terça-feira, 16 de junho de 2020

TOP 5: Os 5 melhores cenários de Chamado de Cthulhu envolvendo Casas Assombradas


E está na hora de um novo TOP 5.

Dessa vez, a coisa envolve CASAS MAL-ASSOMBRADAS. Aqueles lugares escuros, ermos, perigosos, onde habitam fantasmas e assombrações, em que poltergeists batem na madeira, passos são ouvidos na escada e coisas inexplicáveis tendem a acontecer.

Chamado de Cthulhu é por definição um RPG de horror, mas o fato dele ser voltado para o Horror Cósmico não impede que algumas aventuras se passem em casas assustadoras. De fato, há um bom número de cenários que se passam em casas abandonadas e com má reputação. Nada como lançar os seus jogadores em uma investigação macabra em um endereço marcado pela tragédia ou que é palco de incidentes sobrenaturais.

Qual o Guardião que não adora descrever os aposentos decadentes, os ambientes soturnos e a aura macabra que permeia esses antros de terror? Como jogador eu adoro uma boa aventura de casa mal-assombrada não importa o sistema e como mestre adoro descrever um lugar particularmente medonho.

Reuni para esse TOP 5 os cenários de Chamado de Cthulhu em que casas malignas aparecem quase como personagens na trama. Para definir o que é uma aventura de casa mal-assombrada estabeleci os seguintes parâmetros:

1) A aventura tem que se passar em uma casa ou ter pelo menos metade da trama envolvendo um mistério que ali se passa.

2) A Casa tem que ser um lugar amaldiçoado, perigoso ou que sirva de covil para algo maligno.

3) A casa tem que ser mais do que o lugar onde os fatos acontecem, ela tem que ter uma... personalidade (na ausência de uma palavra melhor).

Com base nisso, defini as cinco aventuras de Chamado de Cthulhu que melhor invocam a aura de mistério, segredo e terror desses lugares assustadores.

Vamos lá!

Quinto lugar:
THE SANATORIUM 
(Mansions of Madness)


Na minha opinião "The Sanatorium" (O Sanatório) não apenas é uma das melhores aventuras para introduzir jogadores ao universo dos Mythos, como é uma excelente pedida para apresentar RPG a quem nunca rolou um dado e diz "nossa que esquisito" quando vê um d20.

Isso se deve ao fato de "Sanatorium" ser simples e direto ao ponto. Os elementos da trama são fáceis de serem compreendidos, as cenas se desenrolam bem e os NPCs são muito bem construídos, com destaque para o elenco de loucos institucionalizados que vive no North Island Sanitarium. Localizado em um pequeno rochedo na Costa da Nova Inglaterra, os investigadores desembarcam na ilha sem saber que estão entrando num pesadelo do qual será muito difícil escapar. Isolados e sem comunicação com terra, eles terão de enfrentar uma ameaça invisível e seus escravos. Quem assistiu o filme "Ilha do Medo" (Shutter Island) não cansa de apontar como as histórias são parecidas, mas para constar, Sanatorium veio primeiro. 

Esse cenário não é exatamente uma aventura sobre uma casa assombrada maligna, mas uma casa que se torna maligna graças aos acontecimentos que conduzem a história. Quando os loucos abrem as portas de suas celas e ganham liberdade, caberá ao grupo negociar e estabelecer uma certa diplomacia. Isso até eles encontrarem uma força com a qual é impossível negociar.

"Carne para o Mestre" se tornou uma frase que meu grupo adora repetir até hoje, se tornou sinônimo de "algo ruim está acontecendo". Devo ter narrado essa aventura umas quatro ou cinco vezes e ela sempre tem um climax divertido, sobretudo quando paranoia e desespero se juntam ao desejo de sobreviver à qualquer custo.

Mais detalhes a respeito desse cenário podem ser encontradas nesse artigo: SANATORIUM

Quarto Lugar:
THE CRACK'D AND CROOK'D MANSE
(Mansions of Madness)


Outro clássico de Chamado de Cthulhu!

Essa é por excelência uma das mais perfeitas histórias de Casa Mal-Assombrada. 

A história é simples e envolve uma casa de má fama e com reputação de atrair todo tipo de incidente sobrenatural e má sorte aos seus donos. A Mansão Fitzgerald é um lugar que viu diversas fatalidades e acontecimentos desagradáveis como loucura, violência e morte. Esses incidentes ficaram impressos em suas paredes. Duas enormes tragédias ocorreram em seus salões e aposentos, um terceiro está prestes a acontecer e caberá aos investigadores tentar evitá-lo...

Esse cenário é uma delícia. A começar pelo nome "Crack'd and Crook'd" que se refere literalmente a "quebrada e torta", duas características presentes na casa a ser explorada e no mistério a ser desvendado.

Eu joguei essa aventura em um evento de RPG muitos e muitos anos atrás, com um excelente mestre que carregou nos elementos macabros da trama e realçou perfeitamente os detalhes do lugar. A Mansão Fitzgerald esconde algo impensado, algo muito pior do que simples fantasmas e estas forças nefastas conspiram para eliminar os investigadores. Foi uma das primeiras aventuras que joguei que terminou em TPK (Total Party Killed) e vou lhe dizer, foi divertido demais concluir a história mandando a casa toda pelos ares em meio a uma orgia de sangue e insanidade.

Posteriormente cheguei a narrar essa história, também em um evento e usei muitos elementos de filmes clássicos de horror em especial "A Assombração da Casa na Colina". Na minha versão dessa aventura aumentei o tamanho da Mansão e inclui mais algumas cenas aterrorizantes.  

Estou curioso para saber o que mudaram na história original, já que esse cenário foi revisto para a nova edição de Mansions of Madness: Behind closed Doors.

Terceiro Lugar:
HELL HATH NO FURY
(Golden Dawn)


Em uma excelente antologia de histórias vitorianas como Golden Dawn, "Hell Hath no Fury" se destaca como um cenário absolutamente sinistro e cheio de reviravoltas macabras.

A história é simples e bastante convencional, envolve o pedido de ajuda de um amigo que vive no interior da Inglaterra e teme ser vítima de uma maldição lançada por uma bruxa. A maldição foi lançada contra um antepassado que participou do julgamento da bruxa, mas ela parece ter sido transmitida aos herdeiros. Ele pede que os investigadores, na qualidade de especialistas, analisem a situação e encerrem com a maldição.

Isso os leva a investigar a origem da história e descobrir que há muito mais em jogo.

O ponto alto da aventura é quando o grupo se instala na casa para ficar mais próximo da "maldição" e eles próprios acabam sendo afetados por ela. A sucessão de incidentes bizarros, fenômenos estranhos e acontecimentos devastadores para a sanidade dos personagens segue em um ritmo crescente até o clímax quando o grupo terá de enfrentar a bruxa em pessoa. Antes porém a aventura nos saúda com uma das cenas mais malvadas e dolorosas que eu já descrevi em uma mesa de jogo, o tipo da coisa difícil de esquecer para quem está jogando.  

"Hell hath no fury", cujo título poderia ser traduzido "O Inferno não possui fúria igual" é uma aventura para mestres experientes, cabe ao Guardião sentir o ritmo dos jogadores e aumentar o tom dos ataques sobrenaturais a medida que a história progride. Perder a mão pode colocar tudo à perder, mas se for feito direito ela é inesquecível.

A campanha vitoriana Golden Dawn foi descrita em detalhes em um artigo e pode ser lida no seguinte link: Campanha Golden Dawn    

Segundo Lugar:
FORGET ME NOT
(The Things We Leave Behind)


Esse cenário clássico escrito por Brian Sammons não apenas é uma excelente aventura de Casa Assombrada, como é um dos melhores cenários de Chamado de Cthulhu contemporâneos.

O roteiro é incrível, envolve a equipe de produção de um programa de televisão que investiga fenômenos paranormais e se mete com uma legítima casa-assombrada ao invés de uma fraude. Sem memória, experimentando aterrorizantes deja-vu e sofrendo com estranhos efeitos colaterais, os membros da equipe terão de buscar pistas e refazer seu caminho para entender o que de fato aconteceu durante sua visita à Casa Cooper.

Forget Me Not (Não me esqueça) remete àqueles filmes de horror em que os protagonistas mergulham cada vez mais fundo nos acontecimentos e todos sabem desde o início que a coisa não vai terminar bem. E mesmo assim, não encontram outra maneira de lidar com a situação. É como afundar na areia movediça, quanto mais se mexe tentando escapar, mais rápido você afunda.

Mas é melhor não falar demais para não revelar detalhes, quanto menos os jogadores souberem melhor. Para quem estiver curioso, é possível assistir a sessão de jogo que narrei pelo Roll 20, nesse link: Parte 1 e Parte 2

O que me agrada tanto nessa aventura é a forma como ela é trabalhada e a maneira como os jogadores são envolvidos e acabam andando na direção de sua própria desgraça sem desconfiar do que vai acontecer. E quando eles finalmente percebem, é tarde demais...

Um verdadeiro clássico instantâneo que mostra que não faltam ideias inovadoras para sessões de jogo.

Primeiro Lugar:
THE HAUNTING 
(Chamado de Cthulhu Quick Start)


Na história de Chamado de Cthulhu, "The Haunting" (A Assombração) ocupa um lugar de destaque que lhe valeu o primeiro lugar nessa lista. 

Praticamente todos os jogadores e mestres do sistema conhecem, narraram ou jogaram esse cenário que é considerado por muitos a melhor introdução para a ambientação. Os conceitos da aventura são muito bem apresentados, as cenas bem construídas e a conclusão nunca deixa a desejar. É impressionante como muitos jogadores veteranos citam essa aventura como uma de suas melhores experiências narrando Chamado. É realmente difícil encontrar alguém que fale mal desse cenário ou que não fale dele com uma ponta de nostalgia. Não por acaso "The Haunting" está presente desde a primeira edição.

A história envolve um lugar assombrado, a Casa Corbitt que é a fonte de estranhos fenômenos sobrenaturais que os investigadores são chamados à investigar. É claro, nem tudo é o que parece, e logo os jogadores começam a descobrir a origem conturbada da casa e quem (ou o que) causou os distúrbios. Como não poderia deixar de ser, o clímax envolve uma exploração do lugar, aposento por aposento, sala por sala, ocasião em que os investigadores são confrontados com cenas bizarras e perigos para sua vida e sanidade.   

The Haunting não tem uma história intrincada e cheia de reviravoltas como os demais cenários que compõem essa lista, de fato, a história comparativamente é bem simples. Por outro lado, reside nessa simplicidade seu maior mérito: ser uma perfeita porta de entrada para o mundo de Chamado de Cthulhu.

A Assombração da Casa Corbitt parece que sempre estará lá, esperando para assustar e cativar novos jogadores.

*          *          *

Bem é isso, nossa lista das melhores aventuras de Casas Assombradas.

Sentiu falta de algum cenário? Não concordou com nossa lista? Achou algum absurdo? Conte para nós nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário