quinta-feira, 1 de abril de 2021

Laços de Família - O Bisneto de Lovecraft


Sempre houve muitos questionamentos a respeito da vida particular de H.P. Lovecraft, célebre autor de histórias de horror dos anos 1920-30. O escritor norte-americano se notabilizou pela criação dos Mythos de Cthulhu, que foram redescobertos por uma nova geração de leitores. Contudo a vida pessoal de Lovecraft continua enevoada. Mesmo biógrafos conceituados, como S.T. Joshi, que escreveu uma biografia completa sobre o escritor, sabe relativamente pouco sobre o homem, em parte porque Lovecraft sempre foi muito reservado e por não ter deixado muitos amigos e parentes.

São fatos inquestionáveis que Lovecraft nasceu em 1890, em Providence, Rhode Island, vindo a falecer na mesma cidade no ano de 1937 em decorrência de um câncer no estômago. Em vida, ele jamais foi famoso, tendo publicado suas histórias em revistas especializadas. Ele viveu a maior parte de sua vida na Nova Inglaterra e por um curto período de tempo em Nova York onde detestava tudo a respeito da metrópole. Sabemos ainda que ele casou com Sonia Greene, mas que o casamento durou apenas dois anos, terminando em um divórcio amigável.
 
No início dessa semana, contudo, foi confirmado oficialmente um novo dado surpreendente a respeito de Lovecraft. Segundo o Canal de Notícias ABC World News, vieram à tona cartas e documentos comprovando que o autor teve um filho fora do casamento no ano de 1927 e que um de seus descendentes está pleiteando direitos sobre a obra e o legado do autor.

Segundo as informações, Louis Friend Munroe, 34 anos, nascido em Boston, Massachusetts é bisneto de H.P. Lovecraft.

"Estou muito satisfeito que finalmente tenhamos chegado a uma conclusão quanto a essa situação. Meu pai, tentou por anos buscar o reconhecimento quanto a nossa descendência. Hoje é um dia muito feliz para nossa família", disse Munroe em entrevista.

Se os exames de DNA não tivessem confirmado sem sombra de dúvidas o parentesco, bastaria comparar uma foto de Louis com a de seu famoso bisavô. Os dois guardam uma semelhança nada menos que impressionante. Os olhos, a expressão e principalmente o queixo protuberante deixam pouca dúvida. Assim como na ficção de Lovecraft, onde descendentes guardavam enorme semelhança com seus antepassados, na vida real ele possui um sósia quase idêntico.

Nadia Helena Nyovich

Cartas em poder da família Munroe há quase 100 anos atestam que Henry Price Munroe (também um H.P), nascido em 12 de julho de 1927, era filho de H.P. Lovecraft. Sua mãe Nadia Helena Nyovich era uma imigrante russa, nascida em Minsk que imigrou para a América em 1917. Ela possivelmente era prima em segundo grau de Sonia Greene, esposa de Lovecraft. Conforme as cartas, Nadia conheceu Lovecraft em agosto de 1926, quando ele já estava afastado de sua esposa e esta havia se mudado para Cleveland deixando Lovecraft sozinho no apartamento de Nova York.

A jovem tinha 19 anos, Lovecraft 36, mas a diferença de idade nada significou e os dois se sentiram imediatamente atraídos um pelo outro. Segundo uma carta, escrita de próprio punho, Lovecraft se dizia "encantado pela sua nova musa". Em outras escrevia poesias e fazia a ela elogios. Ele relatou a um único amigo o ocorrido, Chester P. Munroe, colega de longa data e seu vizinho em Nova York. Munroe se tornou uma espécie de confidente. O romance, no entanto, durou pouco tempo, apenas entre agosto e novembro de 1926, quando Nadia decidiu se mudar para Chicago, onde tinha parentes já instalados. Ela jamais veria Lovecraft novamente. 

Por sua vez, Lovecraft ficou desapontado com o rompimento, mas de certa forma aliviado por um escândalo ter sido evitado, afinal, ele estava envolvido com a prima de sua ex-esposa. Posteriormente é que ele ficou sabendo que de seu romance fortuito, resultou uma criança batizada como Henry.

Quando Nadia retornou a Nova York para comunicar a Lovecraft o ocorrido, o autor já estava instalado com suas tias em Providence. Nadia procurou então Chester Munroe, que por sua vez contatou o amigo para explicar a situação. Nadia pretendia registrar o nome do pai na certidão de nascimento e deixar o pequeno Henry com Lovecraft. Ocorre que na época, o escritor, já com sérias dificuldades financeiras não teria como assumir a criança, sem falar no escândalo de ter um filho fora do casamento na época um grande tabu social.

Chester Munroe e Lovecraft em 1921

A solução veio através do próprio Chester Munroe, que decidiu adotar o jovem Henry de menos de um ano como seu filho, com o consentimento de Nadia. Os documentos foram validados em janeiro de 1929 e Henry recebeu o sobrenome de sua nova família. Ele foi criado como filho de Chester e Vera Price Munroe.

Cartas comprovam que Lovecraft não apenas sabia da existência de seu filho, mas que visitou Chester Munroe e sua família em pelo menos duas ocasiões. Em uma carta, com a caligrafia de Lovecraft e datada de 1932, o autor comenta que gostaria de ter mais contato com o menino. "Adoraria levá-lo para acampar e ler algumas de minha histórias para ele". Contudo, a mãe adotiva do menino, Vera, reprovava a ideia, em parte porque a criança guardava uma desconcertante semelhança física com Lovecraft.

Em face das dificuldades financeiras, do trabalho que consumia todo seu tempo e da saúde debilitada, Lovecraft visitaria os Munroe pela última vez em 1935. Quando Lovecraft faleceu dois anos mais tarde, muitas de suas cartas foram destruídas pelo seu executor e amigos próximos. Poucos ficaram sabendo do ocorrido e estes foram muito discretos economizando nos detalhes sobre o caso.

Henry Price Munroe, foi criado em Nova York, tornou-se engenheiro e trabalhou em grandes obras no pós-guerra. Ele faleceu em 1978, mas constituiu família, da qual, um dos herdeiros diretos é Louis Friend Munroe. O pai de Louis, Phillip, soube quem era seu avô em 1990, quando obteve a correspondência trocada entre Chester e Lovecraft, que esteve guardada com Vera todo esse tempo. Apenas ano passado, Louis deu início ao processo para ser reconhecido oficialmente como bisneto de H.P. Lovecraft.

Chester Munroe com o jovem Henry nos braços

Com a filha e o pequeno Henry, a sombra na foto possivelmente é de Lovecraft

O surgimento de um descendente direto de H.P. Lovecraft se torna uma questão pertinente hoje em dia, uma vez que Lovecraft se tornou um autor cult cuja obra atrai cada vez mais entusiastas. Há filmes, séries, quadrinhos, jogos, videogames e é claro, muita literatura inspirada em suas criações. Grande parte de sua obra pode ser usada livremente, mas um herdeiro pode levantar questionamentos legais quanto ao uso de alguns elementos específicos.

Louis que pretende usar o nome "Lovecraft", ironicamente é também um escritor que publicou livros um tanto obscuros de fantasia juvenil sobre vampiros adolescentes na década de 2000. Perguntado se pretende enveredar no campo que deu fama póstuma ao seu bisavô, o Horror, ele disse que não descarta essa possibilidade: "O universo criado pelo meu bisavô é bastante vasto! Creio que possa incluir conceitos dele em qualquer história. Penso em fazer uso dele para uma trilogia, que incluiria vampiros, extraterrestres e criaturas mágicas".

A respeito do avô ele disse:

"Perdi a conta de quantas vezes li suas histórias. Quando adolescente joguei o RPG e jogos inspirados por ele. Lovecraft foi um grande nome da literatura, fico feliz de haver essa ligação.

Por coincidência, Louis Friend é um parente distante de ao menos dois famosos. Ele tem como primo distante o Medalhista Olímpico de natação Michael Phelps e é sobrinho do ator Rob Brydon, ambos fisicamente bastante parecidos com H.P. Lovecraft.

Aguardamos agora para saber como essa notícia irá refletir na obra de um dos maiores expoentes do gênero.


7 comentários:

  1. Eis algo que eu não esperava. 1/4 aqui hahaaha

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil também tem um descendente dele. Procure no google: Lovecraft baiano, e surpreenda-se com a semelhança.

    ResponderExcluir
  3. "pleiteando direitos sobre a obra" Lá vai o cara destruir meus contos com os Outer Gods....

    ResponderExcluir
  4. mano, poderia mostrar as fontes originais da noticia por favor?

    ResponderExcluir