sábado, 30 de outubro de 2021

O Culto da Sabedoria Estrelada - Os Devotos do Caos Rastejante

 

Ao longo da história, muitas seitas se formaram chafurdando na adoração profana dos Mythos de Cthulhu (1). A maioria deles preferiam se manter incógnitos: escondidos e ignorados pelas pessoas à sua volta, em parte por desejar manter sigilo sobre seus assuntos, mas principalmente porque o caráter pernicioso de suas atividades poderia atrair a ira do restante da sociedade.

Talvez por isso o Culto da Sabedoria Estrelada seja tão diferente das outras seitas. Sua sede ficava numa das regiões mais visíveis da progressista cidade de Providence, no estado de Rhode Island. A Igreja de pedra escura, um enorme colosso gótico guarnecido de pátio, torre e campanário funcionava no topo de Federal Hill (2), à vista de todos. A igreja cresceu sem ser embargada, tomando conta da paisagem como um fungo odioso. O templo se identificava como uma congregação fechada, cujo dogma e filosofia pareceram aceitáveis aos olhos cosmopolitas do povo de Providence, ainda que corresse a década de 1840. As pessoas que frequentavam aquele tabernáculo à princípio não chamaram a atenção da vizinhança, de fato, o fluxo de imigrantes estrangeiros havia apresentado ao povo local uma miríade de crenças tão diversas que à primeira vista a Sabedoria Estrelada pareceu apenas mais uma seita inofensiva, não obstante, estranha.

A Igreja foi fundada pelo Professor Enoch Bowen (3), um emérito estudioso nascido e criado em Providence e educado na Universidade Brown. Ele lecionou história e filologia, integrando o corpo docente e obtendo grande reconhecimento de seus pares. Analisando as credenciais do Professor Bowen é realmente curioso considerar que ele poderia se tornar o fundador de um Culto. Mas foi justamente o que aconteceu. O ponto alto de sua carreira foi a escavação da Cripta do Faraó esquecido Nephrem-Ka (4) em 1843. Os trabalhos realizados no Vale de Saqqara (5) revelaram o lendário complexo subterrâneo conhecido como Labirinto de Kish (6). Apesar dos rumores a respeito de acidentes estranhos e uma suposta maldição, a expedição desvendou importantes artefatos históricos enterrados faziam milênios.

No ano seguinte, Bowen deveria ter renovado sua estadia no Egito e continuado as escavações, contudo, inexplicavelmente ele decidiu se retirar e retornar para Providence. Ao voltar para os Estados Unidos, Bowen também se desligou da Faculdade e começou a planejar as bases para a criação de um Culto místico-teológico que ele batizaria Sabedoria Estrelada. É interessante notar que até aquele momento, o professor jamais havia manifestado qualquer interesse em assuntos religiosos e ele próprio se definia como um ateu. A mudança de ponto de vista causou estranheza em seus amigos mais próximos e familiares.

Usando parte de sua fortuna pessoal, contraindo empréstimos e usando doações, Bowen conseguiu adquirir um terreno no alto de Federal Hill, uma região outrora nobre da cidade. As fundações da dilapidada Igreja do Livre-Arbítrio (Free-Will Church) (7) já existiam no topo do monte, mas o prédio havia sido parcialmente destruído em um incêndio em 1820. Com apoio de outros membros do Culto, as obras de restauração da igreja seguiram rapidamente e em meados de agosto de 1843 o Templo abriu suas portas para receber os fiéis. "Abrir as portas" no entanto, é apenas uma figura de linguagem: desde o início, os serviços foram conduzidos com as portas fechadas e cuidadosamente trancadas para que os rituais permanecessem do modo mais sigiloso possível .

O povo de Providence, em especial os moradores da região, uma mistura de imigrantes alemães, poloneses, espanhóis, irlandeses e principalmente italianos, desde o início repudiou o que acontecia na Igreja e não queria ter nada com ela. De fato, o desgosto da comunidade formada majoritariamente por estrangeiros para com a Sabedoria Estrelada, se tornou motivo de grande preocupação. A razão para isso é que circulavam rumores na vizinhança, rumores inflamatórios e supostamente exagerados concernentes ao teor das celebrações ali realizadas. A primeira queixa dizia respeito a presença de pessoas estranhas na sede do Culto, indivíduos mal vestidos que pareciam se esgueirar para o interior do templo. As missas, celebrações ou o que quer que acontecia lá dentro também era motivo de debate acalorado. Ouvia-se uma confusão de sons e cantos numa língua que ninguém era capaz de discernir. Os gritos ululantes e louvores ainda que abafados pelas portas e janelas lacradas se faziam ouvir pelo bairro. Para piorar, esses encontros sempre aconteciam à noite, e iam até altas horas da madrugada.

Apesar da desconfiança inicial, a Igreja continuou a prosperar, sobretudo depois que Bowen compareceu diante da Secretaria Municipal para defender o direito inalienável de liberdade de culto previsto pela Constituição. Em 1863, a Sabedoria Estrelada contava com cerca de 200 fiéis registrados e mais ou menos metade disso em simpatizantes. O culto chegou a abrir uma filial em Townshend, Vermont, enquanto uma missão foi estabelecida em Arkham. Mesmo depois da morte de Bowen em 1868, a Igreja continuou a funcionar sob a liderança de um Dr. Richard Flagg (8).

A natureza do culto era mantida em segredo, mas alguns boatos começaram a circular. De acordo com algumas fontes, os líderes da Sabedoria Estrelada tinham um um artefato sagrado conhecido como Trapezoedro Brilhante (9), que o Professor Bowen havia encontrado em sua escavação no Egito. Os rituais por sinal eram uma mistura de ocultismo clássico com rituais extraídos de um misticismo pseudo-egípcio, costurado com outras doutrinas herméticas. O templo era ornamentado com estranhas estátuas similares às enormes cabeças da Ilha de Páscoa e contava com símbolos pagãos. 

O Trapezoedro, mantido num local de destaque na nave principal, era o foco principal do culto e ao redor dele ocorriam a maior parte dos rituais. O mais importante deles envolvia algo chamado genericamente de "A Revelação". O princípio era incrivelmente simples, o postulante a receber a revelação simplesmente olhava para o objeto e se concentrava à esperava de visões que revelavam a existência de esferas superiores além da percepção mundana: mundos, dimensões e realidades se abriam diante de seus olhos. Com o tempo, essas revelações traziam conhecimento e pavimentavam o caminho para um poder além da imaginação. Ou ao menos era nisso que os cultistas acreditavam. Além disso, segundo alguns, o objeto também funcionava como um portão que trazia para a congregação uma entidade mística, o Assombro na Escuridão (10). Este era um tipo de Mensageiro dos Deuses que partilhava segredos sinistros com os fiéis. Para muitos, se tratava de um avatar de Nyarlathotep, o Caos Rastejante (11). O Assombro só podia ser invocado nas trevas e por isso todos rituais eram conduzidos num breu absoluto.

Os boatos continuavam se espalhando, mas ninguém tinha certeza do que acontecia na Igreja. Com o passar dos anos, o culto passou a ser visto como responsável por diversos desaparecimentos de jovens e crianças que teriam se tornado vítimas de sacrifícios de sangue. Em 1869 um grupo de pessoas invadiu a Igreja  quebrando janelas e destruindo mobília, aparentemente em retaliação ao sumiço de uma criança. Novamente nenhuma prova foi encontrada que ligasse a Seita a esses terríveis casos, contudo as autoridades da cidade decidiram agir. A prefeitura autuou a igreja por perturbação da ordem e ordenou que as portas da igreja fossem trancadas, impedindo os encontros da congregação na madrugada. Os frequentadores também passaram a ser detidos e revistados por policiais. Com as medidas cada vez mais agressivas, a congregação começou a se dispersar e muitos membros deixaram a cidade. Boa parte dos objetos pertencentes ao culto ficaram na Igreja. A biblioteca do culto contava com uma coleção de obras raras e extremamente valiosas que incluía cópias do Liber Ivonis, Cultes des Goules (12), Unausprechlichen Kulten, De Vermis Mysterris, o Livro de Dzyan (13), Pnakotic Manuscripts e a versão em latim do Necronomicon (14). Tudo deixado nas prateleiras carcomidas do escritório no segundo pavimento. A congregação também abandonou a misteriosa gema que chamavam Trapezoedro Brilhante. Qual motivo fez com que os fiéis deixassem para trás sua mais sagrada relíquia é uma incógnita. É possível, no entanto que isso tenha se devido a duas hipótese: que essa foi uma ordem do próprio Assombro na Escuridão ou que os cultistas tenham temido remover o artefato de seu lugar de descanso na Igreja sem atrair a ira da entidade.

Seja como for, o Trapezoedro ficou na Igreja por décadas, intocado até ser acidentalmente descoberto pelo autor Robert Blake (15), o que levou a  uma série de eventos cumulando com a bizarra morte deste e o desaparecimento do artefato nas águas da Baía de Narragasett.

Após deixar Providence, a maior parte do culto se espalhou, com a maioria deles seguindo para o oeste dos Estados Unidos. Acredita-se que o Dr. Flagg, entretanto, imigrou para a a Inglaterra. Uma seita chamada Sabedoria Estrelada surgiu em Yorkshire, por volta de 1880, liderada por uma figura que muitos acreditavam ser o Dr. Flagg usando uma nova identidade. Sem o Trapezoedro, a seita teve existência curta, encontrando oposição de outros grupos devotados a Nyarlathotep. A antiga Igreja Católica adotada pela congregação como sua sede foi abandonada em 1890. 

Membros do Culto possivelmente se estabeleceram em Chicago onde deram origem a uma dissidência da seita que adotou o nome Culto da Providência Celestial. Este foi destruído em 1871 por um incêndio. O mesmo Culto também tentou se fixar em Arkham com o nome de Capela da Contemplação (16), no início do século XX, mas este acabou se desintegrando após a morte de seu líder.

Conforme dito, alguns membros da Seita buscaram se estabelecer na Califórnia, se refugiando na área de Los Angeles que experimentou uma febre de movimentos e igrejas nos anos 1920 (17). Nas décadas seguintes, o culto floresceu, conduzindo rituais nas colinas a oeste da cidade, congregando um bom número de pessoas e até algumas celebridades de Hollywood. Um grupo derivado desse reemergiu no final do século XX na zona urbana de Los Angeles, liderada por um carismático líder - possivelmente de origem jamaicana - chamado Reverendo Nye (18). Ele afirmava ter em seu poder o Trapezoedro Brilhante, o que é pouco provável.

Mais recentemente, rumores se espalharam à respeito de uma nova Igreja da Sabedoria Estrelada no Canadá. Essa congregação, é muito discreta em suas atividades, e não é possível saber ao certo se ela compartilha da mesma afiliação e doutrina que a original. 

Observação: Há rumores ainda de que existem Igrejas reais da Sabedoria Estrelada sediadas na Florida e Califórnia. Mas o que elas professam fica aberto a interpretações. (19)  

Notas:

(1) O Mythos de Cthulhu é uma vasta coleção de conhecimento e saber profano, versando à respeito de antigos deuses e entidades cósmicas de enorme poder. O Grande Cthulhu é a figura central dessa mitologia particular que é encontrada em diversas culturas e épocas.

(2) Federal Hill de fato existe, é uma vizinhança que ocupa o centro da cidade de Providence, no estado de Rhode Island. A região foi originalmente ocupada por imigrantes, sobretudo italianos na virada do século. 

(3) Enoch Bowen é tratado como um conceituado arqueólogo e ocultista, nascido em Providence. Sua especialização era em filologia e ele lecionava na Universidade Brown.  Entre seus trabalhos mais conhecidos estão as publicações de Descrições de Escavações em Tell-Basta (1833), Cultos Sacrificiais do Egito Ptolomáico (1839) e Escavações no Egito pré-Dinástico (1842). Ele também publicou o manual oculto "O Caminho para a Escuridão" usando um pseudônimo. 

(4) Conhecido como "O Faraó Negro", Nephrem-Ká tem uma longa e sinistra ligação com os Mythos de Cthulhu. Para detalhes concernentes à respeito dessa figura, ler o artigo Dinastias do Horror - A Longa e Terrível História do Egito do Mythos (http://mundotentacular.blogspot.com/2020/04/dinastias-do-horror-longa-e-terrivel.html)

(5) Saqqara (em português Sacará) é um sítio arqueológico do Egito, que funcionou como necrópole da cidade de Mênfis, no passado dinástico uma das capitais da civilização. O nome Sacará, decorre de Sacáris, um Deus protetivo da região. Várias descobertas significativas foram feitas nos arredores de Saqqara que recebeu enorme interesse de expedições arqueológicas ao longo dos últimos séculos. para mais à respeito ver o link (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sacar%C3%A1)

(6) É possível que o Labirinto de Kish, que é fictício, tenha sido inspirado pelo verdadeiro Labirinto Egípcio. Para mais informações à respeito, remeter para o artigo "O Lendário Labirinto Egípcio" (http://mundotentacular.blogspot.com/2020/04/lugares-estranhos-o-lendario-labirinto.html)

(7) O Culto conhecido como Igreja do Livre Arbítrio (Free-Will Church) de fato existe e é um ramo batista fundada em meados de 1600. Para mais informações à respeito, veja o link ( https://en.wikipedia.org/wiki/Free_Will_Baptist

(8) Não especificamente Richard Flagg, mas Randal Flagg é um nome comumente associado a Nyarlathotep, o infame Caos Rastejante. Leitores de Stephen King lembrarão que o personagem é um dos maiores vilões em seus romances aparecendo de forma central na trama de "Dança da Morte" (Dance of the Dead). Para mais detalhes à respeito de Randall Flagg, ver o link https://en.wikipedia.org/wiki/Randall_Flagg

(9) O Trapezohedro Brilhante é parte central no conto de H.P. Lovecraft "The Haunter in the Dark" e um dos mais poderosos artefatos do Mythos. Para uma descrição completa dele, remeter para o artigo Artefatos do Mythos - O Lendário Trapezoedro Brilhante (http://mundotentacular.blogspot.com/2021/09/artefatos-do-mythos-o-lendario.html) .

(10) A descrição do Assombro na Escuridão pode ser encontrada no artigo seminal ( http://mundotentacular.blogspot.com/2021/10/assombro-na-escuridao-entidade-de.html )

(11) A importância de Nyarlathotep para os Mythos de Cthulhu é marcante. O Deus Exterior é das entidades mais conhecidas e poderosas da mitologia. Detalhes à respeito dele podem ser encontrados no artigo "Nyarlathotep, o Caos Rastejante: Coração e Ama dos Deuses Exteriores"                           http://mundotentacular.blogspot.com/2020/04/nyarlathotep-o-caos-rastejante-alma-e.html

(12) O decrépito tomo de conhecimento ancestral intitulado "Cult des Goules" é apreciado no artigo a seguir http://mundotentacular.blogspot.com/2010/07/paginas-dos-malditos-folheando-o-cultes.html

(13) O Livro de Dzyan pode ser apreciado em mais detalhes aqui http://mundotentacular.blogspot.com/2011/09/o-livro-dzyan-o-mais-antigo-livro-da.html

(14) O Necronomicon é o mais poderoso e completo dos tratados místicos contendo conheciemnto do Mythos de Cthulhu. Para uma descrição completa do livro e seu conteúdo, remeter ao artigo http://mundotentacular.blogspot.com/2012/02/paginas-amaldicoadas-tumultuada.html

(15) Robert Blake é um personagem fictício do conto "The Haunter of the Dark" de Lovecraft. Ele foi um pintor e autor de contos de horror que viveu em Providence. Após um curto envolvimento numa investigação à cerca do Trapezoedro e da Seita da sabedoria estrelada, o corpo de Blake foi encontrado em seu estúdio, vítima de uma morte em circunstâncias peculiares. Opersonagem Blake foi inspirado pelo autor e amigo de Lovecraft, Robert Bloch. Para mais à respeito de Robert Bloch remeter ao artigo (O Prodígio da Weird Tales" ( http://mundotentacular.blogspot.com/2012/11/o-prodigio-da-weird-tales-robert-bloch.html )

(16) A Capela da Contemplação é um Culto Menor estabelecido na cidade de Arkham e que figura de forma proeminente no cenário do RPG Chamado de Cthulhu, "A Assombração" (The Haunting). A Associação é uma presunção do autor que parecia deliciosa demais para deixar passar.

(17) A bem documentada "febre dos Cultos" em Los Angeles foi um fenômeno que marcou a cidade na costa oeste. O fato é real e merece um artigo em breve no blog.

(18) Pouco se sabe à respeito do Reverendo Nye ou sua biografia. Alguns supõem que ele seria apenas um charlatão tentando se aproveitar da história da Sabedoria estrelada, enquanto alguns supõem que ele poderia ser um avatar humano de Nyarlathotep, ligado ao infame "Homem Negro". A verdade sobre essas alegações é incerta.

(19) Essa observação final é acurada. Existem supostos cultos conhecidos como Sabedoria Estrelada (Starry Wisdom) estabelecidos em Miami e na Califórnia. Para quem estiver curioso o bastante, é possível visitar a página  

*     *     * 

O Artigo a seguir foi criado pelo Mundo Tentacular. Para usar o artigo ou reproduzir trechos de seu conteúdo, pedimos que entrem em contato com o autor e que a fonte original seja citada. Pedimos ainda para que o conteúdo não seja reproduzido integralmente.

4 comentários:

  1. Excelente artigo. Também gostei muito da estrutura com as referências para consulta.

    ResponderExcluir
  2. Realmente primoroso a qualidade da matéria ES referencia

    ResponderExcluir
  3. Excelente!
    Randall Flagg também aparece nos livros da série A Torre Negra e, pelo que me lembro, ele também possuía vários nomes e incorporava vários personagens, todos astutos e malignos.
    Não acho que, na mitologia de Stephen King, ele seja de fato Nyarlatothep, mas talvez uma bela homenagem ao Caos Rastejante.

    ResponderExcluir
  4. fiquei um tempo longe e quando volto tem uma porrada de artigos novos pra ler. começou decentemente.

    ResponderExcluir