sábado, 17 de abril de 2021

Biblioteca Lovecraftiana - Segunda Semana


Diariamente no grupo Mundo Tentacular do Facebook colocamos algum livro que tenha ligação com o Universo dos Mythos de Cthulhu com uma pequena descrição.

Com o objetivo de preservar esse material, semanalmente vamos transcrever os textos para cá. 

Espero que gostem.

MISKATONIC UNIVERSITY - Dire Secrets & Campus Life
Chaosium


Este suplemento cobre os pormenores da mais respeitável, estranha e sinistra instituição de ensino superior da Nova Inglaterra. A UNIVERSIDADE MISKATONIC (MU) localizada em Arkham tem uma longa e assustadora história desde os seus primórdios. Um repositório de conhecimento acadêmico e místico, contendo uma das maiores bibliotecas sobre o mundo oculto e os enigmáticos Mythos de Cthulhu em todo mundo.

Nesse livro de referências, o Guardião encontrará a história da MU, seus segredos, mistérios e detalhes sobre quem a controla, seus professores, alunos e coisas muito estranhas que acontecem nos seus bastidores. Além de detalhes sobre o que eles acharão na sua biblioteca e no Museu. É um bom complemento ao suplemento que se dedica à cidade de Arkham.

Ok, é legal! 

Mas admito que esse suplemento de Chamado de Cthulhu faz mais sentido para os que leram a obra de Lovecraft e vão entender várias referências soltas aqui e ali. Para quem não leu, boa parte dos detalhes vão se perder. Já no que diz respeito à utilidade pratica, bem... para quem quer usar a MU e Arkham em sua campanha encontrará coisas bacanas, mas nada essencial. Há excelentes ideias, mas o trabalho é mais correto do que empolgante.

A aventura que acompanha o livro, A Little Knowledge (Um Pequeno Conhecimento) já foi publicada antes na primeira edição do suplemento Arkham Unveilled. Ela é mediana, envolvendo um dos mais ilustres alunos do curso de Medicina, um que costumava concluir seus experimentos com ajuda de um revólver.
 
3/5 Tentáculos.

THE BOOK OF UNREMITTING HORROR
Pellgrane Press


Ok, esse livro não é Tentacular e menos ainda Lovecraftiano, mas o horror contido nessas páginas chama a atenção e por isso ele está em nossa lista. The Book of Unremitting Evil (O Livro do Mal Incessante) é um suplemento para ser usado em ambientações como Fear Itself e Exoterrorists, jogos de terror contemporâneos em que pessoas comuns e agentes treinados, enfrentam coisas medonhas e seres inomináveis. Eles usam o sistema Gunshoe, o mesmo de Rastro de Cthulhu.

Pessoal, esse livro é realmente perturbador. As ideias e os conceitos de alguns seres são algo que não se vê normalmente num livro de RPG. É violento, perverso e brutal ao ponto de deixar o leitor bem pouco à vontade.

As páginas em preto e branco com excelente arte oferecem uma série de criaturas e seres bizarros para serem usadas em cenários: a história, os hábitos, poderes e peculiaridades de cada um, além de ideias para construir cenários investigativos em torno deles. O conteúdo pode ser adaptado para outros sistemas com relativa facilidade e muitos dos monstros aqui valem à pena serem aproveitados.

Para quem está em busca de algo diferente dentro do gênero Horror e quer usar contra seus jogadores a coleção mais detestável e aterrorizante de monstruosidades jamais vista, esse livro é imperdível.

5/5 Tentáculos

MYTHOS EXPEDITIONS
Pellgrane Press


Expedições Arqueológicas e explorações em terras exóticas são um tema central para muitas aventuras lovecraftianas. Os anos 20 e 30, período em que se passam as histórias, foi marcado por descobertas e a conquista das últimas fronteiras geográficas do planeta.

É natural que esses lugares estejam presentes nas histórias de horror, servindo como pano de fundo das tramas. Elas invocam elementos clássicos como o medo diante do desconhecido, do impensável e o isolamento do ser humano.

Mythos Expeditions é um suplemento com cenários PULP para Rastro de Cthulhu que leva os investigadores a lugares diversos. Temos aventuras se passando nos desertos da Mongólia, recantos intocados da América do Sul, na misteriosa Nova Guiné, na Península de Yucatan, no coração da África, o Triângulo das Bermudas, Groenlândia, entre outros. São 10 cenários em que o desafio, além daqueles impostos pelos Mythos, envolve desbravar selvas, cruzar desertos, singrar mares e explorar territórios selvagens.
 
A qualidade das aventuras varia, algumas são boas, outras nem tanto. Uma ou duas são ótimas e imploram para serem jogadas. De um modo geral, algumas histórias poderiam ser mais detalhadas mas Mythos Expeditions continua sendo material sólido para esse estilo de cenário. Mapas muito bons, ilustrações decentes e uma boa variedade de ambientes tornam o livro um boa pedida para quem deseja Aventura e Ação em sua mesa de Cthulhu.

3,5/5 Tentáculos

THE ART OF H.P. LOVECRAFT CTHULHU MYTHOS
Fantasy Flight


Não é de hoje que artistas tentam traduzir em imagens as descrições medonhas das criaturas dos Mythos. Em geral, tende a ser uma tarefa inglória dar forma ao que esses autores chamavam de indescritíveis em suas histórias. Como criar algo além da imaginação humana? Como ilustrar o que não foi concebido para olhos humanos enxergar?

Em Art of H.P. Lovecraft Cthulhu Mythos (A Arte do Mythos de Cthulhu de H.P. Lovecraft) um grupo de talentosos artistas fazem o seu melhor para dar forma ao Horror Cósmico. E o resultado é nada menos do que incrível. Ao longo de vários capítulos, o livro faz uma apreciação das principais entidades, deuses, criaturas e lugares da mitologia cthulhiana.

Em uma belíssima edição com papel couchê e capa dura, o livro serve como um guia visual dos Mythos e faz uma celebração das criações de H.P. Lovecraft e seu círculo. Boa parte das ilustrações vieram dos produtos da Fantasy Flight Games, responsável por vários boardgames inspirados pelos Mythos - Arkham e Eldritch Horror, para citar os dois mais populares.
 
A arte é inspiradora, fonte inesgotável de ideias, referências visuais e pesadelos para abrilhantar sua mesa de RPG. Eles auxiliam os jogadores a compreender a extensão do que seus personagens estão encarando. Sem dúvida será um excelente acréscimo à sua prateleira e quem sabe até, mesa de centro.

5/5 tentáculos

ESCAPE FROM INNSMOUTH
Chaosium


Além da série "Secrets of..." (Segredos de) a Chaosium lançou uma coleção conhecida como Lovecraft Country (Terra de Lovecraft) em que oferecia uma visão in game das principais cidades lovecraftianas.
 
Cada uma delas é introduzida por um suplemento que apresentava a história, os detalhes, os habitantes e os segredos das principais cidades que servem de background para os contos mais populares de Lovecraft.

Nesse volume temos Innsmouth, uma decadente cidade portuária refém de antigos costumes e lar de sociedades secretas devotadas a terríveis entidades marinhas. O suplemento oferece um panorama geral de Innsmouth relacionando detalhes do conto "A Sombra sobre Innsmouth" com a mecânica de Chamado de Cthulhu.
 
O mais interessante, no entanto é que metade do livro se refere a uma mini campanha que permite aos jogadores participar diretamente dos eventos que antecederam a Queda de Innsmouth e o Ataque coordenado pelas forças armadas e que devastou a cidade. Dividido em várias seções, a campanha leva os jogadores, assumindo o controle de soldados, marinheiros e agentes federais, a tomar parte de cada Objetivo da Operação.
 
Bom material, boa sequência de cenários e excelentes ilustrações fazem deste um dos melhores livros de ambientação.

4/5 Tentáculos

DREAMS OF TERROR AND DEATH
Del Rey Publishing


Esse foi o segundo livro que li com contos originais escritos por H.P. Lovecraft. Hoje em dia, é fácil achar as obras traduzidas do autor, mas no começo dos anos 1990, não havia quase nada traduzido e era preciso recorrer a essas antologias estrangeiras, ao menos para encontrar os contos mais obscuros.

Esse exemplar da Editora Del Rey, Dreams of Terror and Death (Sonhos de Terror e Morte) foi meu primeiro contato com os contos em seu idioma original - o inglês. Lembro de ler as histórias com um dicionário do lado. Nele estão os principais contos envolvendo o chamado Ciclo dos Sonhos. São histórias com um toque surreal que invoca paisagens oníricas e cenários fantásticos. Terras exóticas e reinos que existem apenas além da imaginação.
 
Além disso, a seleção inclui os dois mais longos trabalhos de Lovecraft, "A Busca Onírica de Kadath" e a emblemática novela "O Caso de Charles Dexter Ward", dois de seus trabalhos mais conhecidos.

Com uma série de contos clássicos, essa antologia é uma ótima pedida para quem quer conhecer os textos originais numa edição mais econômica. Ele continua sendo editado lá fora há mais de 30 anos com essa mesma capa assombrosa. Ah sim, a introdução de Neil Gaiman é um detalhe interessante, sendo ele um "especialista no sonhar".
 
O único senão da edição é que as páginas são finas e acabam amarelando e manchando com o tempo. Mesmo assim, é uma ótima antologia que eu guardo com carinho.

4,5/5 Tentáculos

THE DREAMING STONE
Chaosium


As Dreamlands (Terras do Sonho) são uma parte importante da obra literária de H.P. Lovecraft. Através dessa realidade onírica, o autor construiu seu próprio universo fantástico, apresentando um lugar acessado apenas quando estamos dormindo. Nas Dreamlands há reinos, povos, deuses e maravilhas inimagináveis. Além é claro, perigos terror e aventura. Comparativamente, ela seria a tentativa de Lovecraft de criar seu próprio mundo de fantasia, como fizeram seus parceiros Robert E. Howard (do Mundo Hiboriano) e Clark Ashton Smith (com a Hiperbórea).

Cenários nas Dreamlands para Chamado de Cthulhu são um tanto raros, quanto mais campanhas como essa. The Dreaming Stone (algo como Pedra Sonhadora) pode ser considerada como uma mini campanha composta de cinco cenários interligados nos quais os investigadores, no caso sonhadores, mergulham na Terra dos Sonhos em busca de um rival que pode ter feito uma grande (e perigosa) descoberta.

O grupo terá de explorar lugares exóticos, enfrentará ameaças terríveis e irá viver uma grande aventura que inclui viajar em naus voadoras até a face oculta da Lua. Em sonhos, tudo é possível, afinal... Alguns trechos apostam pesado no surreal e soam quase delirantes, mas tudo bem dentro da proposta das Terras do Sonho.

Eu não cheguei a jogar ou narrar essa campanha, ela parece precisar de alguns bons ajustes antes de rodar numa mesa. É bom dizer que a noção das Dreamlands não é para todos os gostos, entretanto. Os jogadores precisam entender bem a proposta da ambientação, caso contrário ele não funciona. Para quem quer testar uma vertente diferente da mitologia lovecraftiana, esse livro pode ser uma boa pedida.
 
3/5 Tentáculos

*     *     *

Essa foi a segunda semana, fiquem conosco para as próximas. 

Tem muita coisa esperando na fila.

2 comentários:

  1. Vó tentar comprar todos kkk
    Comecei a escrever um livro de horror cósmico esses dias e preciso de muita inspiração kkk.

    ResponderExcluir