quarta-feira, 3 de junho de 2020

"Onde o mal habita" - Três famosos endereços aterrorizantes


Eis aqui três exemplos de Casas Malditas, lugares cuja história e origem foi marcada com sangue, medo e violência. Cada um desses lugares possui seu próprio espectro maligno e é habitada por sombras que parecem muito à vontade na companhia dos vivos.

Vamos conhecer cada uma mais à fundo...

O LAR DESFEITO DE CRAIG JOHNSON
(Baltimore, Maryland)

Nos limites da cidade de Baltimore, existe uma casa antiga abandonada há algumas décadas. O lugar é evitado por todos os vizinhos e aqueles que moram mais próximos dela tem muitas histórias a contar.

O lugar é simplesmente ruim, ou assim dizem.

O pátio tomado de ervas daninhas e mato, esconde parcialmente a fachada dilapidada de uma propriedade antiga de alvenaria. Esse lugar escuro parece lançar tentáculos de pavor na mente das pessoas alimentando rumores sobre maldições e demônios. Aqueles que ficam tempo demais dentro da propriedade sofrem alucinações e surtos de violência motivados por algo maligno que ali habita.

A história da casa mistura boatos e crendices que podem variar de acordo com quem está contando. Contudo muitas dessas versões incluem o mesmo personagem, um homem chamado Stephen Craig Johnson, descrito como uma pessoa equilibrada e um amoroso pai de família, ao menos até se mudar para o endereço maldito.

Os Craig Johnson eram uma típica família de subúrbio, um casal com dois filhos. Pouco depois de se mudarem para o novo endereço, o comportamento do pai, começou a ficar estranho, errático e agressivo. Ele se irritava com as menores coisas, mostrando sinal de nervosismo e paranoia que nunca havia apresentado antes. Era o sinal de que havia algo muito errado em curso, mas até então, ninguém poderia imaginar o tamanho da tragédia que se aproximava.


Em 1983, a família comemorava o nascimento de mais uma criança. Mas as coisas começaram a ficar estranhas quando Stephen se convenceu de que o bebê era diferente. Ele insistia que o filho era a encarnação de Jesus Cristo e que havia nascido para redimir a humanidade. Um psicólogo foi contatado e atestou que o sujeito estava sofrendo de um quadro alarmante de esquizofrenia, embora ele até então não registrasse histórico da doença. Stephen foi levado para uma clínica e medicado, posteriormente recebeu ajuda profissional e ficou sob tratamento por cinco semanas.

Bastou retornar para a casa e sua situação voltou a se deteriorar. Ele afirmava que a casa falava com ele e dizia o que precisava ser feito embora ele tivesse muito medo de fazer aquilo. A esposa contou que Stephen tinha sonhos apavorantes e que despertava aos gritos. Seu comportamento errático culminou com uma noite em que ele foi encontrado num canto da sala com o ouvido colado na parede ouvindo instruções da casa. Ele tinha o bebê nos braços e chorava sem parar.

Temendo um desfecho imprevisível, a esposa pediu uma ordem de afastamento que impedisse o marido de voltar para casa. Ela obteve um mandato para que ele fosse levado de volta a Clínica para dar prosseguimento ao tratamento mental.

Na mesma noite, Stephen escapou da instituição aproveitando uma brecha na segurança.

A polícia foi chamada e imediatamente seguiu para o endereço da família. Lá encontraram o sujeito sentado no alpendre ninando o que julgaram ser o filho recém-nascido. Os policiais perceberam então que o homem tinha as mãos sujas de sangue e falava com um tom monótono como se estivesse dopado. Deram ordem de prisão e advertiram para que ele largasse a criança. Johnson acabou concordando em entregar o pequeno fardo a um dos policiais que se aproximou cautelosamente. Ao apanhar o bebê o policial chocado percebeu que lhe faltava a cabeça.


Stephen contou que as vozes que vinham das paredes da casa ordenaram a ele que matasse o próprio filho daquela forma. Assim ele estaria salvando a humanidade dos pecados. O corpo de sua esposa foi achado na cozinha espancado e agredido até a morte com um pedaço de pau.   

Johnson obviamente foi preso e posteriormente condenado. Ele se encontra em uma ala de segurança máxima de um manicômio judiciário de Maryland, sem perspectivas de ser colocado em liberdade. A casa, batizada de o "Lar de Johnson Craig" nunca foi habitado novamente não apenas por conta da horrível tragédia que ali aconteceu, mas por ter se tornado posteriormente um endereço maldito.

Gritos, pancadas e passos podem ser ouvidos frequentemente, bem como o choro estridente de um bebê recém-nascido. Os vizinhos mais próximos falam ainda de um cheiro ocre que parece brotar da casa e que se espalha pela região como um miasma fétido de morte e corrupção. Há boatos de que a propriedade foi construída sobre um cemitério indígena, mas os rumores jamais foram corroborados. e qualquer forma todos são unânimes em afirmar que o lugar é ruim.

Em 1989, no auge da paranoia a respeito de seitas satânicas agindo nos Estados Unidos a casa se tornou referência como um lugar que atraia cultos diabólicos e onde missas negras eram realizadas. A polícia teria sido chamada em mais de uma ocasião e uma revista no quintal dos fundos descobriu uma dezena de animais mortos, cães, gatos, texugos e pássaros, horrivelmente decapitados. A descoberta jamais foi confirmada ou negada.

Em 1996 os vizinhos perceberam que a porta da frente havia sido aberta. Policiais foram chamados novamente para investigar e encontraram na parede da sala uma pichação misteriosa. Ela dizia: "Eu não sei o que faz essa casa ser maligna, eu só sei que algo nela faz com que o mal seja cometido."

Um explorador urbano e entusiasta de casas mal-assombradas chamado Dan Bell visitou a casa e fez um vídeo caseiro de sua passagem pelo local. Ele estava convencido de que a casa era positivamente maligna. Ele contou ter experimentado uma perturbadora visão na qual um ser demoníaco, semelhante a um abutre abria suas asas ameaçadoramente. Combustível para pesadelos ou mero exagero de uma pessoa querendo aparecer. Entretanto, todos os que visitam o Lar desfeito dos Craig Johnson mencionam uma sensação inquietante, além de uma aura forte de depressão e melancolia latente.

A casa continua existindo: apodrecendo lentamente, condenada a ser um lugar vazio e maldito por todos que conhecem sua macabra história. Suas paredes, testemunhas de uma tragédia indescritível e de um mal que continua a espreitar nas sombras.

A CASA PERVERSA EM RESEDA 
(Los Angeles, California)

Outra casa conhecida por conta de fenômenos inexplicáveis se tornou famosa após seu aparecimento no programa de Investigação Sobrenatural Ghost Adventures, apresentado por Zak Bagans. O episódio quatro da décima terceira temporada, mostra a casa que fica na vizinhança de Los Angeles, Califórnia e que é conhecida simplesmente como "A Casa Maligna em Reseda". O lugar é saturado com um tipo de força diabólica que perverte as mentes daqueles que insistem em residir nesse endereço aterrador.


O programa resume o histórico da casa da seguinte forma:

"Uma casa em Reseda, Califórnia que afeta todos os que entram nela. Seus moradores acabam sendo levados à loucura e muitos ao longo dos anos cometeram suicídio. Histórias sobre consumo de drogas, sadismo, violência e assassinato fazem parte do local. As paredes parecem guardar segredos e coisas invisíveis observam cada movimento."

Se o programa for levado à sério, a casa pode ser um dos endereços mais assombrados da Costa Oeste dos Estados Unidos. Historicamente a propriedade teve vários donos até ser abandonada e se tornar um lugar deserto evitado pelos vizinhos. Palco de pelo menos dois assassinatos envolvendo tráfico de drogas e de várias pessoas que sofreram overdose, o lugar é realmente sinistro. Os vizinhos entrevistados a respeito da fama do local asseguraram que várias histórias a respeito dele são reais, inclusive as mais inacreditáveis que incluem luzes misteriosas, gritos, batidas no meio da madrugada e o som de passos. As assombrações na casa parecem não encontrar paz. 

Os apresentadores do Ghost Adventures relataram que nos 13 anos do programa de televisão, jamais sentiram algo semelhante ao que experimentaram nessa casa em particular. "Desde o momento em que cruzamos a porta de entrada, sentimos um tipo de energia negativa e animosidade no ar. Havia algo que ressentia de nossa presença e não nos queria naquele ambiente", contou Bagans.

Enquanto exploravam os aposentos filmando o lugar, um dos câmeras foi acometido de uma síbita e aguda dor no abdomen. Ao verificar o que havia acontecido, descobriram uma marca semelhante a uma mordida na sua barriga que havia surgido repentinamente. Foi apenas o começo! Uma força invisível tentou empurrar um assistente de cena, outro sentiu algo roçando a sua pele e o co-apresentador do programa, Aaron Goodwin, disse ter ouvido sussurros. Terminado o primeiro dia de filmagens na casa, todos afirmaram ter sentido posteriormente dores de cabeça, náusea e fortes vertigens.    
  
Na filmagem agendada para o dia seguinte o mesmo co-apresentador desistiu de voltar. Goodwin foi tomado por um terror tão grande que desistiu de participar do restante das filmagens. "Não foi uma jogada de marketing, como muitos pensam. Eu realmente me senti intimidado em voltar para aquela casa e tinha certeza de que se o fizesse estaria correndo um risco real", contou em uma entrevista.


A equipe de filmagem registrou estranhos fenômenos captados pelo equipamento de vídeo e os microfones ultra-sensíveis. Estranhos pulsos de luz foram detectados em alguns momentos, bem como movimentos em áreas onde não havia ninguém. Os aparelhos de som captaram várias palavras, a maioria delas de teor obsceno, mas outras como "Eu sou uma pessoa", "Espere um instante", "Não entre aqui", "Vá embora" e "Não". 

Em determinado momento da filmagem, um dos câmeras desligou os aparelhos sem informar ninguém. Pouco depois, uma luz estranha surgiu diante de Billy Tolley, que assustado perguntou se a coisa havia sido filmada. Quando ficou sabendo que a câmera estava desligada, o apresentador reagiu furiosamente. Apesar de não haver imagens o som estava ligado e o audio sugere uma pessoa à beira de um ataque de nervos. Aos gritos, Tolley xinga e ameaça o câmera. Uma análise posterior do áudio mostrou que a voz tinha grande distorção, quase como se fosse de outra pessoa. Mais tarde o apresentador afirmou que não lembrava de ter reagido daquela maneira e pediu desculpas ao cameraman.

Foi uma filmagem incrivelmente intensa e desconfortável, com a equipe demonstrando um stress genuíno, difícil de ser encenado. Para tornar tudo ainda mais sinistro, muitos espectadores e fãs analisaram as filmagens quadro a quadro e apontaram algumas anomalias, como sombras se movendo e até mesmo faces surgindo e desaparecendo no background. É claro, em se tratando de um programa de cunho sensacionalista como Ghost Adventures, é difícil dizer se tal coisa não passa de um truque para aumentar a audiência, mas ainda assim o episódio se destaca como um dos mais estranhos.   

O programa gravado em 2016 ganhou fama como um dos mais realistas da série. A Casa Maligna em Reseda continua existindo, apesar dos insistentes pedidos para sua demolição. Os vizinhos alegam que o lugar continua a atrair usuários de drogas, mas muitos apontam os acontecimentos sinistros em seu interior como a razão para colocar o lugar abaixo o quanto antes.   

CASA DA FAMÍLIA WHALEY
(San Diego, Califórnia)

Construída em 1856 na San Diego Avenue, a Casa Whaley não parece ter nada de especial à primeira vista, mas ela já foi chamada por muitos estudiosos da parapsicologia de "a casa mais assombrada dos Estados Unidos". Mas o que faz dessa aparentemente inocente construção de dois andares com tijolos avermelhados o foco de tanta atividade sobrenatural?


Para começar, a  casa tem uma longa - e na maioria das vezes, trágica história. 

Ao longo dos anos o local serviu como celeiro para estocagem de alimentos no inverno, como o primeiro Teatro Comercial de San Diego e coo Corte de Justiça, bem como domicílio para a rica família Whaley entre 1857 e 1885 e novamente entre 1909 e 1953. A construção foi ordenada pelo patriarca da Família Thomas Whaley que possuía uma olaria e utilizou os tijolos de sua fábrica na obra, "um clássico exemplo de arquitetura revisionista grega" com colunas.

A construção foi marcada por incidentes estranhos. A empresa dos Whaley, dizem, se aproveitava da mão de obra escrava e muitos de seus operários eram negros explorados. Uma lenda jamais confirmada afirmava que os homens que trabalhavam na olaria eram ameaçados pelo capataz local de que poderiam ser jogados nos fornos caso não trabalhassem duro. O grande forno da olaria tinha o apelido de "Cinzeiro", justamente pelo rumor de ter sido usado para incinerar mais de uma dezena de homens. Os tijolos que saíam prontos do forno carregavam parte da alma dessas pessoas, ou assim diziam.

Mas para encontrar a origem das assombrações da Casa Whaley é preciso voltar aoperíodo em que a propriedade sequer existia. Antes dos tijolos supostamente contendo as cinzas de homens serem alinhados, o terreno era usado para a realização de execuções públicas. O Tribunal de Justiça ficava ali perto e quando um enforcamento era marcado, o patíbulo com a forca de madeira era construído naquele local.

Os registros oficiais de San Diego mostram que quase cem pessoas foram executadas no que era então um terreno baldio e que mais tarde seria a Casa Whaley. Muitos desses condenados eram ladrões de cavalo, mas outros eram culpados de crimes mais graves como roubo, estupro e assassinato. Sempre existiu o rumor de que os cadáveres desses indivíduos ao invés de serem sepultados em alguma cova rasa do cemitério, fossem de fato enterrados ali mesmo após serem descidos da corda. Em 1954, escavações na área revelaram as ossadas de ao menos meia dúzia de pessoas, alguns ainda com a corda atada em volta do pescoço.


Um dos célebres mal-feitores executados no local foi James Robinson, mais conhecido como "Yankee Jim" um bandido notório pela violência, sentenciado à morte por roubo e homicídio. Em 1852, uma corda foi passada em volta de seu pescoço e ele obrigado a subir numa carroça que serviria de cadafalso. Quando os cavalos foram colocados em movimento Yankee Jim deveria cair e quebrar o pescoço. Acontece que ele ficou com os pés tempo demais na carroça e quando caiu seu pescoço não quebrou. Segundo os jornais ele "ficou balançando para frente e para trás como um pêndulo enquanto era estrangulado". O incidente foi tão pavoroso que o xerife mandou cortar a corda e tentar uma segunda vez. O sujeito foi colocado aos gritos novamente na carroça e o mesmo espetáculo horrendo se seguiu, mas dessa vez foi levado até o fim com a ajuda de homens que puxaram seus pés até ele parar de se mover.

Uma das pessoas que assistiu a macabra execução foi justamente Thomas Whaley que dizem, foi um dos que puxou as pernas do bandido para que ele morresse. Tão logo a obra foi concluída e a família se mudou coisas estranhas começaram a acontecer. As queixas dos moradores diziam respeito sobretudo ao som de passos, como se pessoas usando botas pesadas andassem pelas escadas tarde da noite. O ruído de rodas de carroça e de cavalos também era ouvido frequentemente. Além disso, havia a desagradável sensação de estar sendo observado que permeava todos os aposentos. As filhas de Thomas Whaley diziam que sentiam presenças em seus quartos de vestir, "olhos invisíveis que cobiçavam e desejavam". A filha mais nova de Whaley certa vez viu uma sombra escura se formar na parede de seu quarto e o toque de dedos gelados em suas costas. O próprio Thomas Whaley, um homem conhecido pela seriedade contaria como sentia as pernas serem puxadas por mãos invisíveis, assim como ele puxou as de Yankee Jim.

As pessoas comentavam a respeito dos incidentes perturbadores na casa e os empregados não paravam no serviço. Relatavam histórias sobre os ruídos e cheiros nauseantes, sobre as correntes de vento e estampidos secos, os sussurros e as sombras desencarnadas. Pior que tudo isso, era a profusão de mortes e tragédias ocorridas dentro da casa.

Thomas Walley Jr filho do patriarca e seu maior orgulho, morreu de Febre Escarlate em 1882 após definhar em um quarto da casa por meses. Um primo morreu em um acidente bizarro enquanto limpava uma pistola que deveria estar descarregada. Uma empregada rolou a escadaria e quebrou o pescoço. Outra filha de Whaley, casou e foi assassinada em plena Lua de Mel. O quarto que ela ocuparia na Casa, pintado e decorado, teve a cor das paredes desbotada antes mesmo da notícia da morte dela ser dada. Quem viu o lugar disse que ele a tinta se tornou vermelha como sangue seco. Além disso, houve ao menos um suicídio sob aquele teto maldito: Violet, filha de Thomas Whaley atirou no próprio estômago com a arma do pai, deixando para trás uma carta de despedida com uma frase do poema de Thomas Hood "Ponte dos Suspiros": "Leve-me rápido/ para qualquer lugar, longe desse mundo".


Ao longo dos anos, visitantes testemunharam fenômenos desconcertantes entre aquelas paredes. A crença geral era de que os espíritos espúrios de condenados executados ainda habitavam o terreno e que eles assombravam o lugar influenciando na derrocada dos que ousavam viver ali. Com a enorme quantidade de tragédias e acontecimentos inexplicáveis ocorridos na morada, é difícil afastar a noção de que algo estranho realmente acontece naquelas dependências.

Após muitos anos vazia, a Whaley House foi comprada e transformada em um Museu que conta a história de San Diego. Isso não interrompeu o ciclo de assombrações que continuam sendo vistos de tempos em tempos.   

*     *     *

Com esses três exemplos de supostas casas amaldiçoadas por presenças malignas a pergunta persiste: "Pode uma casa ser maligna"?

É possível que um lugar físico se torne espontaneamente um depósito de amargura, dor e sofrimento para todos que lá escolhem viver? Há apenas uma maneira de descobrir a verdade e essa é checando pessoalmente. Você teria coragem?

4 comentários:

  1. Amityville é tão sinistro que vai ter um artigo só para ela.

    ResponderExcluir
  2. essa primeira é especialmente perturbadora e angustiante. tão terrível e tão triste ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir