terça-feira, 27 de abril de 2021

Filho de Gigantes - O Maior Homem de Todos os Tempos


Sempre existiram pessoas que por alguma razão conseguiam transcender o normal. Essas pessoas deixavam os ditos "normais" perplexos demonstrando os limites de nosso potencial, bem como os mistérios do corpo humano. Uma dessas pessoas viveu no século XIX e era considerado um verdadeiro gigante - para alguns, "o maior homem que já existiu".

Mills Darden nasceu em 1798 em Rich Square, North Carolina, nos Estados Unidos, e era um bebê perfeitamente normal. Não havia nada particularmente diferente até seus primeiros anos de infância, quando ele começou a crescer, crescer, crescer... 

Não demorou para ele ultrapassar seus irmãos, seus amigos e seus pais. Darden não crescia apenas em estatura, mas em diâmetro. Quando ele chegou à idade adulta, tornou-se ajudante em uma fazenda em Lexington, Tennessee, época em que já tinha 2,28 metros de altura e impressionantes 1,50 de cintura, pesando nada menos do que 390 quilos. Ele era tão imenso que as pessoas pareciam diminutas ao seu lado. Para se ter uma noção do que estamos falando, a estatura média para um homem adulto na época era estimada em 1,58, com apenas 30% da população americana acima disso. Para colocar esses números em perspectiva, ele era um gigante, que media quase 60 centímetros mais do que as pessoas ao seu redor e pesava cinco vezes mais. Isso o tornava não apenas um dos homens mais altos ou pesados da história, mas as duas coisas ao mesmo tempo.

Apenas o casaco de Darden havia sido confeccionado com 12 metros de pano e seus sapatos eram feitos sob medida pois tinham tamanho 68. Sua casa havia sido modelada para permitir um mínimo de conforto com portas extra largas, móveis de carvalho desenhados para suportar seu peso e uma cama que havia sido criada a partir de um bote à remos. O apetite de Darden era condizente com seu tamanho prodigioso, com um café da manhã que consistia diariamente de uma dúzia de ovos, dois litros de café, um galão de água e 30 biscoitos amanteigados. 

Ao lado do segundo homem mais alto de Lexington.

Ele era tão forte quanto sua estatura sugeria. De acordo com testemunhas, Darden era capaz de arremessar um fardo de 250 quilos de feno como se fosse um tijolo e erguer um saco de 500 quilos de ração acima da cabeça. Também diziam que ele havia conseguido retirar sozinho uma carroça que caiu num buraco, depois de uma dúzia de homens sequer conseguirem movê-la. Os patrões de Darden se orgulhavam de tê-lo, pois ele era um excelente recurso para o trabalho na fazenda. O homem, afinal era um verdadeiro trator.

Os rumores davam conta de que ele não era "exatamente humano". Alguns supunham que ele tivesse em seu sangue algo diferente, algo que o colocava no reino do sobrenatural. Muitos acreditavam que "o maior homem do mundo" era um descendente da mítica raça dos Gigantes. Um boato maldoso começou a circular, dando conta de que os pais de Darden haviam encontrado o bebê nas florestas virgens de seu estado natal. Eles o levaram para casa e criaram como se fosse seu filho, mas na verdade ele seria cria de uma raça de gigantes que são citados em lendas indígenas da região. 

Segundo essas histórias presentes no folclore cherokee, na aurora do mundo, uma raça de gigantes viveu nas florestas densas. Tinham uma estatura semelhante às majestosas árvores que cresciam em seus domínios, uma força arrebatadora e uma fome aterrorizante. Os gigantes vagavam apanhando qualquer coisa que caísse em suas garras, se alimentando de animais e pessoas igualmente. Ainda segundo o mito, esses gigantes foram conduzidos para o centro das Terra, quando bravos guerreiros os enganaram prometendo um banquete que seria servido no interior de uma caverna sagrada. Quando o último gigante se espremeu na gruta com dificuldade, os bravos rolaram uma pedra que lacrou sua entrada. Sem ter como retornar, eles passaram a viver nas profundezas em um reino só deles. Diz a lenda, ainda que de tempos em tempos, uma criança gigante de pequena estatura (mas para nossos padrões enorme) era passada através de uma fresta na caverna e assim ganhava sua liberdade. Para os povos indígenas, isso explicava a estatura de alguns homens, para seus padrões, filhos de gigantes.   

Darden se ressentia dessas histórias. Eventualmente, ele acabou se cansando da vida na fazenda e decidiu abrir uma taverna em Lexington, onde sua fama apenas aumentou. As pessoas vinham de longe para conhece-lo. Ele entretinha os visitantes dobrando barras de ferro, desentortando ferraduras e erguendo barris de cedro cheios de cerveja com uma única mão. Em certa ocasião, ele aceitou uma aposta de que seria capaz de derrubar um touro com um soco, façanha que cumpriu com relativa facilidade. Em outra ocasião ele foi contratado por um agente de luta para enfrentar um conhecido boxeador local. Na apresentação, o oponente desistiu da luta, ainda mais depois presenciar como um soco do gigante destruiu um saco de couro reforçado e cheio de areia.

Ainda que os negócios estivessem indo bem, Darden começou a se incomodar de ser visto como uma atração pelos frequentadores de seu estabelecimento. Ele passou a se negar a posar para retratos, ser medido ou pesado por estranhos que o viam como uma aberração ou encarnação de lendas locais. A essa altura da vida, com 40 anos, supõe-se que ele tivesse algo em torno de 2,33 de altura e possivelmente ultrapassasse os 500 quilos.


Darden chegou a constituir família e ter uma vida relativamente comum. Ele se casou duas vezes, sua segunda esposa era uma mulher chamada Mary e os dois eram uma visão bastante curiosa, uma vez que ela media pouco mais de 1,50 de altura e pesava apenas 50 quilos. Estima-se que ele tenha tido 7 filhos, todos de estatura normal, sendo que o mais alto não passava de 1,70. Darden se manteve bastante ativo por sua vida inteira apesar de suas dimensões até sua morte em 1857 com 56 anos de idade.

Os médicos não sabem ao certo a causa da morte, mas chegaram a peculiar conclusão de que ele teria morrido sufocado pela gordura em volta de seu pescoço que lhe impedia de respirar. Ele foi enterrado em Lexington, em um Cemitério que pertenceu a Família Darden. Uma das pessoas que esteve presente ao enterro descreveu o acontecimento da seguinte forma: 

"O Serviço Funeral do Sr. Mills Darden, que faleceu em sua residência no Condado de Henderson, foi realizado nesse domingo a 5 milhas a sudeste de Lexington, Tennenssee. A irmandade maçônica local esteve presente com trajes cerimoniais para a ocasião solene. O falecido era sem dúvida o maior homem do mundo. Sua cintura tinha mais de 1,80 de diâmetro. Seu peso estava pouco abaixo dos 500 quilos! Foram necessários quase 30 metros de tábuas de madeira para produzir seu caixão; ele media à época de sua morte notáveis 2,37. O caixão tinha aproximadamente 2,5 metros, com 90 centímetros de profundidade por 1,90 metro de largura. O Sr. W Brooks, que vendeu e produziu o material funerário afirmou que é de longe o maior caixão que se tem notícia".

Algumas pessoas contaram que foram necessários 17 homens para colocar Darden no caixão e que uma parede inteira de sua casa teve de ser colocada abaixo para que fosse feita sua remoção. 

Médicos hoje em dia concordam que o crescimento acelerado de Darden fosse devido a um problema em sua glândula pituitária, e que ele continuaria crescendo ao longo de sua vida inteira. De fato, ele próprio contava que a cada ano aumentava um pouco seu tamanho.

É lamentável que não existam maiores detalhes conhecidos a respeito dessa impressionante vida, ainda que Mills Darden tenha deixado sua marca na comunidade em que nasceu, viveu e morreu. Não como um gigante de lendas, mas como uma pessoa gentil e amada. Ele foi por si só, uma declaração a respeito do quão impressionante pode ser o corpo humano e que algumas lendas podem ter um fundo de verdade.

Um comentário:

  1. No início do século passado(XX), viveu outro norte-americano que atingiu, salvo engano meu, 2,75 metros de altura. Seu nome era Robert Wadlow
    (não me lembro do sobrenome) e viveu 22 anos.

    ResponderExcluir