segunda-feira, 31 de maio de 2021

BIBLIOTECA LOVECRAFTIANA - Volume Quatro


E esse é o Volume Quatro de nossa Biblioteca Lovecraftiana.

Regularmente no grupo Mundo Tentacular do Facebook colocamos algum livro que tenha ligação com o Universo dos Mythos de Cthulhu com uma pequena descrição.

Com o objetivo de preservar esse material, vamos transcrever os textos para cá. espero que gostem.

BOOKHOUNDS OF LONDON


A Cidade de Londres tem uma longa e rica tradição como lugar de mistério misticismo e segredo. Faz sentido pois é uma cidade antiga, com incontáveis lendas, um passado tumultuado e até pouco tempo a capital de um vasto Império.

Embora Lovecraft tenha usado pouco Londres como background de suas histórias, é natural que ela tenha se tornado uma das preferidas entre os fãs de investigações lovecraftianas atrás apenas da Nova Inglaterra - por definição a região Lovecraftiana.

Bookhounds of London (algo como Farejadores de Livros de Londres) é uma ambientação para Rastro de Cthulhu se passando na Londres dos anos 1930. Nela os jogadores assumem o papel de indivíduos envolvidos com o mercado de livros raros na cidade. Um negócio complexo que movimenta altas somas e que envolve subterfúgio, lábia e conhecimento.

Bookhounds funciona como um suplemento duplo, com detalhes extensivos sobre a cidade e sobre esse ramo de atividade que no Universo dos Mythos é especialmente perigoso. É um material excelente com fartura de detalhes possibilitando uma campanha inteira se passando no submundo dos livros raros onde colecionadores e agentes disputam com cultos e ocultistas tomos com saber arcano autêntico.

A aventura que acompanha o suplemento também é muito boa, sem falar nas ilustrações e mapas coloridos da cidade, tudo de primeira. Eu considero esse um dos melhores livros de Rastro de Cthulhu. Um recurso valioso para qualquer ambientação se passando em Londres.

4,5/5 Tentáculos

TERROR AUSTRALIS


Terror Australis foi lançado na época da quarta edição de Chamado de Cthulhu lá no final dos anos 80. Sua reedição para a sétima edição não deixa de ser uma surpresa tantos anos depois, porque embora a edição seja boa, nunca foi considerada um clássico.

O suplemento é inteiramente dedicado a Austrália com uma incrível quantidade de informações e ideias para centrar uma campanha inteira no país. A Austrália apresentada no livro é um lugar estranho, exótico, repleto de perigos e oportunidades para investigações é aventuras. E é claro, terreno fértil para os Mythos de Cthulhu.

Presente em um conto notável da obra de Lovecraft (A Sombra fora do Tempo), a Austrália recebeu um tratamento de luxo, inserindo em seu vasto território vários horrores inomináveis, sendo a Cidade de Pnakotus o ponto central.

O suplemento fornece ideias, ganchos de campanha, criaturas do folclore, um capítulo inteiro sobre mitos aborígenes , além de três longas aventuras prontas se passando nos desertos e cidades.

Tudo muito bem feito e pesquisado, ilustrado com fotografias de época e mapas que tornam esse suplemento um dos melhores da atual edição.

4,5/5 Tentáculos

FORENSIC, PROFILING & SERIAL KILLERS


Crimes e assassinatos são uma parte recorrente em cenário de investigação e horror. Muitas histórias começam exatamente com a descoberta de um corpo ou com uma série de estranhos assassinatos que precisam ser elucidados.

Esse livro, FORENSIC, PROFILING & SERIAL KILLERS (algo como Medicina Forense, Perfil e Assassinos em Série) oferece uma visão completa e bastante detalhada do trabalho de reconhecer, catalogar e capturar criminosos perigosos, em especial homicidas. Com capítulos bem amplos e perfeitamente adaptados a mecânica do BRP (sistema de Chamado de Cthulhu), esse material é muito bom.

Quer saber como separar os diferentes tipos de assassinos conforme o método do FBI? Quais os termos usados por especialistas? Como processar uma cena de crime reconhecendo padrões de respingos de sangue ou ainda interpretar as reações emocionais de uma testemunha, então esse é seu livro.

Tudo muito completo, até didático para ser utilizado em jogo. Esse suplemento francês exclusivo da Sans Detour tem tudo o que um investigador pode precisar para encontrar pistas e não deixar nada escapar. Informa ainda quando e como diferentes métodos de investigação surgiram e passaram a ser adotados pelas forças policiais. Finalmente trás fichas de assassinos famosos, detalhes sobre seus casos e como eles foram capturados com base na perícia forense. Não é apenas um excelente suplemento, mas um livro sobre um tema muito interessante.

4,5/ 5 Tentáculos
ATOMIC-AGE CTHULHU


Os anos 1950 foram uma época muito estranha. Os Estados Unidos se erguiam após a segunda guerra, como super potência econômica, militar e cultural ditando tendências e costumes. Após um conflito mundial devastador, o mundo precisava de um alento, mas apesar da aura de candura os anos 1950 foram uma época de contrastes. Se por um lado tivemos avanços em vários campos, por outro, testemunhamos uma guerra feroz na Coréia, violência racial, caça às bruxas, o início da guerra fria contra a URSS e o temor da aniquilação nuclear.

Com toda essa paranoia e temor no ar, os anos 1950 criam um belo pano de fundo para os Mythos de Cthulhu. A proposta de Atomic Age é exatamente essa, trazer os horrores lovecraftianos para um tempo em que as coisas pareciam (apenas pareciam) mais puras.

O livro é muito mais uma antologia de aventuras do que um suplemento sobre a década de 50. Embora ele conte com um capítulo sobre o tema, o grosso dele é destinado a aventuras prontas. Como sempre a seleção é marcada por altos e baixos. A melhor história brinca com o gênero Noir, outra trata de experimentos científicos, do medo nuclear, de uma equipe de tanque na Coréia e de perigosas inovações tecnológicas.

De modo geral, o material é bom... Mas fica a sensação de que um tema tão amplo e cheio de possibilidades poderia ter rendido um pouco mais. A arte é mediana, mas o que incomoda mesmo é a diagramação feia dessa fase da Chaosium. Ainda assim, é divertido de ler e tem algumas histórias que valem a pena serem jogadas.

3/5 Tentáculos.

THE COMPLETE FICTION of H.P. LOVECRAFT


Há muitas publicações que se propõem a ser a "obra completa" de H.P. Lovecraft, mas poucas cumprem isso. Tanto aqui quanto lá fora, não são poucas as que dizem trazer todos contos, novelas e poesias, mas acabam deixando de fora alguma coisa.

Bem, essa edição da Knickebocker Classics é uma das que fazem exatamente aquilo que se propõem. A edição é realmente completa!

Nessa edição especial em padrão luxuoso, temos de tudo. Das mais obscuras poesias, ensaios e fragmentos, até os grandes clássicos de sua bibliografia. A edição é realmente muito caprichada, em capa dura, num estojo reforçado. Tudo muito bonito, ficando lindo na estante ou prateleira. As edições Knickebocker são famosas pela sua qualidade e aqui não é diferente: Lovecraft recebe um tratamento condizente com a importância da sua obra.

Talvez o único senão seja a página frágil, no que alguns chamam de papel bíblia, mesmo assim é um excelente volume com tudo que se pode querer do Cavalheiro de Providence.

4,5/5 Tentáculos

SECRETS OF TIBET


Esse foi o último livro da Chaosium dentro da popular série "Secrets of...". Estes suplementos forneciam um background a respeito de um determinado lugar com seus segredos, mistérios, história, personagens e sua ligação com o universo do Mythos.

A série teve seus altos e baixos, alguns suplementos são muito bons e úteis, outros nem tanto. Infelizmente SECRETS OF TIBET está no segundo caso. Embora o Tibet seja um lugar interessante e repleto de misticismo, perfeito para enquadrar os Mythos e rolar aventuras, a maneira como o autor escolheu apresentar o país ficou sem graça. O texto não empolga e tudo foi escrito com uma mão extremamente pesada. As descrições são um tanto sem sal e a associação com a mitologia lovecraftiana não rende o que poderia. É uma pena pois o Tibet dos anos 1920 tinha tudo para ser uma ótima opção de ambientação.

Mesmo as duas aventuras prontas que acompanham o suplemento sofrem desse mesmo problema, não empolgam. O prego no caixão é a diagramação tosca da Chaosium que remete à época da sexta edição que faz o material parecer algo saído dos anos 80. A arte e os mapas são passáveis, mas longe de serem algo digno de nota. A capa ao menos é razoável.

No geral, o resultado é um suplemento bastante decepcionante. Não li ainda a nova campanha Children of Terror, que também se passa no Tibet, mas espero que ela tenha bem pouco a ver com esse material.

1,5/5 Tentáculos

TERRA CTHULHIANA


A editora francesa Sans Detour foi responsável pelos títulos de Call of Cthulhu, ou como eles chamavam, L'Apell de Cthulhu, até 2019. Nesse período eles não apenas reeditaram o material da Chaosium com um formato diferente e muito mais bonito, como publicaram seus próprios títulos.

Terra Cthulhiana é um material exclusivo lançado apenas na França, mas bem que poderia ser traduzido para outros idiomas. Esse livro funciona como uma espécie de guia para sítios arqueológicos, ruínas e lugares históricos ao redor do mundo. Os textos contam a história de cada lugar, como foi sua descoberta, seu significado e principais interesses. Em seguida, ele relaciona o local com os Mythos, fornecendo ideias que podem ser usadas em cenários e investigações.

Cada capítulo é dedicado a um continente e apresenta lugares óbvios como as Pirâmides de Gizé e Machu Pichu, junto com outros mais obscuros, como a cidadela dos Anazazis e as ruínas de Malta. Além de lugares reais, ele também se dedica a sítios fantásticos como Pnakotus, Kadath, Iranon, R'Lyeh, entre outros.

E que livro bom de ler e tirar ideias. Com desenhos, gráficos e fotografias de época, esse material é simplesmente incrível. Eu realmente gostaria de saber melhor o idioma em que ele foi escrito para aproveitar todas as informações, mas até para ler com um dicionário do lado, vale o sacrifício.

Excelente material, um dos melhores da Sans Detour, que poderia ser reeditado na 7a edição.

5/5 Tentáculos

* * *

Esse foi o Volume Quatro, fiquem conosco para os próximas.

Resolvemos transformar em Volume ao invés de semana, pois nem sempre é possível acompanhar dia a dia as atualizações. Mas a Biblioteca Lovecraftiana continua, pois tem muita coisa esperando na fila.

3 comentários:

  1. Muito legal! Eu tenho uma coletânea do Lovecraft chamada "The Complete Cthulhu Mythos Tales", publicada pela Barnes & Noble uma com capa preta imitando couro e o Cthulhu desenhado em dourado e verde na capa, e com vários detalhes verdes na moldura. Acho que você já comentou sobre essa coletânea aqui no blog. Veio até com um poster. Entretanto, ela não é completa. Por exemplo, não tem "A Música de Erich Zann" e vários outros. Porém, não deixa de ser uma boa coletânea.

    https://bardodanevoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Queria conseguir achar esse Terra Cthulhiana, mas ta difícil...

    ResponderExcluir