segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Mesa Tentacular: Tatterdemalion - Um grupo muito suspeito de Investigadores enfrenta o Mythos


Mesa Tentacular visita mais uma vez o Blog trazendo imagens e informações sobre uma mesa de RPG.

Dessa vez, a mesa em questão envolve um mash-up de Chamado de Cthulhu e Detetive, o clássico jogo de tabuleiro onde um grupo de pessoas muito suspeitas tenta descobrir quem entre eles é um assassino, que arma foi usada no crime e em que local de uma enorme mansão a morte ocorreu.

Eu já tinha feito planos para rolar essa aventura anteriormente, mas parece que sempre acontecia algum imprevisto e eu acabava cancelando. Mas finalmente a história acabou saindo e foi muito divertida, com direito a morte horrendas, situações bizarras e alguns dos personagens mais bacanas que investigaram os Mythos ancestrais em muito tempo.

O cenário original "Tatterdemalion" (algo que pode ser traduzido como "Esfarrapado") foi publicada no suplemento de aventuras Fatal Experiments ainda nos tempos da quinta edição de Chamado de Cthulhu. Obviamente a história não previa o uso dos personagens ou situações do boardgame Clue/detetive, mas não foi difícil inserir esses elementos na trama.

A história envolve o milionário Anthony Carmichael, uma figura recorrente nas colunas da alta sociedade de Nova York na década de 1920. Além de incrivelmente rico, Carmichael é um talentoso dramaturgo, cujas montagens teatrais são sempre cercadas de polêmica, em especial sua última peça, "Sodoma" que causou enorme controvérsia. Ela foi encenada apenas em duas ocasiões causando um escândalo que obrigou seu roteirista a se retirar da cena teatral e se exilar em Paris.


Mas Carmichael está de volta! E ele convida a nata da sociedade nova-iorquina para uma festa que será o evento da temporada. A festa não é apenas uma desculpa para juntar pessoas importantes: artistas, políticos e ricaços, mas uma desculpa para apresentar a um público selecionado a nova obra do autor - "A Rainha e o Estranho".

E é aí que as coisas bizarras começam a acontecer e onde o Horror surge com tudo.

Os investigadores - Professor Black, Sr. Marinho, Dona Violeta, Srta. Rosa, Coronel Mostarda e Miss Peachy, que estão entre aqueles que assistem a peça, terão de lidar com as repercussões de um incidente estarrecedor que os transporta fisicamente para outra realidade onde se veem trilhando as ruas da Cidade de Carcosa


As Fichas:

Um dos elementos centrais dessa aventura são os personagens dos jogadores. Aqui eles assumem o papel de personagens clássicos do boardgame Detetive/Clue.

Eu criei as estatísticas dos personagens e imprimi nessa ficha especial para a ocasião.

Para quem estiver curioso à respeito das estatísticas, temos dois artigos em que apresentamos os personagens em detalhes:


e



Uma das coisas que eu tentei salientar na trama é que esses personagens não fossem investigadores convencionais no sentido de serem "heróis". Muito pelo contrário, cada um deles era responsável por um crime do qual haviam se safado. Ou seja, nenhum deles é exatamente inocente, muito pelo contrário, são pessoas capazes de coisas horríveis e que se veem confrontados por um terror ainda maior.


Esse detalhe deu um tempero extra à história e obrigou os jogadores não apenas a buscar entender o que estava acontecendo, mas a proteger seus segredos dos demais. E em meio a uma série de mortes inexplicáveis, e extremamente perturbadoras, a sanidade foi descendo a ladeira rapidamente. 

No final da história os investigadores sobreviventes tinham perdido algo entre 20 e 30 pontos de sanidade, o que não é pouco numa one-shot.

Props e Handouts:

Caprichei nos recursos do Guardião para essa história. Eu sempre quis fazer a mistura de um jogo de Tabuleiro que eu amo desde criança com o RPG que mais gosto. 

Como havia uma quantidade grande de personagens coadjuvantes, para não fazer muita confusão entre eles, imprimi o rosto de cada personagem e colocava a imagem na mesa quando um deles estava participando da interação com os jogadores. 


Também havia uma boa quantidade de handouts mais convencionais que forneciam pistas ou informações adicionais que os personagens possuíam e que cabia a eles a decisão de compartilhar ou não.


Dos Handouts que produzi, o Convite para a Festa de Anthony Peabody Carmichael (conhecido como "Body") foi o meu preferido. Fiz o convite seguindo o estilo art-decó tão em voga nos anos 1920 e ficou algo bem "Grande Gatsby". 


No decorrer da história, com uma série de assassinatos hediondos acontecendo e com uma pilha de cadáveres sendo descoberta nos cômodos da mansão, o grupo foi recebendo trechos extraídos de uma poesia contida no terrível livro, "O Rei de Amarelo".


O avatar conhecido como Rei de Amarelo aliás foi um dos elementos centrais na trama. Achei especialmente adequado que um Deus tão identificado com uma cor, estivesse presente na história onde os personagens tem nome de cores.

O Símbolo Amarelo por sua vez foi visto algumas vezes, sempre como vetor de loucura, entropia e caos.


As regalias do Rei de Amarelo também figuraram na trama.


Uma página de manuscrito antigo mostrando o Rei de Aamarelo com toda pompa e circunstância. 


E um amuleto dourado com seu brasão real.

Itens arcanos de grande poder essenciais quando o grupo de investigadores desembarca em Carcosa e precisa encontrar uma maneira de voltar à Terra.


Consegui iniciar e terminar "Tatterdemalion" em uma tarde, numa sessão de aproximadamente seis horas. Ajudou ter feito um quadro com a relação dos personagens e o role de cada um na trama. Quem eles conheciam, com quem se relacionavam e quais os seus opositores.

Deu um pouco de trabalho, mas a aventura foi muito divertida, basta olhar o clima da mesa...



Um comentário: