terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Bárbaro Implacável - Grutte Pier, o Gigante que foi o Terror dos Saxões



Houve um tempo em que a vida era incrivelmente dura, quando um homem precisava ser implacável para sobreviver e que as desavenças eram resolvidas na ponta da espada.

Violência, vingança e brutalidade estavam na ordem do dia e os heróis desse tempo geralmente acabavam usando e abusando desses três elementos para conquistar o que almejavam e escrever seus nomes nos anais da história - geralmente com o sangue dos seus inimigos.

Foi nessa época que viveu Pier Gerlofs Donia, um gigante Frísio, uma raça de bárbaros ferozes e ousados que viviam numa região entre o que hoje é a Holanda e a Alemanha. Os Frísios eram famosos pelo seu estilo de vida, adestrando excelentes cavalos e forjando espadas longas criadas com uma perícia notável. Eram guerreiros experientes que alugavam suas habilidades como mercenários para aqueles que pagassem, entretanto, em tempos de paz se retiravam para suas terras e lá plantavam e criavam suas famílias numa estrutura tribal.

Conhecido como Grutte Pier (Grande Pedro) ele nasceu em Kimswerd no ano de Nosso Senhor de 1480. Quando jovem participou de campanhas militares, primeiro como ajudante, carregando barris de pólvora e as armas dos soldados mais experientes, mas logo se tornou ele próprio um guerreiro. E não era para menos já que era forte feito um touro com a estatura de um carvalho. Com apenas 16 anos ele já media quase 1,90 de altura e manejava a espada tradicional de duas mãos, o zweihander, com incrível desenvoltura. Geralmente espadas pesadas (e caras como essa) não eram oferecidas para guerreiros inexperientes, mas quando alguém como Pier conseguia dividir inimigos do pescoço à virilha com um único golpe, a coisa mudava de figura. Ao lado de seus companheiros ele teve sucesso servindo nas guerras regionais, mas depois de um tempo, ele achou melhor comprar um pedaço de terra e ir viver em paz.


Com 24 anos, o ex-soldado, cansado da matança se casou com uma mulher cristã, abraçou a religião e se tornou um fazendeiro. Teve dois filhos e passou a viver em uma gleba idílica na Terra dos Fr[ísios. Contudo, seu povo tinha vizinhos complicados que estavam sempre em guerra, no caso Holandeses e saxões que disputavam terras justamente na fronteira habitada pelos frísios que ficaram fora da contenda. A neutralidade irritou os dois lados que esperavam contar com os ferozes guerreiros para aniquilar seus oponentes. 

Os Duques Saxões controlavam as terras em que Pier e sua família viviam. À princípio ele não foi muito afetado, mas seus compatriotas eram pesadamente taxados, sofriam toque de recolher e eram perseguidos em todas oportunidades. Os frísios é claro, não ficavam satisfeitos e acabaram pegando em armas e se rebelando contra os saxões em uma série de guerras intensas que resultaram em uma grande mortandade e que drenou o tesouro saxão até quase suas últimas moedas de ouro. A campanha militar apenas se intensificou, até que a Guerra chegou à Grutte Pier.

Certo dia, em 1515, um bando de soldados, membros de uma Companhia Mercenária chamada Black Band encontrou a fazenda de Pier. Em geral, os mercenários ganhavam seu soldo de duas formas: eram pagos ou então recebiam o direito de pilhagem. Uma vez que a guerra estava sendo muito cara, os saxões, que eram os patrões do Black Band, acabavam oferecendo a segunda opção mais frequentemente. O Direito de Pilhagem era uma coisa medonha de se ver e pior ainda de sofrer. Os soldados vestiam a camisa de saqueadores e escolhiam um lugar para levar o que pudessem carregar. Grutte Pier supostamente não estava na sua fazenda nesse triste dia, mas quando voltou encontrou os restos da tragédia. Sua fazenda foi incendiada, sua esposa violada e os dois filhos degolados.


O que aconteceu em seguida é altamente previsível, pois parece o roteiro de um típico filme de vingança dirigido por Quentin Tarantino. Grutte Pier jurou vingança, encontrou o rastro dos responsáveis pela chacina e matou cada um deles com as mãos nuas. Dos saqueadores ele tomou uma espada longa e uma armadura e decidiu que não ficaria mais neutro na guerra que incendiava a fronteira Frísia. Mas isso não significava que ele escolheria um lado e sim que ele mataria todos os filhos da puta que estivessem envolvidos na guerra: fossem eles holandeses, saxões, mercenários estrangeiros ou seja lá de onde tivessem vindo. Basicamente, qualquer forasteiro era um alvo em potencial de sua fúria vingativa.

As ações de Pier logo se tornaram conhecidas. Ele literalmente aniquilava os inimigos recorrendo a sua fiel zweihander para estripar, desmembrar e decapitar todos que tinham o azar de cruzar seu caminho. O Black Band era seu principal alvo e ele foi responsável por matar tantos homens dessa companhia que eles deixaram de adotar seu brasão e de usar a braçadeira negra que os identificava. Tudo isso porque Pier colecionava tais braçadeiras e as usava para embalar os genitais cortados dos inimigos que matava. Sua fama se espalhou e suas ações se tornaram lendárias, ainda que exageradas, como na vez que ele decapitou sete prisioneiros com um único golpe de sua espada de 2 metros. Em outra ocasião, ele teria capturado quatro inimigos e marcado o rosto deles com um ferro em brasa avisando que aquele era o destino de todos que usavam o brasão do Black Band.

A fúria do Gigante de Kimswerd continuou e ele atraiu a atenção de um grupo de colegas frísios que também estavam atuando na guerra. Pier aceitou se juntar a eles e embora não quisesse liderar a companhia, acabou se tornando o chefe por suas habilidades naturais de comando. Em pouco tempo Pier se viu à frente de um exército rebelde composto de piratas, nobres sem terra e camponeses em um único objetivo: expulsar todos das Terras Frisias. Eles se autodenominavam a Companhia Negra de Arum e eram tão temidos que as trocas inimigas fugiam quando ficavam sabendo quem teriam de enfrentar. Uma das primeiras medidas de Pier foi transformar seus homens de um bando de guerrilha para soldados capazes de lutar tanto em terra quanto no mar.


A Companhia Negra roubou navios dos Borgonheses, que eram aliados da Holanda e usou as embarcações para levar o Caos ao Mar do Norte. Como piratas eles atacavam qualquer navio que fizesse comércio ou levasse tropas para os lados beligerantes. Entre 1516 e 1519, o bando martelou sem parar as rotas mercantis afundando dezenas de embarcações, tomando portos e saqueando verdadeiras fortunas. Pier não se importava com o lucro, para ele o que valia era a vingança contra todos os não Frisios. 

Quando capturada uma embarcação ele submetia os prisioneiros a um teste. Aqueles que não conseguissem recitar o trava-línguas no idioma frisio,  "Bûter, brea en griene tsiis: wa't net sizze kin, is gjin oprjochte Fries" era executado por Arrasto de Quilha (keelhauling). Para quem não sabe o que é, Arrasto de Quilha é quando amarram uma corda na sua cintura, te jogam da frente do barco em movimento e depois te arrastam por baixo dele até você se afogar. Segundo rumores, a tripulação de Grutte Pier em certa ocasião executou 70 prisioneiros dessa maneira numa única tarde.

Em apenas três anos dessa ação pirata hardcore, Pier e seus homens afundaram 132 navios inimigos - incluindo 28 num único dia durante uma batalha naval contra os holandeses. O feito que lhe rendeu o apelido de "A Cruz dos Holandeses".

Apesar do sucesso em alto mar, Pier decidiu levar sua campanha de volta à terra firme. Ele soube que o Duque Saxão (o sujeito que havia contratado a Black Band) havia desistido da longa e infrutífera campanha, vendendo as suas terras na Frísia e partindo. Isso seria motivo de comemoração, a não ser pelo fato de que o novo Senhor era ninguém menos que o futuro governante Habsburgo, o astuto Imperador Carlos V. 


A chegada de Carlos trouxe uma escalada nas matanças em sua tentativa de sufocar a revolta. Grutter Pier continuou vagando pelo campo saqueando, pilhando e causando estragos em tudo o que via, chegando a conquistar dois castelos e devastar a cidade de Medemblik onde exterminou boa parte da população que havia se bandeado para o lado dos holandeses.

Apesar de seus sucessos militares e de causar grande impacto, Pier foi surpreendido por uma aliança firmada entre os Habsburgos e o Reino da Burgundia que pôs fim à guerra e reforçou a região militarmente. Com a paz conquistada à duras penas, muitos dos companheiros Frísios não estavam mais dispostos a continuar lutando e acabaram debandando. Desiludido com tudo isso, Grutt Pier se retirou para a cidade frisia de Sneek onde morreu em 1520. O grande guerreiro faleceu tranquilamente na cama, possivelmente vítima de uma infecção causada por num dos muitos ferimentos que não sararam corretamente. Ele foi enterrado perto de uma igreja e se tornou nos séculos seguintes um nome popular para tavernas, cães de caça e navios.

Hoje, uma grande espada que se dizem ter pertencido a Grutte Pier está em exibição no Fries Museum em Leeuwarden. Ela mede 2,13 metros de comprimento e pesa cerca de 7 quilos. Além disso, um enorme capacete de batalha que dizem ter sido usado pelo líder frísio é mantido na prefeitura de Sneek. Após sua morte, um de seus homens de confiança, Wijerd Jelkhama continuou a lutar por algum tempo, mas sem o Gigante de Kimswerd ao seu lado, ele foi derrotado e decapitado em 1523. Eventualmente Carlos V conseguiu conquistar a Terra dos Frísios e assimilar o povo local.

Entretanto a população que ainda vive nessa região no norte da Alemanha considera a si mesmos primeiramente Frisios e tem orgulho de sua descendência. 

3 comentários:

  1. Que história!
    Aqui no Brasil 🇧🇷, temos a história do índio Mandu que é digna de um filme, tal qual a relatada no texto acima.

    ResponderExcluir
  2. Show! eu também escrevi sobre o lendário Grute Pier no meu blog, e sobre o "Reino" da Frísia, lar desse gigante!

    Para quem quiser dar uma lida:

    Grute Pier > https://bardodanevoa.blogspot.com/2021/12/grutte-pier-o-grande-guerreiro.html

    Reino da Frísia > https://bardodanevoa.blogspot.com/2022/02/reinos-esquecidos-frisia.html

    E para quem quiser saber mais sobre espadas Zweihander, a arma que tornou Grute Pier célebre:
    https://bardodanevoa.blogspot.com/2021/10/armas-medievais-espada-zweihander.html

    ResponderExcluir