sábado, 31 de agosto de 2019

O Povo Pálido - Encontrando os horrores que vivem na escuridão


Entre os vários tipos de estranhos encontros com o sobrenatural, existem aqueles particularmente perturbadores. São incidentes que estão além da nossa capacidade de classificação ou mesmo compreensão. São assombrações, animais misteriosos, alienígenas, criaturas de outras realidades? O que? Não há respostas claras nesses incidentes e eles continuam a nos assombrar na fronteira de nossa razão. 

Uma das histórias mais bizarras e que já ganhou o status de lenda urbana envolve algo que convencionou-se chamar de Povo Pálido. Criaturas que se arrastam, rastejam e espreitam pelas cidades e que constituem uma grave ameaça para todos que tem o azar de cruzar com eles. Mas o que seria o Povo Pálido? 

Provavelmente o casos mais conhecido de contato com essas estranhas entidades é o incidente que ficou conhecido como os "Rastejadores de Fresno". O primeiro relato a respeito dessas criaturas verdadeiramente bizarras e não-identificadas veio à superfície em 1990, quando uma câmera automática filmou alguma coisa estranha espreitando nos arredores da cidade de Fresno, na Califórnia. O video foi feito por uma família que instalou câmeras de vigilância na sua propriedade, temendo a presença de invasores já que os cães latiam noite após noite. As câmeras automáticas eram acionadas quando captavam algum movimento e começavam a filmar. Elas foram distribuídas em lugares chave como no muro de entrada, na porta da garagem e no pátio dos fundos.

A família esperava descobrir alguma raposa ou quem sabe um coiote, talvez até um vagabundo pulando o muro, mas quando assistiram a gravação tiveram um choque ao ver duas figuras pálidas se movendo pelo pátio. As criaturas tinham pernas compridas, estranhamente finas e se moviam de forma estranha. A qualidade da filmagem não permitia ver muitos detalhes, mas parecia claro que eles estavam nus, seus corpos eram muito magros e seus movimentos eram estranhamente fluidos.

 É possível ver essa filmagem no vídeo abaixo:

 O Povo Pálido.


A qualidade da imagem infelizmente é muito ruim, tornando quase impossível discernir detalhes. Contudo a forma estranha e a maneira como essas coisas se movem eram sinistras o bastante para que a família decidisse chamar a polícia. Não demorou muito para que a mídia descobrisse a filmagem e menos ainda para que o tema atraíssem a atenção. Embora a maioria das pessoas tenham firmado que a filmagem ão passava de uma montagem, outros acreditavam que as câmeras haviam filmado algo de outro mundo. A filmagem passou por várias análises técnicas e por uma criteriosa checagem para saber se ela havia sido de alguma forma adulterada. Os testes resultaram na certeza de que ela era genuína, e que mostrava exatamente o que havia sido filmado sem manipulação. 

A suspeita é que as pessoas que criaram a filmagem poderiam ter forjado o aparecimento de criaturas estranhas. Resta saber o que eles ganhariam com isso, já que publicidade aparentemente não era a razão uma vez que a família preferiu se manter anônima. De fato, nunca se ficou sabendo onde a filmagem foi feita e quem foi responsável por ela.

O incidente seguinte ocorreu no Parque Nacional de Yosemite em março de 2011, mais de 20 anos depois. Nesse caso, câmeras de monitoramento foram instaladas por guardas florestais para identificar invasores que vinham vandalizando uma área de camping. Mais uma vez, a filmagem parece ter captado algo que não era exatamente humano. A princípio não se fez conexão com o ocorrido em Fresno anos antes, mas é inegável que os personagens eram muito semelhantes ainda que menores.

As estranhas criaturas parecem andar pela área de camping, movendo-se da mesma maneira peculiar. Ainda que bastante parecidas, não há como dizer ao certo se as criaturas do Yosemite seriam as mesmas vistas em Fresno. Rumores de que seriam espíritos indígenas se espalharam, mas também havia aqueles que tratavam o fenômeno como algo ligado a fantasmas e alienígenas. Ninguém realmente sabia o que pensar.

Algo semelhante a esses incidentes então tomou forma de janeiro de 2004, e um caso documentado pelo pesquisador Albert S. Rosales. A ocorrência alegadamente teve lugar em Manchester, Indiana quando um rapaz estava dirigindo em uma estrada rural próximo dos limites do Condado de Dearborn. Conforme contou a testemunha, o farol do carro iluminou uma criatura alta e pálida de aspecto frágil, agachada perto do acostamento. Quando o carro passou por ela, o motorista conseguiu perceber que a coisa fez um movimento desconjuntado e estanho, entrando na mata e desaparecendo de seu arco de visão.


A coisa segundo ele era grande, "maior do que um homem adulto, atingindo pelo menos 2 metros e meio de altura". Suas pernas eram muito finas e pareciam estranhamente se "fundir" ao tronco. Estranhamente ela não tinha braços, mas havia uma espécie de rosto que mais parecia um borrão. O motorista percebeu que havia um automóvel na sua frente que havia passado pelo mesmo trecho e sinalizou para quem estava à bordo, no caso um casal de idosos. O motorista confirmou que também havia visto aquela coisa estranha na beira do asfalto e que levou o susto de sua vida.

"Aquilo não era um ser humano. Não era um homem, isso posso dizer com certeza". disse o sujeito a época. Ele se movia de uma forma absurda, como se as pernas fossem desconjuntadas. Nas semanas seguintes surgiram mais dois relatos de avistamento da criatura, avistada na mesma estrada. Alguns anos depois, no inverno de 2016, outra testemunha se deparou com algo impossível de explicar em termos racionais. Próximo ao Condado de Davies, Indiana, por volta das 20 horas, ele viu algo difícil de descrever:

"Eu cruzei um campo e estava próximo da estrada secundária que leva até minha casa quando ouvi um barulho vindo de um arbusto a cerca de 10 metros de onde eu estava. Estava escuro, mas eu tinha uma pequena lanterna à mão. Imediatamente virei o facho de luz na direção, pensando que poderia ser uma pessoa. Foi então que vi aquela coisa esquelética, com a pele pálida e as pernas muito compridas. Ela tinha um pescoço flexível e era muito alta, com mais de dois metros de altura. Eu corri sem olhar para trás, patinando pelo campo, caindo e levantando. Disparei pelo mesmo caminho por onde havia vindo. Eu conseguia ouvir a coisa correndo atrás de mim, mas não tentei olhar pra ela pois fiquei apavorado. Me concentrei em correr o mais rápido possível sabendo que ela poderia me alcançar se eu me desconcentrasse".  


Outro caso ocorreu também em Indiana no ano de 2012, em meio a uma tempestade de raios que acrescentava um elemento sinistro ao ocorrido. O incidente teve lugar nos arredores de Michigan City e permanece sem uma explicação razoável. A testemunha chamada Brett Gaines estava passando férias na casa de praia de um amigo próximo ao Lago Michigan. Um blackout causado por uma tempestade fez com que o lugar ficasse totalmente escuro. Por volta de 2 da manhã, ele ealguns amigos saíram de casa para fumar e ver os raios quando de repente perceberam que alguma coisa branca correu por um descampado a cerca de 20 metros de onde eles estavam. O grupo conseguiu perceber que se tratava de uma criatura com pernas compridas que se movia de maneira muito estranha. Ela era pálida, com uma coloração branca cinzenta e sem uma face discernível. 

A polícia foi chamada pelos rapazes e quando as autoridades chegaram Brett descreveu a coisa da seguinte forma:

"Era grande, maior do que um homem alto. Ela parecia brilhar mesmo na escuridão. Era branca ou cinza e com as pernas muito longas e finas. Parecia estar sem roupa e fazia barulho enquanto corria pisando na grama rasteira. Eu não percebi se ele tinha braços, mas acho que não havia. Estava nua e se movia de modo muito esquisito. Ela correu de um extremo da mata para o outro, sem olhar na nossa direção e bem rápido. Deve ter levado uns 5 segundos para atravessar o trecho e nos deu um enorme susto".

Os rapazes declararam que não haviam bebido ou consumido drogas e que não estavam dispostos a ficar nem mais uma noite ali. De fato, eles pediram que a polícia os escoltasse de volta para a cidade de tanto medo que sentiam.

Então, depois de todos esses relatos, o que diabos poderiam ser essas coisas estranhas?

A descrição geral sempre envolve as mesmas características, uma criatura pálida e nua, com pernas compridas e rápida se afastando ou perseguindo as testemunhas. O movimento desconjuntado da coisa parece remeter a alguma criatura de anatomia confusa. Os desenhos feitos por artistas, baseado nos relatos de testemunhas, levam a crer que a criatura realmente não parece algo humano e inteiramente desconhecida. Sua altura variava, mas ela era normalmente descrito como uma entidade alta com mais de dois metros de altura e muito longilínea. Uma das testemunhas chegou a afirmar que parecia algo saído de um video clip de Marilyn Manson. Embora em momento algum, as coisas tenham ferido alguém, sua forma bizarra era suficiente para causar um pavor extremo.  


Mas há outras descrições de Povo Pálido.

Alguns avistamentos de seres pálidos igualmente bizarros ocorreram próximo da cidade de Effingham, no Estado de Illinois. Um caso em especial, registrado na National Cryptid Society data de 2010, e envolve o testemunho de uma mulher chamada apenas de "Jade". A testemunha alegadamente estava passando pelas cercanias do Cemitério de Kasbar próximo das florestas de Effingham na companhia de dois amigos. Quando passavam perto do portão de madrugada, algo inexplicável aconteceu. 

"Eu vi alguma coisa com olhos amarelos brilhantes na beira da estrada. Era pequeno para ser um cervo, mas grande demais para ser um texugo. A medida que nos aproximamos percebemos que era algo não-humano. Era magro, sem cabelo e cinzento. Era estranho... uma coisa! Ele estava agachado , seus braços muito longos abraçando o próprio corpo. Meu coração disparo e fiquei aterrorizada. Eu sabia que aquilo não era humano. 

Ficamos em choque e não conseguíamos correr e nem chegar perto. Eu apenas olhava para aquilo. Ele estava próximo, uns cinco metros, se tanto. Ele então se moveu, devagar. O braço deslizou para o lado e a cabeça grande se levantou, os olhos voltaram-se na nossa direção. Então todos começamos a gritar. Literalmente em pânico! Por meses eu fiquei convencido de que seria um tipo de demônio. Uma coisa diabólica. Nós não chegamos a Kasbar aquela noite, voltamos para casa. Eu não durmo bem desde aquela noite".   


A testemunha depois ficou convencida de que a coisa não era um monstro ou demônio, mas um "carniçal", um tipo de criatura lendária que espreita as pessoas e se alimenta de cadáveres em putrefação.

Sobre carniçais (ou ghouls) sabemos alguns detalhes vindos de lendas bastante antigas.

São criaturas humanoides, mas não propriamente humanas. Eles devoram a carne dos mortos e por isso costumam habitar cemitérios já que ali encontram a fonte de seu sustento. Escavam sepulturas recentes, sabendo que dentro dos caixões encontra-se sua macabra ceia. Eles até podem mudar seus hábitos alimentares, se por acaso o suprimento de corpos se torna escasso. Espreitam pessoas solitárias que se aproximam de seu território, atacam de modo implacável e arrastam suas vítimas para sepulcros trevosos ou túneis escavados no solo pútrido. Lá deixam que elas morram e apodreçam para então se fartar dos restos. 

Imagens de carniçais retratam as criaturas sempre da mesma maneira. Como monstros pálidos, emaciados, quase pura pele e osso, dotados de presas e garras afiadas. Por vezes eles correm de quatro no chão, saltando e ganindo como cães ferozes. São normalmente covardes, mas quando famintos ou em número superior adquirem coragem. Sua postura pode se assemelhar a de um homem, andando eretos para enganar quem os vê apenas à distância. Se engana, entretanto, quem concede a eles atributos humanos: são seres movidos pelas paixões, dentre as quais, a fome é a mais ativa.

Curiosamente, histórias sobre Caniçais começaram a se multiplicar em meados de 2010. Outra, ocorrida também no estado de Illinois relata um encontro com um ser parecido. Perto do por do sol, nas proximidades do cemitério local, uma testemunha e um colega avistaram algo estranho conforme descreveram:

"Algo correu na direção do portão de entrada do cemitério. Meu colega também ouviu e deu um passo para trás de forma instintiva. Estava escuro, mas ainda era possível ver o interior do cemitério - a coisa se esgueirou entre as lápides e parou espiando na nossa direção. Parecia um homem nu, muito pálido e magro. Ele estava acocorado, apenas olhando com curiosidade. Seus olhos eram grandes e pareciam refletir a luz - como olhos de gato! Ficamos paralisados, sem mover um músculo, estávamos apavorados demais. Eu não consegui ver detalhes de seu rosto, mas ele não parecia um homem, tinha um tipo de focinho chato. E definitivamente ele não tinha pelo no corpo, parecia liso da cabeça aos pés. Eu nunca vou esquecer daquilo".

Segundo a testemunha, a coisa os observou por longos segundos e então saltou para o lado desaparecendo na escuridão para sumir entre o jardim de lápides. 


Outros avistamentos se seguiram, entre 2010 e 2013, criando uma sucessão de narrativas a respeito de carniçais como nunca havia ocorrido antes na história dos Estados Unidos.

Histórias vindas de Greenfield, Connecticut, Marsalla, Maine e Courson, Nova Inglaterra se multiplicavam fazendo as pessoas se perguntar a respeito do que as estava causando. Em comum, todas descreviam criaturas estranhamente pálidas, não-humanas, espreitando nos arredores de cemitérios em atitude suspeita. Seres de aparência chocante e assustadora.  

Em Ballard County, no Oeste de Kentucky uma testemunha relatou um encontro ocorrido numa estrada marginal por volta das duas da manhã.  

"Eu vi uma coisa branca e vagamente humana rastejando na margem direita da estrada. Quando passei por ela, pisei no freio achando que poderia ser uma pessoa precisando de ajuda, talvez um acidente. "Você está doido! Não pare!" gritou meu colega no banco do carona que também viu a coisa. Eu olhei no retrovisor e percebi que ela se levantava lentamente. Era como um homem alto e muito magro, de pele tão branca que se destacava mesmo na escuridão. Aquilo me assustou e acelerei para longe. A medida que o carro se afastava, vi que ele ficou de quatro e correu atrás de nós. Eu acelerei mais e ele continuou nos acompanhando por mais de 100 metros. O carro derrapou e eu segui em frente até que a coisa ficou para trás. Nunca vou esquecer aquilo!"


O motorista de Ballard Country jamais foi capaz de explicar o que ele e seu colega viram naquela noite. Mas quando buscaram informações a respeito na internet encontraram referências a avistamentos de criaturas semelhantes, todas com o mesmo nome: Carniçais. As imagens da criatura nas páginas de lendas urbanas se assemelhavam com o que eles viram na estrada marginal, algo magro, pálido e que não parecia humano. 

Todas essas narrativas, feitas por pessoas diferentes em diferentes lugares parecem escapar de nossa capacidade de classificação. Não se sabe ao certo se estamos lidando com criptídeos, fantasmas, monstros, alienígenas ou viajantes de outras dimensões. Seriam devoradores de mortos?  Não podemos descartar ainda a possibilidade de se tratar de simples farsa ou desinformação. No entanto, eles parecem figurar em uma área cinzenta de fenômenos inexplicáveis. Seja lá qual for a origem dessas entidades, se é que elas existem, não há como dizer, ao menos até alguém capturar uma delas. Enquanto isso, a grande histeria do povo pálido parece ter diminuído...

Talvez as criaturas estejam satisfeitas com seu estoque de comida ou em seu lado da realidade, mas até quando?

3 comentários:

  1. Como sempre, lendas e mistérios não faltam no mundo, e eu agradeço por trazer estas informações a nós leitores. De quebra, acho que essa será uma ótima inspiração para minha nova aventura de horror em minha mesa.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo. É uma inspiração incrível para Mestres e escritores amadores.

    ResponderExcluir