segunda-feira, 19 de setembro de 2022

TOP 5: Os cinco artigos mais populares do Mundo Tentacular quando ele completa 2000 postagens


Olá pessoal,

Parece que foi ontem, mas o Mundo Tentacular está no ar desde 2009.

Estamos também completando uma marca festiva justamente com essa postagem que você está lendo nesse momento. O blogger nos avisa que essa é a postagem de número dois mil do Blog. Quem poderia imaginar que o Mundo Tentacular iria tão longe e chegaria a esse número significativo de material escrito, postado e publicado.

Para não deixar passar essa marca resolvi fazer um apanhado no estilo TOP 5 das postagens mais lidas, visitadas e comentadas do Blog em sua história.

São esses os artigos que chamaram mais a atenção de nossos leitores nesses quase 13 anos de existência do Blog. Aqui está uma oportunidade para explorar, ler, conhecer ou revisitar as postagens mais significativas do Mundo Tentacular.

Então, sem demora, vamos para o TOP 5 das Postagens mais populares e para quem quiser ler esses artigos em primeira mão, cada um acompanha um link no final para visitar o artigo em questão.

QUINTO LUGAR - 
A BESTA DE GEVAUDAN

Uivando alto, causando massacre, horror e deixando um rastro de medo temos a macabra história da Besta de Gevaudan.

Essa é uma lenda bastante conhecida e que ainda causa arrepios por ser ao mesmo tempo estranha e estar com um pé na história moderna. Trata-se de uma lenda muito popular ocorrida nos anos que antecederam a  Revolução Francesa e que ganharam uma nova dimensão através de filmes, séries e artigos que registram o incidente como algo que de fato aconteceu, embora as circunstâncias ainda levante dúvidas.

Ela envolve os ataques de uma fera, um monstro que teria a forma de um enorme lobo que começa a atacar a região de Gevaudan e segue empilhando vítimas fatais. Ninguém sabe ao certo como e por que a criatura atacava, mas seus ataques dão ensejo a um verdadeiro massacre de camponeses que motiva uma drástica ação das autoridades. Matar a fera se torna uma questão de honra e não são poucos os que tentam abater a besta que parece cada vez mais sanguinária.

Há muitas questões que foram levantadas por esse obscuro episódio da história. Teria existido mesmo um lobo assassino matando por prazer ou teria sido algo mais? Falava-se de uma criatura sobrenatural com sanha de sangue, um monstro capaz de assumir a forma de homens e de lobos e assim se esvair dos seus caçadores, mas seria esse o relato sobre um lobisomen? E o que dizer das pessoas que de fato existiram, estiveram envolvidas na caçada ou que foram vítimas da Besta? Com uma coleção tão grande de evidências, como desconsiderar esse incidente e tratá-lo como mera lenda?

A Besta de Gevaudan segue como um enigma difícil de ser elucidado, mas cujo fascínio prossegue firme e forte no interesse dos nossos leitores.



QUARTO LUGAR
VINGANÇA VIKING - A ÁGUIA DE SANGUE

A Cultura Nórdica, suas lendas, sagas e mitologia são um assunto recorrente aqui no Mundo Tentacular. As tradições destes povos fornecem um fascinante pano de fundo para histórias e narrativas, muitas destas incrivelmente assustadoras.

O artigo sobre uma dessas tradições se tornou um dos prediletos dos leitores do Mundo Tentacular, a medonha descrição da Águia Sangrenta. Essa forma de execução aterrorizante envolve um método aprimorado pelos povos nórdicos e reservado a alguns poucos criminosos cujos atos em teoria justificam essa verdadeira atrocidade humana. Ao ler esse artigo não consigo conter um arrepio involuntário pois não posso imaginar o que deve ser passar por esse martírio (e espero, ninguém jamais vanha a descobrir).

Não por acaso, os povos da Escandinávia se notabilizaram pelos seus costumes violentos e pela brutalidade empregada quando se tratava de punir os inimigos, a Águia Sangrenta, contudo, leva a execução a um outro patamar de choque e sofrimento.

Não vou estragar a leitura revelando do que se trata, mas posso assegurar que é algo difícil de esquecer.



TERCEIRO LUGAR
ARCO DO TELLES

Eu fico especialmente feliz em ter esse artigo entre os mais lidos aqui do Blog. Não só por ser um artigo sobre a cidade onde vivo, mas por revelar uma incrível Lenda Urbana.

Para quem não conhece o Centro do Rio de Janeiro, o Arco do Telles é considerado um dos endereços mais assombrados da cidade. A lenda é que nesse lugar, no século XIX fazia ponto uma perigosa prostituta que atacava seus clientes, agia com violência e que roubava crianças para sacrificar em nome da beleza e juventude eternas. A história de Bárbara dos Prazeres - a temida Onça, envolve assassinato, feitiçaria e magia negra no coração da Capital do Império. Mas seria  lenda de Bárbara verdadeira ou não passaria de uma invenção sem fundamento no mundo real? Teria realmente existido uma mulher cuja fúria se igualava a de uma onça feroz ou ela era apenas uma pessoa marginalizada? Ou tudo não passa de mera invenção para assustar crianças?

Mais estranhas ainda seriam as lendas sobre o fantasma da assassina que continuaria vagando pelas tortuosas ruas do centro histórico e pela movimentada Praça XV. Sua gargalhada assustadora ainda pode ser ouvida, ecoando pela Travessa do Comércio nas noites desertas e sem lua. 

Real ou imaginária, a fantástica narrativa sobre essa assassina atravessou o tempo e se consolidou em nossa página tornando-se um dos artigos mais lidos e comentados aqui no Mundo Tentacular. 



SEGUNDO LUGAR:
SLENDERMAN
 
É difícil mensurar o impacto que o Slenderman teve nos primeiros anos após a sua chegada à Internet. De um momento para o outro, as pessoas queriam saber mais e mais à respeito de quem (ou seria melhor dizer) o que era o Slenderman.

Essa Lenda Urbana, surgida nos Estados Unidos em meados de 2009 tomou de assalto a rede digital rendendo histórias, vídeos, narrativas, filmes e boatos de todo tipo. A criatura, um monstro sobrenatural alto e assustador, capaz de perseguir as pessoas e atormentá-las ao longo de dias, quase levando-as à loucura tornou-se um dos horrores modernos mais populares entre jovens e crianças. Sua longevidade prova que o Slenderman continua popular e que segue assustando um número crescente de pessoas em todo o mundo. Ele talvez seja o primeiro monstro a atravessar fronteiras graças a internet, tendo sua lenda contada em diferentes países e em várias línguas.

O artigo aborda o surgimento da Lenda Urbana, os principais rumores sobre a origem do personagem e como ele conquistou fama sem precedente. Mais assustador é constatar que o Slenderman motivou ao menos um crime bárbaro nos Estados Unidos, envolvendo duas meninas que tentaram assassinar uma terceira para assim torná-la uma escrava dessa entidade aterrorizante.

A matéria abordando o Slenderman continua atraindo muito a atenção dos leitores do Mundo Tentacular e por muito tempo ocupou o posto de artigo mais lido, ao menos até a publicação de nosso número um.


PRIMEIRO LUGAR:
PARALISIA DO SONO    

Confesso que quando comecei a pesquisar à respeito de Paralisia do Sono para escrever esse artigo, não fazia nem ideia do que se tratava. Mas à medida que ia encontrando outros artigos e material sobre o assunto, fui lembrando de um episódio que eu mesmo sofri quando era criança.

Correndo o risco de parecer meio idiota, citei que havia passado por algo muito similar, experiência esta que foi voltando à minha lembrança enquanto escrevia à respeito e me aprofundava no tema. Mais incrível foi constatar que muitos dos leitores logo após a publicação, afirmaram ter chegado ao artigo justamente por estarem pesquisando sobre algo que também havia acontecido com eles!

Só ali eu tive certeza de que Paralisia do Sono, algo que em 2013, data da publicação da matéria, era bem pouco falado, mas mais comum do que poderia imaginar. 

A Paralisia do Sono é por si só algo aterrorizante e como diz o subtítulo do artigo envolve a sensação de viver um pesadelo acordado. A pessoa que passa pela experiência se vê incapaz de se mover ou de reagir, e pior, sente como se alguém (ou mais provavelmente alguma coisa) estivesse ali perto de sua cama observando. Felizmente eu não tenho uma lembrança muito clara de minha experiência, mas muitas pessoas afirmam passar por isso de tempos em tempos. O fenômeno categorizado atualmente como uma espécie de disfunção do sono tem se tornado cada vez mais comum e atormentado um número cada vez maior de pessoas.


*     *     *

Bem é isso pessoal,

A lista dos nossos cinco artigos mais populares e que eu convido todos a ler.

No mais, como sempre, agradeço a todos os nossos leitores habituais ou ocasionais que nos incentivam a prosseguir com a produção do Mundo Tentacular por todo esse tempo. São vocês, através de seus elogios e críticas, comentários e sugestões que nos animam a pesquisar o que há de mais estranho, bizarro, incomum ou interessante por aí.

Obrigado de coração! 

4 comentários:

  1. Para mim no top 5 deveria estar a linha do tempo dos Mythos .. Um dos melhores artigos publicados

    ResponderExcluir
  2. Li os cinco e mais uns 500, pelo menos. Obrigada pelo trabalho no Blog. Sempre uma textualidade engajada e completa.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o blog há quatro anos e de lá para hoje é impossível de não dar vistas semanalmente. Gosto muito da forma dos textos,completos ,descritivos. Frederick Forsyth não os faria melhor !! Parabéns pelas 2000 postagens. Afinal de contas tantos blogs já foram extintos e vocês continuam firmes.

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a acompanhar este blog quando eu tinha meus 13 ou 14 anos, pra ser bem honesto não consigo me lembrar ao certo qual foi o primeiro post que li.
    Aqui me vejo, com meus 22 anos, ainda jovem, mas com um agradável sentimento de nostalgia sempre que leio as matérias que posta, normalmente fico algumas semanas longe graças a correria da vida, mas sempre volto pra ler os artigos, mesmo que atrasado.
    Agradeço honestamente por todos estes anos de entretenimento, diversão e assombro.

    ResponderExcluir