quinta-feira, 29 de abril de 2021

BIBLIOTECA LOVECRAFTIANA - Terceira Semana


E essa é a TERCEIRA semana de nossa Biblioteca Lovecraftiana.

Diariamente (ou quase) no grupo Mundo Tentacular do Facebook colocamos algum livro que tenha ligação com o Universo dos Mythos de Cthulhu com uma pequena descrição.

Com o objetivo de preservar esse material, semanalmente vamos transcrever os textos para cá. espero que gostem.

SPAWN OF AZATHOTH
Chaosium


Teria tudo para dar certo, afinal se trata de uma das mais antigas campanhas de Chamado de Cthulhu - lançada no distante ano de 1986. Ela segue a premissa das demais, com uma clássica investigação ao redor do mundo na qual os investigadores tem um prazo para conter uma catástrofe global. Também não faltam perigos, horrores e situações bizarras.
 
O problema é que o roteiro da Campanha SPAWN OF AZATHOTH (Cria de Azathoth) não empolga e acaba sendo confuso, pouco interessante e um tanto arrastado. Não por acaso, foi uma das campanhas que eu nunca tentei rodar, por achar que simplesmente o esforço de fazer as mudanças necessárias seria grande demais, e provavelmente, não valeria a pena.

A campanha segue uma série de acontecimentos após a morte de um mentor dos investigadores e de uma trilha de pistas deixadas por ele. O grupo descobre que uma espécie de guardião espiritual que protege o planeta contra "Sementes" do Deus Azathoth está sendo ameaçado por uma conspiração. Se ele for destruído, a humanidade estará perdida.
 
O problema não é o plot central, mas os cenários individuais que levam o grupo de Providence para Montana, Florida, as Ilhas Andaman na costa da Índia, dali para as Dreamlands e encerrando nas Montanhas do Tibet. Dos sete cenários, ao menos dois são totalmente descartáveis e acrescentam bem pouco à campanha.
 
Com uma execução fraca e pontas soltas, essa não é nem de longe a campanha que poderia ser. Nem mesmo a arte decente e os Handouts caprichados ajudam muito. Das campanhas de Chamado de Cthulhu, essa infelizmente e o ponto fora da curva.

1,5/5 Tentáculos

O HABITANTE DAS TREVAS
Editora Script


Um dos últimos contos escritos por Lovecraft, O HABITANTE DAS TREVAS (The Haunter in the Dark) é uma história injustiçada ao meu ver. Trata-se de um dos grandes contos do autor, com uma atmosfera incrível e claustrofóbica, mas que por alguma razão não tem o mesmo prestígio de outras histórias do mestre do Horror Cósmico.

O protagonista, um autor com uma enorme curiosidade pelo estranho e inexplicável, se torna obcecado por uma estranha igreja abandonada em Providence. Seu interesse pela história e pelo passado do lugar, evitado por todos, o leva a buscar informações e faz com que ele descubra a existência de algo aterrorizante habitando aquele antro maldito.

De muitas maneiras, essa história é o protótipo de uma aventura de terror investigativo no qual o protagonista se vê mergulhado num horror indescritível do qual não há escapatória.

Lançado pela Editora Script, essa edição caprichada tem muitos méritos. A tradução do texto original à cargo de Mariana Costa é certeira, possivelmente a melhor já feita para esse conto. O acabamento é incrível, com um formato em "widescreen" que fica acondicionado numa capa protetora. Mas a grande atração são as magnificas ilustrações do artista argentino Salvador Sanz que consegue captar de forma magistral cada nuance do roteiro e traduzir em imagens o assombro desse clássico irresistível.

4,5/5 Tentáculos

CTHULHU BRITANNICA
Cubicle 7


Não são loucas as editoras que pegaram carona no sistema clássico de Call of Cthulhu para lançar produtos do jogo em sua sexta edição. Cthulhu Britannica foi a aposta da Cubicle 7 para apresentar sua visão particular dos Mythos.

Esse seu primeiro livro, daquilo que se tornou uma série de curta duração, trazia histórias centradas nas Ilhas Britânicas em diferentes épocas. O modelo é bem interessante já que os cenários oferecem diferentes interpretações do Horror Lovecraftiano. Temos aventuras na complexa alta sociedade Victoriana, uma numa escavação nos anos 1930, uma curiosa história nos dias atuais, uma desesperadora num futuro próximo e a última num futuro distópico bem distante. Em comum o fato dos Mythos figurarem com preponderância.

Antologias de Cenário são um balaio de gatos, nunca se sabe o que esperar das histórias e aqui isso não e diferente. Temos histórias bem construídas e outras fracas, sendo que uma é muito boa e pelo menos uma me deixou sem palavras, simplesmente por ser estranha demais em sua proposta. Dos cinco cenários, eu lembro de ter narrado dois, e ter alterado alguma coisa. As histórias acompanham personagens prontos, uma boa arte e Handouts bem feitos.
 
Cthulhu Britannica é um suplemento razoável, ainda que não seja incrivelmente empolgante, cumpre seu papel de ser divertida e provocadora. Uma pena a série ter acabado, mas veremos as demais aqui na Biblioteca.

3/5 Tentáculos

SOLDIERS OF PEN AND INK
Pelgrane Press


Um dos aspectos mais atraentes das ambientações lovecraftianas é seu aspecto histórico. Embora os cenários versem sobre ficção de horror e forças aterrorizantes, o pano de fundo é sempre o mundo real. Isso permite aos jogadores interpretar pessoas que viveram em épocas e momentos chave da história.

Em Soldiers of Pen and Ink (Soldados de Caneta e Tinta, uma forma de se referir aos Correspondentes de Guerra) o momento histórico apreciado é a conturbada Guerra Civil Espanhola que dividiu o país e cobrou um pesado preço de sua população. Algo que reverbera até hoje na sociedade, passados quase 100 anos.

Idealizado para Rastro de Cthulhu, usando o sistema Gunshoe, o cenário é uma investigação se passando em meio ao conflito espanhol. Os investigadores assumem o papel de soldados que integram as forças legalistas, as brigadas internacionais. Em meio a barbárie eles começam a perceber algo ainda mais medonho acontecendo nos bastidores da guerra. De fato, é algo que parece usar a guerra em causa própria e que se não for contido ameaça se espalhar.

A ideia e a execução do cenário são muito boas, o único pecado é o visual. A escolha de arte, um tanto simplista, destoa onde algo mais realista seria bem vindo. A parte de cartografia e Handouts também deixa um pouco a desejar. A aventura é interessante, mas eu senti falta de um pouco mais de detalhes históricos da ambientação. Ainda assim, vale a pena pela proposta de vivenciar em sua mesa de jogo um período de Horror bem humano, temperado com horror cósmico.

3/5 Tentáculos

TALES OF THE CTHULHU MYTHOS
Del Rey


Uma das grandes sacadas dos primeiros autores a explorar os Mythos de Cthulhu foi abrir essa mitologia a todos que quisessem contribuir com as histórias. Foi assim que o Círculo Lovecraftiano se expandiu, com o acréscimo de inúmeros autores. 

E assim, ele continua crescendo...

Tales of the Cthulhu Mythos é uma antologia de contos escritos por autores - muitos deles em início de carreira, que se tornaram famosos explorando o tema. Medalhões como Clark Ashton Smith, Robert Bloch, Henry Kuttner, August Derleth, Colin Wilson, Robert E. Howard, Frank Belknapp Long entre outros, foram os primeiros a sondar todas possibilidades do Horror Cósmico.
 
As histórias reunidas nessa coleção estão entre as mais conhecidas. Elas definiram os parâmetros do gênero e são quase obrigatórias para os fãs. Pessoalmente eu considero essa uma das melhores antologias reunidas pela Del Rey, uma que realmente vale a pena conhecer.

O único problema pode ser o papel fino que tende a amarelar e manchar, mas esse é um pecado menor que não depõe contra o sensacional material aqui reunido. Para quem quer conhecer os Mythos à fundo, esse é o melhor caminho.

5/5 Tentáculos.

KINGSPORT - The City in the Mists
Chaosium


KINGSPORT é mais uma das cidades da Lovecraftian Country, um grupamento de pequenas e antigas cidades na Nova Inglaterra, cenário de vários contos escritos por H.P. Lovecraft.

O balneário de Kingsport é um lugar curioso em que o tecido que divide o Mundo Desperto da Terra dos Sonhos é mais tênue. Lá, os sonhadores encontram um terreno fértil para a exploração onírica. Não por acaso é uma cidade de artistas, poetas, pintores, boêmios e pensadores a adotaram como seu lar. Também e uma cidade curiosa, com muitos mistérios e habitantes peculiares.

Esse livro, oferece um panorama completo da cidade: seus residentes, seus segredos, lugares interessantes e possibilidades para investigações no Universo do Mythos. Arte, capa e diagramação de primeira, além de 4 cenários prontos que permitem explorar a cidade. Ah sim, com um belo mapa para completar!

Das cidades que integram a Lovecraft County, KINGSPORT talvez seja a menos conhecida, ainda assim, ela tem muitos atrativos como a Casa no Alto das Névoas e a mansão do Terrível Homem Velho. A opção de misturar sonhos e horror, tornam esse livro um trabalho acima da média.

3,5/5 Tentáculos

PROVIDENCE
Panini


Alan Moore é indiscutivelmente um dois maiores nomes dos quadrinhos, e quando alguém como ele se propõe a explorar o universo dos Mythos Lovecraftianos, é preciso parar e prestar atenção.

Redimindo a si mesmo do fraco Neonomicon, que é um ponto fora da curva em sua carreira, Moore volta com força total nessa série em 9 partes, encadernada em 3 volumes (lançada aqui pela Panini em formato capa dura e edição bastante caprichada).

Em Providence temos uma reimaginação dos Mythos: dos personagens e contos sob uma ótica diferente. A história segue os passos de Robert Black um jornalista em busca de uma história à respeito de folclore e crenças estranhas. A busca de Black pela verdade, que ele parece ser incapaz de enxergar pelo seu ceticismo (mesmo quando está bem diante de seus olhos), faz com que ele viaje pela Nova Inglaterra e entre em contato com horrores indescritíveis. Suas experiências arrepiantes mudarão sua vida para sempre e abrirão as portas de nosso mundo para algo Inominável.

Com roteiro e desenhos incríveis, Providence é repleto de referências e citações a serem descobertas a cada página. Excelente trabalho!

4,5/5 Tentáculos.

*      *      *

Essa foi a segunda semana, fiquem conosco para as próximas.

Tem muita coisa esperando na fila.

3 comentários:

  1. Sobre Providence, vale muito a pena ler os posts de Extras do Gibiscuits

    http://gibiscuits.blogspot.com/search/label/Providence

    Por exemplo:
    http://gibiscuits.blogspot.com/2015/09/providence-03-extras.html

    E a versão mais radical de uma versão anotada em:
    https://factsprovidence.wordpress.com/moore-lovecraft-comics-annotation-index/providence-4/

    ResponderExcluir
  2. Biblioteca é o post imperdível da semana!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a versão da Editora Script de O Habitante das Trevas e ela é realmente mt boa! Um dos melhores contos de Lovecraft, inclusive, é o favorito da minha mãe :)

    ResponderExcluir