terça-feira, 13 de agosto de 2019

O Enigma de Outro Mundo - Financiamento do clássico inédito de John W. Campbell


Um clássico da Ficção Científica e Horror acaba de ser expandido.

A descoberta foi feita em 2017 pelo pesquisador Alec Nevala-Lee e a história vale a pena ser contada de tão inusitada e incomum. Nevala-Lee estava fazendo pesquisas para seu livro a respeito do autor e editor John W. Campbell quando descobriu uma caixa contendo papéis e anotações pertencentes a ele. Era um material que havia sido reunido e enviado para a Biblioteca da Universidade de Harvard após a morte de Campbell em 1971. O material estava guardado no porão da biblioteca há décadas.

Além de blocos contendo anotações, papéis pessoais e correspondência, havia no fundo da caixa um manuscrito guardado em uma pasta de papel. Na primeira página estava o título "Frozen Hell" (Inferno Congelado).

Mesmo quem está familiarizado com a obra de John W. Campbell dificilmente reconheceria esse título, mas os leitores de Ficção e Horror sem dúvida reconheceriam sua versão mais famosa. A história descoberta pelo pesquisador era inédita, uma versão inicial, com erros de datilografia e correções feitas à mão de um dos maiores clássicos da ficção científica de todos os tempos "Who Goes There"? 

A história relatada nessa versão até então desconhecida tem 45 páginas a mais e descrições mais completas da trama. É provável que Campbell estivesse trabalhando em uma novela, mas acabou sendo direcionado pelos seus editores a transformá-la em um conto. Esta versão ficou desaparecida nos arquivos até ser descoberta por Nevala-Lee.


A descoberta anunciada em outubro de 2018 causou enorme sensação.

Nos Estados Unidos um Financiamento Coletivo bem sucedido levantou fundos para a publicação da edição que saiu no ano passado.

Para aqueles que não conhecem essa história, trata-se do conto que deu origem a três adaptações cinematográficas. A primeira "O Monstro do Ártico" (The Thing from Another World) de 1951 foi dirigida por Howard Hawks ainda em preto e branco e fez muito sucesso. A segunda "O Enigma de Outro Mundo" (The Thing) em 1982 se tornou um verdadeiro clássico do horror. Lembrada como uma aventura de horror e um dos melhores filmes de alienígenas de todos os tempos. A terceira versão "A Coisa" (The Thing) saiu em 2011 e é uma prequel do filme dirigido por John Carpenter na década de 1980. 

Quem quiser conhecer detalhes sobre o filme pode ler AQUI a resenha.

E quem quiser conhecer uma adaptação livre da Coisa pode ler AQUI sobre sua anatomia.


Na trama, se passando nos anos 1930, uma Expedição Norte-Americana na Antártida faz uma descoberta impressionante na imensidão gelada - uma nave espacial. Os esforços de desenterrar o veículo fazem com que um de seus passageiros, uma criatura alienígena acorde e fuja. Os cientistas acabam descobrindo que a bizarra criatura de outro mundo é capaz de reproduzir perfeitamente outras formas de vida. O plano dela é se misturar aos humanos e eliminar um por um para chegar à civilização e contaminar a raça humana. Temendo pelo pior, a expedição dá início a uma busca desesperada para destruí-la. Sem saber quem é amigo e quem é inimigo começa um verdadeiro jogo de gato e rato no qual o medo e a paranoia se tornam quase insuportáveis.

Agora, esse livro está prestes a ser lançado através de um Financiamento Coletivo da Editora Diário Macabro.

"O Enigma de Outro Mundo" trará a história na íntegra, pela primeira vez no Brasil.

O livro está sendo produzido em uma edição caprichada com ilustração de capa feita por Wildner Lima, artista brasileiro reconhecido internacionalmente. A impressão será feita em capa dura e o miolo terá o papel pólen. Ele terá o tamanho 14x21 cm.

A tradução está sendo feita por Nathalia Sorgon Scotuzzi, também editora da Diário Macabro. 

A campanha está no Catarse então corram lá para ver os detalhes e recompensas disponíveis. Tem muita coisa legal!

Confira no link todos os detalhes: FINANCIAMENTO CATARSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário