Recursos do Guardião e Props são elementos que engrandecem demais uma sessão de RPG.
Os cenários investigativos por excelência convidam o mestre a produzir e fornecer aos jogadores esse tipo de material. Ele torna a experiência de jogar uma aventura, algo muito mais interessante e evocativo. Ao invés de simplesmente descrever as páginas de um diário antigo e amarelado, o mestre entrega nas mãos dos jogadores as páginas em questão, para que eles leiam. No lugar de explicar como é o desenho de uma estranha criatura feito por uma testemunha, ele fornece o desenho para apreciação geral. Ao invés de dizer que há fotos numa velha caixa, ele dá aos jogadores a chance de abrir a caixa e encontrar essas fotos...
Esse tipo de recurso visual é extremamente bem vindo!
Os jogadores se sentem como seus investigadores: examinando, verificando, estudando e processando as pistas achadas. O que eles seguram em suas mãos é basicamente o que seus personagens estão simultaneamente manipulando no jogo.
É claro, produzir esse material é trabalhoso, mas em contrapartida, o efeito se faz sentir na mesa.
Faz algum tempo, nosso colega aqui do Blog, Ricardo Ramada criou um material incrível para o cenário "O Incrível Caso de Thomas Fell". Essa é uma aventura para Rastro de Cthulhu, excelente para jogadores iniciantes. Os recursos ficaram simplesmente incríveis, tudo muito bem feito e extremamente bem produzido.
Ele muito gentilmente me ofereceu esse material e eu pretendo usá-lo em breve quando for narrar essa história.
"O Incrível Caso de Thomas Fell" é um cenário introdutório para Rastro de Cthulhu. Ele acompanha um grupo de investigadores de primeira viagem que busca desvendar as estranhas circunstâncias que cercam o desaparecimento de Thomas Fell, um amigo que parecia ocultar um terrível segredo. O que aconteceu com ele? Qual o seu paradeiro atual? E como essa investigação mudará para sempre as suas vidas? Trata-se de uma excelente introdução ao perigoso mundo de Rastro de Cthulhu e aos Mythos ancestrais.
Para quem tiver interesse, na página da Editora Retropunk pode-se encontrar gratuitamente o cenário. Basta ir no link abaixo:
As imagens abaixo são do referido material, vou descrever brevemente do que se trata.
As Fotos e Handouts:
As fotos e imagens gerais são um ótimo recurso visual para envolver os jogadores na Investigação.
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, em no caso de cenários de RPG, isso muitas vezes é verdade.
Essas fotos foram impressas em papel de alta gramatura em cor sépia ou preto e branco e ficaram excelentes.
Fichas de Personagens:
As Fichas de Jogo são muito mais do que uma coleção de estatísticas e resumo dos atributos de um determinado personagem.
Elas conectam o jogador de carne e osso ao seu alter ego fictício.
As fichas produzidas para Rastro são bem funcionais e de fácil compreensão. Essas fichas para a aventura acompanhadas das imagens dos personagens (tiradas do elenco do filme "Assassinato no Expresso do Oriente") ficaram perfeitas.
As Fotos do Explorador Thomas Fell:
No cenário, Thomas Fell é um amigo em comum dos investigadores.
Ele é um aventureiro que viajou pelo mundo e registrou sua jornada na forma de fotografias tiradas em diferentes lugares do mundo. O registro dessas fotos constitui uma valiosa pista para solucionar o caso de seu desaparecimento.
Uma misteriosa Ilustração:
Eu adoro esse Handout de um desenho feito pelo próprio Thomas Fell no qual ele tenta capturar a forma de um horror visto em primeira mão.
O Mapa com as Linhas:
No decorrer da investigação, os personagens encontram um misterioso mapa mundi com estranhas linhas vermelhas traçadas ao longo dele.
Compreende o significado dessas linhas e saber o que elas representam é uma das partes mais importantes desse cenário. Sem falar que
O Decalque da Placa:
Outro recurso incrível é esse decalque em papel vegetal de uma placa ou tabuleta de pedra toda entalhada.
Ao examinar o recurso é como se os jogadores tivessem em suas mãos o decalque feito por alguém que raspou um pedaço de carvão sobre uma placa de pedra obtendo assim os desenhos de sua superfície.
Esse é um dos meus props favoritos nessa coleção.
O Diário de Thomas Fell:
Mas se eu tivesse de escolher apenas um recurso para apontar como o mais legal dessa coleção, seria esse aqui.
Trata-se do Diário de Thomas Fell relatando de seu próprio punho os acontecimentos que levaram a seu trágico destino.
O diário foi tão bem produzido que incluía até o ex-libris de seu dono na contracapa.
Enquanto isso, o interior traz o registro das andanças de Thomas Fell pelo mundo, o que ele viu e o que ele descobriu viajando pelo Egito, se lançando nos Desertos da Austrália, no extremo oriente e finalmente nos planaltos da América do Sul.
As fotografias com as bordas recortadas são um detalhe a mais nas páginas amareladas com café, complementadas pelas imagens dobradas.
E essas páginas que parecem ter sido arrancadas de antigos tomos de magia e compêndios de conhecimento arcano, ficaram excelentes!
Sem falar dos desenhos supostamente feitos pelo próprio Thomas Fell, registrando a forma de monstros e criaturas do Mythos.
Mais do que um simples diário, as páginas possuem as pistas que permitirão desvendar o mistério dessa investigação.
Ficou incrível!
Aliás, se algum dos leitores aqui do Mundo tentacular quiser compartilhar com os demais suas coleções de Recursos, teremos enorme prazer em publicar.
No mais, deixem os dados rolar e percam sanidade!
A Warner adaptou a Hq "The Doom that came to Gothan", de Mike Mignola, em animação. Seria possível a análise do filme?
ResponderExcluirQue material incrível, principalmente o diário! Participar de uma mesa com esses props deve ser insano demais.
ResponderExcluirMuy bueno! Muito obrigado da Espanha
ResponderExcluir