segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Abrindo o Arquivo - Curiosidades e Detalhes sobre Arquivo 81


Arquivo 81, a série da Netflix abre com uma série relativamente normal, mas rapidamente se transforma em uma trama complicada entrecortada por várias linhas temporais, flashbacks e entidades sinistras que parecem habitar uma realidade própria. Nessa areia movediça sobrenatural caminha a desavisada estudante de pós-graduação Melody Pendras, com o objetivo de fazer um projeto de vídeo sobre o sinistro Edifício Visser e seus habitantes. Inadvertidamente ela é levada por um caminho sombrio que revela forças que ela sequer suspeitava existirem e nas quais jamais acreditou. Da mesma forma o arquivista Dan Turner, em 2019, também se vê arrastado para esse mesmo lamaçal, tentando desvendar através de fitas de vídeo uma conspiração aterrorizante.

No final dos oito episódios que formam a primeira temporada de Arquivo 81, algumas perguntas ficam em aberto e certas lacunas parecem surgir desafiando o espectador menos atento.  

O que é Baldung? O que diabos é a criatura conhecida como Kaelego? O que é o mofo preto que aparece em alguns momentos? O Edifício Visser de fato existe? A Sociedade Vos é baseada em alguma sociedade secreta ocultista do mundo real? E quanto ao Cometa Kharon?

Pensando nisso, reunimos algumas respostas para essas e algumas outras perguntas.

É claro, o artigo à seguir está repleto de SPOILERS e discute elementos narrativos centrais na trama. Se você está apenas procurando uma resenha que não entrega nada da 1ª temporada, vai encontrar aqui no Mundo Tentacular também. 

Mas daqui em diante, vamos falar de temas centrais que podem estragar o entretenimento alheio, então, esteja avisado:


O que é Kaelego?


Kaelego é um demônio que habita uma dimensão paralela à Terra e que é tratado como uma entidade de grande poder por cultos surgidos ao seu redor. 

Em Arquivo 81, Kaelego é sem dúvida um dos personagens centrais da trama e é ao redor dele que a maioria dos acontecimentos centrais ocorrem. Kaelego é tratado como uma entidade pan dimensional pelos seus seguidores que o veem como um Deus a ser venerado e que pode oferecer em troca diversos benefícios. Da mesma maneira que os Cultos Demoníacos do mundo real, Kaelego se torna a figura central para seus seguidores que se dividem entre cultistas simples e líderes, que ditam e realizam os rituais sagrados. Uma das crenças difundidas entre os cultistas é que Kaelego é um agente de mudanças e arauto de transformações sociais que pode oferecer um Novo Mundo onde tudo é belo e a dor é minimizada.

Kaelego não habita nossa realidade. Conforme dito, ele é tratado como o Senhor de seu próprio Reino, o qual está acessível em momentos específicos e por intermédio de rituais consagrados. Cultos devotados a ele creem que a entidade pode ser invocada para o nosso mundo, manifestando-se em forma espiritual através de Rituais de Convocação que envolvem sacrifício humano. Além disso, é preciso que Kaelego seja trazido para uma realidade paralela chamada de Outro Mundo antes da passagem ser aberta para nossa realidade.

Não se sabe ao certo se Kaelego se manifestaria fisicamente na Terra, ou qual forma ele iria assumir na iminência de tal coisa. É possível que sua forma demoníaca, seja alterada e que ele assuma outra aparência. O demônio é representado em nosso mundo por uma estatueta antiga, talhada em um grande bloco de Kharonita, uma substância que tem origem extraterrestre que caiu no planeta após se separar de um cometa. A estátua é peça essencial no Ritual de Invocação e sua forma seria condizente com a aparência de Kaelego. A entidade pode enviar sonhos, causar alucinações e oferecer visões às pessoas, sobretudo quando estas foram expostas a uma substância conhecida como Mofo Negro que parece brotar de sua Dimensão Diabólica. Kaelego também parece ser capaz de se manifestar através de equipamento eletrônico, áudio e imagem, embora não esteja certo se estas seriam alucinações ou aparições reais da entidade.


Embora pareça bastante real, Kaelego não é uma figura conhecida em nenhuma mitologia existente na Terra. Ele foi moldado especificamente como o vilão de arquivo 81 e uma entidade a ser temida.

Rebecca Sonnenshine, criadora da série disse à respeito dele: "Kaelego é um tipo de criatura Lovecraftiana, um deus ancião ou demônio vindo de outra realidade, dependendo de como você olha para ele. Então ele realmente parece real, mas é uma invenção e obviamente se baseia em muitas criaturas semelhantes de Cthulhu à Nyarlathotep, passando por muitos outros destes Grandes Antigos.  Contudo a mitologia ao redor dele é inteiramente nossa criação" 

Em outra entrevista, Sonnenshine elaborou que a fisicalidade de Kaelego foi emprestada de outro monstro improvável do cinema.

"Nós queríamos algo alienígena, mas ao mesmo tempo, ele precisava guardar algo de humano. Acredito que monstros que tem algo de humano em seu comportamento são muito mais assustadores. Por isso, assistimos aos filmes de Hannibal Lecter. Nós baseamos a forma como ele se move, o jeito que ele olha para cima e inclina a cabeça como uma referência. Foi assim que o design começou, um personagem muito quieto, sempre analisando e assistindo com atenção".

Em última análise, Kaelego não é real em nenhum sentido. Mas devido a muitos empréstimos da cultura popular, ele parece bastante familiar em diversos níveis.

O que é Baldung?


O Baldung é uma antiga congregação de bruxas cujas raízes podem ser traçadas até a Idade Média na Europa. Elas veem a si mesmas como adversárias do Demônio Kaelego e dos cultos que o serevm. Especificamente, um de seus objetivos principais é impedir a abertura de portais para o Outro Mundo.

Em Arquivo 81, as Baldung são mencionadas pela primeira vez quando Melody invade o estudo do recentemente falecido (aparentemente assassinado) Padre Russo. Lá, em um antigo texto sobrenatural, ela encontra menção aos Baldung – um antigo coven (cabala) de bruxas que aparentemente desistiu de seus poderes. No entanto, ela é interrompida antes que possa ler mais e esconde o livro em sua bolsa. Melody nunca termina de ler o livro, pois este é roubado por Samuel.

No entanto, através de fragmentos de conversas, podemos entender que os Baldung são um antigo grupo de bruxas que há muito lutam para impedir a abertura das portas do "Outro mundo". É provável que a história das Baldung seja aprofundada em futuras temporadas se a série continuar. Ao que tudo indica a guerra entre as bruxas e Kaelego já perdura há tempos. Uma disputa abrangente entre duas facções antigas que possivelmente continua nos dias atuais. No século XIV, os Baldung teriam logrado sucesso em sua luta contra o Culto, quando aprisionaram o espírito de Kaelego em uma estatueta.

Curiosamente, o livro que Melody encontra no escritório do Padre Russo é revelado como sendo um poderoso artefato antigo que os Baldung descartaram para impedir o advento de Kaelego. No entanto, ao descartar o livro, eles também perderam seus poderes mágicos.

Apenas à título de curiosidade Baldung é um nome próprio. Sabe-se de um artista, pintor e gravador alemão chamado Hans Baldung Gries (um contemporâneo do famoso Albrecht Dürer) que viveu entre 1485 e 1545 e que obteve certa fama em seu ofício. Mais curioso ainda é o fato que Baldung usou o tema "bruxaria" em boa parte de suas obras, em especial uma grande coleção de gravuras nas quais bruxas e feiticeiras são retratadas.

Não há qualquer menção a Baldung no mundo real. Assim como muitos elementos apresentados na série, a Cabala de Bruxas é uma criação fictícia.  

Melody é uma Baldung?


Outra descoberta importante que Melody faz devido ao livro antigo no escritório do Padre Russo é que o anel de sua mãe, que a cineasta usa no pescoço, tem um selo Baldung. Assim, é sugerido (e eventualmente confirmado) que a mãe de Melody era um membro do Baldung. Na verdade, a razão pela qual ela abandona Melody quando criança é garantir que ela nunca se envolva nos perigosos assuntos sobrenaturais que cercam a disputa ancestral entre Kaelego e os Baldung.

No entanto, o fato de Melody ser arrastada para o mundo da magia negra, apesar dos melhores esforços de sua mãe para evitá-lo, significa que a filha herdou pelo menos algumas das inclinações mágicas de sua mãe. Isso fica ainda mais claro quando o líder do Culto, Samuel (Evan Jonigkeit), exclama o quão importante Melody é e que eles (o culto) nunca iria querer machucá-la pois tinham planos para ela.

Assim, parece que Melody está definitivamente carregando alguns poderes mágicos nela como resultado de ser descendente dos Baldung. Embora ela até agora tenha permanecido ignorante de suas habilidades, se reunir com a mãe (que é uma bruxa de Baldung de pleno direito) e o fato de que Melody agora pode ter que resgatar Dan parecem sugerir que ela começará a levar sua herança mágica mais a sério.

O que é o "Outro Mundo"?


O Outro Mundo é uma dimensão de bolso que está entre nossa realidade e o Reino de Kaelego.

Pode parecer uma forma de viagem no tempo à princípio, mas esse conceito não é totalmente correto. Como o próprio nome indica, O Outro Mundo (Otherworld) é simplesmente... outro mundo. É uma fronteira entre nosso plano e o reino metafísico que Kaelego ocupa.

Alguns podem chamar de céu, alguns podem chamar de inferno, mas é provável que não seja nenhum dos dois, constituindo uma espécie de limbo. Na prática é fundamentalmente um universo paralelo ao nosso onde acontecimentos de nossa realidade ocorrem de forma diversa. A Sociedade Vos (mais sobre eles daqui a pouco) e outros simpatizantes de Kaelego não têm muito interesse no Outro Mundo além de ser o lugar que eles precisam acessar para trazer Kaelego para nossa realidade. Curiosamente, no entanto, aqueles que procuram Kaelego acabam se tornando bastante familiarizados com o Outro Mundo de qualquer maneira. Devido a derivações das técnicas místicas, Iris Vos fica presa lá por quase cem anos. Já Melody e Sam também ficam presos nessa dimensão por quase trinta anos.

Nenhum desses três indivíduos provavelmente tem noção de quanto tempo eles estão no Outro Mundo, já que o tempo transcorre de maneira diferente lá. Também não é necessariamente um lugar desagradável. Quando Dan visita, ele é tentado pela perspectiva de ter sua falecida família reunida. Melody experimenta algo semelhante enquanto espera em uma igreja pelo retorno de sua mãe. Talvez o Outro Mundo ofereça ao visitante aquilo que ele mais deseja, talvez entretanto, ele os esteja simplesmente seduzindo com uma "maçã envenenada". 

No episódio final, visitamos O Outro Mundo, com Dan e Melody sendo transportados para lugares profundos de suas psiques. Isso foi planejado e enraizado no compromisso do programa com a narrativa emocional. “Eu não diria que qualquer uma dessas coisas é real, mas é isso que eles estão percebendo quando entram nessa outra dimensão que é governada por um Deus ou Demônio muito poderoso”, explicou Sonnenshine. 

“Então, acho que o que estávamos procurando na série é trazer de volta algo significativo para o personagem... como um momento em que tudo muda e eles são convocados a revisitar ou reviver um momento de suas vidas ou ainda, ter uma vida diferente." a criadora da série também aludiu a "Stranger Things" que possui um "Upside Down" que pode ser encarado como algo semelhante, mas ela foi enfática: "Não é o Upside Down, é algo um pouco mais conectado à psique".

As Raízes da Sociedade Vos


Embora Kaelego seja antigo e talvez até atemporal, A Sociedade Vos é sua contraparte humana, dedicada a venerar e servir a entidade. A Sociedade Vos é um tipo de organização ocultista criada pela rica família Vos na década de 1920. Não fica claro, mas é sugerido que a família já vinha explorando o sobrenatural bem antes e que possivelmente isso os levou a  deixar a Europa e imigrar para os Estados Unidos. A origem da família Vos possivelmente reside nos Países Baixos (Holanda). 

O núcleo central da Família Vos é formado por dois irmãos (Jonah e Lukas) e uma irmã (Iris). O pai deles foi quem iniciou a busca por Kaelego, ainda no século XIX, mas foi Iris quem realmente aceitou a missão e teve maior sucesso nessa empreitada. Os três irmãos se valem dos vastos recursos da família na busca por artefatos ocultos e tesouros que os conectem às antigas tradições arcanas. Foi assim que eles conseguiram o tomo que revela a existência de Kaelego e seus principais rituais. Também dessa forma eles obtém a estátua do Demônio Dimensional, artefato essencial para a realização de sua invocação. 

Até onde sabemos, a inspiração para a Sociedade Vos não aponta especificamente para nenhuma organização do mundo real. Ainda assim, "sociedades espirituais" semelhantes eram bastante comuns no início do século XX. De fato, o início da década de 1920, foi uma época auspiciosa para organizações secretas que buscavam esclarecimento fora dos canais científicos ou religiosos convencionais. Existem dezenas de notáveis ​​sociedades secretas do início do século 20 e a Vos parece pinçar um pouco de cada uma delas.

Na ficção, a Sociedade Vos se assemelha a várias associações ocultistas. Um exemplo seria a cabala de feiticeiras apresentada no filme de terror Hereditário (2018). Outra opção é o grupo de adoradores do demônio que residem no mesmo edifício no clássico "O Bebê de Rosemary" (1968).

A primeira referência à Sociedade Vos em Arquivo 81 surge bem no início, quando Dan assiste a uma rara fita de terror vintage de 1958 chamada "The Circle" (O Círculo), que retrata um antigo culto realizando magia ritualística. Mais tarde, descobrimos que o diretor William Crest, se inspirou no vídeo de um suposto ritual real no qual uma pessoa é sacrificada a um deus misterioso para conceber a cena.


Filmagens apresentando homicídios (Snuff Films) são uma espécie de lenda urbana dentro do universo cinematográfico. Eles são mencionados praticamente desde o início das produções, com rumores da existência de uma filmagem francesa datada de 1901 na qual uma pessoa é de fato assassinada diante da câmera. Na década de 1940, surgiram rumores à respeito desse tipo de produção, embora não haja provas da existência de tais fitas. Nos anos 1970 e 1980, produções clandestinas trazendo supostos assassinatos voltaram a povoar o imaginário dos entusiastas de filmes underground. De certa forma o acesso a câmeras privativas permitiu que tal coisa se tornasse viável. Embora histórias sobre Snuff Films apareçam frequentemente, sobretudo após o advento da internet, é pouco provável que esses filmes tenham sido amplamente divulgados. No território obscuro da Deep Web proliferam boatos sobre a circulação de tais filmes.
    
Em Arquivo 81, o vídeo que inspira Crest é uma gravação privativa feita pela Sociedade Vos realizando seu próprio ritual de sacrifício. No vídeo, os membros da Sociedade utilizam máscaras de madeira com padrões pintados na face. Máscaras são um adereço bastante comum em organizações secretas e servem tanto para ocultar a identidade dos membros quanto para torná-los "iguais" durante a celebração. 

À medida que a série avança, conhecemos mais detalhes sobre o grupo e seus membros. Como ocorria no mundo real, os membros da Sociedade Vos privilegiava artistas, transgressores e indivíduos de classe elevada. O episódio 7, em particular, aprofunda os seus objetivos e detalha como eles realizavam seus rituais. É provável que os cultistas em 1994 considerassem a si mesmos como herdeiros da Sociedade Vos, uma vez que seus rituais e adereços eram idênticos.

A Família Vos residia em uma mansão que ocupou o terreno no qual o Edifício Visser viria a ser construído posteriormente. Assim como o prédio, a propriedade Vos também é destruída em um misterioso incêndio. Ambas tragédias são resultado da cerimônia conduzida no porão da Mansão pelos membros da Sociedade Vos e depois pelos moradores do Visser. Através da cerimônia, a sociedade tenta fundir o mundo real com o "outro mundo" de seu Deus Kaelego. No mundo real, sociedades secretas de caráter ocultista geralmente tem como objetivo principal invocar entidades sobrenaturais e de alguma forma comungar com elas. A Sociedade Vos na série é um grupo que procura trazer Kaelego (um demônio) para seu meio, obtendo assim algum benefício. Cultos dessa natureza são a essência de várias histórias da ficção, presentes entre outros, na mitologia de Lovecraft

Caso você esteja se perguntando, a Sociedade Vos não é real. Claro, existem inúmeras sociedades secretas e cultos que realmente existiram, mas não há qualquer menção direta a uma Família de Bruxos e Cultistas chamada Vos nos anos 1920. 

Quem é Iris Vos


Somos apresentados à Sociedade Vos Society por volta de 1924, quando Iris Vos assumira o papel de líder. Ela é a herdeira da fortuna dos Vos, e a sociedade secreta sustentada por ela reúne patronos ricos, artistas e indivíduos com interesse no oculto. Junto com seus dois irmãos, Iris planeja usar magia negra para receber Kaelego no mundo e também receber a benção de ter um filho. 

Mulheres fazendo parte ou mesmo liderando Sociedades devotadas ao Ocultismo são algo bastante real. Surpreendentemente, mulheres sempre figuraram como membros de sociedades secretas, mesmo no século XIX em sociedades profundamente machistas. De certa forma, a tradição matriarcal de várias vertentes místicas antigas permitia a participação de mulheres como iguais e até legava à elas o posto de liderança.  

Iris emprega uma jovem criada, Rose, que acaba sendo sacrificada na cerimônia de invocação de Kaelego. A cerimônia de sangue realizada pela Sociedade Vos sob o comando de Iris abre uma porta para outra dimensão, prendendo a líder no "outro mundo" enquanto a Mansão Vos é engolida pelas chamas e destruída. Com a aparente morte de Iris Vos e de todos os seus membros, a Organização aparentemente termina, mas ela acaba renascendo em 1994 no Edifício Visser sob a tutela de Sam Davenport. Posteriormente em 2019, seu irmão Virgil acaba assumindo os planos da Sociedade. Existe a possibilidade significativa de que Virgil e Samuel sejam parte da Família Vos, o que explicaria seu interesse em Kaelego.

Voltando a Iris, ela parece ser o estereótipo da ocultista dos anos 1920, com interesse em várias vertentes do estudo paranormal, desfrutando de uma era de maior tolerância e liberdade religiosa. Embora seus métodos e sua moral sejam questionáveis (incluindo assassinar inocentes à sangue frio) seus objetivos finais contemplam algo que ela prevê como aprimoramento da humanidade através de Kaelego. Os verdadeiros objetivos de Iris não são mostrados e não sabemos exatamente o que ela pretende ou até onde está disposta a ir.

No final da primeira temporada temos um vislumbre de Iris Vos presa no "Outro Mundo", acenando com a possibilidade de que ela irá retornar em outra linha temporal. Embora não tenha sido elaborado, é possível que o retorno dela possa levar a uma união de forças com Virgil ou quem sabe até Samuel, cujo paradeiro também é ignorado. 

Que idioma os cultistas falam?


Em momento algum o idioma usado pelos Cultistas de Kaelego é identificado. As palavras são lidas diretamente de um tomo antigo que parece reunir todos os rituais como uma espécie de compêndio cerimonial, infelizmente o título do livro não é mencionado.

Os roteiristas de Arquivo 81 contrataram um linguista como consultor e o encarregaram de criar um idioma original para os membros do culto. Ele tem como base uma mistura gramatical de dialetos holandeses, misturados com flamenco e basco. A ideia é que o idioma parecesse autêntico, com um certo grau de "musicalidade fluente" mas que ao mesmo tempo soasse estranho.

Os atores tiveram aulas de dicção para aprender a falar o idioma e entender o que ele significava. Também aprenderam a escrever o básico nesse alfabeto particular. 

O idioma reflete a língua falada por Kaelego, e o idioma usado para estabelecer os canais de comunicação com a entidade. Uma vez que se trata de um ser de outra dimensão, faz mais sentido que ele se comunique através de um vocabulário único compartilhado com os seus cultistas.

Edifício Visser


Na série, o edifício de Apartamentos Visser foi construído entre 1932 e 1934 sobre o terreno que originalmente pertencia a uma antiga mansão incendiada nos anos 20 no bairro de East Village, em Nova York.

A fachada do verdadeiro Visser foi filmada no edifício First Avenue Lofts, na 436 First Avenue, no centro de Pittsburgh, mas o interior era um cenário construído no estúdio. Na série, o prédio monolítico fica na 966 East com a 9th Street, um endereço que na vida real se localiza no Brooklyn. A área realmente teve foi ocupada originalmente por imigrantes holandeses e é uma das vizinhanças mais antigas de Nova York, remontando ao seu período colonial. 

Os padrões geométricos que ornamentam os portões das portas foram alterados digitalmente adicionando os sinais de aparência esotérica. Eles são claramente símbolos arcanos que poderiam ser confundidos com padrões de art deco muito em voga nos anos 1930.

Pode ser um alívio para alguns saber que o Edifício Visser não é real. O enorme prédio para o qual Melody se muda como parte de sua pesquisa é retratado como um lugar sinistro cheio de inquilinos estranhos e questionáveis. No episódio de abertura do programa, é revelado que as fitas que Dan deveria restaurar são do prédio Visser e foram severamente danificadas quando o prédio foi incendiado em um incêndio inexplicável.


Mas mesmo que o Visser não exista, Nova York possui um equivalente à altura. Um edifício que ao longo dos anos se tornou sinônimo de assombrações e maus agouros, tanto pelos acontecimentos em seu interior, quanto pelos indivíduos que residiram nele. Trata-se do exclusivo Edifício Dakota, localizado na First West com a 72nd Stbem próximo do Central Park de Manhatan. O Dakota possui uma longa história de assombrações e segundo alguns, foi construído sobre um cemitério que existiu ali bem antes. A obra data de 1880, tendo sido concluída quatro anos mais tarde. O Dakota é um monumento ao estilo Art Noveau e um marco arquitetônico de Nova York, tombado pela secretaria de patrimônio histórico cultural da cidade.

O Dakota é um dos endereços mais requintados da cidade e em seus apartamentos já residiram artistas, políticos, esportistas e autores. Os artistas de cinema Boris Karloff, Jack Palance e Lauren Bacal moraram ali, assim como o dançarino Rudolf Nureyev, o maestro Leonard Bernstein e o escritor Harlan Coben. O ocultista e bruxo inglês Alesteir Crowley residiu no Dakota por alguns anos e afirmou que energias estranhas permeiam o local. 

O Edifício ganhou notoriedade por ter sido usado como locação principal no filme "O Bebê de Rosemary" no qual uma seita demoníaca vive no coração de Nova York sem ninguém suspeitar. No filme, o prédio, foi construído pela família de um bruxo e serviu como covil para feiticeiros, tendo sido palco de um linchamento no final do século XIX. O Dakota também ficou marcado quando o ex-Beatle John Lennon foi assassinado à tiros diante de sua escadaria de entrada em 1982. Lennon morava no Dakota com Yoko Ono quando foi morto.   

O que é a estranha Face vista nas telas?


Arquivo 81 fala repetidas vezes de manipulação dos sentidos, usando para isso gravações de som e imagem que se tornam parte central da trama.

Ao longo dos episódios, Dan tem vislumbres esporádicos de uma face demoníaca que surge em filmagens de arquivo e que se manifesta percebendo sua presença. Esse conceito é inspirado no conceito de "fotografia espiritual".

Muito em voga na metade e final do século XIX, com um ressurgimento no início do XX, a Fotografia Espiritual abraçava a ideia de que a forma dos espíritos e manifestação das almas podiam ser capturadas em fotografias. Os primeiros fotógrafos espirituais se popularizaram por volta da Guerra Civil americana, quando vários artistas alegavam ter captado em imagens formas espirituais que não eram percebidas à olho nu. Alguns fotógrafos acreditavam que determinados filmes e componentes químicos agiam melhor, permitindo revelar a presença dessas entidades.

As sessões espíritas, conhecidas como séances, se popularizaram na década de 1880, quando muitos parentes de pessoas que haviam perdido suas vidas na Guerra Civil Americana desejavam uma forma de contatar seus amados uma última vez. Para corroborar o alegado poder de comunicação dos médiuns, fotógrafos espirituais trabalhavam com eles registrando as sessões espíritas na esperança de capturar alguma imagem. 


Em várias ocasiões, foram feitas imagens em que apareciam formas fluidas, globos de luz e até mesmo emanações de rostos e partes do corpo gravitando sobre os médiuns e participantes das sessões. Uma vez que a fotografia era uma mídia nova, não se entendia exatamente como tal coisa acontecia, embora hoje em dia, muitos especialistas acreditem que as imagens podiam ser manipuladas e alteradas para criar esses "elementos sobrenaturais". As fotografias espirituais começaram a perder força no final do século XIX, mas a Grande Guerra o trouxe de volta à voga em 1920, graças a filmes, câmeras e material de revelação superior.

Arquivo 81 levanta a hipótese de que câmeras de filmagem poderiam ser usadas da mesma maneira que máquinas fotográficas, com o intuito de revelar a presença de manifestações fantasmagóricas. Durante a cena em que o Ritual da Sociedade Vos é realizado, um câmera se encarrega de registrar tudo e essas imagens conseguem capturar a presença de Kaelego.

Diferente do que aconteceu com as fotografias, as filmagens em vídeo jamais tiveram uma ligação íntima com o espiritualismo. Muitos parapsicólogos costumam usar câmeras em seus experimentos e nas explorações, como intuito de captar imagens. Lentes especiais, sensores de movimento e detectores infravermelho são ferramentas tipicamente empregadas pelos estudiosos.   

A Melodia do Visser é original?


A assombrosa cantiga apelidada de Visser Tune (Melodia de Visser) que ouvimos ao longo da série faz  parte da trama desde o início. A música parece causar um tipo de incômodo nas pessoas mais sensíveis, possivelmente por possuir sons e ritmos particulares criados na Dimensão de Kaelego. A noção de sons incômodos que afetam pessoas em um nível subsônico é um conceito explorado por religiões desde o início dos tempos. Os mantras do Vedha no hinduísmo e a repetição das rezas cristãs no Rosário segundo estudiosos, despertam efeitos benignos e até curativos.  

Os compositores da Melodia são Geoff Barrow e Ben Salisbury que estiveram envolvidos desde o início do seu processo criativo. Originalmente a melodia teria uma letra cantada, mas acabou se tornando algo mais simples e primitivo, com um padrão de respiração. Muitas variações da música foram criadas para serem usadas em diferentes momentos da trama. De uma versão para o piano até uma caixa de música para uma versão de jazz.

O Mofo Negro


Para o ritual de invocação de Kaelego, Samuel precisava de um recipiente para conter o espírito da entidade do outro mundo e dar-lhe uma forma humana. Por isso, ele estava preparando a garota Jessica "Jess" Lewis que não apenas vivia no Visser, mas havia nascido no prédio. Para preparar Jess, os líderes do culto em 1994, Samuel e Cassandra, estavam alimentando-a com uma espécie de "mofo negro".

Mas o que diabos era essa substância estranha?

O Mofo Negro é um sinal da presença de Kaelego e muitas vezes parece surgir em torno de lugares em que o demônio é adorado pelos seus cultistas . Ele parece sugerir que nesses lugares o tecido entre as dimensões se torna mais tênue, permitindo que o mofo escorra e se fixe em nossa realidade. Ele é um sinal da presença demoníaca da entidade, referida em mais de um momento como o "Sangue de Kaelego". 

Ao longo da série, o mofo simboliza a presença de Kaelego. Ele se forma no porão do Visser e no sexto andar do prédio onde indivíduos dependentes são mantidos. Em 1924, Iris Vos é a primeira a reconhecer o mofo pela sua natureza sobrenatural e fazer a conexão entre ele e Kaelego. Os padrões circulares com o qual o mofo se forma denotam que realmente não se trata de algo natural, e sim uma manifestação atípica ligada ao "Outro Lado".

Qualquer pessoa exposta ao mofo negro é afetada por ele e passa a experimentar visões, alucinações e sonhos. Uma pessoa exposta ao mofo também é capaz de se comunicar com pessoas do outro mundo e se tornam sensíveis à emanações psíquicas da entidade. Na série, a parceira de Cassandra, Eleanor, usa partes do Mofo Negro para criar a tinta que usa em seus quadros. Anos mais tarde, a melhor amiga de Melody, Anabelle, recebe as tintas como presente e as utiliza para retratar Iris Vos, presa no outro mundo desde 1924. A tinta contaminada pelo mofo negro causa um surto psicótico em Anabelle que a leva a um comportamento atípico e violento.

O Mofo foi possivelmente o responsável pela contaminação da Irmã de Dan, que ainda criança passa a tocar a melodia de Kaelego que também possui poderes alucinógenos. No caso, ela teria sido exposta ao Mofo pela fita de vídeo enviada por Mellody ao seu psiquiatra. O Mofo foi responsável pela loucura experimentada pelo arquivista anterior Thomas Bellows que passa a ver rostos na tele de televisão.

É possível também que a conexão atemporal estabelecida entre a\Dan e Mellody seja decorrente da exposição de ambos ao Mofo Negro. Mellody andou por lugares onde o mofo crescia e Dan trabalhou nas fitas de vídeo que continham resíduos do Mofo Negro. A contaminação deles pode ter permitido o acesso ao "Outro Lado", onde Mellody terminou ficando presa após o Ritual no Visser em 1994. Pode-se especular que as fitas e o mofo criaram uma ponte entre dois reinos..

O Mofo Negro foi usado para infectar Jess, resultando em convulsões frequentes, alucinações e outros efeitos nocivos que foram interpretados como possessão ou ataque demoníaco. Jess acaba sobrevivendo à toda essa provação e escapa do prédio antes do incêndio. Ela, mais tarde, tornou-se freira e mudou sua identidade para Irmã Mary Cecilia.

Em 1924, Iris Vos realizou o ritual e registrou a presença de Kaelego em fotografias de espíritos. No momento, Mark disse a Dan que essas fitas e filmes foram considerados amaldiçoados porque as pessoas acreditam que os filmes podem capturar todos os tipos de elementos sobrenaturais que o olho humano não consegue ver. A filosofia foi adaptada por um grupo radical de artistas abstratos que se tornaram parte do movimento Spirit Receivers. Eleanor e sua parceira, Cassandra, fizeram parte desse movimento que se mudou para Nova York em 1974 e passaram a morar no Visser.

Virgil Davenport acreditava que o segredo para trazer Kaelego estava escondido em algum lugar nas fitas gravadas por Melody. Foi por isso que ele desejava restaurá-las com a ajuda de Dan. No final de Arquivo 81, Julia Bennett, que trabalhava na propriedade sob um pseudônimo, diz que a reprodução da filmagem afina o véu entre dois mundos e desvenda o feitiço que mantém a porta fechada. Dan estava constantemente assistindo as fitas, e foi por isso que ele conseguiu se conectar com Melody, preso no outro mundo de Kaelego. 

O ritual realizado por Iris Vos em 1924 foi registrado em uma câmera de filme. A filmagem sobreviveu ao incêndio devastador na mansão e mais tarde foi encontrada pelo amigo de William Crest, Peter Crawford. O snuff movie se tornou a inspiração de William para fazer The Circle, mas como sempre, ele foi possuído pelo mofo e se matou, assim como Eleanor. A filha de William, Evie, encontrou a fita de The Circle em sua propriedade e a enviou para Dan para fins de restauração. Mais tarde na série, Evie também morre. Mark ouve o boato de que ela sofreu um derrame, mas pode-se especular que sua morte foi causada pelo mofo.

O Cometa Kharon e a Kharonita


Uma característica interessante sobre o demônio Kaelego são seus laços estreitos com um objeto celestial, no caso um Cometa. No mundo do Arquivo 81, Kaelego pode é invocado mais facilmente quando o cometa está mais próximo da Terra. Tal proximidade faz com que o espaço entre as realidades sofra um estreitamento dimensional. O Cometa Kharon (ortografia alternativa pode ser "Charon") passa pela terra a cada 70,6 anos cumprindo uma órbita permanente. Em Arquivo 81, o Cometa Kharon passa pela Terra em 1924, posteriormente 1994 e portanto, sua próxima passagem ocorreria em 2074.

Também conhecido como "O Barqueiro", Kharon (Caronte) é nomeado a partir da Figura da Mitologia grega que conduz as almas através do Rio Styx nas profundezas do Hades. O Submundo grego é um lugar de sofrimento e tristeza, o barqueiro se encarrega de levar as almas até seu destino final recebendo por sua tarefa moedas.  

O ritual mágico para abrir a passagem para o Outro Mundo e invocar Kaelego tem maior chance de sucesso durante a passagem do Barqueiro. A relação existente entre Kaelego e Kharon persiste mesmo quando o cometa não está fazendo sua jornada próxima da Terra, mas então ela se torna menos evidente. No período imediato que antecede a passagem de Kharon, o estreitamento faz com que o Mofo Negro de Kaelego escorra de dimensão e se torne mais abundante e potente na nossa. O estreitamento se intensifica entre 6 e 10 meses antes da máxima aproximação do cometa em relação à Terra.

Em algum momento do passado, provavelmente milhões de anos atrás, um pedaço de Kharon de tamanho considerável se desprendeu chocando-se com a Terra. O impacto foi visto como uma grande tragédia, o que reverbera a crença de que cometas trazem infortúnios e momentos de grande provação.


Os fragmentos de Kharon, parte da massa original do cometa, foram recolhidos por povos da antiguidade e essa rara pedra se tornou bastante valiosa. A pedra em questão, chamada Kharonita foi usada para a criação de objetos, em especial amuletos e talismãs que guardam uma ligação singular com Kaelego. Não por acaso, estes são usados com distinção por cultistas de alto status dentro do Culto. Iris Vos, líder da Sociedade Vos detinha em seu poder um amuleto feito com Kharonita que esteve em sua família por gerações.

Da mesma forma, a estranha escultura de Kaelego (objeto de arte cuja origem permanece um mistério na série) foi moldada em um grande pedaço de Kharonita. Este supostamente esteve em poder de diferentes povos que tiveram, por sua vez, algum contato com a mitologia de Kaelego. No entanto, durante o século XIV, o espírito da entidade foi preso nesta escultura pela Cabala de Bruxas conhecidas como Baldung. 

Muitos dos elementos do Arquivo 81 são completamente inventados e aqui é exatamente esse o caso. Não existe um Cometa Kharon orbitando a Terra, embora muitos outros que se assemelham a ele de fato existam no mundo real. O mais famoso sem dúvida é o Cometa Halley que visita nossos arredores cósmicos à cada 75,3 anos e que ganhou grande fama pela sua visibilidade. O Halley sempre foi considerado um arauto de acontecimentos funestos, tratado por povos da antiguidade como um mau agouro. De fato, a grande maioria dos Cometas eram vistos com grande preocupação e temor.

Outro exemplo adequado pode ser o Cometa Hale-Bopp que se aproximou da Terra pela última vez entre 1996 e 1997 em uma órbita cujo próximo periélio acontecerá no ano 4380. Uma nota de rodapé macabra envolvendo o Hale-Bopp diz respeito ao suicídio coletivo de 39 membros do Culto Heaven´s Gate em San Antonio em 1997. Os membros do Culto acreditavam que o cometa os transportaria para um outro planeta conforme uma profecia presente em suas crenças particulares.

*     *     *

Ufa... 

Série boa e com muitos detalhes.

O que vocês acharam de Arquivo 81? tem alguma questão que ficou de fora? Algum detalhe que vale a pena ser lembrado? Então comente aqui na postagem.

4 comentários:

  1. Baita texto! Baita série! Só espero que a netflix não resolva tirar leite de pedra e transformar em uma série que não acaba nunca... Aliás, o Dan preso no passado é digno de Lovecraft! Próxima temporada podia se passar em outra época, com outros personagens. Que achas?

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da série, embora tenha me decepcionado com o último episódio. Não gostei do "outro mundo", me trouxe a sensação de "mostrar o monstro" que atrapalhou cloverfield. Essa materialização da "magia" quebrou a identidade semi-mística que estava sendo criada.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, um final mais misterioso teria mantido a tensão. A magia do portal e o monstro muito explícitos foram um ponto abaixo na curva...

    ResponderExcluir