanha" que podem se referir a uma cadeia montanhosa ao norte da estrutura na África. Essas, e outras pequenas pistas levaram muitos teóricos a acreditar que a Estrutura de Richat possa ser o que restou da perdida Atlântida. A teoria não é totalmente absurda já que a área em questão teria sido parte do leito do oceano há milhares de anos.   

O fato de não haver sinal de ruínas ou habitações entretanto é um obstáculo para essa teoria. 


Para isso, existe entretanto uma explicação que esbarra em conceitos metafísicos e esotéricos. A estrutura teria sido criada como uma espécie de gigantesco portal operado pelo povo de Atlântida e usado para abrir e fechar passagens para outros pontos do planeta, fora deste e possivelmente até para outras realidades. Teóricos chegaram a defender a possibilidade dele ter sido usado para evacuar a Cidade pouco antes do Cataclismo que a devastou. Se isso é verdade, como defendem alguns, seria possível que o portal se encontra ainda operacional? E se afirmativo, como seria possível acioná-lo?

Os nativos que habitam os arredores da Estrutura de Richat por gerações comentaram qual seria a sua origem e propósito. Eles deram sua contribuição para todo tipo de mito e lenda. Uma das mais interessantes é que a estrutura seria uma espécie de Olho, através do qual Deus protegeria os céus e o mundo zelando por tudo que existe.

Outra lenda menciona que o lugar seria sagrado e que no centro do último círculo um dia irá transcorrer a grande luta entre o bem e o mal e ali se decidirá o destino de toda a humanidade. Por esse motivo, povos do deserto jamais teriam se fixado na área por entender que aqueles próximos a ela estariam em grave perigo. É fato que muitas tribos nômades evitavam a área, considerando que ela estava sujeita a visita constante de deuses, demônios, espíritos e criaturas de um plano superior, em essência, seres não humanos. 

Nos arredores residem alguns místicos que acreditam comungar com essas entidades e que são considerados sábios ou dementes, pelo contato que firmaram com tais forças. Estes receberiam visões e presságios sobre os rumos da humanidade e seu futuro. Seriam também amaldiçoados com essas revelações capazes de despedaçar a razão do mais razoável dos homens.


Não por acaso, ufólogos e teoristas dos Antigos Astronautas defendem que a Estrutura de Richat é um lugar onde povos antigos e seres não humanos tiveram contato.

No final, nós ficamos com incontáveis questionamentos e poucas respostas concretas. O que é no final das contas a Estrutura de Richet? Isso parece depender muito para quem é dirigida a pergunta. Para alguns ela não passa de uma anomalia geológica, para outros é uma estrutura alienígena e para outros seria a prova da existência de Atlântida. Ninguém realmente sabe ao certo e qualquer teoria parece tão provável quanto as demais. Por enquanto, essa magnífica e imensa estrutura continua ocupando uma das paisagens mais desoladas do planeta e prossegue gerando mistérios e conjecturas. E provavelmente continuará assim por milhares de anos.     

2 comentários:

  1. Primeiro lugar, que texto primoroso! ^^b
    A sua fonte de informação foi muito mais detalhada que a minha.
    Por coincidência, eu citei o "Olho da África" em uma história de minha autoria e, novamente, a sua pesquisa foi excelente.
    Muito obrigado, Luciano! ^___^b

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar da teoria de que é tudo o que restou da Atlântida. Aliás, tem um vídeo bem legal que fala sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=2p01C1yabbY&t=49s

    ResponderExcluir