sábado, 6 de junho de 2020

Lovecraft Country - Tudo que sabemos a respeito da nova série da HBO


É surpreendente o timing em que Lovecraft Country, a nova série do canal por assinatura HBO, estará chegando. A série foi confirmada para o mês de Agosto e desde já sinaliza como uma das mais esperadas dessa temporada.

Mas o que é Lovecraft Country, do que ela trata e qual a razão para tanta comoção a respeito dela?

Bem, resolvi fazer uma série de buscas aqui e ali e desenterrar tudo o que se sabe a respeito dessa série que mistura drama, aventura e é claro, como não poderia deixar de ser em se tratando de Lovecraft, doses generosas de Horror. Contudo, Lovecraft Country possui um algo mais que promete tornar a série única em sua proposta. Grande parte do roteiro irá tratar de racismo e preconceito nos Estados Unidos dos anos 1950, misturando o horror cósmico com outro tipo de horror muitíssimo humano.  

Algumas pessoas podem sugerir que Lovecraft Country está se aproveitando do momento propício e dos protestos deflagrados à partir da morte de George Floyd em Minneapolis. Na verdade a série é um projeto que vem sendo trabalhado pela HBO nos últimos 3 anos, assim que os direitos para a adaptação do livro no qual ela é baseada, foram adquiridos. Contudo, é inegável que a comoção deu a Lovecraft Country um novo fôlego e fez com que a curiosidade a respeito dela aumentasse junto com a expectativa do público.

Vejamos então o que sabemos a respeito da série. 

DO QUE ELA TRATA?



Lovecraft Country será dividida em 10 episódios de uma hora de duração cada.

Baseada no romance de mesmo nome escrito por Matt Ruff em 2016, a série se passa na Chicago dos anos 1950, com parte da ação transcorrendo na Nova Inglaterra. Ela envolve Atticus Freeman, um soldado negro, veterano da Guerra da Coréia e fã de ficção científica que retorna para sua casa e descobre que seu pai desapareceu. A única pista encontrada é uma carta que remete a uma cidade fictícia chamada Ardham, que pode ou não ter inspirado a obra de H.P. Lovecraft. Acompanhado de seu tio, George e de uma amiga Letitia, Atticus decide rastrear o paradeiro do pai e descobrir o que aconteceu. Isso os levará a revelações perturbadoras presentes na ficção de Lovecraft e abominações sobrenaturais espreitando no mundo real.

Entretanto, além dos monstros, o trio enfrentará outras ameaças, uma vez que precisam viajar pelo interior dos Estados Unidos numa época em que o Jim Crow (regime segregacionista existente no país) se encontrava no auge. O que se segue é uma luta pela sobrevivência para superar os inúmeros percalços e armadilhas presentes na América Branca.   

A sinopse se refere a primeira e mais longa história do livro de Matt Ruff. O livro em si é composto de várias histórias separadas, semelhantes a contos. Cada história se concentra em um personagem, membro da mesma família que são unidos por uma série de acontecimentos envolvendo esse primeiro contato com o sobrenatural. Ao que tudo indica, a temporada irá se concentrar nesse primeiro conto que envolve a busca pelo pai de Atticus e sua viagem a Ardham, estendendo ela ao longo de 10 episódios. É provável que os demais "contos" que compõem o livro sejam distribuídos em outras temporadas, mas não há como saber ao certo apenas através do trailer. Fato é que eles se concentram exclusivamente no primeiro conto. 

QUEM SÃO OS ATORES PRINCIPAIS?



A série apresenta rostos familiares em produções da HBO.

O elenco é de peso, com artistas bastante conhecidos e consagrados em outras produções do canal por assinatura. 

Michael Kenneth Williams (das séries The Wire e Boardwalk Empire) faz o papel do pai de Atticus, Montrose Freeman enquanto Courtney B. Vance (American Crime Story) interpreta o tio de Atticus, George Freeman. Atticus é vivido por Jonathan Majors (de When We Rise).

Além deles temos Jurnee Smollett (de True Blood, Underground, Friday Night Lights) como Letitia “Leti” Lewis; Wunmi Mosaku (Fantastic Beasts and Where to Find Them) como a meia irmã de Leti Ruby Baptiste; Aunjanue Ellis (When They See Us) como a tia de Atticus e esposa de George, Hippolyta Freeman; Jamie Harris (Kingdom) como o xerife do condado de Eustice Hunt; Abbey Lee (Mad Max: Fury Road) como Christina Braithwhite; Jamie Chung (Once Upon a Time) como Ji-Ah; e Jordan Patrick Smith (Vikings) como William.

O QUE SABEMOS A RESPEITO DOS PERSONAGENS?



Há muitas informações a respeito dos personagens e seu papel na trama. 

Atticus (Majors) é um veterano da guerra da Coréia e fã de pulp novels que se divide entre a paixão por essas histórias e a certeza de que elas não foram escritas para pessoas como ele. Seu pai, Montrose (Williams), tem a cabeça quente e sempre achou que o filho vivia em um mundo de faz de conta e fantasia. Os dois tem um atrito e discutem frequentemente, sendo que a ida de Atticus para a guerra foi a gota que faltava para transbordar o desentendimento entre pai e filho.

O tio de Atticus, George (B. Vance) sempre foi mais próximo. Caloroso, divertido e culto, ele foi responsável por apresentar Atticus à literatura fantástica e o universo de estranheza das histórias pulp. Ele é dono de uma editora que publica um guia de viagem chamado "Guia de Viagem Seguro para o Viajante Negro", que indica onde negros podem se hospedar, comer, beber e conseguir gasolina em segurança durante o período.

Letitia "Leti" Lewis (Smollett) é uma artista atuante no movimento dos direitos civis que agora está tentando criar raízes na comunidade onde nasceu e foi criada. Sua meio-irmã Ruby (Mosaku) também é uma batalhadora, mas ela se ressente de quem é e deseja algo mais em sua vida, o que a levará a decisões perigosas. Hippolyta Freeman (Ellis) a esposa de George é uma dona de casa que ansiava se tornar astrônoma, uma carreira difícil para uma mulher negra no período. Seu desejo por conhecer o além a levará em uma aventura em meio às estrelas, e além.

Eustice Hunt (Harris), é o xerife de uma cidade do interior, famoso por sua atitude racista e preconceituosa. Ji-Ah (Chung) faz o papel de uma estudante de enfermagem que se junta ao exército durante a guerra e tenta descobrir o mistério de soldados que parecem desaparecer.

Christina Braithwhite (Lee) faz o papel da única filha do líder de uma Ordem Secreta mística conhecida como "Os Filhos de Adão". No livro, o personagem é do sexo masculino, mas a série introduziu a personagem como uma mulher. Braithwhite é uma vilã de motivação dúbia que tentará pavimentar seu caminho para o poder usando Atticus e sua família para isso. Willam (Smith) é um dos capangas de Christina, amante e guarda-costas, espião e o que mais ela desejar.

QUEM SÃO OS PRODUTORES?



Vários nomes notáveis estão envolvidos coma  produção de Lovecraft Country.

Jordan Peele, diretor e roteirista do sucesso Corra, agraciado com o Oscar de Melhor Roteiro, é um dos produtores executivos. Peele foi o primeiro nome envolvido no projeto, tendo demonstrado interesse nele desde que o livro de Matt Ruff chegou às suas mãos. 

A conexão com Lovecraft e literatura pulp em geral o atraíram, mas seu interesse principal veio da maneira como o autor relacionou as questões raciais e as misturou com o ambiente de horror característico das histórias lovecraftianas. Os filmes e séries em que Peele se envolve em geral versam sobre questões sociais, como no próprio "Corra!" que possui uma forte crítica em seu contexto. Mais recentemente ele dirigiu Nós (Us) e produziu o revival da popular série Além da Imaginação (Twilight Zone).

JJ Abrams é o segundo nome na produção, fazendo as vezes de produtor executivo. Envolvido em muitos projetos de franquias clássicas extremamente populares, para citar apenas duas de peso, Star Wars e Star Trek. Abrams tem uma carreira com altos e baixos que reúne sucessos como Lost. Enquanto a devoção e interesse dele são reconhecidos, nem sempre o resultado de seu envolvimento direto é elogiado pelos fãs. 

Misha Green roteirista de séries como Sons of Anarch e Underground acumula as tarefas de criadora e produtora de Lovecraft Country. 

A série é produzida pela Monkeypaw Productions, Bad Robot Productions, e Warner Bros. Television, distribuída pela HBO. É provável que ela esteja disponível na plataforma HBO Go, mas dificilmente chegará ao Netflix ou Amazon Prime.

QUANDO A SÉRIE DEVE SER LANÇADA?



Lovecraft Country foi anunciada em maio de 2017; HBO fez o pedido para os dez episódios da primeira temporada, cada um com aproximadamente uma hora de duração. 

As filmagens foram feitas em Chicago e Atlanta entre Agosto e Julho de 2018. 

A série estréia em Agosto de 2020, enquanto que o primeiro trailer foi divulgado em 1 de Maio de 2020. A data exata do lançamento ainda não foi divulgada, mas com após-produção concluída não parece que haverá atrasos. Aqui no Brasil ela irá passar no Canal da HBO nos domingos às 22 horas, o antigo horário de Game of Thrones.

OS TRAILERS

Duas peças de promoção foram lançadas para promover a série até o momento.

O primeiro teaser curto introduz Atticus Freeman (Jonathan Majors), sua amiga Letitia (Jurnee Smollett-Bell), e tio, George (Courtney B. Vance). Ele também nos concede o primeiro olhar do que será Lovecraft Country: os locais, a premissa sobre racismo e estranhas criaturas. 

O teaser legendado está logo abaixo:


O segundo trailer de Lovecraft Country foi disponibilizado semana passada aprofundando ainda mais a curiosidade e expectativa a respeito da série.


Bem, por enquanto é isso...

Aguardamos Lovecraft Country e esperamos seu lançamento para que possamos comentar aqui no Mundo Tentacular. Estamos preparando também uma resneha do livro de Matt Ruff, portanto, fiquem conosco para saber mais a respeito.

E vocês? Estão ansiosos por essa série? Diga o quanto nos comentários.

6 comentários:

  1. Caramba eu nem sabia que sairia uma série assim! Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu não gostei muito da versão dele de Além da Imaginação, então eu acho que vou passar essa série...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade seja dita, também achei o Além da Imaginação dele beeeeeeeeem fraquinho.

      Excluir
    2. Esse Jordan Peele é uma fraude, uma forçação da agenda esquerdista. Pena estar usando o nome de Lovecraft para promover mais uma das suas lacrações.

      Excluir
  3. Realmente, devido aos tempos vividos nos Estados Unidos (principalmente, mas não só) a série vai estrear chamando muito mais atenção do que seria esperado em circunstâncias "normais". Li o livro recentemente e estou aguardando com expectativa essa adaptação. Espero que seja tão boa quanto a obra original.

    ResponderExcluir
  4. Estou na expectativa. O livro é bacaninha.

    Gosto do Jordan Peele por ele fugir do óbvio. Vamos ver o que sai dessa mistura entre Lovecraft e anos 50 nos EUA.

    Já tava na hora de uma história lovecraftiana protagonizada por personagens negros.

    ResponderExcluir