quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Os 10 RPGs mais esperados de 2022 - O que vem por aí!


Traduzido da página da ENworld

Depois de milhares de votos contabilizados, agora temos nossa lista anual dos RPGs de mesa mais esperados para o próximo ano. Como faço todos os anos, recentemente recebi indicações para os RPGs de mesa mais esperados do ano seguinte e abri a palavra para votação. Aqui estão os vencedores deste ano - os RPGs de mesa mais esperados de 2021!

Vencedores nos anos anteriores incluem medalhões como 13th Age (2013), Star Wars Force & Destiny (2015), Rifts for Savage Worlds (2016), Trudvang Chronicles (2017), Vampire: the Masquerade 5th Edition (2018), Savage Worlds Adventure Edition (2019), Dune: Adventures in the Imperium (2020), e Twilight 2000 (2021). 

Quem está no topo esse ano? Leia o artigo e vamos descobrir!

10. WEREWOLF, the Apocalipse


Lobisomem: O Apocalipse, como o imaginamos hoje, é um jogo de contar histórias sobre soluções radicais que exploram um apocalipse ambiental onde uma série de injustiças provoca urgência e violência. É um jogo sobre separar seus inimigos ... e viver com as repercussões. Também é um jogo que explora as diferenças entre as pessoas e os sacrifícios mútuos feitos para efetuar - ou suportar - consequências globais. Enquadrar esta história da maneira mais emocionante possível, ao mesmo tempo que respeitamos as várias culturas retratadas no jogo, significa que estamos dedicando um tempo extra para garantir que ele proporcione a melhor experiência para todos.

Comentário: Depois do Revival tão aguardado de Vampiro: A Máscara, a Renegade Studios se volta para a segunda ambientação mais popular da antiga linha de RPGs de Horror Pessoal da White Wolf. Lobisomen sempre foi um jogo polêmico que misturava elementos de tragédia e maldição, com questões ambientais bastante pertinentes na época de seu lançamento. Para muitos, no entanto, o que importava era o potencial destrutivo dos Lobisomens que eram verdadeiras máquinas de destruição.

Para quem não viveu essa época ou que não conhece a proposta, os jogadores assumem o papel de Garous (Lobisomens), indivíduos que se transformam em criaturas lupinas e que são imbuídos de grande misticismo tribal. Os Garous são os campeões de Gaia, a Natureza da Terra, e como tal enfrentam as forças destrutivas do Wyrm, espíritos malignos que tramam a destruição do planeta. O Wyrm planeja arrastar a Terra até um precipício de devastação ambiental do qual não haverá recuperação. Em Apocalipse, como o próprio nome diz, os planos do Wyrm estão mais próximos do que nunca de atingir seus objetivos, tornando a luta dos Garou mais desesperada (e feroz) do que nunca.. 

Lobisomen: O Apocalipse, dividiu opiniões, mas é inegável que colecionou uma legião de fãs que adoravam viver as aventuras dos Lobisomen. Todo esse universo será revisitado nessa nova quinta edição. Mas quais serão as mudanças?

Justin Achilli está cuidando do novo Lobisomen, os trabalhos foram temporariamente interrompidos por conta do Covid, mas a previsão de lançamento é para o final de 2022. Tudo indica que será um material para os fãs fazerem a festa e aquecer o coração dos nostálgicos.

9. SWORDS OF THE SERPENTINE


Um jogo de Espada e Feitiçaria, de heroísmo ousado, política astuta e selvageria, ambientado em uma cidade de fantasia repleta de trapaça e morte. O sistema de RPG investigativo GUMSHOE adaptado cria um RPG de fantasia com foco alta aventura, ação e investigação. Swords of Serpentine estava nesta lista em # 6 em 2020.

Comentários: A Covid foi o grande vilão de 2021 e ela foi responsável pelos atrasos no lançamento de vários livros, entre os quais Swords of Serpentine. Mas aparentemente tudo está resolvido e o livro já se encontra em pré-venda na página da Pelgrane.

O que sabemos à respeito desse material é que ele utiliza uma variação do familiar sistema Gunshoe, adaptado para um mundo de fantasia medieval, onde ação e aventura são o que importa. Como o Gunshoe, sistema investigativo usado em Rastro de Cthulhu entre outros, vai se encaixar em uma ambientação com combates frequentes e aventura vertiginosa? Essa parece ser a principal questão à respeito de Sword of Serpentine. Os autores prometem um sistema de combate rápido, ágil e com resoluções cinemáticas. Também haverá um sistema de combate social e de magia, no qual o sacrifício pessoas alimenta o poder arcano que é manipulado.

A ambientação lembra bastante os mundos de Terry Pratchett, Robert E. Howard e Fritz Leiber, com cidades sórdidas repletas de perigos, facções rivais e inimigos espreitando em cada rua e viela. os personagens começam como membros baixos nas organizações, oferecendo suas habilidades para empregadores poderosos e indivíduos misteriosos, se eles fizerem seu trabalho à contento poderão subir na hierarquia e quem sabe se tornarem, eles mesmos, chefes. 

Segundo a chamada:

"Os personagens descobrirão pistas que, se seguidas, os impulsionam para o perigo e o conhecimento proibido. Uma pista pode apontar o caminho para um tesouro escondido, ruínas numa selva, a chave que faltava para desarmar uma armadilha de feitiçaria ou a verdadeira identidade de um assassino notório. A mecânica do jogo GUMSHOE garante que você sempre notará pistas se procurar por elas. Cabe a você escolher qual seguir e que perigos encontrará pela frente em busca de fortuna, glória, justiça ou apenas permanecer vivo mais um dia."

8. CY-BORG


Um RPG se passando em um mundo nano-infestado com punks cibernéticos e desajustados que lutam contra um implacável inferno corporativo. Um hack do MÖRK BORG de Christian Sahlén e Johan Nohr da Stockholm Kartell.

Comentários: O fato desse jogo ser dos mesmos insanos criadores de Mörk Borg já nos deixa atentos. Afinal, o que esses sujeitos vão criar depois do Hardcore (ou doom metal?) RPG sueco de violência, matança e destruição desenfreados? 

Cy-Borg parece tomar emprestado vários elementos do gênero Cyberpunk e misturar com as regras furiosas do Mörk Borg. Podemos esperar regras simples dando ensejo a hiper-violência, exageros e ação non-stop. O tipo do jogo ame ou odeie, mas agora com computadores, nanitas, chips e máquinas pensantes.

Parece bom? Parece ótimo!  

7. SHADOW OF THE WEIRD WIZARD


Uma versão família de Rob Schwalb para seu popular Shadow of the Demon Lord RPG.

Comentários: Será que o bom e velho Rob Schwalb vai conseguir adaptar seu magnun opus de horror medieval para um público infanto juvenil? Como será essa transição? E qual exatamente é a proposta dessa ambientação?

Ao que parece Shadow of the Weird Wizard é um hack de Shadow of Demon Lord, mas sem os demônios, sem a nojeira, sem o horror e sem o desespero que marcam cada página do jogo. O sistema deve ser bem similar, com uma aparada nas arestas, mas supõe-se que o foco esteja na aventura, companheirismo e ação.

Hmmmm... eu tenho minhas dúvidas e ressalvas à respeito desse jogo. Como fã de Demon Lord fico preocupado com o futuro do jogo e se essa nova ambientação, numa embalagem mais família, acabará substituindo o jogo que tanto gostamos.  

6. RIVERS OF LONDON
(Chaosium)



Na sétima posição nesta lista em 2020, e sexto em 2021, esta é a terceira aparição do Rivers of London entre os mais aguardados! Baseada nos romances de Ben Aaronovitch e impulsionada por uma versão customizada do Basic Roleplaying System, a série Rivers of London segue um policial comum que se tornou aprendiz de feiticeiro, enquanto ele soluciona crimes em Londres em uma mistura sensacional de fantasia urbana inventiva, mistério e hilariante fantasia.

Comentário: Sério mesmo Chaosium? Será que dessa vez vai? Rivers of London foi anunciado pela primeira vez em 2019, com a equipe editorial comemorando ter obtido os direitos sobre a adaptação dos livros de Ben Aaronovitch. Desde esse anúncio, o livro esteve várias vezes perto de começar a ser vendido, mas no último momento alguma coisa acontecia e ele era adiado.

Dizem que tem havido alguma dificuldade em adaptar todos os elementos da série de livros, outros sugerem que a editora achou melhor esperar até o lançamento do romance mais recente para incluir os elementos deste e tornar o RPG mais completo. Quem sabe...

Pessoalmente eu não conheço essa série de livros, não sei até que ponto ela tem fôlego para ser um RPG e se teria público para isso. Outras franquias mais populares como Witcher e Fallout, embora estejam presentes no formato de RPG de mesa, não tiveram um grande desempenho em vendas e público, e estas possuem uma base considerável de fãs. 

Rivers of London será um jogo de fantasia urbana e investigação. Se vai funcionar, aí já são outros quinhentos.

5. MOTHERSHIP
(Tuesday Night Games)


Bem-vindo ao Mothership, o premiado RPG de terror e ficção científica onde você e sua equipe precisam sobreviver ao ambiente mais inóspito do universo: o espaço sideral! Você poderá explorar uma nave espacial abandonada cheia de perigos, aportar em um planeta misterioso, conhecer mundos exóticos e encontrar formas de vida alienígena hostis.

Comentários: Amparado por um Financiamento Coletivo extremamente bem sucedido e por uma bela propaganda de boca a boca, Mothership deixou de ser um joguinho obscuro para se tornar um lançamento muito aguardado nessa nova temporada.

O jogo tem elementos suficientes para atrair uma boa quantidade de curiosos e se Alien RPG nos mostrou alguma coisa, é que a combinação Ficção Científica e Horror está mais viva do que nunca. Embora Mothership não esteja atrelada a uma franquia de sucesso como o próprio Alien, ela tem vários atrativos, como permitir uma exploração ainda mais ampla do gênero espacial, incluindo todo tipo de estereótipo contido no gênero: de naves gigantes a space opera, de alienígenas bizarros a uma federação de planetas unidos. Vale tudo. Para quem quer emular em mesa de jogo aventuras inspiradas em Dead Space, 2001, Doom ou The Thing, esse será o jogo mais indicado. 



Além disso, segundo todas as fontes, Mothership tem regras fáceis (numa tradição old school) e uma proposta de ser ágil e simpático a jogadores iniciantes. Se a modesta primeira encarnação de Mothership conseguiu chamar a atenção pelas suas boas ideias, imagine agora com um acabamento bem superior e com uma série de extras e atrativos. 

Podemos esperar algo grande dessa Tuesday Night Games.   

4. AVATAR LEGENDS



Alimentado pelo maior Financiamento Coletivo para um RPG de mesa da história, Avatar é grande! Junte-se a seus amigos em uma oportunidade única de retornar a um ambiente amado - desta vez como um dos heróis da história! Erguendo-se para cumprir seu destino, os jogadores criarão personagens usando playbooks - modelos que os ajudarão a construir e interpretar protagonistas atraentes no mundo de Avatar: The Last Airbender e Legend of Korra.

Em Avatar Legends: The RPG, você e seus amigos podem proteger os comerciantes locais da Tríade de Ameaças Triplas na Cidade da República, viajar através de um portal espiritual para resgatar uma criança sequestrada, negociar a paz entre comunidades rivais dentro do Reino da Terra, ou perseguir os mistérios (e vilões) que surgem ao longo de suas aventuras!

Comentários: Ok, eu confesso! Sei muito pouco a respeito de Avatar e dificilmente saberia como explicar a história. Tenho certeza que essa animação conta com uma verdadeira legião de fãs que por sua vez, sabem tudo a respeito dela e iriam consertar todos os erros e bobagens que eu poderia vir a cometer. Assim sendo, vou me concentrar nos detalhes sobre regras e mecânica que são mais a minha praia.

As regras de Avatar serão uma adaptação do Apocalipse Engine, com os devidos ajustes para tornar o jogo ainda mais fluido e permitir simular as lutas e disputas de forma mais condizente. O sistema prevê ainda que os personagens tenham a seu dispor uma grande quantidade de poderes e habilidades em sintonia com o que se vê no desenho. Uma das maiores preocupações era fazer com que a mecânica fosse convidativa e atraente para quem está começando a jogar RPG de mesa agora, em especial o público infanto-juvenil. Adaptações como essa são ótimas para atrair novos jogadores e servem como porta de entrada de novos entusiastas do nosso hobby. 

Segundo a página, a ambientação permitirá escolher 5 diferentes épocas para jogar, várias opções para construir personagens e uma penca de suplementos para expandir o jogo. 

Tudo está muito bem planejado e ao que tudo indica esse RPG vai receber muita atenção.

3. PENDRAGON 
(Chaosium)


Uma nova edição do Pendragon RPG está chegando! Huzzah!!! A intenção desta nova edição desenhada pelo editor de linha David Larkins, é traçar o caminho desenvolvido desde o início dos anos 1980 e trazer essa longa tradição para um novo Pendragon RPG. Este será o primeiro Pendragon publicada pela Chaosium em um quarto de século. Pendragon estava na lista em 4º lugar no ano passado.

Comentários: Pendragon está de volta! Huzzah!!! Para os que não tiveram a chance de conhecer, Pendragon é o RPG definitivo para viver s lendárias histórias de cavalaria na Corte do rei Arthur e da Tavola Redonda.

Para muitos, Pendragon é mais do que um RPG arturiano, ele permite através de um notável conjunto de regras, construção de personagens e detalhes de ambientação colocar os jogadores no meio das mais famosas sagas e lendas de cavalaria. Permite ainda escolher épocas específicas e interagir com personagens marcantes como Lancelot, Merlin, Guinevere e o próprio Rei Arthur.

Embora seja um jogo centrado no código da cavalaria, e com uma proposta low fantasy, Pendragon abre espaço para mitos britânicos, criaturas mágicas e feitiçaria. A mistura de Mito e Realidade é uma das marcas registradas desse RPG clássico.

Editado originalmente pela Chaosium, Pendragon fez uma longa peregrinação através de outras editoras, sendo publicado em diferentes formatos, mas sempre com regras compatíveis entre uma edição e outra. Esse será o retorno de Pendragon a sua casa, e a Chaosium promete uma recepção à altura, com um livro capaz de honrar a história do jogo, satisfazer seu público cativo e apresentá-lo a novos jogadores e novos tempos.

Só podemos esperar (e torcer) para vir de uma vez. A Chaosium já atrasou esse lançamento em duas oportunidades, mas agora a coisa parece que vai!

2. BROKEN TALES


Broken Tales reinterpreta os Contos de Fadas tradicionais através de lentes sinistras, revisitando as premissas. Os jogadores pertencem à Ordem, um grupo secreto que opera em nome do Papado, cujo dever é investigar eventos e ameaças além da compreensão humana. Uma misteriosa Europa do século XVIII se torna o pano de fundo para esses heróis incomuns - vilões de vários contos de fadas, agora atuando como protagonistas na nova realidade moldada pela Criança Salvadora.

Comentários: A ideia não é exatamente nova, já temos vários RPG inspirados em contos de fada e fábulas antigas. Mas o que torna Broken Tales algo diferente e capaz de atrair novos jogadores?  

Bom, para começar, essa abordagem dos personagens vilões trabalharem para uma organização secreta que lida com ameaças saídas dos contos de fada parece bem curiosa. Me lembrou uma espécie de mistura entre Men in Black e Esquadrão Suicida. Pode ser interessante interpretar personagens que não são inteiramente bons (ou melhor, que já foram muito maus) e que agora tentam se regenerar e fazer o bem. A ideia é que o desejo puro de uma criança criou as condições necessárias para que os vilões deixassem de praticar o mau e que se tornassem bons.

Um conceito bem curioso.

Outro ponto é que a pegada é mais séria, com direito a muito sangue e horror, na tradição das fábulas dos Irmãos Grimm dano o tom das histórias. Investigar casos medonhos com um toque de conto de fábula? E aind amais, em pleno século XVIII? 

Ok, já tinha minha curiosidade, agora tem minha atenção. 

1. BLADE RUNNER RPG


O RPG Blade Runner oficial levará os jogadores às ruas de Los Angeles como Blade Runners com especialidades, personalidades - e memórias únicas.

O Livro Básico e sua linha que promete vários suplementos irão expandir os limites da jogabilidade investigativa em RPGs de mesa, dando aos jogadores uma gama de ferramentas para resolver uma série de casos muito além de caçar e eliminar os Replicantes. Além do tema central, o RPG apresentará tanto na configuração quanto na mecânica os principais temas abordados no universo de Blade Runner - ação sci-fi, intriga corporativa, drama existencial de personagens e conflito moral - que desafiam os jogadores a questionar seus amigos, ter empatia com seus inimigos e explorar os venenos e a perseverança da humanidade durante tempos tão desumanos.

As regras do jogo são baseadas no aclamado Year Zero Engine, usado em jogos premiados como ALIEN RPG, Tales From the Loop e Forbidden Lands, mas desenvolvido e adaptado exclusivamente para Blade Runner. 

Comentários: Impulsionado pelo enorme sucesso de Alien RPG, nossos amigos suecos da Free League (Fria Ligan) fizeram de novo. Pegaram uma franquia de Ficção Científica famosa e prometem modelar esse mundo e transformá-lo em algo onde se possa interpretar personagens e viver grandes aventuras.

E venhamos e convenhamos, Blade Runner tem inúmeras possibilidades que vão muito além da "simples" tarefa de descobrir, rastrear e neutralizar androides renegados. Nos filmes e no romance que deram origem a Blade Runner encontramos várias referências a um mundo cinzento, frio e insensível. Um mundo em que os interesses de Mega-Corporações se colocam acima da vida e da existência das pessoas confinadas em megalópoles. Onde ricos e poderosos partiram para dominar as estrelas deixando para trás os infelizes que não tem para onde ir. Onde a crise do meio ambiente devastou o planeta e o deixou estéril. Em que uma casta de androides renegados luta para sobreviver nas ruínas das cidades enfumaçadas. Uau! Tem material aqui para muita coisa interessante!

Assim como fizeram com Alien RPG, a Free League promete expandir os horizontes da franquia Blade Runner e abordar temas que foram apenas sugeridos. Sem dúvida estes vão resultar em uma ambientação de primeira mesclando investigação policial e sci-fi. 

Compra mais do que certa nesse ano.

*     *     *

Bem é isso! Segundo a votação online, esses são os RPG mais esperados de 2022.

Quais são os seus favoritos?

Tem muita coisa legal vindo por aí.

4 comentários:

  1. Vou dizer que um dos jogos que eu queria ver sair era o Sword World pro ocidente...

    ResponderExcluir
  2. Blade Runner e Mothership são os que mais me chamam a atenção desta lista! Mas tem outras coisas aparentemente muito boas ali...

    ResponderExcluir
  3. Werewolf... Voltar a matar as crias da wyrm

    ResponderExcluir