sábado, 25 de maio de 2019

Art & Arcana: Uma História Visual - Resenha do Livro dedicado ao D&D


Art & Arcana: A Visual History (Arte e Arcana: Uma História Visual) é uma declaração de amor ao universo fantástico de Dungeons and Dragons como nenhuma outra. O visual do livro é simplesmente de tirar o fôlego, um tremendo compêndio de capa dura com incríveis quatrocentas e quarenta páginas, que celebram a história e significado do mais famoso e popular jogo de RPG de todos os tempos.

Mais do que isso, o livro conta o legado deixado pelo D&D e a forma como ele transformou para sempre o hobby que ajudou a popularizar. Através de diferentes épocas, o leitor acompanha as transformações e mudanças no design do jogo e do material que o integra. É uma bela jornada através de décadas: de um início modesto e sem grandes pretensões para um best seller que atrai cada vez mais pessoas.






Começando com o Original Dungeons and Dragons (chamado de "Pai de todos", por alguns), somos apresentados aos diferentes estilos artísticos do jogo, suas publicações icônicas, as capas que marcaram época, propagandas e tudo que se relaciona a história direta do D&D. Complementando essas imagens fantásticas resgatadas nos baús da velha TSR e nas salas de tesouro da Wizards of the Coast, temos entrevistas e declarações de pessoas que participaram dessa trajetória vitoriosa. 

O melhor é que esse é um livro claramente escrito por fãs e destinado aos fãs.

Os responsáveis pelos capítulos se esmeram em conjurar uma atmosfera de nostalgia e celebração ao redor da história do D&D. Os autores Jon Peterson, de "Playing at the Worlds" (Jogando nos Mundos), uma obra que disseca a criação do nosso amado hobby e Michael Witner que escreveu "Império da Imaginação: Gary Gygax e o Nascimento de Dungeons and Dragons", uma biografia do co-criador do jogo se juntaram para criar Art e Arcana. Juntos eles ganharam acesso aos bastidores da TSR Inc, a editora original do D&D, conversaram com as mentes que idealizaram o jogo e entrevistaram alguns dos criadores da identidade visual que passou a servir como sinônimo de RPG. O resultado é algo deslumbrante!





O livro é dividido em nove capítulos, sete deles dedicados cada um a uma edição - a edição 3,5 ganha um capítulo apenas para ela. Os dois capítulos restantes tratam de acontecimentos importantes e significativos na história do jogo., como a crise de 1983 na qual o jogo foi acusado de ser uma má-influência para crianças e adolescentes e a queda final da TSR. Cada capítulo possui um título que remete a campanhas, magias e suplementos famosos. O primeiro capítulo, por exemplo, tem por título "Detectar Magia", enquanto "Runas Explosivas" é o título que trata especificamente das dificuldades no período mais crítico do jogo. Bigbys Interposing Hand (o nome de uma antiga magia) é o título do capítulo dedicado a queda da TSR e a compra do jogo pela mega empresa Wizards of the Coast/Hasbro.

Ao longo dos capítulos ficamos sabendo que os primeiros artistas contratados pela TSR se inspiravam em Histórias em quadrinhos da Marvel Comics para construir as cenas de combate e ação. Ficamos sabendo como os artistas Dave Sutherland e David Trampier trabalharam para construir uma identidade visual própria do jogo, a chegada de talentosos ilustradores como Larry Elmore responsável pela capa do livro básico e pelas caixas, até histórias suculentas a respeito das edições mais recentes.

A arte de D&D, por sinal, recebe um grande destaque. A sessão "Arteology" examina as histórias por trás de algumas ilustrações mais icônicas, enquanto "Artist Favourite" (O Favorito do Artista), pergunta aos mais famosos artistas quais as suas obras mais queridas. O Capítulo "Deadliest Dungeons" (Masmorras Mortais) examina a criação das aventuras e campanhas legendárias desde a fundação de Dungeons & Dragons, examinando o processo criativo que levou ao surgimento de campanhas como Keep on the Borderlands e Tomb of Horrors. "Evilution" comenta as alterações visuais de alguns personagens icônicos como Acerarak e Strahd, com direito a sketches iniciais que mostram como o conceito destes personagens foi trabalhado. De modo similar, "Many Faces of…" (As muitas faces de...) é uma sessão que examina como algumas das mais famosas e mortais criaturas do jogo mudaram ao longo dos anos. Criaturas como o Beholder, Purple Worm e Mind Flayer são esmiuçadas em detalhes e passamos a conhecer detalhes fornecidos pelos seus próprios criadores. Finalmente, "Sundry Lore" examina os elementos que ajudaram a criar o conhecimento de D&D em paralelo com outros RPG. Já "Wired for Adventure" (Conectado para aventuras) especula o que o futuro reserva para o jogo e a arte de contar histórias.





Art & Arcana é um banquete para os olhos, de capa a capa. As páginas são recobertas de ilustrações coloridas de monstros, mapas, criaturas e heróis. A distribuição do material faz com que o leitor, mesmo o mais casual, se detenha nas páginas para apreciar os detalhes. Muitas das imagens mais famosas acabam remetendo a momentos da memória afetiva dos jogadores mais antigos, despertando lembranças guardadas lá no fundo. Eu me peguei várias vezes apreciando uma determinada imagem e lembrando de momentos da minha adolescência, quando essas mesmas imagens estampavam a capa dos livros que eu e meu grupo jogávamos. Nesse contexto, Art & Arcana é uma agradável visita à estrada das memórias antigas. 

Os autores foram ousados ao tocar em assuntos delicados que marcaram a história do jogo. Eles mergulham de cabeça no pânico que o jogo causou ao ser absurdamente associado a satanismo e faz uma exploração da reputação negativa que acompanhou o jogo nos anos 80. Temos acesso a páginas de jornal e artigos da imprensa que falavam sobre o assunto. Tudo tratado de forma direta e com completa clareza. Art & Arcana vai em busca de cada aspecto da história antiga e recente de D&D, prestando um trabalho quase biográfico das pessoas que criaram o jogo e o que elas pretendiam. Os autores demonstram isenção ao tratar desses temas espinhosos, mas são esclarecedores em cada aspecto.  

Fisicamente Art & Arcana é um livro maravilhoso! Cada página oferece uma surpresa e folheá-lo é um prazer para os sentidos. É o tipo do livro que pode tranquilamente ocupar o centro de mesa para ser apreciado pelas visitas, ou então um lugar de destaque na prateleira, para ser apanhado e lido de tempos em tempos. É provável que esse seja o livro mais impressionante e completo a respeito do nascimento de Dungeons and Dragons e todo fã deveria dar uma olhada com carinho, seja lá qual for a sua edição favorita.





Se você é um jogador "das antigas" de D&D ou um novato interessado em conhecer o longo caminho que o jogo percorreu até se tornar o que é hoje, Art & Arcana é simplesmente imperdível.

A história de nosso hobby jamais foi contada de uma maneira tão honesta, empolgante e surpreendente e chego a imaginar que jamais o será, novamente.

As narrativas, as histórias e as imagens são um festival para os fãs e todos aqueles que um dia rolaram dados na companhia de seus amigos e vibraram com o resultado de uma aventura.

6 comentários:

  1. Tá aí um livro que adoraria ver em português, pena q é quase impossível.

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta off topic, vcs desistiram de fazer uma analise do último episódio de True Detective S03?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Douglas. Provável que não... o episódio final de True Detective me deixou com um gosto tão ruim na boca que é até difícil emitir uma opinião sobre ele.

      Excluir
  3. Nostálgico!!! Só de olhar as imagens deste artigo já remete a boas lembranças em horas de jogo com os amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, não tem como olhar para essas imagens e deixar de lembrar de belos jogos.

      Excluir
  4. Muito interessante! Parabéns pelo artigo.

    Teria como me enviar os arquivos do cenário de RPG o limiar das trevas?
    lucassantiago502@gmail.com

    ResponderExcluir