Quem são as pessoas aprisionadas no Asilo Arkham e qual a história delas?
Os Mitos de Cthulhu são capazes de testar a sanidade dos homens e mulheres mais estáveis, a revelação dos horrores que se escondem nos recessos escuros do mundo pode transformar o mais razoável dos homens em um pobre coitado, chorando e gritando numa sala acolchoada.
Aqui estão algumas idéias para povoar os asilos com indivíduos que conheceram em primeira mão os horrores dos Mitos ancestrais e cuja sanidade foi estilhaçada por esse contato nefasto.
Lazlo Korda- Imigrante húngaro chegou aos EUA em 1913, pouco antes da Grande Guerra. Executava trabalhos menores braçais, falava poucas palavras de inglês e demonstrava baixo coeficiente mental.
Em 1918, ele sofreu um colapso que o deixou desacordado por 72 horas. Ao despertar, Korda se comportava de modo estranho sendo incapaz de se comunicar coerentemente sequer no seu idioma nativo. Korda não parecia reconhecer a esposa e os filhos e sua coordenação motora apresentava sério comprometimento, assim como seu equilíbrio.
Ele foi admitido no Arkham para exame psiquiátrico. Dois dias depois começou a demonstrar uma melhoria sutil que foi se intensificando até receber alta. Ao retornar para sua família, Korda começou a apresentar traços de uma personalidade totalmente distinta. Além de falar inglês perfeito com um vocabulário formal, também demonstrava um comportamento estranho em nada condizente com sua vida pregressa e um aprimoramento intelectual que deixou os médicos sem palavras.
Em 1919, sua mulher o abandonou alegando que "aquele não era mais o seu marido, e que temia pela sua segurança e de seus filhos". Sabe-se que Korda continuou residindo em Arkham e que nos anos seguintes tornou-se frequentador assíduo da Biblioteca Orne, na Universidade Miskatonic. Os livros por ele consultados incluíam uma enorme variedade de tópicos que iam desde história até ocultismo. Supõe-se que Korda também tenha viajado constantemente entre 1920 e 1924, seu passaporte incluía carimbos de lugares tão distantes quanto Arábia, Egito e Noruega.
Em Setembro de 1923, Lazlo Korda retornou à Arkham e algumas semanas depois sofreu novo colapso ficando inconsciente por dois dias. Ao despertar sua personalidade original havia retornado e ele não conseguia recordar nenhum acontecimento no período em que sua segunda personalidade esteve no comando de suas faculdades. Korda foi diagnosticado com um quadro de amnésia e múltipla personalidade dissociativa.
O caso de Korda se assemelha ao do Professor de Ciência Econômica, Nathaniel Wingate Peaslee, também residente de Arkham que experimentou um episódio de amnésia de longa duração. O mais impressionante é que algumas pessoas juram ter visto Peaslee e Korda juntos o que se mostraria uma incrível coincidência.
O caso de Lazlo Korda ainda está sendo estudado por especialistas, ele atualmente reside no Asilo Arkham tendo sido aceito pelo Dr. Hardstrom interessado em acompanhar qualquer desenvolvimento na sua condição.
O corpo de Lazlo foi tomado pela consciência de um Yithian, uma raça de criaturas que habitaram a Terra num passado muito distante. Os Yithians, lançam suas mentes no futuro em busca de hospedeiros a fim de estudar diferentes épocas e períodos da história. Enquanto o Yithian aprendia e explorava o mundo em seus misteriosos estudos, a mente de Korda foi mantida no bizarro corpo do Yithian na pré-história terrestre.
Por algum tempo a mente de Lazlo irá censurar qualquer lembrança dessa experiência traumática, contudo, com o tempo sonhos cada vez mais claros e estranhos começarão a dominar suas noites. E logo Lazlo descobrirá o que realmente aconteceu com ele.
Albert Gillermin - Confinado no Asilo Arkham em 1928, acometido por um severo estado catatônico, ninguém imagina o perigo que Albert Gillermin representa para todos a sua volta.
Antiquário por profissão e um estudioso contumaz do ocultismo, Albert se envolveu com inúmeras tradições místicas e fez parte de notórias sociedades herméticas ao longo de sua vida. Ambicionando adquirir poder e influência envolveu-se com satanismo, rituais e bruxaria.
Através de sua loja, a Gillermin Antiques (localizada em Boston) ele obteve uma coleção de livros ligados aos Mitos de Cthulhu. Fascinado pela descoberta, o antiquário logo passou a devotar todo seu tempo ao estudo dos Mitos. Sua devoção aos poucos se converteu em uma obsessiva adoração ao deus exterior Yog-Sothoth.
Gillermin conduziu uma série de rituais descritos em um volume da Cabala de Sabaoth. Através deles, o ocultista pretendia invocar Yog-Sothoth e firmar com ele um pacto que o manteria vivo pela eternidade. Gillermin, no entanto, cometeu um erro nas invocações e como resultado não conseguiu concluir o ritual. Como castigo, Yog-Sothoth fez com que a consciência do cultista fosse atirada em outra realidade entre os planos. O corpo de Gillermin, nada além de uma casca vazia, foi internado no Asilo Arkham diagnosticado como catatônico.
Mas a ameaça que ele representa não terminou. Embora a mente de Gillermin continue aprisionada entre os planos, ele planeja romper essa barreira e migrar de volta para seu corpo e reestabelecer o pacto com Yog-Sothoth. Para isso, pretende realizar um poderoso ritual em homenagem a divindade. No processo, todos as pessoas no Asilo serão assimiladas pelo deus, o que para o ocultista pouco importa. Aos poucos, Gillermin está aprendendo a enviar sua mente para o interior de outras pessoas, sobretudo internos que tem a vontade fraca. Embora, esse tipo de controle seja apenas temporário, ele vem aprendendo a usá-lo de forma cada vez mais eficiente.
Quando tiver aprendido o suficiente a respeito dessa transferência mental, ele pretende colocar em curso seu plano.
Lisa Booner - Lisa Booner nasceu em Gloucester, mas se refugiou em Boston após fugir de sua família. Os constates maus tratos por parte da mãe e a violência sofrida nas mãos do pai, fizeram com que ela se tornasse uma jovem atormentada e cheia de problemas.
Para sobreviver ela se prostituiu nas ruas de Boston e nos anos da lei seca se tornou figura habitual nos speakeasies. As companhias de reputação duvidosa, levaram Lisa a conhecer todo tipo de gente, entre estes Horatio Cornwell, diletante, bon-vivant e líder de um perigoso culto devotado ao Grande Antigo Nyogtha.
Lisa se tornou amante de Cornwell que utilizava os contatos da prostituta nas ruas de Boston para atrair jovens mulheres aos rituais profanos envolvendo a "coisa que não deve ser nomeada".
Dezenas de mulheres foram atraídas a essas celebrações com a promessa de grandes recompensas. Muitas tiveram a sorte de ser dopadas e não se recordar da experiência, algumas não tiveram a mesma sorte, enquanto outras simplesmente desapareceram.
Lisa fez parte do culto até ela própria cair em desgraça. Cornwell descobriu o envolvimento romântico de Lisa com um dos seguidores no culto e sua vingança foi brutal: o homem foi sacrificado a Nyogtha enquanto Lisa foi entregue a criatura que a impregnou a fim de que ela gerasse uma de suas horrendas crias.
Dar a luz a uma aberração inumana deixou Lisa completamente louca. Quando o culto foi desarticulado por corajosos investigadores dos Mitos, Lisa acabou libertada da masmorra onde o culto mantinha acorrentadas dezenas de "Esposas de Nyogtha".
Seu estado mental, acabou a levando a internação no Asilo Arkham onde ela ainda diz poder ouvir o choro de sua criança.
Dr. Conrad Rudolph Weiss - Médico e pesquisador alemão, o Dr. Conrad Weiss veio a Arkham à convite para lecionar na Universidade Miskatonic.
Após assumir o prestigioso posto de Chefe do Departamento de Anatomia na Miskatonic, ele se tornou um dos membros mais renomados do corpo docente e pilar da comunidade acadêmica local. Talvez por isso, a descoberta de suas estranhas atividades tenha causado tamanho choque.
O Dr. Weiss era um homem muito doente. Fascinado pelo estudo da Tanatologia (ramo que estuda as deformações humanas), Weiss já havia sido acusado de conduzir pesquisas ética e moralmente questionáveis na Europa. Ele foi expulso de mais de uma Universidade e teve suas pesquisas proibidas.
Os anos do pós-guerra fizeram com que sua conduta fosse esquecida e em Arkham ele esperava recomeçar sua carreira.
Eventualmente Weiss acabou descobrindo arquivos e diários escritos pelo notório Dr. Herbert West, que poucos anos antes havia testado sua fórmula de reanimação em dezenas de cadáveres humanos com terríveis resultados. Weiss estudou a fundo as anotações e depois de copiar a fórmula passou a testá-la em seu laboratório.
Poucos meses depois, a polícia foi chamada para averiguar distúrbios no campus da Universidade. O Dr. Weiss havia derrubado um de seus espécimes reanimados com um certeiro tiro de espingarda na cabeça. O espécime havia escapado do laboratório e estava aterrorizando os alunos.
De nada adiantaram as explicações do médico que insistia ser inocente do crime de assassinato, uma vez que o indivíduo já estava morto. As horríveis evidências descobertas no laboratório de Weiss levaram a polícia a concluir que o médico estava totalmente insano. Afinal, apenas um louco se cercaria de cadáveres e realizaria experiências tão bizarras.
Internado no Arkham, ele foi diagnosticado com personalidade obessiva-compulsiva e megalomania. O Dr. Weiss acredita que é seu destino descobrir a "cura" para a mais irreversível das condições humanas... a morte!
Louis Sebastian Flagg - Louis é o mais jovem interno do Sanatório Arkham, admitido em 1927 aos 15 anos de idade após ser transferido do Instituto Middlesbrook no Maine.
Diagnosticado como esquizofrênico, sofredor de demência e de um estado alucinatório psicótico perpétuo, Louis foi transferido para o Arkham a pedidos do Dr. Hardsrom, fascinado pelo caso do rapaz.
Ele nasceu em meio a um culto de fanáticos religiosos no isolado interior do Maine. Sua a família e vizinhos acreditavam que ele era o "Filho de Deus" nascido para salvar a todos. Louis cresceu acreditando nisso e foi tratado como um jovem messias na pequena comunidade rural de Biddenfall nos arredores de Bangor.
Em 1925, autoridades policiais investigando desaparecimentos perto de Biddenfall descobriram que o culto estava por trás de dezenas de crimes: sequestros, cárcere privado e assassinatos. A polícia capturou vários indivíduos considerados mentalmente perturbados, Louis foi um deles.
Transferido para diversos institutos, as autoridades não sabiam o que fazer com o rapaz cuja simples presença parecia incitar uma estranha reação nos demais pacientes. Em Middlesbrook no período em que o rapaz esteve no manicômio, houve um surto de mortes e suicídios inexplicável. Quando o Dr. Hardstrom pediu a transferência de Louis, seu pedido foi aceito imediatamente, com certo alívio.
Louis não é um rapaz comum. Durante um ritual realizado em um festival sagrado, sua mãe foi fertilizada por um avatar de Nyarlathotep, encarnando a forma humana de Randal Flagg, o sinistro líder messiânico que comandava o culto.
Embora Louis tenha a aparência de um rapaz normal, existe ao redor dele uma aura que faz com que animais e pessoas sensíveis sintam sua natureza maligna. Louis nasceu com a compreensão de quem é seu verdadeiro pai e qual o seu papel no futuro da humanidade. Ele acredita que quando as estrelas estiverem certas, seu pai virá buscá-lo para ajudar a despertar os antigos e promover o fim da humanidade.
Se Louis é realmente filho do Caos Rastejante ninguém é capaz de dizer. Nyarlathotep é conhecido por ter um senso de humor perverso, portanto é possível que a crença de Louis e do culto não passe de uma alucinação coletiva. Por outro lado, as pessoas que conversam com o rapaz não podem negar que algo em seu comportamento é imensamente perturbador.
Elvira Nesbit - Interna do Sanatório Arkham desde 1880, Elvira é possivelmente a paciente mais antiga da instituição.
Segundo o prontuário médico ela sofre de esquizofrenia paranóide, personalidade histriônica e mania. Provavelmente ela jamais será liberada para o convívio social.
Em 1877, Elvira então com 30 anos, mudou-se com o marido Jack Nesbit e seus três filhos para uma propriedade rural afastada nos arredores de Salen, no interior do estado de Massachusetts.
Meses mais tarde um caixeiro viajante que passava pelo lugar fez uma descoberta aterradora e correu para avisar a polícia do que havia visto. A polícia ao chegar á fazenda de propriedade dos Nesbit encontrou o marido e as três crianças mortas com golpes de machado. Elvira foi encontrada no porão da casa em estado de demência. A arma ainda coberta de sangue estava em suas mãos trêmulas e quando os policiais deram ordem de prisão ela reagiu violentamente.
Elvira foi entrevistada e os médicos concluíramq e ela sofria de alucinações. Ela acreditava que um monstro gigantesco - que ela chamava de "O Grande Verme" vivia em baixo de sua casa e que essa criatura era a responsável pela morte de seu marido e filhos. Considerada mentalmente inapta a enfrentar julgamento ela foi enviada para o Arkham onde se encontra até hoje.
A maior tragédia é que Elvira falou a verdade. Ela não é de maneira alguma responsável pelo horror que acometeu sua família, ao invés dissoé uma vítima. Sob a casa dos Nesbit realmente habita algo inominável. A casa foi construída sob um vasto complexo de túneis e galerias subterrãneas que em algum ponto tocam o interminável Labirinto onde vaga o Grande Antigo, Eihort.
Foi essa monstruosidade que causou a tragédia na fazenda enviando pesadelos que aos poucos enlouqueceram Jack Nesbit e o transformaram em um maníaco responsável pela morte de seus filhos. Elvira teria o mesmo destino não tivesse ela tomado o machado das mãos de Jack. Infelizmente, a visão do "Grande Verme", Eihort, no porão da casa e dos filhos retalhados foi demais para a razão da pobre mulher.
A casa na floresta a poucos quilômetros de Salen ainda existe e ao longo dos anos permanece fechada, mas em breve alguém pode inadvertidamente comprar a propriedade. Eihort enquanto isso aguarda pacientemente.
Frederick Abnerger Talmadge - Frederick Talmadge talvez seja o maior exemplo dos perigos de se investigar os mitos de Cthulhu.
Em um determinado momento ele foi um respeitável professor de línguas na Universidade de Rhode Island, especializado em idiomas semíticos. A descoberta dos Mitos de Cthulhu fez com que Frederick se juntasse a um grupo de investigadores que buscava compreender e deter a ameaça representada por estas entidades ancestrais.
Em 1921, na companhia de seus bravos colegas, ele invadiu uma mansão que servia como sede de um culto devotado a Hastur, o Inominável. Os cultistas planejavam abrir um portal que permitiria invocar uma revoada de Byakhees, os serviçais de Hastur. Eles então desceriam sobre a cidade para obter sacrifícios humanos.
Talmadge e seus colegas conseguiram eliminar a ameaça usando um encantamento antigo obtido em um antigo tomo e traduzido pelo próprio professor. O portal foi lacrado, mas o preço foi muito alto. Talmadge foi o único sobrevivente do grupo retalhado pelas magias dos cultistas e pelas garras dos Byakhee.
Transtornado, o professor conseguiu escapar entrando em seu carro e dirigindo em alta velocidade. Durante a fuga alucinada, Talmadge perdeu o controle do veículo e bateu de frente com um carro que vinha no sentido contrário. O motorista e seus dois passageiros, a esposa e o filho, morreram imediatamente. Talmadge sofreu ferimentos leves. Após ter sido tratado, a polícia concluiu que era impossível processar o homem por direção perigosa uma vez que ele havia sofrido um colapso nervoso.
Considerado incapaz de ser julgado, os médicos atestaram que ele sofria de alucinações paranóicas que o tornavam um risco para a sociedade. Internado no Arkham, Talmadge tenta manter o pouco de sua sanidade, agarrando-se a crença de que aquilo que ele testemunhou e do qual ele tomou parte, realmente aconteceu e que não foi fruto de sua mente alucinada.
Inúmeros ganchos interessantes para aventuras one-shot ou até mesmo campanhas! Um ótimo post, parabéns!
ResponderExcluirVários ganchos, muito bom. Esse último caso e o da Elvira foram os mais sinistros para mim. Ótimo XD
ResponderExcluirSimplesmente sensacional... Bangor... Maine... Randall Flagg... Excelente sacada... as obras de King realmente são lovecraftianas
ResponderExcluirObrigado por ganchos tão sensacionais