sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Maleta do Investigador - Material para o Mestre de Chamado de Cthulhu


Fazia um tempo que eu queria fazer uma maleta como essa, onde pudesse guardar e carregar material para aventuras de Chamado de Cthulhu.

Minha ideia desde o início era que ela fosse uma maleta com material de jogo e que parecesse ao mesmo tempo um prop, sendo assim útil e conjurando um ar de imersão na ambientação.

O resultado final foi o que chamei de Maleta do Investigador, mas que poderia ser também a Valise do Guardião de Cthulhu.

Dentro dela coloquei tudo que pode ser útil em uma aventura, de coisas óbvias como dados, cadernos de notas, lápis e fichas extras, a coisas como mapas, documentos, recortes e papel de carta.

A Maleta

A Maleta em si eu encontrei em uma feira de antiguidades e objetos antigos no Centro do Rio, paguei baratinho por ela depois de barganhar um bocado.

Eu sempre tive em mente que a maleta fosse algo que evocasse a época e essa em particular me pareceu perfeita. Embora ela seja um pouco mais "moderna" (da década de 40-50), ainda tem um ar de coisa de período.

Pelo que me disseram, esse tipo de valise era uma "maleta aérea", usada por pilotos e comissários de bordo.

O exterior é de couro marrom bem reforçado e resistente, infelizmente ela tinha uma marca na tampa e estava bem arranhada, mas nada que pudesse prejudicar o efeito final. De fato, até é compreensivo que uma "maleta de investigador" dos Mythos tivesse marcas de uso, estranho se ela fosse novinha em folha.






Para contribuir com a ambientação, colei adesivos que imprimi e colei na tampa, como se fazia antigamente quando bagagens eram despachadas. Para encaixar na ambientação, os adesivos são de lugares presentes na obra de Lovecraft como Innsmouth, Arkham, Kingsport e Dunwich, mas coloquei outros lugares assombrados como Hobbs End e Providence. 

Além disso, eu queria algo que chamasse a atenção, por isso coloquei esse enorme Elder Sign na tampa com os famosos dizeres em árabe: 

"Não está morto o que eternamente pode jazer, 
e em estranhas eras, mesmo a morte pode morrer" .



Ficou muito legal essa plaquinha de identificação com "Call of Cthulhu" na alça da maleta.


A maleta possui essa tranca com segredo de três dígitos, mas infelizmente não está funcionando. 

Ainda assim, fica bacana deixar um código sempre colocado. No caso, não poderia ser outro...


Maleta por Dentro


Por dentro a valise é forrada com um couro mais delicado, uma espécie de napa castanha que estava em excelente estado de conservação.

Como é possível perceber pelas imagens, o espaço interno é bem grande e permite colocar todo tipo de coisa útil para narrar uma aventura lovecraftiana.

Uma das coisas que gostei foi dessa disposição interna. O material fica bem acomodado, mesmo com a maleta virando ou sacudindo, tudo se mantém bem preso.


Aqui é possível ver um pouco melhor o material. Inclui uma caneta tinteira e uma bússola apenas para dar um sabor antigo.



Ainda dentro da parte interna, a tampa da maleta possui três divisórias estofadas de couro para guardar pastas e papéis. 

As divisórias são mantidas no lugar por uma faixa de couro com botão que mantém o material e ajuda a segurar as coisas soltas dentro da valise.

Para dar um pouco mais de flavor coloquei esse adesivo de Cthulhu e uma foto com a placa de entrada em Arkham.


Nessa foto é possível ver a maleta com o material que fica guardado nela distribuído.


Vamos ao material da Maleta:

Caderno de Notas

Eu mandei fazer esse caderno de notas do Mundo Tentacular para anotações gerais.

É um caderno de espiral simples mas sempre muito útil para tomar notas durante aventuras e fazer desenhos.



Baralho de Insanidade

O Baralho de Insanidade já é velho conhecido aqui no Mundo Tentacular.

Mais sobre ele pode ser lido AQUI.

Escrevi a respeito dele faz algum tempo e continuo usando mesmo na Sétima edição com algumas poucas adaptações às regras atuais, já que ele foi criado para a 6th.


Guia de Campo dos Horrores Cthulhianos

Esse é um guia de referências visual com imagens de Entidades, Criaturas e Monstros dos Mythos de Cthulhu.


Eu fiz a impressão com qualidade fotográfica com as imagens mais bacanas que encontrei dos seres clássicos do bestiário lovecraftiano. 

Coloquei eles em ordem alfabética para facilitar a consulta. 


Ficou bastante parecido com o material da Caixa Edição Especial da Sans Detour, mas modéstia à parte os desenhos que selecionei ficaram mais bacanas. Olha Cthulhu e Dagon aí... muitos dos desenhos tem uma silhueta de humanos para tamanho comparativo.


As fotografias tem no verso as estatísticas de jogo das criaturas, facilitando bastante na hora de narrar. 


Cartas de Armas e Armamentos

Cartinhas com estatísticas de armas e armamentos já foram comentadas aqui no Mundo Tentacular, mas no caso se referiam a Rastro de Cthulhu, já estas são para Chamado.

A diferença é que eu expandi a coleção de armas de vinte e poucas para mais de 60 em diferentes categorias que vão se pistolas a espingardas, passando por rifles, fuzis de assalto e itens exóticos como lança chamas, granadas e pistolas de sinalização.

É claro, tem espaço também para armas brancas; de espadas a facas, passando por porretes, machados e serras elétricas. Ficou bem completo e sempre é bacana entregar ao jogador a imagem e as estatísticas da arma que seu personagem está usando.


Coloquei as cartas nesse estojo e elas ficam bem acondicionadas ali dentro.


Cartas de Lovecraft

Isso é meio que uma bobagem, mas ficou tão bonitinho que vale a pena guardar.

Trata-se de material fotocopiado de cartas escritas por Lovecraft a respeito do Necronomicon e com ideias iniciais para escrever Montanhas da Loucura. Não tem um uso específico, sendo apenas um envelope com cartas, mas contribui para a ambientação, então inclui.



Handouts de Documentos e Certificados


Eu deixo essa pastinha com props que usei em vários cenários e que podem servir em outros.



São permissões de porte de arma, carteira de habilitação, identificação, carteira profissional de médico, de detetive, de imprensa, atestado de vacinação, carteira de biblioteca, passaporte etc...



Capas dos Contos de Lovecraft

Essas são capas de uma revista pulp do período chamada Classics Illustrated, com histórias de H.P. Lovecraft.


São imagens bem bacanas para ambientar o jogo.


Bloco de Notas

Mais um bloquinho de notas para fazer anotações em cima da hora.


Diário de Campo da Universidade Miskatonic

Esse diário é mais bacana que os blocos e cadernos.


Eu coloquei uma capa com o símbolo da Universidade Miskatonic e fiz dele um Diário de Campo para anotações gerais. Uso ele para escrever Handouts que podem ser lidos direto das páginas do caderno. 

Fica bem mais legal.


Eu achei muito bacana essa régua no verso do caderno para poder medir amostras colhidas no campo.


Pastas

Essas pastas de papelão bem rústicas ficam acondicionadas nas bolsas na tampa da maleta.


Eu separei as pastas em três tópicos:

1) Cartografia, 
2) Fichas e Formulários,
3) Jornais e Recortes 


Pasta de Cartografia

Nessa aqui coloquei mapas de Chamado de Cthulhu.

São os mapas básicos da Lovecraft Country que aparecem nesse ARTIGO e nesse AQUI

Mas tem ainda alguns mapas diferentes que inclui.


Esse mapa aqui em especial é muito bacana. 

É um mapa da Europa, datado de 1936 com a divisão política do período.


Como é um mapa anterior à Segunda Guerra tem algumas curiosidades, como Zona Militarizada da Prússia, Cidade Livre de Gdansky e alguns países que já nem existem mais.


Já o Mapa Mundi é de 1946, não é bem do período clássico de Chamado de Cthulhu, mas quebra o galho lindamente.


Pasta de Material dos Jogadores (Fichas)

A pasta com Material dos Jogadores contém Fichas para todos os períodos e os Dire Documents - que são formulários, certificados e documentos para serem preenchidos e entregues como handouts na mesa de jogo.


Pasta de Jornais e Recortes

A Pasta de Recortes e Jornais reúne exatamente o que diz no título.

São recortes de Jornal, tipo clippings, com material que pode ser usado na ambientação.


São três edições do Arkham Advertiser, o jornal local da cidade fictícia base para várias histórias. Algumas manchetes do jornal e notícias podem ser usadas como istas durante as aventuras.


Esses recortes (clippings) de jornais se referem a histórias clássicas.


Enciclopedia Cthulhiana

A Enciclopedia Cthulhiana é uma espécie de dicionário com tópicos de A a Z.

Eu escrevi uma resenha dela lá no primeiro ano do blog. Ela pode ser lida nesse LINK.

No livro podem ser encontradas informações sobre praticamente todas as criaturas, personagens e lugares dos Mythos. Achei justo que ele estivesse dentro dessa Maleta de Investigador.


Eu coloquei esses adesivos que se referem a Biblioteca Orne da Universidade Miskatonic, na Seção de Obras Raras e Coleção Restrita.


Esse envelope de controle na página final tem o registro das assinaturas e retiradas da Biblioteca.

A ideia é que o livro pareça ter sido removido Biblioteca da Universidade e nunca ter sido devolvido. Tomei o cuidado de assinar como o último requisitante do livro.


Bom é isso...

Uma maleta para o Investigador/Guardião de Cthulhu levar junto em suas aventuras.

9 comentários:

  1. Meus mais honestos parabéns pelo esforço que você tem para agregar mais qualidade a suas jogadas, é realmente uma prop fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Fico impressionado como vc ama.esse jogo, foi esse amor que me levou a conhecer a obra de cthulhu, já passei noites e madrugadas lendo esse site quando trabalhava de vigilante (sim péssima idéia ler esse conteúdo de madrugada e sozinho) tbm amo muito tudo isso!

    ResponderExcluir
  3. Achei incrível e fiquei com vontade de fazer algo parecido, pode compartilhar onde conseguiu as imagens das armas e das permissões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A das armas no Google, basta saber o nome da arma desejada e colocar ali. Aparecem dezenas de imagens.

      As permissões e documentos podem ser achados em sites especializados com o da HP Lovecraft Historical Society. Vale a pena fazer uma visita.

      Excluir
  4. que ideia muito foda... vontade de fazer isso o mais rapido e colocar em uso na campanha que estou narrando

    ResponderExcluir
  5. É impressionante o capricho que você tem com o teu material, King! Aplaudindo de pé aqui!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Que trabalho incrível! Só tenho isso a dizer (o.o)

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a todos os comentários e fico feliz que tenham gostado. Eu fiquei bem feliz com o resultado final da maleta.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Realmente incrível! Estou estudando para mestrar nesse universo, e espero conseguir reproduzir algumas dessas ideias...

    ResponderExcluir