sábado, 27 de agosto de 2022

Agulha de Cleópatra - Um monumento Egípcio no coração de Londres


Se você passear ao longo do Victoria Embankment de Londres entre as estações de metrô Victoria Embankment e Temple Street, você verá algo que à primeira vista parece estranho. Mais do que estranho, é algo totalmente fora de lugar. 

Na margem do Rio Tâmisa, que corta a cidade, existe um grande obelisco de pedra ladeado por duas esfinges que se projetam para o céu. A obra é claramente egípcia e entre os prédios e arquitetura local parece deslocado não apenas quanto ao lugar onde repousa, mas também à época que ocupa. O monumento tem uma longa e curiosa história que envolve mistérios da Terra do Nilo e uma perigosa jornada que custou a vida de várias pessoas. Não por acaso, ele é tido como um dos lugares mais assombrados de Londres e um verdadeiro imã para atividade sobrenatural de toda sorte.

Apelidado de Agulha de Cleópatra, a obra é um marco distinto na Capital da Grã-Bretanha e um ponto turístico popular que atrai milhares de visitantes anualmente. Entretanto, poucos são aqueles que dedicam algum tempo para entender sua história e as estranhas lendas que a cercam.

Embora o obelisco de Londres seja associado a Cleópatra, na realidade sua única conexão com a famosa Rainha Egípcia é que ela ordenou que ele fosse levado para Alexandria, sua cidade real, em 12 aC, e instalado em Cesareum – um templo construído em homenagem a seu amado Marco Antônio. O obelisco foi de fato esculpido mais de 1000 anos antes de Cleópatra chegar ao poder. Erigido em um nobre tipo de granito vermelho extraído das pedreiras de Aswan, trata-se de uma obra grandiosa, como quase tudo erguido no Tempo dos Faraós. Ele foi dedicado ao Faraó Tutmés III, colocado originalmente na cidade de Heliópolis por volta de 1450 aC. Duzentos anos depois, inscrições nas linhas laterais do eixo foram talhadas com homenagens a Ramsés, o Grande, comemorando suas vitórias militares.


Mas o tempo passou e com ele esvaneceu ao menos em parte as glórias do Antigo Egito. A Terra do Nilo mudou de dono e conquistadores chegariam e partiriam ao longo dos séculos vindouros. As grandes obras de outrora, contudo, resistiriam. 

Em 1819, o governador otomano e governante do Egito e do Sudão, Muhammad Ali, deu o obelisco como presente à Grã-Bretanha. Os ingleses haviam acabado de derrotar as forças de Napoleão e expulsar os franceses que haviam conquistado Suez. O monumento foi visto como um presente apropriado para comemorar as vitórias na Batalha do Nilo (1798) e na Batalha de Alexandria (1801). A obra testemunhou esta última batalha e viu a esquadra britânica derrotar a última frota francesa em um sangrento confronto.

Embora o obelisco fosse um presente generoso, com ele vinha um desafio: como levá-lo para a Inglaterra? Infelizmente, o custo de transporte do obelisco de 224 toneladas se mostraria muito alto e os planos de trazê-lo para a Grã-Bretanha foram abandonados depois de feitas as estimativas. Ele permaneceria em Cesarium, embora os otomanos se ressentissem do fato de que os britânicos sequer tentaram movê-lo. 

O assunto foi novamente revisitado sem sucesso em 1822 e 1832 e novos planos para o transporte foram traçados, sem nunca serem levados à cabo.


Apenas em 1867, o tenente-general Sir James Alexander leu um artigo para a Royal Society of Edinburgh descrevendo suas ideias para trazer o obelisco para a Grã-Bretanha. Ele acreditava que aquela façanha seria uma demonstração da engenhosidade e capacidade dos britânicos, afinal, nunca antes na história algo tão pesado havia sido movido a uma distância tão grande. Em 1875, Alexander visitou o Egito para avaliar o que precisava ser feito. Em sua viagem, ele se encontrou com o engenheiro civil e entusiasta da egiptologia, Sr. John Dixon, que já estava pesquisando o obelisco. No final de 1876, Dixon e Alexander consultaram Sir William James Erasmus Wilson, um distinto anatomista, que concordou em contribuir com £ 10.000 para o empreendimento. Dixon assumiu total responsabilidade por quaisquer outras despesas incorridas, bem como logística de transporte. Com um plano firme e a permissão do então Governante Ismael Pasha, Dixon começou a desenhar plantas para um navio forte o suficiente para transportar o peso do obelisco.

O navio, batizado de Cleópatra era engenhoso e inovador em seu design. Ele se assemelhava a um cilindro de ferro em forma de charuto (com cerca de 28 metros de comprimento por 4,8 metros de largura) que envolvia o monólito de granito como se fosse um sarcófago em torno dele. As folhas de metal foram rebitadas uma a uma até formar uma caixa forte o bastante para suportar o peso maciço. Na embarcação foi construída uma ponte para abrigar a tripulação durante a viagem pelo Mediterrâneo. Uma vez que o grande invólucro ficou pronto, ele foi rebocado para o dique seco do Almirantado Egípcio e convertido em navio. Aqui foram adicionados os trilhos de lastro internos, popa e leme que permitiriam a ele flutuabilidade, embora muitos imaginassem que ele afundaria quando o obelisco fosse embarcado.

Uma tripulação de oito marinheiros malteses liderados pelo capitão Carter foi contratado para dirigir o Cleópatra enquanto o Olga, um navio a vapor, foi escalado para atuar como um rebocador sob o comando do capitão Booth. Os homens eram experientes lobos do mar, mas nenhum deles havia passado por tamanho teste. Em 21 de setembro de 1877, o Cleópatra e o Olga deixaram o Egito com destino a Alexandria onde o obelisco foi cuidadosamente desalojado e preparado para o embarque. Seis guindastes o colocaram no compartimento de carga especialmente criado para essa função. Como diriam na época "ele encaixou como uma luva" e fez com que a multidão presente aplaudisse o feito.


Inicialmente, a viagem foi tranquila, mas em 14 de outubro, quando os navios entraram no Golfo da Biscaia, foram recebidos por um tempo ruim. Uma violenta tempestade açoitou o mar fazendo com que o Cleópatra jogasse perigosamente de um lado para o outro. Apesar de amarrado, o obelisco corria o risco de se soltar e destruir o simulacro de metal em que estava encaixado. Às 21h20, o Cleópatra sinalizou ao Olga avisando que estava com problemas e um pequeno barco tripulado por seis voluntários foi enviado para ajudá-los. Tragicamente, a tripulação do Cleópatra não conseguiu prender as cordas atiradas a eles e o bote se afastou, engolido pela água agitada. Todos os homens foram lançados ao mar e morreram afogados.

Não tendo notícias da situação no Cleópatra, o capitão Booth teve a impressão de que o pior da tempestade havia passado. Mas após algumas horas ele recebeu um segundo alerta de socorro pedindo resgate imediato. O navio transporte estava prestes a afundar. O Olga conseguiu encostar ao lado do porta-contêineres, recolheu a tripulação e cortou a corda de reboque que poderia levá-lo junto em caso de naufrágio. Uma vez cortada a corda, o Cleopatra adernou e foi levado pelo mar bravio sumindo em meio às ondas. Tudo levava a crer que ele estava perdido.

Incrivelmente, alguns dias depois, o navio porta-contêineres foi avistado ainda flutuando, provando que a fé de Dixon em seu projeto estava correta, "sua flutuabilidade e qualidades de navegação demonstraram ser de alta qualidade, passando por um dos testes mais severos ao qual um navio pode ser exposto". O Cleópatra foi apanhado pelo navio a vapor inglês Fitzmaunce e rebocado para o porto de Ferrol. Após uma negociação complicada (o capitão do Fitzmaunce havia colocado uma garantia de salvamento no contêiner), o navio a vapor Anglia foi enviado para substituir o Olga e rebocar o monólito para a Grã-Bretanha. 

Em 21 de janeiro de 1878, o obelisco chegou a Gravesend. Mas mesmo a essa altura o local para instalação obelisco não havia sido ainda decidido. Muitos locais foram sugeridos, mas no final a decisão foi tomada pelos dois homens que pagaram pela viagem, Sir Wilson e John Dixon. Em setembro de 1878, o obelisco foi finalmente instalado para aplausos da multidão e o monólito de 21 metros se tornou a Agulha de Cleópatra.


O monumento desde o princípio estabeleceu uma estranha reputação. Uma reputação que provavelmente se originou com a história trágica de sua jornada e com a noção de que objetos trazidos do Egito podiam trazer consigo maldições ancestrais.

Mesmo na inauguração do monumento coisas estranhas aconteceram. Um cavalo que puxava um bonde se soltou e fugiu em disparada atropelando várias pessoas. Uma jovem de 16 anos foi derrubada e esmagada pelo animal que teve de ser abatido à tiros. Alguns dias depois, um funcionário da limpeza teve um ataque cardíaco fulminante que segundo alguns ocorreu logo depois dele ter criticado o monumento dizendo que "era uma coisa muito feia". Também havia rumores sobre pessoas que passavam pelo lugar e sentiam uma estranha aura permeando o ar, quase como se pudessem sentir algo negativo. 

Por alguma razão desconhecida, o local da Agulha de Cleópatra tornou-se popular entre suicidas. O primeiro suicídio teria acontecido no mesmo ano em que o obelisco foi depositado no solo, e envolveu um jovem professor que se atirou nas águas escuras do Tâmisa com pedras nos bolsos. Ele usou a plataforma do obelisco como trampolim. Outros suicídios se seguiram ao ponto que um guarda passou a transitar pela via com o intuito de coibir novas tentativas.

Em duas ocasiões distintas, policiais que estavam vigiando o local relataram ter sido abordados por uma mulher aflita pedindo que fossem até as margens do rio Tâmisa para evitar que alguém pulasse na água. Quando os policiais chegam à área, que ficava próxima da Agulha, viram a mesma mulher, que acabara de detê-los, saltar no rio para a morte.

Médiuns e espiritualistas dizem que o Obelisco carregava uma forte carga negativa, em parte agravada pelas mortes ocorridas em seu translado. Em respeito aos mortos, colocou-se uma placa homenageando os marinheiros que perderam suas vidas na operação da Baía de Biscaia. Mas pouco adiantou! Risos sobrenaturais foram ouvidos vindos da Agulha à noite, bem como choro e gargalhadas histéricas. Também se ouve alguém falando em um idioma estranho, supostamente egípcio antigo. 

Há ainda o fantasma de um homem nu que foi testemunhado em várias ocasiões, correndo de trás do obelisco e se jogando no rio sem fazer barulho. O primeiro avistamento desta aparição ocorreu algumas semanas após a instalação do obelisco e levou muitas pessoas a acreditar que era de fato o fantasma de um dos marinheiros que morreu no Golfo da Biscaia.

Tal como acontece com muitos artefatos egípcios, alguns acreditam que o obelisco havia sido amaldiçoado e que a alma de Ramsés II teria sido aprisionada dentro do granito. Estranhando o ambiente em que estava e desejando retornar ao Egito ele causava aqueles incidentes sobrenaturais.

Isso deu margem a outra história muito estranha relacionada ao obelisco que se assemelha a uma história de terror. Em 1880, uma senhorita chamada Davies, de 27 anos estava vagando ao longo do Embankment quando se sentiu puxada contra sua vontade para o local da Agulha. Ao se aproximar do obelisco, ela ouviu risos sobrenaturais e, perdendo o controle das pernas, se jogou na água. Felizmente para ela, foi salva por um vagabundo. Miss Davies foi levada ao hospital para se recuperar. Embora fisicamente curada, ela experimentou pesadelos aterrorizantes em que uma mulher alta com um rosto branco e olhos amendoados pretos vestindo vestes vermelhas aparecia diante dela. Quando a mulher abria a boca revelava dentes pontiagudos que usava para morder sua face. A senhorita Davies se tornou uma celebridade do dia para noite ao relatar aos jornais que tudo aquilo era causado pelo obelisco e "por uma estranha maldição egípcia qu haviam lançado sobre ela". Para alguns, a descrição da mulher evocava a imagem de uma sacerdotisa egípcia ou membro da alta nobreza.

Outra história bizarra diz respeito ao famoso ocultista Aleister Crowley. Diz-se que o mago sempre se sentiu atraído pelo obelisco e seu simbolismo místico. Em certa noite ele realizou uma cerimônia de magia negra na base do obelisco para libertar o espírito preso de Ramsés. A cerimônia supostamente envolvia sangue animal a um esqueleto humano. O ritual foi um fracasso e diz-se que o espírito de Ramsés zombou do infortúnio de Crowley lançando sobre ele uma maldição. Uma das muitas que a Grande Besta parecia colecionar.

Muitos acreditam que a maldição do obelisco continuou ao longo das décadas. Foi essa aura de pessimismo que fez com que o lugar fosse pesadamente bombardeado em um ataque aéreo durante a Primeira Guerra Mundial. À meia-noite de terça-feira, 14 de setembro de 1917, o obelisco foi atingido na base do pedestal por uma bomba. Depois que a guerra terminou, foi decidido não reparar os danos que se tornaram parte de sua história. Durante os dias da Blitz alemã que despejou bombas sobre Londres, o Obelisco foi poupado e não sofreu qualquer avaria. de fato, alguns londrinos diziam que o lugar era magicamente protegido e corriam para se proteger próximo dele acreditando que ali nada poderia feri-los.


Uma curiosidade é que quando o obelisco foi erguido, uma cápsula do tempo foi inserida em seu pedestal. Esta cápsula feita de aço contém alguns objetos, incluindo 12 fotografias das mulheres mais bonitas da época, uma caixa de grampos de cabelo, uma caixa de charutos, cachimbos, um conjunto de moedas, uma mamadeira, brinquedos, uma navalha, amostras de cabos usados ​​na colocação do obelisco, um retrato da rainha Vitória, uma história descrevendo o transporte do obelisco e um mapa de Londres. Havia a lenda de que uma ampola contendo o sangue de pessoas ilustres também teria sido incluída nessa caixa, mas essa informação sempre foi negada.

A história do obeliso não estaria completa sem uma menção às esfinges que parecem proteger a peça. Essas estátuas foram esculpidas pelo arquiteto inglês George John Vulliamy que alguns afirmam teria cometido suicídio no local. Há muito se diz que as esfinges foram acidentalmente colocadas ao contrário, pois logicamente, deveriam estar voltadas para fora, simbolizando proteção para o obelisco. Ao invés disso, foram voltadas para dentro, como se estivessem observando o obelisco e vigiando seja lá o que ele oculta em seu interior. Talvez o papel delas não fosse impedir que o mal chegasse ao obelisco, mas impedir que alguma coisa dele saísse!

A história da Agulha de Cleópatra é fascinante e triste, enquanto o próprio obelisco é muito bonito e atraente.

Maldições egípcias tornaram-se algo muito difundido após a abertura da tumba de Tutancâmon e ainda hoje são algo muito presente na cultura popular. Apesar da maioria das pessoas demonstrar ceticismo à respeito de haver alguma maldição egípcia pesando sobre o obelisco, há uma série de superstições relacionadas ao monumento. Uma delas afirma que ao passar perto dele depois da meia-noite é de bom tom baixar a cabeça em respeito. Outro costume envolve que as pessoas evitem assoviar ou cantarolar quando estão perto do obelisco. Pelo sim pelo não, muitos londrinos tendem a respeitar essas duas regras simples.

A Agulha de Cleópatra tem algum tipo de poder ou atração mágica? Há algo de inerentemente maldito ali? Eu o visitei e não senti nenhuma atração especial vinda dele, pelo contrário fiquei muito feliz de estar diante de um pedaço da história. Contudo, se você for corajoso o suficiente, existe uma lenda de que, se você quiser que uma pergunta em particular seja respondida, basta mirar na pirâmide no topo do obelisco e dizer: "Eu invoco os espíritos das profundezas para revelar o que desejo saber". 

Talvez você receba uma resposta do Obelisco, mas talvez ele revele algo que você não está pronto para ouvir.

2 comentários:

  1. Muito bom! Pensava que a Agulha de Cleópatra fosse apenas um monumento relacionado a egiptomania. Obrigada pela história detalhada.

    ResponderExcluir