segunda-feira, 12 de abril de 2021

A Mulher Indestrutível - A história real da "mulher mais estranha do mundo"


Através da história sempre existiram pessoas que parecem ter poderes e habilidades além de nossa compreensão. Esses indivíduos guardam dentro de si misteriosas forças ou características que os colocam acima dos meros seres humanos. Tais casos inspiram admiração e choque, pois não há uma explicação simples para as façanhas que eles são capazes de realizar. 

Um dos casos que se encaixa nesse exemplo é o de uma mulher que aparentemente era imune a dor física, a venenos, doenças e que possuía uma espécie de cura acelerada que lhe permitia se recuperar rapidamente de qualquer ferimento sofrido. Uma mulher que ganhou seu lugar entre indivíduos que nasceram com algo similar a um superpoder.

A mulher originalmente conhecida como Eva Kennedy nasceu em 1871 na Ilha de Trinidad nas Índias Ocidentais, tendo passado sua infância em Cuba. Em seus primeiros anos de vida, ela era completamente normal, fazendo o que crianças normalmente fazem, sem se importar com nada além de brincar e se divertir. Quando ela tinha apenas quatro anos seus talentos foram descobertos. Foi nessa idade que ela foi mordida por uma serpente extremamente venenosa conhecida como fer-de-lance, tratada como uma das cobras mais perigosas do mundo. Na época, ser mordido por uma dessas cobras era praticamente uma sentença de morte. No mínimo, esperava-se que a vítima perdesse um membro. Mas a pequena Eva, para surpresa de todos, se recuperou rapidamente e não sofreu qualquer efeito danoso. Embora a menina contasse que a serpente havia enterrado os dentes em sua pele, ela não experimentou qualquer sequela, nem mesmo um sinal permanente. Na época, aquilo foi considerado uma espécie de milagre e os pais agradeceram pela dádiva que a criança havia recebido. 

A medida que foi crescendo, Eva percebeu que sua realidade física era muito diferente das demais pessoas. Ela percebeu que os outros ao seu redor se queixavam de machucados e ferimentos, mas que o simples conceito de tal coisa era totalmente desconhecido para ela. Eva não se recordava de alguma vez ter sentido dor. Desde criança ela tinha consciência de tal coisa e testava seus limites. Ela brincava de apanhar carvão em brasa na lareira com a mão nua, sabendo que o calor não iria causar qualquer queimadura. Eva costumava enfiar agulhas através da pele, cortava a palma da mão com uma lâmina de barbear e até apanhava serpentes e aranhas venenosas sabendo que a picada destes animais peçonhentos não lhe causaria qualquer dano. Nada daquilo causava dor ou sintomas indesejados e ela dizia:


"Algumas pessoas pensam que eu tenho azar e que sou diferente. Mas eu acho que, na verdade, fui abençoada. Eu nunca tive um único dia de doença em minha vida. Eu nunca senti qualquer dor em minha vida. Eu não sei dizer exatamente o que é um ferimento ou que sensação ele causa. Eu sempre estou feliz, nunca triste. Eu acredito que tenho uma vida absolutamente normal, embora não saiba explicar o motivo para ser como sou".

Ela também comentava que seu senso de tato era quase inexistente, mas que em compensação tinha uma visão e audição incrivelmente apuradas. A família de Eva eventualmente se mudou para os Estados Unidos e suas estranhas capacidades começaram a chamar a atenção das pessoas de tal maneira que quando atingiu a maioridade, ela foi convidada a apresentar suas incríveis capacidades. Ela assumiu o nome artístico de Evatima Tardo, e começou sua carreira de incríveis façanhas.

Seu primeiro espetáculo envolvia apanhar serpentes e aranhas venenosas em uma cesta e manipular os animais, deixando-os irritados a ponto de atacarem. Ela apanhava qualquer criatura venenosa conhecida pelo homem: serpentes, centopeias, lagartos de gila e cascavéis, recebendo mordidas que poderiam matar vários homens. Eva, no entanto, apenas sorria ao ser picada e não demonstrava qualquer efeito adverso. As pessoas ficavam chocadas ao ver a moça segurando uma cascavel furiosa e deixando que o réptil a picasse na face.   

Esses espetáculos em casas de teatro vaudeville no fim do século XIX a fizeram muito conhecida, mas Eva decidiu que precisava fazer algo ainda mais chocante se quisesse colocar seu nome nos letreiros do showbusiness.

.

Eva aumentou a intensidade de sua apresentação, mantendo a presença de criaturas venenosas mas expandindo seu repertório para salientar a sua aparente imunidade a dor. Ela atravessava agulhas através da pele sem qualquer sinal de incômodo, permitia ser queimada com ferros em brasa que não deixavam marcas e certa vez, deixou até que uma pessoa disparasse uma pistola 22 na palma de sua mão. O sangramento era mínimo e todos os ferimentos saravam rapidamente sem que ninguém pudesse explicar. Ela estava nas manchetes de jornais, com as pessoas a apelidando como "Mulher Indestrutível" e "A mulher mais estranha do mundo", sua fama crescia a cada dia.

Além de se apresentar em espetáculos para plateias, Eva fazia demonstrações para médicos e cientistas que se surpreendiam com suas capacidades únicas. Isso chamou a atenção do renomado mágico Harry Houdini em pessoa, que era conhecido por apontar farsantes que enganavam as pessoas com truques. Em 1897, Houdini compareceu a performances de Eva e ficou estarrecido e convencido da veracidade do ato. Ele disse:

"A Srta. Kennedy permitiu que eu assistisse sua performance do palco, a pouco mais de 2 metros dela. Eu estava próximo e vi todo seu ato sem tirar os olhos dela. Pude também examinar os objetos de cena pessoalmente. Declaro que tudo que ela fez é absolutamente real, sem sinal de farsa. Sua performance por mais fantástica que seja, é autêntica, ainda que eu não tenha uma explicação para como é possível." 

Um dos mais impressionantes feitos de Eva, foi deixar-se ser crucificada. Assistentes de palco realmente a pregaram numa enorme cruz, enquanto ela mantinha um sorriso constante no rosto. Ela permitiu que pessoas na plateia subissem ao palco para tocar os pregos e ver de perto que não se tratava de uma ilusão.   

Médicos que a examinaram tentaram formular alguma explicação sobre o caso. Uma delas é que o sistema nervoso de Eva trabalhava de forma diferente do normal. Seus nervos de alguma forma haviam cortado os receptores que enviavam para ela as mensagens que o cérebro interpreta como dor. Outra explicação poderia ser uma mutação genética, que estava além do conhecimento médico na época. Isso, no entanto, não explica a resistência dela a veneno e doenças, além da incrível capacidade de curar os ferimentos tão rápido, ou o fato dela sangrar tão pouco. Eva supostamente também se deixou contaminar por doenças contagiosas, sem jamais manifestar sintomas. Um jornal cogitou que a incrível resistência de Eva a dor, doença e ferimento poderia fazer dela virtualmente imortal. 

Os cartazes de seus shows mostravam exatamente do que ela era capaz:

"Aquela que gargalha para a morte"

"Sensação de seu tempo - A Mulher que Ri da morte"

A imunidade dela a doenças era um dos aspectos mais curiosos e que recebeu maior atenção por parte de pesquisadores. Em uma época em que os estudos eram realizados por tentativa e erro, ela aceitou se sujeitar a receber sangue com culturas que seriam mortais para qualquer pessoa. Germes de Cólera, Difteria, Febre Tifóide e mais uma enorme lista foram injetados nela, sem qualquer resultado. A Srta. Tardo não apenas era imune à dor física, mas tinha perfeito controle sobre o sistema circulatório. Um ferimento feito na sua barriga parou de sangrar em menos de 6 segundos cronometrados. Eva demonstrava uma capacidade incrível, a de parar e retornar o fluxo sanguíneo por vontade própria. Os médicos estavam embasbacados. Os ferimentos em sua pele não deixavam sequer cicatriz e eles concluíram que não havia explicação científica capaz de explicar aquele caso único.

Haviam, é claro, os céticos que vieram de longe para provar que havia uma fraude sendo perpetrada. Alguns supunham que ela poderia estar utilizando um poderoso analgésico, possivelmente extrato de cocaína, ou uma combinação de técnica de hipnose. Mas isso não explicava como s venenos e doenças simplesmente não produziam efeito.

Entretanto, apesar de todas as suas maravilhosas capacidades, Eva Kennedy conheceria a morte de maneira extremamente trágica. 

Em maio de 1905, ela estava bebendo em um saloon perto de onde vivia, na companhia de um homem chamado Hal Williamson, sem saber que era observada por seu assassino. O sujeito chamado Thomas McCall era um agente da companhia ferroviária e antigo amante de Eva. Ele ficou furioso quando a viu conversando animadamente com Williamson e numa fúria cega, potencializada pela bebida, avançou contra os dois com um revólver em riste. Ele desferiu um tiro mortal que matou o homem e mais cinco direcionados na cabeça de Eva. Em seguida, recarregou e deu um tiro na própria boca.

Foi uma tragédia noticiada de costa a costa, um acontecimento absurdo que chocou os Estados Unidos.

Médicos atestaram que a morte dela realmente aconteceu, embora muitas pessoas tenham se mostrado céticas de que os tiros poderiam matar a "mulher indestrutível". No funeral, tomou-se a precação de colocar uma sineta no caixão, para que, se ela ainda estivesse viva, pudesse chamar por ajuda e ser removida da sepultura. Um guarda ficou de prontidão esperando por qualquer som ao longo de uma semana. Mas frustrando a expectativa de muitos, Eva jamais chamou por ajuda. Ela estava morta! 

E assim a mulher mais estranha do mundo levou para a eternidade o segredo de sua incrível resistência. Em muitos anos se apresentando em palcos, ela jamais foi exposta como uma farsa ou truque, o que lhe garantiu o status de ser humano único. 

A ciência médica jamais foi capaz de explicar o enigma da sensacional Evatima Tardo e este jamais se repetiu. 

7 comentários:

  1. Muito interessante. Curioso como nesse período do século XIX temos diversos relatos de coisas estranhas, misteriosas, cientificamente não explicadas, sendo apresentadas em shows de horror e afins.

    parabéns por mais esse relato.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela pesquisa e pelo texto bem feito! muito interessante

    ResponderExcluir
  3. muito interessante. gostaria de saber qual era o truque(se tivesse algum truque). que pena que terminou em tragédia.

    ResponderExcluir
  4. Muito provavelmente, ela recebeu a missão de demonstrar a ação dos desencarnados sobre a matéria, em um tempo em que ainda era comum os espíritos chamarem a atenção através de efeitos físicos. Depois dessa fase, o Espiritismo já estava estabelecido e se dedicando a obras sérias. Ela não cumpriu a missão, se deixando levar pela vida de exibição nos palcos. Terminado seu tempo, e para que não ficasse dúvida sobre a origem extracorpórea dos efeitos, desencarnou por consequência de danos físicos, cuja ação ela não poderia controlar.

    ResponderExcluir
  5. Estou impressionada com sua história😱😱😱

    ResponderExcluir