quarta-feira, 7 de abril de 2021

O Weird Western de Robert E. Howard em Financiamento Coletivo


Pode ser uma surpresa, mesmo para quem conhece a obra de Robert E. Howard, saber que ele escreveu muito mais do que suas famosas histórias à respeito de Conan, o Bárbaro. Embora ele seja muito lembrado e celebrado por estas, ele explorou à fundo, através de seus personagens, outros tantos gêneros.

Durante sua carreira, Howard enveredou por caminhos que incluíam aventuras de época, em alto mar, envolvendo pirataria, acompanhando exploradores em terras exóticas, contos de Horror Cósmico e, é claro, Western.

Nascido no Texas, ele estava ciente da história e acontecimentos de sua terra natal. Era natural que ele investigasse o passado recente de seu estado e contasse através de seu ponto de vista como se deu a lendária Conquista do Oeste. Como pistoleiros, cowboys, homens da lei, exploradores e aventureiros lutaram para domar aquele lugar inóspito, árido e perigoso.

Como não poderia deixar de ser, Howard não seguiria o caminho convencional, ele falaria de todas essas coisas, é bem verdade, mas acrescentaria à conquista uma pitada extra de violência, superstição e terror. Assim, através dessas histórias, ele inaugurou um novo subgênero, o Weird West (ou Oeste Estranho).

Em suas histórias a poeira do deserto se misturava a coisas impensáveis, mortos vivos galopavam as pradarias, o misticismo transbordava em maldições, assombrações estavam em todo canto, lançando um medo primitivo que tomava conta de tudo e todos. Apenas seus heróis, indivíduos duros e ferozes, conseguiam enfrentar essas provações e sobreviver à elas. Armados com coragem, determinação e um revólver de seis tiros, eles abriam caminho à bala.


O Oeste de Howard era um lugar realmente assustador e nessas histórias encontramos vários elementos que tornaram o autor sinônimo de excitação.      

Uma de suas características mais admiráveis era justamente traduzir na forma de texto suas aventuras e descrever cenas de ação de forma incrivelmente vibrante. Howard não parecia meramente escrever, ele parecia viver aquelas situações, como se estivesse rememorando acontecimentos reais dos quais tivesse tomado parte.

Por muito tempo, as fantásticas histórias de Weird West, escritas por Robert E. Howard, estiveram fora do alcance dos leitores brasileiros, mas agora, estes tem a oportunidade de desfrutar dessas narrativas.

A Editora Clock Tower, que nos últimos anos publicou farto material de Horror e Fantasia com alguns expoentes do gênero, está trazendo uma antologia dedicada exclusivamente ao Weird West escritas por Robert E. Howard.

A edição que se encontra em Financiamento Coletivo, trará uma série de histórias até então inéditas em português. Nelas o autor apresenta sua visão única de uma época e de um tempo.

O livro, que se propõe a ser o primeiro volume, inclui a seguinte lista de contos:

- O Horror da Colina (história pioneira no Weird Western)
- O Vale dos Perdidos
- O Coração do Velho Garfield
- O Homem no Chão
- Os Mortos Lembram
- Pelo Amor de Barbara Allen
- O Cavaleiro do Trovão

Além disso, traz ainda ensaios, biografia do autor e uma série de detalhes extras.

Mais detalhes a respeito podem ser encontrados na página do Catarse que está hospedando o Projeto. Há vários níveis de apoio, que dão direito a brindes bem interessantes e metas extras. 

Vale muito a pena dar uma olhada.

Ah sim, no primeiro dia, há alguns benefícios especiais e preços mais acessíveis, então, não deixem passar a chance de ter em suas mãos o melhor do Oeste Macabro, cortesia do Sr. Howard. 

O link para o Financiamento Coletivo está abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário