terça-feira, 17 de maio de 2022

Legado das Trevas - O Professor M.R. James e seus fantasmas em Financiamento Coletivo da Clock Tower


A já conhecida Editora Clock Tower, especializada em oferecer o que há de melhor em Literatura Fantástica e de Horror, está com um novo Financiamento Coletivo.

Dessa vez, trata-se de LEGADO DAS TREVAS e o autor escolhido é ninguém menos do que o britânico M.R. James um dos mais conhecidos e respeitados escritores de histórias de terror. Famoso principalmente por narrativas evocativas envolvendo fantasmas, espíritos e assombrações. Suas contribuições para o gênero fizeram seu nome ser celebrado por dezenas de outros expoentes da Literatura, como Clark Ashton Smith, Fritz Leiber, Stephen King e claro, H.P. Lovecraft que lhe dedicou elogiosas palavras em seu ensaio "O Horror Sobrenatural na Literatura".

Montague Rhodes James nasceu no dia primeiro de agosto de 1862 em Kent na Inglaterra. Era filho de um clérigo e passou grande parte de sua vida na Universidade de Cambridge onde realizou diversos estudos de documentos antigos (paleografia), além de catalogação de manuscritos da biblioteca da universidade e traduções de grandes clássicos. Era um verdadeiro erudito e um pesquisador dedicado. James ficou muito conhecido e foi admirado em sua época pelas suas contribuições ao processo de organização da Biblioteca de Cambridge. 


O grande reconhecimento, entretanto viria graças à literatura, com a qual ele se envolveu primeiramente por hobby e que decorria de seu talento para contar histórias assustadoras aos seus amigos mais próximos. Sua habilidade como "contador de histórias" era lendária e ele entretinha os colegas mais chegados com narrativas góticas "de gelar o sangue nas veias". Incentivado por esses amigos que conheciam sua habilidade em construir histórias assustadoras, ele escreveu seus primeiros trabalhos, reunidos em "Histórias de Fantasmas de um Antiquário", publicado em 1894, coleção que teria uma continuação em 1911, com "Mais Histórias de Fantasmas de um Antiquário". Ambos os trabalhos seriam sucesso de crítica e público. 

James viajou por toda a Europa muitas vezes, tendo sido reitor do King's College, Cambridge (1905-1918), e também do prestigioso Eton College (1918-1936). Atuou como vice-chanceler da Universidade de Cambridge (1913-15), títulos e encargos que lhe trouxeram enorme prestígio.

Grande acadêmico e medievalista, teve nos antiquários seu grande interesse. No campo da literatura o escritor irlandês Sheridan Le Fanu foi sua grande influência.

Tudo isso formou as bases para suas histórias que eram a princípio contadas oralmente.

James nunca se casou e pouco se sabe sobre relacionamentos seus, embora exista alguma evidência que tenha tido casos amorosos com algumas de suas alunas.


No ano de 1930 foi condecorado com a importante Ordem do Mérito e seis anos mais tarde, veio a falecer (com 73 anos), sendo enterrado no cemitério de Eton em 12 de junho de 1936.

M.R. James influenciou toda uma nova geração de autores que reconheceram a genialidade de suas obras. Derivado das obras de James estão muitos programas gravados no rádio, filmes e trabalhos acadêmicos.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE SEUS CONTOS:

1 — Abandono do clichê gótico.

2 — Os fantasmas em suas histórias são seres maus e nunca misericordiosos.

3 — O cenário de suas histórias é geralmente de uma vila inglesa, cidade litorânea, universidade ou o interior e sempre contemporâneo a ele.

4 — O protagonista na maioria das vezes é um cavalheiro muito erudito.

5 — Apresenta a descoberta de algum objeto antigo de antiquário ou um livro misterioso que atrai forças sobrenaturais.

O conceito para LEGADO DAS TREVAS, proposto pela Clock Tower, teve início em 2015 quando o conto "Count Magnus" muito referenciado por H.P. Lovecraft e tido como primordial na obra de M.R. James, foi traduzido. 

M.R. James escreveu 4 grandes livros em vida: Ghost Stories of an Antiquary (1904), More Ghost Stories of an Antiquary (1911), A Thin Ghost and Others (1919), e A Warning to the Curious and Other Ghost Stories (1925). 

OS CONTOS ESCOLHIDOS:


A coletânea visa trazer o melhor desses contos após muitos debates e escolhas quanto ao conteúdo a ser oferecido ao leitor.

Para quem, assim como eu, adora uma pequena sinopse das histórias que irá encontrar numa antologia, aqui estão breves resumos delas, obviamente, SEM SPOILERS. Apenas para dar um gostinho do que, LEGADO DAS TREVAS trará em, termos de conteúdo.

Conde Magnus – Uma das mais importantes e elogiadas obras de M.R. James, obrigatória para os fãs do gótico e tratada por Lovecraft como uma das melhores do gênero. Nela, um inglês viaja para a Suécia a fim de escrever um livro guia sobre o país. Ao se deparar com documentos históricos de uma família nobre, ele se torna obcecado com o terrível Conde Magnus, um homem cruel interessado no oculto.

Apite e eu virei – Outro clássico absoluto de MR James. Em uma viagem de férias pelo litoral, o professor Parkins descobre um misterioso apito de bronze nas ruínas de um local usado pelos templários. Que coisas terríveis o afligirão caso utilize o objeto?

Sr. Humphreys e sua herança – O jovem Humphreys recebe uma herança inesperada de seu avô: uma luxuosa mansão no interior. A propriedade possui um intrigante labirinto, com um sombrio
segredo em seu coração. Stephen King usou a ideia do enorme labirinto do qual não se consegue escapar em seu clássico, O Iluminado

Número 13 – Numa viagem à Dinamarca, o inglês Anderson se hospeda em um hotel que segue o costume local de não ter um quarto número 13. O que seria então a misteriosa porta que aparece entre o seu quarto, número 12 e o vizinho, número 14, apenas durante a noite?

O Livro de Recortes do Cônego Alberic – O antiquário Dennistoun descobre um tesouro em forma de livro em uma cidade francesa. O assustado sacristão da catedral local, dono do objeto, vende a preciosidade por uma quantia irrisória, parecendo feliz com a negociação. Mais tarde, Dennistoun descobrirá o porquê.

O Mezzo-Tinto – Um homem chamado Williams recebe, por conta de seu trabalho, um mezzotinto que não o impressiona. As coisas ,começam a ficar assustadoras quando ele e seus colegas começam a notar que a obra de arte, que antes mostrava apenas uma paisagem, agora não parece mais tão vazia.


O Tesouro do Abade Thomas – Acompanhe a história do reverendo Justin Somerton, um medievalista que descobre uma mensagem secreta em um vitral sobre o tesouro do falecido e desonrado abade Thomas. Logo Somerton descobrirá que forças além da compreensão não deixaram o tesouro escapar tão facilmente.

Os Bancos da Catredal de Barchester – O talentoso clérigo Haynes assume o cargo de Arquidiácono após a morte misteriosa de seu antecessor. Sua competência e seu zelo são inegáveis, mas o homem é atormentado pelas estranhas figuras gravadas nos bancos de madeira da catedral.

Caso o Financiamento atinja as Metas Estendidas, os seguintes contos serão incluídos no livro:

Um Episódio na História das Catedrais – A renovação de uma catedral revela uma antiga tumba escondida. Logo após esta descoberta, algumas pessoas começam a ficar doente e outras acabam morrendo. O que são os estranhos barulhos que assolam as noites dos moradores locais?

Corações Perdidos – O jovem órfão Stephen chega à mansão do seu recluso tio, Sr. Abney. A vida feliz e tranquila do garoto dura apenas alguns meses, pois ele começa a experimentar misteriosos e perturbadores eventos. Corações Perdidos é considerada por muitos a melhor história de M.R James.

O trabalho da Editora Clock Tower já é conhecido pelos leitores brasileiros, que sabem da qualidade e comprometimento de seus organizadores. O livro trará além dos contos ensaios, fotos, imagens e biografia do autor para que os leitor possa conhecer um pouco mais sobre ele. 

M.R. James infelizmente ainda é um autor pouco lembrado aqui no Brasil, então, essa é uma oportunidade de ouro para conhecer um dos Mestres Imortais do Horror e as histórias que fizeram sua fama.

O FINANCIAMENTO COLETIVO está no ar através do Catarse, no seguinte link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário