sábado, 10 de abril de 2021

Biblioteca Lovecraftiana - Primeira Semana


E essa foi a primeira semana de nossa Biblioteca Tentacular.

Diariamente no grupo Mundo Tentacular do Facebook colocamos algum livro que tenha ligação com o Universo dos Mythos de Cthulhu com uma pequena descrição.

Com o objetivo de preservar esse material, semanalmente vamos transcrever os textos para cá. espero que gostem.

ABSINTHE IN CARCOSA
Pelgrane Press


Trata-se de um livro de ambientação centralizado numa estranha realidade similar à Paris do fim do século XIX, mas com uma importante diferença, esse é um mundo tocado pelo Rei Amarelo. Como tal, sua influência transborda para essa realidade moldando um mundo surreal, fantasmagórico e assustador. Fortes pinceladas de horror gótico, matizadas por um horror cósmico claustrofóbico fazem desse livro uma grata surpresa.

No formato de um livro de notas ou guia de viagem, o suplemento apresenta o lado mágico e fantástico de uma Paris vibrante, bem como o que existe de sinistro e macabro em seu submundo. Muitas ideias aqui, suficientes pra escrever uma campanha.

Riqueza de detalhes, pesquisa histórica e ilustrações belíssimas tornam esse livro uma excelente pedida. Tudo nele rescende ao espírito da Bella Époque e parece envolto numa aura de fascínio e decadência.

Para quem gostou da proposta do King um Yellow RPG esse compêndio é indispensável, útil também para quem deseja centrar uma campanha nesse período histórico extremamente rico. O livro não tem regras ou mecânicas, ele é inteiramente sobre a ambientação, mas faz um trabalho perfeito.

5/5 Tentáculos.

TAINT OF MADNESS
Chaosium


O compêndio definitivo a respeito de Sanidade, Loucura e Desvios Mentais para Chamado de Cthulhu. Publicado na sexta edição, é um dos Livros mais completos, possivelmente, o mais completo a respeito do tema.

O livro oferece um panorama compreensivo sobre insanidade e seus pormenores, desde a parte clínica à luz da psiquiatria, até detalhes a respeito da sociedade e como está encarava a loucura. Muito bem pesquisado, acompanha regras e recursos para serem empregados no jogo.
 
Realmente muito útil em sua proposta, ainda acompanha três cenários nas épocas clássicas (vitoriana, 1920 e contemporânea). Cada cenário se refere a incidentes em asilos e manicômios.
 
Uma pena que esse livro não tenha sido reeditado. Uma edição mais moderna: colorida, com ilustrações melhores e adaptada para a 7a seria uma boa pedida.

4/5 Tentáculos

CURSE OF CTHULHU
Chaosium


A primeira campanha de Chamado de Cthulhu que eu narrei, Curse of Cthulhu também é conhecida como Day of the Beast e Fungi from Yuggoth (título que tem pouco a ver com a trama).

Ela acompanha os esforços de um grupo de investigadores que precisam deter uma conspiração arquitetada pela Irmandande da Besta uma sociedade secreta que tenciona destruir a Terra. Para isso, eles planejam invocar uma entidade, a Besta em uma data propícia. Tudo tem ligação com um Feiticeiro nascido para esse fim, criado e preparado por terríveis Mestres ao longo de sua existência.

É daquelas campanhas épicas que levam o grupo em uma corrida ao redor do mundo para entender a conspiração, descobrir os inimigos e se tudo correr bem, derrotar a ameaça. Com cenários em Nova York, Arkham, Romênia, Egito, Peru, San Francisco e além das esferas a campanha é especialmente movimentada.

Embora eu tenha um carinho especial por ela, Day of the Beast tem seus problemas e precisa de muito trabalho por parte do Guardião, sobretudo para preencher lacunas e ligar pontas soltas. O elo entre os trechos fica frouxo e algumas vezes, e preciso fazer uma certa ginástica para encadear a história. Além do que, ela tem um problema grave no que diz respeito a megalomania: são livros, magias e inimigos demais. Parece que o autor tentou espremer tudo na trama e acabou perdendo a mão. A premissa é boa, mas a execução deixa um pouco a desejar como acontecia com algumas das primeiras campanhas de CoC.

3/5 Tentáculos.

THE THING AT THE THRESHOLD
Cthulhu House


Uma mini-campanha lançada na década de 1990 pela Cthulhu House com a permissão da Chaosium, usando as regras da 6a edição.

The Thing at the Threshold, algo como A Coisa no Limiar, é uma campanha formada por três cenários com um mesmo vínculo. Um explorador e pesquisador dos Mythos desaparece após uma tragédia em sua casa em Arkham, sua família sofre uma grande perda e pessoas ao seu redor se perguntam se isso teria ligação com seus estranhos estudos e uma fatídica expedição.

Os investigadores terão de desvendar um mistério que se inicia em Arkham, seguem para Londres e terminam às margens do Mar Morto. Com um ritmo acelerado, a campanha tem um espírito PULP com direito a explorações em ruínas, armadilhas mortais e criaturas bizarras. Ela é especialmente letal e particularmente difícil.

Embora eu não tenha narrado essa aventura, estudei a possibilidade de adaptar ela para o PULP Cthulhu que ao meu ver seria a melhor plataforma. Os NPCs e a seleção de monstros é bem diferente , com as cenas de luta, correria e tiroteios tornando essa campanha uma ótima opção para Guardiões que gostam de cenários cheios de ação. O único senão é que a história é um tanto complicada e leva um tempo para fazer sentido. Algumas alterações são essenciais ao meu ver, bem como um updates dos Handouts. Ainda assim, é um livro acima da média.

3,5/5 Tentáculos.

SECRETS OF MOROCCO
Chaosium


A série "SECRETS OF..." marcou as publicações de Call of Cthulhu oferecendo diferentes localidades do mundo para serem exploradas por Guardiões e Investigadores. A ideia é simples: cansado de Arkham, Nova York ou Londres? Que tal conhecer um lugar exótico, misterioso e repleto de possibilidades?
 
Secrets of Morocco, ou Segredos do Marrocos, foi lançado no apagar das luzes da sexta edição e como muitos livros desse período é uma mistura de boas ideias e péssimas execuções. Se por um lado a ambientação é muito atraente, com desertos, ruínas e fartura de segredos, por outro, a maneira como o livro é apresentado deixa um pouco a desejar.
 
Embora claramente tenha sido resultado de pesquisa, parece faltar alguma coisa e essa sensação se mantém até a última página. Um livro sobre o Marrocos deveria transbordar com lendas e crenças locais, com intriga e mistérios, mas tudo é bem sucinto e pouco aprofundado. Mesmo a parte dos Mythos doa apressada. Não chega a ser um livro ruim, mas fica aquém do que poderia. As duas aventuras que o acompanham também não ajudam muito, são bem protocolares e pouco inspiradas. 

Bons mapas, fotos e ilustrações salvam um pouco as aparências mas não o suficiente.

2,5/5 Tentáculos

UM SUSSURRO NAS TREVAS - Coleção Mestres do Horror e da Fantasia
Francisco Alves/ 1985


Esse volume da Editora Francisco Alves deve ter sido a porta de entrada de muita gente ao Universo do Horror Cósmico. Eu sei que foi a minha...

Conhecido como o Livro Amarelo, o Sussurro foi uma das primeiras antologias com contos de Lovecraft traduzidos em português, tendo sua primeira edição lançada na metade dos anos 1980. Para quem não conhece, essa coleção da Francisco Alves marcou época, trazendo a um público até então carente de boa literatura fantástica, o que havia de melhor no gênero.

A tradução primorosa apresenta uma coleção de histórias clássicas e bastante acessíveis que incluem A Cor que Caiu do Espaço, O Chamado de Cthulhu, Sombras fora do Tempo, A Estampa na Casa Maldita, Um Frágil Ancião, Vento Frio e é claro Um Sussurro nas Trevas que cede o título à antologia.

Essa é uma das melhores seleções para "fisgar" novos leitores e apresentar o mundo dos Mythos. Esse livro já foi mais comum e fácil de encontrar, infelizmente agora está mais difícil de achar, ainda que ele apareça nos sebos, seja nos físicos ou nos virtuais. Se você não tiver esse clássico, não deixe escapar a chance de colocá-lo em sua prateleira.
 
5/5 Tentáculos.

NO MAN'S LAND
Chaosium


O que pode ser pior do que enfrentar os Mythos de Cthulhu? Enfrentar os Mythos em meio a um verdadeiro inferno. No Man's Land (Terra de Ninguém) é um suplemento que leva o horror cósmico até as trincheiras da Grande Guerra.

"A Guerra que deveria terminar com todas as guerras", começou em 1914 e se arrastou até 1918, um confronto marcado pela devastação, loucura, morte e sofrimento. Nunca a humanidade vou algo semelhante, a guerra em escala industrial.

Em No Man's, os investigadores são soldados de uma Companhia americana na Floresta de Ardenas nos dias finais do conflito. Após receber uma missão em território inimigo, o grupo se perde e precisa sobreviver a ameaça das patrulhas alemãs e algo apavorante, mais antigo que o homem, que foi despertado pela carnificina.

No Mans Land é um cenário diferente. Os personagens tem acesso a armas, treinamento e são capazes de lutar, mas logo fica claro que a qualquer momento eles podem morrer. Há espaço para investigação, mas o jogo assume um tom de luta desesperada pela sobrevivência. Não por acaso, um clássico!
Eu narrei essa aventura pelo menos quatro vezes e ela sempre é diferente com cada grupo. Letal, cruel e cheia de reviravoltas, mas sempre uma grande experiência.

4,5/5 Tentáculos

*     *     *

Essa foi a primeira semana, fiquem conosco para as próximas. 

Tem muita coisa esperando na fila.

5 comentários:

  1. Também conheci Lovecraft por essa edição amarela com caranguejos da Francisco Alves. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Queria ter uma estátua do Lovecraft na minha biblioteca só para ele me receber todos os dias com seu adorável olhar de desprezo, rsrsrsr!

    ResponderExcluir
  3. Ótima iniciativa pois o conteúdo no Facebook acaba se perdendo no limbo social.

    Minha introdução à Lovecraft também foi no livro amarelo. Será que a Editora Francisco Alves ainda existe?

    ResponderExcluir
  4. A saudosa Francisco Alves... Acho que não existe mais. Só vejo livros dela em sebos. Uma pena. Ela costumava fazer capas muito legais. Tenho ainda os 2 volumes de "A Coisa" publicados pela Francisco Alves (com uma aranha na capa)
    https://bardodanevoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Meu fascínio pelo Lovecraft começou com o livro Um Sussurro nas Trevas, eu li ainda na minha adolescência e fiquei louco pra conhecer mais sobre o autor, como aqui na minha cidade era muito difícil conseguir este tipo de literatura, eu cheguei a surrupiar este livro na biblioteca publica rsrs

    ResponderExcluir