terça-feira, 12 de outubro de 2021

O Senhor do Castelo - A descoberta de misteriosos ossos e sua controversa origem


Em 1928, um grande projeto de escavação à cargo do Museu Nacional estava sendo conduzido no histórico Castelo de Praga, na Tchecoslováquia. O objetivo dos trabalhos era escavar a parte mais antiga do castelo que havia sido coberta no século XV. A equipe era liderada pelo Professor Ivan Borkovský, um ex-cidadão ucraniano que havia lutado contra os austro-húngaros na Grande Guerra e fugido para a recém-formada nação da Tchecoslováquia em 1920. Lá ele estava em busca de uma nova carreira como arqueólogo. A escavação poderia ser o caminho para ele obter fama e reconhecimento internacional. Enquanto a equipe desenterrava essa antiga área do castelo, algo estranho foi encontrado embaixo da terra, algo que provaria ser um mistério duradouro, que permanece até hoje. 

Esse é o início de uma história de descobertas arqueológicas misteriosas que envolve nazistas, soviéticos, um grande plano para espalhar propaganda e um cadáver que confunde os arqueólogos há anos.

Quando a área que correspondia a um velho pátio foi escavada, os arqueólogos encontraram o que parecia ser uma velha cripta lacrada com um estreito acesso. Acreditando que estavam diante de algo peculiar, eles investiram sua atenção naquele ponto. Algumas horas mais tarde, o grupo foi recompensado com uma descoberta surpreendente.

No interior da pequena câmara encontraram o cadáver esquelético de um homem que mais tarde foi identificado como alguém que viveu no século X. Seus trajes se desintegraram quase que por completo, mas o pouco que sobrou atestava que eram feitos de couro e pele de animais. A mão direita dele estava apoiada em uma espada imponente de excelente qualidade, posicionada ao longo da perna, como se tivesse sido colocada ali com enorme reverência. A outra mão encontrava-se estendida em direção a um par de facas também de boa qualidade. Aos pés do homem, calçados com o pouco que restou de botas de couro, foram encontrados os restos de um balde de madeira parcialmente desintegrado e a cabeça de um machado forjado em ferro, bem como uma miríade de ferramentas, incluindo uma pederneira e uma navalha. Essa quantidade de objetos, depositados junto com a figura misteriosa indicavam que ele não deveria ser uma pessoa comum, mas alguém de status e posição social elevados. Poderia ser um nobre, um governante respeitado ou quem sabe um chefe guerreiro. 


Certamente foi uma descoberta inesperada, sobretudo porque aquela parte do Castelo de Praga, não era destinada a servir como cemitério. Os rigorosos costumes funerários da época dificilmente contemplariam que uma pessoa, não importa quem fosse o indivíduo e sua importância, poderia ser sepultado naquele local comumente usado como um pátio. 

O melhor palpite na época era que o cadáver podia ter sido enterrado em outro local, exumado posteriormente e colocado naquela cripta tempos depois. Os arqueólogos analisaram os restos e estudaram os objetos situando-os entre o ano 800 e 1.000 d.C. Suspeitou-se que o homem poderia ter origem eslava pela altura e porte, mas ninguém sabia ao certo, e tudo era deveras intrigante. A origem do cadáver era um mistério completo e não foi encontrado nenhum outro corpo na área com o qual pudesse ser comparado. De alguma forma, o estranho acabou sendo depositado ali sozinho em uma cripta escavada na rocha e posteriormente lacrada sem nenhuma pista do porquê ou mesmo de quem ele era. Borkovský escreveu um estudo sobre a descoberta, mas optou por não publicá-lo, decisão da qual ele viveria para se arrepender posteriormente.

Em 1939, o exército nazista invadiu ruidosamente a Cidade de Praga, conquistando tudo em seu caminho com sua máquina de guerra implacável. Foi apenas uma questão de tempo até os alemães se interessarem pela descoberta feita uma década antes no Castelo. O misterioso cadáver estava sendo analisado no Museu Nacional e era um grande negócio para eles reclamar o corpo. 

Arqueólogos alemães, em especial os que serviam aos interesses da organização Ahnenerbe Forschungs-und Lehrgemeinschaft, há muito procuravam evidências para apoiar sua ideologia distorcida de que raças nórdicas, os antepassados da "raça germânica pura", haviam ocupado aquela parte da Europa desde os tempos antigos o que, portanto, lhes conferia um direito histórico sobre aqueles territórios. Os alemães cultivavam a crença de que o esqueleto misterioso pertencia a um alemão ou viking, portanto um representante da grande raça ariana.


Uma vez que Borkovský não havia publicado seus estudos, os pesquisadores da Ahnenerbe conseguiram inserir as suas próprias teorias e creditá-las como verdadeiras. Os nazistas recrutaram à força o aterrorizado Borkovský para que ele ratificasse os estudos a ele apresentados, ameaçando mandá-lo para um campo de concentração se ele expressasse desacordo. O trabalho do arqueólogo foi severamente editado para encaixar a Teoria Viking. Como forma de propaganda nazista, Borkovský foi obrigado ainda a proclamar que o cadáver provava que o Castelo de Praga era de origem germânica, construído por colonos do povo ariano, e que a terra onde ele estava, historicamente pertencia a eles. Os nazistas estavam essencialmente tentando distorcer e interpretar descobertas arqueológicas fazendo um cadáver de 1.000 anos objeto de suas maquinações.

Para piorar a situação, os alemães ordenaram o fim dos trabalhos de Borkovský que havia escrito uma monografia sobre a descoberta da mais antiga cerâmica eslava recuperada na Europa central. Essa descoberta não se alinhava com a ideia de que a terra era originalmente dos arianos, e por isso, tudo foi censurado. A cerâmica foi confiscada e provavelmente destruída pelos nazistas em uma flagrante tentativa de ocultar a história.

Com o fim da Guerra, os alemães foram afastados, mas os soviéticos mantiveram a Tchecoslováquia sob sua área de influência. Controlado por um novo regime opressor, Borkovský se viu novamente em apuros, já que ele era visto como um simpatizante do nazismo por corroborar as teorias alemãs em relação ao cadáver misterioso. A única coisa que impediu Borkovský de ser enviado para um Gulag foi ele aceitar favorecer uma nova narrativa, dessa vez imposta pelos comunistas. Ele recebeu ordens expressas de desfazer todas as conclusões que favoreciam os alemães e referendar teorias que colocavam os eslavos (russos) como colonizadores originais da Tchecoslováquia.


Apenas depois de fugir do país, em 1946, é que ele finalmente publicou seu estudo original, que apontava para o fato de o homem misterioso ser membro do que ele considerava uma dinastia pré-eslava, um povo local do qual os Tchecos originalmente descendiam.

Durante todo esse cabo de guerra político entre as nações se esforçando para reivindicar a origem do esqueleto misterioso, ninguém realmente sabia quem havia sido aquele estranho sem nome ou de onde ele vinha, e até os dias atuais ainda não sabemos ao certo.

Boa parte do mistério é que ele carrega uma variedade curiosa de itens, alguns sendo obviamente de origem Viking, outros da área local e outros de terras estrangeiras aleatórias, então a verdadeira nacionalidade do homem é difícil de definir através do que ele carrega. A espada é particularmente interessante, pois é de altíssima qualidade, provavelmente muito cara, e a única desse tipo encontrada na região. Apenas alguém de grande importante poderia ter um item desse tipo e este deveria ter sido trazido de longe.

Uma hipótese é que se tratava de um aventureiro ou de um explorador que viajou por terras distantes, colecionando ou conquistando tesouros, os mesmos com que foi sepultado. O respeito por ele deveria ser enorme, pois na maioria das vezes, objetos tão valiosos acabavam passando para outras pessoas. Alguns acreditam que o homem era provavelmente um líder guerreiro, até mesmo um aspirante a viking que vagou por aquelas terras almejando tomar o controle delas e se estabelecer como seu senhor. A única certeza é que, para ter sido enterrado no castelo, em um lugar de tamanho destaque, ele não poderia ser qualquer um. A coleção heterogênea de objetos valiosos demonstra que ele viajou por diferentes regiões da Europa em uma época em que viajar não era comum. 


Uma sugestão é que ele pode ter sido um mercenário à serviço da Dinastia Premyslid, que construiu o castelo e se que converteram nas gerações seguintes em Príncipes da Bohêmia. A Família Premyslid, que tem entre seus membros Bispos, Reis e até mesmo um Santo, foi fundamental para a formação do Reino da Boêmia, um dos mais importantes na Idade Média. Para se consolidar, no entanto, a Dinastia precisou enfrentar adversários poderosos e abrir espaço entre adversários na base da espada. O sujeito pode ter sido alguém que lutou ao lado do clã e que teve uma existência muito viajada, aventureira e beligerante, recompensada sendo colocado para descansar sob o que viria a se tornar o Castelo de Praga, o baluarte daquela família que ele ajudou a erguer.

Apesar de ninguém ser capaz de dizer sua origem, é justo supor que ele próprio jamais poderia imaginar que depois da sua morte, seu corpo se envolveria em esquemas políticos de uma sociedade futura, absurdamente incompreensível.

Ao lado de sua espada, pendendo em suas mãos descarnadas há mais de 1000 anos, esse guerreiro com certeza viu muita coisa, mas enfim, chegou a hora de descansar.

2 comentários: