terça-feira, 30 de junho de 2020

Lovecraft contra o mundo, contra a vida - Um extrato do estudo de Houellebecq sobre o autor


Traduzido por Jorge Pereira

O escritor francês Michael de Houellebecq escreveu um longo artigo sobre a personalidade e obra de HP Lovecraft chamado "Lovecraft, contra a vida". Essa é a tradução do resumo que foi publicado no jornal inglês "The Guardian" que segue transcrito abaixo. Todos os direitos são do autor citado e sua tradutora para o inglês.  

"Talvez seja preciso ter sofrido muito para se apreciar Lovecraft ... " 

Jacques Bergier

A vida é dolorosa e decepcionante. É inútil, portanto, escrever romances novos e realistas. Geralmente sabemos em que ponto estamos em relação à realidade e não nos importamos em saber mais. A humanidade, tal como ela é, inspira em nós apenas uma curiosidade atenuada. Todas aquelas notações, situações, anedotas prodigiosamente refinadas... Tudo o que fazem, uma vez posto de lado um livro, é reforçar a leve repulsa que já é adequadamente nutrida por qualquer um dos nossos dias de "vida real".

Agora, aqui está Howard Phillips Lovecraft (1890-1937): "Estou tão cansado da humanidade e do mundo que nada me pode interessar a não ser que contenha um par de assassinatos em cada página ou lide com os horrores inomináveis e inexplicáveis que se afastam dos universos externos." Precisamos de um antídoto supremo contra todas as formas de realismo.

*      *     *

Aqueles que amam a vida não leem.

Nem vão ao cinema, na verdade.

Não importa o que possa ser dito, o acesso ao universo artístico é mais ou menos inteiramente da alçada daqueles que estão um pouco fartos do mundo.

Quanto ao Lovecraft, ele estava mais do que um pouco farto. Em 1908, aos 18 anos de idade, ele sofreu o que foi descrito como um "colapso nervoso" e caiu em uma letargia que durou cerca de 10 anos. Na idade em que seus antigos colegas de classe estavam apressadamente virando as costas à infância e mergulhando na vida como em alguma aventura maravilhosa e sem censura, ele se enclausurou em casa, falando apenas com sua mãe, recusando-se a se levantar o dia todo, vagueando com um roupão a noite toda.

E mais, ele nem sequer estava escrevendo.

O que é que ele estava fazendo? Lendo um pouco, talvez. Não podemos sequer ter a certeza disto. Na verdade, os seus biógrafos tiveram de admitir que não sabiam muito e que, a julgar pelas aparências - pelo menos entre os 18 e os 23 anos, ele não fez absolutamente nada.

Então, entre 1913 e 1918, muito lentamente, a situação melhorou. Gradualmente, ele restabeleceu o contato com a raça humana. Não foi fácil. Em maio de 1918 ele escreveu a Alfred Galpin: "Estou apenas meio vivo - uma grande parte da minha força é consumida em sentar ou caminhar. O meu sistema nervoso está um farrapo e estou absolutamente entediado e indiferente, salvo quando me deparo com algo que me interessa peculiarmente".

É definitivamente inútil embarcar em uma reconstrução dramática ou psicológica. Porque o Lovecraft é um homem lúcido, inteligente e sincero. Uma espécie de terror letárgico desceu sobre ele ao completar 18 anos e ele sabia perfeitamente a razão disso. Numa carta de 1920, ele revisita a sua infância. O pequeno conjunto ferroviário cujos vagões eram feitos de caixas de embalagem, a casa de ônibus onde ele tinha montado seu teatro de fantoches. E, mais tarde, o jardim que ele tinha desenhado, traçando cada um dos seus caminhos. Era irrigado por um sistema de canais que eram o seu próprio trabalho manual, os seus rebordos encerravam um pequeno relvado, no centro do qual se encontrava um relógio de sol. Era, disse ele, "o paraíso da minha adolescência".


Depois vem esta passagem que conclui a carta: "Então eu percebi com horror que estava envelhecendo demais para o prazer. O tempo impiedoso tinha colocado a sua garra caída sobre mim, e eu tinha 17 anos. Os meninos grandes não brincam em casas de brinquedos e zombam dos jardins, então fui obrigado a entregar o meu mundo em tristeza a outro menino mais novo que morava do outro lado do lote. E desde esse tempo eu não tenho mergulhado na terra ou traçado caminhos e estradas. Há demasiada memória triste em tal procedimento, pois a alegria fugaz da infância pode nunca mais ser reconquistada. A idade adulta é um inferno".

A vida adulta é um inferno. Diante de uma posição tão trincheira, os "moralistas", hoje em dia, irão proferir vagos resmungos ousados enquanto esperam por uma chance de atacar com suas intimidades obscenas. Talvez Lovecraft realmente não pudesse se tornar um adulto; o que é certo é que ele não queria. E dados os valores que governam o mundo adulto, como você pode discutir com ele? O princípio da realidade, o princípio do prazer, a competitividade, os desafios permanentes, o sexo e o estatuto - dificilmente razões para se regozijar.

Lovecraft, por sua vez, sabia que não tinha nada a ver com este mundo. E em cada curva, ele jogava uma mão perdedora. Em teoria e na prática. Ele perdeu a sua infância; ele também perdeu a sua fé. O mundo o adoeceu e ele não via razão para acreditar que, olhando melhor para as coisas, elas pudessem parecer diferentes. Ele via as religiões como tantas ilusões revestidas de açúcar, tornadas obsoletas pelo progresso da ciência. Às vezes, quando de bom humor, ele falava do círculo encantado da crença religiosa, mas era um círculo do qual ele se sentia banido, de qualquer forma.

Poucos seres jamais foram tão impregnados, trespassados até o núcleo, pela convicção da absoluta futilidade da aspiração humana. O universo não é mais que um arranjo furtivo de partículas elementares. Uma figura em transição para o caos. Isso é o que finalmente prevalecerá. A raça humana irá desaparecer. Outras raças, por sua vez, aparecerão e desaparecerão. Os céus serão glaciais e vazios, atravessados pela luz fraca das estrelas semi-mortas. Estes também desaparecerão. Tudo desaparecerá. E as ações humanas são tão livres e desprovidas de sentido quanto o movimento irrestrito das partículas elementares. O bem, o mal, a moralidade, os sentimentos? Puras "ficções vitorianas". Tudo o que existe é egoísmo. Frio, intacto e radiante.

Lovecraft estava bem ciente da natureza distintamente deprimente das suas conclusões. Como ele escreveu em 1918, "todo racionalismo tende a minimizar o valor e a importância da vida, e a diminuir a soma total da felicidade humana". Em alguns casos, a verdade pode causar uma depressão suicida ou quase suicida".

Ele permaneceu firme no seu materialismo e ateísmo. Em carta após carta, ele voltou às suas convicções com um distinta masoquismo.

É claro, a vida não tem sentido. Mas a morte também não. E isto é outra coisa que coalha o sangue quando se descobre o universo de Lovecraft. As mortes dos seus heróis não têm significado. A morte não traz nenhum apaziguamento. Não permite de forma alguma que a história se conclua. Implacavelmente, o HPL destrói os seus personagens, evocando apenas o desmembramento das marionetes. Indiferente a estas adversidades lamentáveis, o medo cósmico continua a expandir-se. Ele incha e toma forma. O grande Cthulhu emerge do seu sono.

O que é o Grande Cthulhu? Um arranjo de elétrons, como nós. O terror do Lovecraft é rigorosamente material. Mas, é bem possível, dada a livre interação de forças cósmicas, que o Grande Cthulhu possua habilidades e poderes para agir que excedem em muito os nossos. O que, a priori, não é particularmente reconfortante.

De suas viagens aos mundos penumbrais do indizível, Lovecraft não voltou para nos trazer boas notícias. Talvez, confirmou ele, algo esteja escondido atrás da cortina da realidade que às vezes se permite ser percebido. Algo verdadeiramente vil, de fato.

É possível, de facto, que para além do âmbito restrito da nossa percepção, existam outras entidades. Outras criaturas, outras raças, outros conceitos e outras mentes. Entre estas entidades algumas são provavelmente muito superiores a nós em inteligência e em conhecimento. Mas isto não é necessariamente uma boa notícia. O que nos faz pensar que estas criaturas, por muito diferentes que sejam de nós, exibirão qualquer tipo de natureza espiritual? Não há nada que sugira uma transgressão das leis universais do egoísmo e da malícia. É ridículo imaginar que, à beira do cosmos, outros seres bem-intencionados e sábios aguardam para nos guiar em direção a algum tipo de harmonia. Para imaginar como eles poderiam nos tratar se entrássemos em contato com eles, talvez seja melhor recordar como tratamos as "inteligências inferiores", como coelhos e sapos. No melhor dos casos eles nos servem de alimento; às vezes também, muitas vezes, de fato, nós os matamos pelo puro prazer de matar. Este, advertiu Lovecraft, seria o verdadeiro quadro da nossa relação futura com esses outros seres inteligentes. Talvez alguns dos espécimes humanos mais bonitos fossem homenageados e acabassem em uma mesa de dissecação - isso é tudo.

E mais uma vez, nada disso fará qualquer sentido.


Este cosmos desolado é absolutamente nosso. Este universo abjeto onde o medo se acumula em círculos concêntricos, camada sobre camada, até que o inominável seja revelado, este universo onde o nosso único destino concebível é ser pulverizado e devorado, devemos reconhecê-lo absolutamente como sendo o nosso próprio universo mental. E para quem quiser conhecer esse estado de espírito coletivo através de uma pesquisa rápida e precisa, o sucesso de Lovecraft é, em si mesmo, um sintoma. Hoje, mais do que nunca, podemos proferir a declaração de princípios que começa por Arthur Jermyn como a nossa: "A vida é uma coisa hedionda, e do fundo por detrás do que sabemos dela parece-nos pistas demoníacas de verdade que a tornam por vezes mil vezes mais hedionda."

O paradoxo, no entanto, é que preferimos este universo, horrendo como ele é, à nossa própria realidade. Nisto, somos precisamente os leitores que Lovecraft antecipou. Lemos os seus contos com a mesma disposição exata que o levou a escrevê-los. Satanás ou Nyarlathotep, qualquer um deles o fará, mas não toleraremos outro momento de realismo. E, verdade seja dita, dado o seu prolongado conhecimento das vergonhosas voltas dos nossos pecados comuns, o valor da moeda de Satanás caiu um pouco. Melhor Nyarlathotep, gelado, maligno e desumano.

É claro porque a leitura de Lovecraft é paradoxalmente reconfortante para aquelas almas que estão cansadas da vida. Na verdade, talvez devesse ser prescrito a todos aqueles que, por uma razão ou outra, passaram a sentir uma verdadeira aversão à vida em todas as suas formas. Em alguns casos, o abalo para os nervos em uma primeira leitura é imenso. Pode-se encontrar sorrindo sozinho, ou cantarolando uma melodia de um musical. A perspectiva da existência é, em uma palavra, modificada.

Desde que o vírus foi introduzido pela primeira vez na França por Jacques Bergier, o aumento do número de leitores tem sido substancial. Como a maioria das pessoas contaminadas, eu mesmo descobri HPL aos 16 anos, através de um "amigo". Chamar-lhe um choque seria um eufemismo. Eu não sabia que a literatura era capaz disso. E, além do mais, ainda não tenho certeza se é. Há algo não muito literário no trabalho do Lovecraft.

Para fazer este caso, vamos primeiro considerar o fato de que cerca de 15 escritores (Belknap Long, Robert Bloch, Lin Carter, Fred Chappell, August Derleth, Donald Wandrei, para citar alguns) consagraram toda ou parte de suas carreiras ao desenvolvimento e enriquecimento dos mitos criados pelo HPL. E não furtivamente, nem em esconder-se, mas sim, a maioria declaradamente. A linhagem filial é ainda mais sistematicamente reforçada pelo uso das mesmas palavras. Estas assumem o valor dos encantamentos (as colinas selvagens a oeste de Arkham, a Universidade Miskatonic, a cidade de Irem com os seus mil pilares ... R'lyeh, Sarnath, Dagon, Nyarlathotep ... e sobretudo o inominável, o blasfemo Necronomicon cujo nome só pode ser pronunciado em um sussurro) ...

Numa época que exalta a originalidade como um valor supremo nas artes, este fenômeno é certamente motivo de surpresa. De fato, como oportunamente aponta Francis Lacassin, nada como isso foi registrado desde Homero e a poesia épica medieval. Devemos reconhecer humildemente que se trata do que é conhecido como uma "mitologia fundadora".

* * *


Criar um grande mito popular é criar um ritual que o leitor espera impacientemente e ao qual pode voltar com prazer crescente, seduzido cada vez por uma repetição diferente de termos, sempre tão imperceptivelmente alterados para lhe permitir alcançar uma nova profundidade de experiência.

Apresentado assim, as coisas parecem quase simples. E no entanto, raros são os sucessos na história da literatura. Na realidade, não é mais fácil do que criar uma nova religião.

Para compreender claramente o que está em jogo, seria necessário experimentar pessoalmente a sensação de frustração que invadiu a Inglaterra com a morte de Sherlock Holmes. Conan Doyle não teve escolha: ele teve de ressuscitar o seu herói. Lovecraft, que admirava Conan Doyle, conseguiu criar um mito tão popular, tão animado e irresistível.

As histórias de Sherlock Holmes estão centradas num personagem, enquanto que em Lovecraft não se encontra nenhum espécime verdadeiramente humano. É claro que esta é uma distinção importante; muito importante, mas não verdadeiramente essencial. Pode ser comparado com o que separa as religiões teístas das ateístas. O caráter fundamental que os une, o chamado caráter religioso, é de outra forma difícil de definir e de abordar diretamente.

Outra pequena diferença que pode ser notada - mínima para a história literária, trágica para o indivíduo - é que Conan Doyle teve ampla ocasião de perceber que estava criando uma mitologia essencial. O Lovecraft não o fez. No momento de sua morte, ele tinha a clara impressão de que seu trabalho criativo mergulharia na obscuridade junto com ele.

No entanto, ele já tinha discípulos. Não que ele os considerasse como tal. De fato, ele se correspondia com jovens escritores (Bloch, Belknap Long, e outros), mas não os aconselhava necessariamente a seguir o mesmo caminho que ele.

Ele não se apresentava como um mestre ou um modelo. Ele cumprimentou seus primeiros empreendimentos com delicadeza e modéstia exemplares. Ele era cortês, atencioso e bondoso, um verdadeiro amigo para eles, nunca um professor. Absolutamente incapaz de deixar uma carta sem resposta, negligenciando o pedido de pagamento quando o seu trabalho literário-revisão ficou por pagar, subestimando sistematicamente a sua contribuição para histórias que sem ele nunca teria visto a luz do dia, Lovecraft conduziu-se como um autêntico cavalheiro ao longo da sua vida.

Claro, ele gostou da ideia de se tornar escritor. Mas ele não estava apegado a isso acima de tudo. Em 1925, num momento de desânimo, ele escreve: "Estou quase decidido a não escrever mais contos, mas apenas sonhar quando tenho a mente para, não parando para fazer qualquer coisa tão vulgar a ponto de estabelecer o sonho para um público javali". Concluí que a literatura não é uma busca apropriada para um cavalheiro; e que a escrita nunca deve ser considerada senão como uma elegante realização a ser feita com infrequência e Discriminação".

Felizmente, ele continuou, e suas maiores histórias foram escritas posteriormente a esta carta. Mas até o final, ele permaneceu, acima de tudo, como gostava de se descrever, um gentil cavalheiro idoso da Providência. E nunca, nunca um escritor profissional.

Paradoxalmente, o caráter de Lovecraft é fascinante em parte porque seus valores eram tão completamente opostos aos nossos. Ele era fundamentalmente racista, abertamente reacionário, glorificava as inibições puritanas, e evidentemente achava repulsivas todas as "manifestações eróticas diretas". Resolutamente anticomercial, ele desprezava o dinheiro, considerava a democracia uma idiotice e o progresso uma ilusão. A palavra "liberdade", tão acarinhada pelos americanos, só provocou uma triste e gargalhada. Ao longo de sua vida, ele manteve uma atitude tipicamente aristocrática e desdenhosa para com a humanidade em geral, aliada a uma extrema bondade para com os indivíduos em particular.


Seja como for, todos aqueles que lidavam com Lovecraft como indivíduo sentiram uma imensa tristeza quando souberam de sua morte. Robert Bloch disse que se soubesse a verdade sobre o estado de sua saúde, teria se arrastado de joelhos até a Providência para vê-lo. August Derleth consagrou o resto de sua existência à coleta, compilação e publicação dos fragmentos póstumos de seu amigo falecido.

E, é graças a Derleth e a alguns outros (mas principalmente Derleth) que o corpo de trabalho de Lovecraft chegou ao mundo. Hoje, ele está diante de nós, uma imponente estrutura barroca, seus estratos imponentes se elevando em tantos círculos concêntricos em camadas, um amplo e suntuoso pouso ao redor de cada um - o conjunto que envolve um vórtice de puro horror e absoluta maravilha.

- O primeiro, o círculo mais externos: a correspondência e os poemas. Estes são apenas parcialmente publicados, e ainda mais parcialmente traduzidos. A correspondência é bastante espantosa: quase 100.000 cartas, algumas das quais com 30 ou 40 páginas. Quanto aos poemas, não existe atualmente uma contagem precisa.

- Um segundo círculo conteria as histórias das quais Lovecraft participou, quer as concebidas como uma colaboração para começar (como as histórias que ele escreveu com Kenneth Sterling ou Robert Barlow, por exemplo), quer outras, cujos autores podem ter beneficiado com as revisões do Lovecraft (há exemplos extremamente numerosos; a substância das colaborações do Lovecraft variou e, por vezes, chegou ao ponto de uma reescrita completa do texto). A estes podemos também acrescentar as histórias escritas por Derleth com base em notas e fragmentos deixados pela Lovecraft.

- Com o terceiro círculo chegamos às histórias que foram realmente escritas por Howard Phillips Lovecraft. Aqui, obviamente, cada palavra conta; todas elas foram publicadas em francês e não podemos esperar que seu número aumente jamais.

- Finalmente, podemos desenhar um quarto círculo definitivo, no coração absoluto do mito do HPL, que contém o que a maioria dos Lovecraftianos raivosos continuam a chamar, quase apesar de si mesmos, os "grandes textos". Vou citá-los aqui apenas para o prazer de o citar, juntamente com a data da sua composição:

O Chamado de Cthulhu (1926)

A Cor Fora do Espaço (1927)

O Terror de Dunwich (1928)

O Sussurrante na Escuridão (1930)

Nas Montanhas da Loucura (1931)

Os Sonhos na Casa das Bruxas (1932)

The Shadow Over Innsmouth (1932)

A Sombra fora do Tempo (1934)

Além disso, suspenso acima de todo o edifício do HPL, como um denso nevoeiro instável, está a estranha sombra da sua própria personalidade. Pode-se encontrar a atmosfera de culto que envolve seu caráter, suas ações e movimentos, e até mesmo suas peças mais insignificantes de escrita, um tanto exageradas ou até mórbidas. Mas garanto que a opinião deve ser revista rapidamente após um mergulho nos "grandes textos". É natural que se inicie um culto a quem oferece tais benefícios.

Sucessivas gerações de Lovecraftianos têm feito exatamente isso. Como sempre, o "recluso da Providência" tornou-se agora uma figura quase tão mítica quanto uma de suas próprias criações. E o que é mais surpreendente é que todas as tentativas de desmistificação falharam. Nenhum grau de detalhe biográfico conseguiu dissipar a aura de estranho pathos que rodeia o personagem.

O corpo de trabalho de Lovecraft pode ser comparado a uma gigantesca máquina de sonho, de espantosa amplitude e eficácia. Não há nada tranquilo ou discreto em sua literatura. O seu impacto na mente do leitor é selvagem, assustadoramente brutal e perigosamente lento a dissipar-se. A releitura não produz nenhuma modificação notável a não ser que, eventualmente, acaba-se perguntando: como é que ele o faz?

No caso específico do HPL, não há nada de ridículo ou ofensivo em tal pergunta. Na verdade, o que caracteriza seu trabalho em relação a uma obra "normal" da literatura, é que seus discípulos sentem que podem, pelo menos teoricamente, através do uso criterioso dos mesmos ingredientes indicados pelo mestre, obter resultados de qualidade igual ou superior.

Ninguém jamais imaginou seriamente a continuação de Proust. O Lovecraft, eles têm. E não se trata de trabalhos secundários apresentados como homenagem, nem de paródias, mas de uma verdadeira continuação. O que é único na história da literatura moderna.

E mais, o papel do HPL como gerador de sonhos não se limita apenas à literatura. A sua obra, pelo menos na mesma medida que a de RE Howard, embora muitas vezes menos óbvia, tem sido um fator profundo no renascimento da ilustração da fantasia. Até a música rock, geralmente tão desconfiada de todas as coisas literárias, fez questão de lhe prestar uma homenagem - uma homenagem, pode-se dizer, paga por um grande poder a outro, por uma mitologia a outro. Quanto às implicações da escrita de Lovecraft nos domínios da arquitetura ou do cinema, elas serão imediatamente visíveis para o leitor sensível. Esta é a construção de um novo mundo.

Daí a importância dos blocos de construção e das técnicas de construção. Para prolongar o impacto.

- Tradução original para o inglês © 2005 por Dorna Khazeni.
Extrato e editado da obra “HP Lovecraft: Contra o Mundo, Contra a Vida”, do escritor francês Michel Houellebecq.

O trabalho de Houllebecq na íntegra pode ser encontrado no interessante livro editado pela Nova Fronteira.

sábado, 27 de junho de 2020

Casas Fantasma - Misteriosas construções que existem além do limiar


Há incontáveis narrativas sobre casas mal-assombradas no mundo que variam entre casos simplesmente estranhos até aqueles incrivelmente bizarro. Algumas moradas amaldiçoadas no entanto, vão muito além da noção clássica de serem o lar de fantasmas e espectros: elas próprias parecem ser entidades fantasmagóricas. Tais narrativas envolvem casas inteiras que parecem surgir do nada e que se dissipam num piscar de olhos, como se jamais tivessem existido. São para todos efeitos o que poderíamos chamar de Casas Fantasma.

O fenômeno é estudado pela Parapsicologia que o reconhece como sendo algo presente em várias culturas ao redor do mundo. Lugares espectrais capazes de surgir e de desaparecer sem deixar sinal de sua passagem. Uma das teorias é que tais lugares um dia existiram e podem se manifestar mediante a energia acumulada por memórias ali represadas. São casas marcadas por tragédias e acontecimentos dramáticos que mancharam aquele local para sempre e que está fadado a se repetir indefinidamente.

Uma das mais conhecidas histórias envolvendo Casas Fantasma teve lugar no início do século XX em Versailles, França. Duas turistas chamadas Charlotte Anne Moberly e Eleanor Jourdain foram visitar o Petit Trianon, uma famosa atração situada nos famosos Jardins que integram o majestoso Palácio de Versailles. Durante a visita a essa parte do jardim, elas experimentaram um tipo de alucinação inexplicável. Os jardins mudaram e tudo que era moderno e contemporâneo simplesmente desapareceu. Mais ainda, uma pequena casa do início do século XVIII surgiu diante delas, junto com presenças fantasmagóricas vestindo roupas do período e interagindo entre si e sem percebê-las. Era como se as duas tivessem retornado no tempo e fossem capaz de ver um momento cristalizado do passado.

Após essa estranha experiência as duas mulheres começaram a pesquisar a história da área e buscaram informações sobre aquela construção e as pessoas que nela residiam. Descobriram que certa vez houve realmente uma casa naquele exato local, usada por um zelador e sua família, mas que esta havia sido destruída em um terrível incêndio em 1796. Todos os sinais da construção haviam sido removidos após a tragédia e poucas pessoas sabiam que ela havia estado lá um dia. 

Charlotte e Eleanor escreveram um livro a respeito dessa estranha experiência com o título "Uma Aventura", que se tornou um inesperado sucesso editorial, ainda que tenha sido esquecido posteriormente.

Outra narrativa sobre Casa Fantasma vem de Suffolk, na Inglaterra. Em um final de tarde em 1860, um fazendeiro chamado Robert Palfrey estava trabalhando em sua propriedade quando de repente foi envolvido por um frio congelante apesar de até então aquele ser um dia agradável de verão. Quando olhou para cima, sua fazenda havia sumido, substituída por uma casa de tijolos vermelhos cercada por jardins diferente de tudo que ele havia visto até então. A casa ficou ali diante do fazendeiro perplexo até começar a desaparecer tão subitamente quanto havia surgido diante dos seus olhos.

A casa foi vista em diferentes oportunidades ao longo dos anos. Em 1912, o neto de Palfrey, James Cobbold, estava na mesma área quando o ar se tornou gélido e o cenário ao seu redor mudou dramaticamente. Quando Cobbold e um amigo que estava ao seu lado olharam para cima se depararam com a mesma casa georgiana de três pavimentos, tijolos vermelhos envolta por um jardim impressionante. Eles ficaram estarrecidos, observando a construção por vários minutos, decidindo o que fazer. Então uma densa neblina envolveu a casa e ela começou a desaparecer diante de seus olhos.


Novamente em 1926, um jovem professor e um estudante estavam cruzando uma estrada que margeava essa propriedade quando se depararam com um nevoeiro surgido do nada. E de dentro dele surgiu uma magnífica casa de alvenaria envolta por magníficos jardins. A casa ficou ali por alguns instantes e então desapareceu no próprio ar, como se jamais tivesse existido.  


Esse notável fenômeno foi mencionado pelo autor Edward Bennett em seu livro "Aparições e Casas Assombradas", publicado em 1934. Bennett cogitou duas possibilidades: que  casa tivesse existido em um momento no passado e que tivesse sido destruída ou que ela existisse em outra dimensão ou realidade, sendo capaz de se manifestar brevemente em nossa realidade por razões desconhecidas.

Em 1946, outra testemunha, um rapaz chamado Edward Bentley se deparou com a mesma casa quando descia a estrada por onde costumava transitar com frequência. Ele chegou a se aproximar dela, adentrando o pátio e os jardins para bater numa sólida porta de carvalho, mas ninguém respondeu. Ele então deixou o lugar indo buscar um amigo para mostrar a ele a descoberta. Quando os dois retornaram, a casa havia sumido como se jamais tivesse estado lá.

Estranhamente essa mansão não é a única morada fantasmagórica nos arredores de Suffolk. No distrito de Rougham, existe uma lenda local conhecida como "A Miragem de Rougham" que ganhou fama ao longo dos anos. O fenômeno começou a ser relatado na década de 1920 e chegou aos dias atuais. Em 2007, ele ganhou novo destaque quando Jean Bartran e seu marido Jacques estavam dirigindo pela Kingshall Street e se depararam com uma enorme casa em estilo georgiano surgida do nada. O casal conhecia a área e jamais havia reparado na construção. Pararam o automóvel para admirá-la com mais cuidado e então perceberam outro detalhe curioso: a estrada de asfalto havia desaparecido, dando lugar a uma estrada de terra batida. 

O casal ficou aturdido pela descoberta e permaneceu ali observando os detalhes da magnífica casa, reparando inclusive que havia uma luminosidade tênue numa das janelas do segundo andar. Chamaram por algum morador, mas quando decidiram retornar para o carro a miragem se esvaeceu e eles se viram de volta na estrada.

A Casa Espectral de Suffolk foi descrita em várias publicações sobre o paranormal e é considerada como uma visão recorrente na região. Uma das teorias é que a casa tenha existido no início de 1800 e que tenha sido destruída em alguma tragédia que a consumiu por inteiro, mais provavelmente um incêndio. Por algum motivo desconhecido, a casa continuaria surgindo de tempos em tempos, aparecendo diante de testemunhas por breves instantes apenas para desaparecer novamente. 


Casos semelhantes são conhecidos também nos Estados Unidos.

Um dos relatos mais famosos foi descrito no livro Virginia Ghost Stories (Histórias de Fantasmas na Virginia), de L. B. Taylor. O autor relata a história contada por uma testemunha chamada Kathleen Luisa, de Falls Church. Ela alegava que estava transitando de carro pela Estrada Sudley quando de repente se deparou com uma visão inacreditável. No meio da estrada surgia uma mansão que impedia seu progresso. A casa estava simplesmente atravessada no caminho como se tivesse brotado ali. Luisa viajava por aquela região frequentemente e nem é preciso dizer que jamais havia visto tal construção.

Ela buzinou repetidas vezes esperando que alguém respondesse. E então, para sua surpresa, a porta se abriu e três pessoas apareceram com uma expressão tão surpresa e confusa quanto a dela. Um homem e duas mulheres, vestindo roupas que claramente pertenciam a outra época. Os três permaneceram ali por alguns instantes tão chocados quanto Luisa, e então assim que retornaram para o interior, desapareceram junto com a casa.  

Uma pesquisa da região apurou que na época da Guerra Civil muitas casas ocupavam aquela região, mas que elas foram destruídas em meio ao confronto entre as forças da União e dos Confederados. A área foi o palco de pelo menos dois grandes combates e as propriedades que ali existiam acabaram colhidas em meio ao conflito, sendo totalmente arrasadas. Tudo que restava dessas construções eram os alicerces e alguns muros baixos de pedra. 

Visões da mesma casa e de seus três confusos ocupantes foram relatadas por outras testemunhas. Em um relato particularmente estranho, uma testemunha chegou a afirmar ter mantido um breve diálogo com as personagens, ocasião na qual ficou claro que eles falavam de forma pitoresca e que não tinham noção do que estava acontecendo. Quando perguntou quem eram e o que faziam lá, o homem, descrito como um sujeito de 50 e poucos anos, disse que havia visto movimento de tropas do norte e que temiam pela segurança de sua esposa e cunhada.

Seria possível que a área que a casa ocupou estivesse sujeita a algum tipo de zona de estabilidade temporal? E se essa é a explicação, como ela se manifestaria e por qual razão? O que teria acontecido com seus moradores? Qual teria sido o seu destino? 

Um outro relato envolvendo a mesma casa foi feito por várias pessoas que viajavam à bordo de um ônibus em 2010. Nessa ocasião, as testemunhas descreveram a casa como praticamente uma ruína, parcialmente destruída por fogo de artilharia que reduziu paredes a escombros. Mais notável é que diante da casa duas figuras femininas pareciam chorar e se lamentar apontando para a construção chamuscada pelas chamas. Os ocupantes do ônibus descreveram que a casa destruída ficou visível por cerca de dois minutos e que então começou a desaparecer até sumir de vez em meio a um nevoeiro que a envolveu inesperadamente.


Também nos Estados Unidos existe um conhecido fenômeno de casa fantasmagórica que se manifesta nos arredores de Lake Zurich no estado de Illinois. Segundo os habitantes locais, a casa costuma aparecer na estrada que liga as cidades de Lake Zurich e Barrington, justamente na altura do Cemitério White, que também é famoso pelas histórias de espectros e fantasmas. 

Diferente dos demais fenômenos, não resta dúvida de que a casa em questão existiu. Registros locais atestam que a propriedade foi construída ali e que serviu de lar a uma família até meados de 1830. A família que lá vivia, os White, tiveram um fim trágico. Segundo registros a casa foi fechada por Evan White, único membro restante da família que resistiu à tuberculose que dizimou o restante do clã. Evan e uma prima se mudaram para uma região de clima mais ameno, depois deles terem enterrado pai, mãe e três irmãos no terreno adjacente à casa. Não por acaso o local ganharia o nome de Cemitério White nos anos vindouros.

Quanto a casa, ela foi colocada abaixo após uma forte nevasca fazer com que o telhado sem manutenção desabasse em 1838. Com a construção arruinada, a comunidade achou por bem desmantelar o local para que não se convertesse em uma ruína. Nessa época o lugar já atraía rumores com relatos de fantasmas pertencentes ao clã vitimado pela doença. Testemunhas não cansavam de mencionar espectros vagando por ali emitindo um sofrego ruído de respiração ofegante.


Os relatos sobre a Casa dos White surgindo e desaparecendo nas imediações do cemitério tiveram início na década de 1870. Conta-se que a casa surgia em meio a um véu de denso nevoeiro que então a envolvia subitamente, fazendo com que desaparecesse depois de alguns segundos. Alguns, no entanto, tinham tempo de perceber nas janelas o rosto pálido de pessoas de expressão pesarosa e moribunda observando os vivos através do vidro opaco. Todos aqueles que se aproximam da casa sentiam um frio insuportável e eram repelidos por essa aura gélida. A maioria, entretanto, se sentia compelida a olhar na outra direção e se afastar da Casa dos White, tomados por uma sensação de insuportável depressão. Segundo os boatos a Casa White surge de tempos em tempos para viajantes e visitantes do cemitério, em especial nas datas de aniversário de seus habitantes originais.  

Qual seria a melhor explicação para o fenômeno de Casas Fantasmagóricas?

Estariam essas estruturas de alguma forma ligadas a localização que ocuparam originalmente? Será possível que um lugar guarde uma memória residual persistente? Ou por algum motivo essas construções estariam sujeitas a leis de deslocamento temporal que permitiriam que pessoas em diferentes épocas as vissem? Poderiam também ser construções de dimensões paralelas, onde o véu que as separa de nossa realidade seria mais tênue? Talvez elas não passem de ilusões causadas por memórias dolorosas e eventos traumáticos.

Todas essas questões suscitam inúmeras dúvidas, mas as resposta para elas não passam de especulação. É provável que a verdade sobre as Casas Fantasma jamais seja conhecida e permaneça restrita para sempre no reino insondável do sobrenatural.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

"Você é aquilo que come" - Alimentos realmente bizarros ao redor do mundo


ATENÇÃO: Recomendo cautela ao ler esse artigo. Pessoas sensíveis podem preferir se abster dessa leitura pois alguns detalhes a respeito dos alimentos aqui tratados podem ser considerados incômodos.

A alimentação é algo vital para o ser humano. 

Não é exagero dizer que nossas necessidades alimentícias ditaram boa parte da construção social do ser humano. Ela envolve não somente as necessidades físicas do indivíduo, mas também aspectos mentais, culturais e sociais. O homem primitivo desenvolveu inúmeras habilidades para caçar de modo mais eficiente, produziu ferramentas que permitissem abater animais ou cultivar o solo, se estabeleceu em caráter definitivo onde a comida era farta, explorou os mares em busca de peixes, domesticou animais para garantir uma fonte de alimento próxima, e assim por diante...

Muita história está por trás das necessidade por obter alimento.

As mais diversas etnias que habitam nosso mundo apresentam uma alimentação igualmente diversificada. O que constitui hábitos naturais para alguns povos, pode, entretanto, ser exótico ou simplesmente inconcebível para outros. A reação muitas vezes é de surpresa, confusão e repulsa. O nosso paladar é muito influenciado pelos fatores tradicionais e culturais, um alimento tido como iguaria valorizada, pode ser entendido como refugo pelos povos vizinhos.

Para que um alimento seja "aprovado", não basta ele ter um bom aspecto ou ser nutritivo, mas sim ter sido aceito tradicionalmente pelos critérios estabelecidos pela cultura local. Muitos países possuem certas iguarias, que podem variar de básicas e indispensáveis à exóticas, nocivas e nauseantes. O consumo dos alimentos listados a seguir pode não ser comum aos nossos olhos, mas eles fazem parte da mesa desses povos há séculos.

Larva do Bambu (Oriente e Peru)


Vamos começar com algo light?

Como muitos viajantes que chegam ao Continente Asiático podem constatar, insetos não são estranhos à mesa desses povos. De fato, gafanhotos, grilos, besouros e outros insetos tidos como pestes em outros canos do mundo podem ser encontrados à venda em mercados e feiras nas grandes capitais. São parte da alimentação diária de milhões de pessoas que sequer cogitam que comê-los constitui um tabu estranho ou inusitado.

Todo tipo de inseto pode ser encontrado no comércio local, então vamos considerar o que chamou mais a atenção pela sua aparência... exótica.

Thais é o nome usado na Tailândia para o verme do bambu, um tipo de larva de besouro que é depositada no interior oco dos troncos. Durante a estação das chuvas, eles podem ser encontrados em enorme quantidade, bastando cortar o bambu e retirá-los de seu interior. A larva de coloração pálida ou castanha, atinge até 5 centímetros de comprimento e fica inchada depois de se alimentar da seiva do bambu por vários dias. Ela se contorce quando removida do interior e é vendida ainda viva e se contorcendo nas bacias para mostrar como estão frescas. Cheia de proteína a larva é preparada lançando-a diretamente no óleo quente e misturada a um tipo de farofa de amendoim.

Mas não é necessário ir até a Asia para apreciar uma iguaria bastante semelhante. No coração da Floresta Amazônica, nas selvas do Peru, nativos recolhem uma larva bastante parecida que vive no tronco dos coqueiros. As larvas são tão grandes que podem ser atravessadas em espetinhos e colocadas direto na brasa do carvão para fazer um tipo de churrasco. Se cozinhado corretamente, o gosto é similar ao de pele de frango bem frita. Se não, eles parecem com pequenas bolsas de pus com gosto amadeirado.  

Ovo Secular (China e Sudeste Asiático)


Pouca coisa é pior do que encontrar um ovo podre na geladeira. Mas você comeria um ovo apodrecido há semanas? 

O Dodgang é uma iguaria da culinária chinesa difícil de ser compreendida e menos ainda aceita por aqueles que não estão habituados à ela. Tudo nesse alimento é peculiar, para não dizer detestável. A preparação envolve encontrar um ovo que pode ser de pato, ganso ou mesmo de galinha que é enterrado numa vasilha com uma mistura de argila, cinzas, sal, cal e amido de milho. O ovo fica ali por um tempo de maturação que pode levar de uma a cinco semanas, dependendo do método de preparo.    

Nesse meio tempo, a casca endurece e fica escura, exalando um cheiro muito forte de enxofre. Quando aberto, o interior revela uma gema de coloração verde escura, enquanto a clara varia entre o marrom e amarelo. Com uma consistência cremosa e aroma acentuado, a iguaria possui um sabor que se assemelha ao de queijo fermentado, ou assim dizem os corajosos que a experimentaram. O prato é servido com uma combinação de chá, limão, sal grosso e ovos frescos.

Segundo a tradição chinesa a comida foi criada 500 anos atrás, quando um fazendeiro encontrou ovos de pato que haviam passado pelo processo naturalmente em uma piscina de água estagnada. Após experimentar e aprovar o gosto, ele replicou o método e criou uma iguaria famosa na China, Sudeste Asiático e Hong Kong. 

Queijo Pecorino (Itália)


A culinária italiana é elogiada em todo o mundo.

Mas pode ser que nem todos os aspectos da gastronomia italiana te agradem. Um prato que chama a atenção é chamado Cazu Marzu que é típico da Sardenha onde até alguns anos era muito apreciado como iguaria. O bom senso, no entanto parece ter prevalecido e a vigilância sanitária proibiu a produção do queijo pecorino por considerá-lo um grave risco a saúde pública. "O motivo?" Você pode se perguntar, mas a resposta não é muito fácil, ou melhor é bem indigesta...

Um dos ingredientes centrais na produção do Pecorino são larvas de moscas. Milhares de pequenas larvas brancas são responsáveis por realizar a  fermentação do queijo já que o ponto ideal dele é o de "quase-decomposição". Para que ele seja apreciado as moscas tem livre acesso para infestar o leite de cabra que fica propositalmente exposto por vários dias. O cheiro ocre do leite talhado atrai os insetos que fazem nichos na massa onde depositam seus ovos. Uma vez eclodidos após alguns dias, as larvas começam a comer, escavar e defecar o que ativa o processo de fermentação responsável por dar ao queijo o sabor peculiar levemente apimentado.

Mas a desgraça não termina aí... o Pecorino precisa ser consumido enquanto as larvas estão vivas realizando a fermentação, caso contrário o alimento começa a se deteriorar tornando-se extremamente tóxico. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual a saúde pública interditou a produção, já que várias pessoas morreram depois de comprar o pecorino de comerciantes que limpavam as larvas para torná-lo menos intimidados ao público. 

Sopa de Morcego (Palau)


Recentemente essa "maravilhosa iguaria" se tornou centro de um acirrado debate a respeito da responsabilidade das pessoas em cozinhar alimentos potencialmente insalubres. No início da epidemia de Covid levantou-se a hipótese de que muitos casos ocorridos na Província de Hurran teriam se iniciado com o consumo da Sopa de Morcego. Aparentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS) desqualificou as acusações, embora o prato tenha sido riscado do cardápio de muitos restaurantes chineses que trabalhavam esse estranho acepipe importado de Palau, uma das ilhas do Pacífico.

O grande problema do prato é sua matéria prima principal: morcego. Esses animais são conhecidos por desenvolver bactérias e são considerados vetores de várias doenças transmitidas pela mordida. Em Palau o morcego usado na culinária é um animal típico da ilha, que se alimenta exclusivamente de frutas e que não está sujeito a doenças. Quando o prato foi adaptado na China, os morcegos usados eram de outros tipos, muitos já conhecidos por transmitir doenças.

O segundo problema é a receita. O morcego é colocado inteiro na sopa acompanhado de leite de coco, ervas, temperos e óleo de gengibre. Isso mesmo! O bicho não é sequer limpo ou cortado: seus órgãos, patas, cabeça, asas e até o pelos está intacto quando servido. A carne se torna macia após a fervura, mas nem sempre ela é suficiente para eliminar os patógenos presentes no animal.

Ainda que proibida na China, a Sopa, que se tornou extremamente popular nos últimos 3 anos ainda pode ser encontrada em restaurantes, servida clandestinamente para um público à procura de iguarias incomuns. Pior de tudo, a receita relativamente fácil, é preparada por pessoas no interior que usam qualquer morcego que tenha sido apanhado.

Ah o horror, o horror...

Kiviak (Alasca e Groenlândia)


O kiviak é uma comida tradicional do povo Inuit que vive no extremo do hemisfério norte, consumida sobretudo no inverno. O nome pode ser traduzido como "coisas mortas dentro de coisa morta". Não parece muito agradável, né?

Bem, não é...

O kiviak é preparado com os auks, pequenas aves migratórias da família Alcidae. Eles medem entre 15 e 45 cm e podem pesar entre 85 gramas a 1 quilo. Elas são pegos por uma malha fina presa a um arco formado por longas varas. Os inuites ficam semanas do verão escondido entre rochedos para capturar uma grande quantidade de auks que serão usadas na confecção do prato. 

Depois de capturados e abatidos, os pássaros são enfiados dentro do corpo de uma foca sem a cabeça e que teve as vísceras removidas, restando só a pele e a gordura. O corpo da foca vira uma espécie de saco, onde são colocados em torno de 500 auks inteiros, com penas, bico e pés. Depois de cheio, retira-se o máximo do ar possível e a carcaça de foca é costurada com um cordão. Quando possível é adicionado banha de porco no meio das aves.

Mas não termina aí! O saco de foca é coberto por uma segunda camada de banha e enterrado em meio às pedras, para ficar em conserva por cerca de seis meses. Nesse período as aves e a banha irão fermentar e “cozinhar” naturalmente. Terminado o prazo de maturação, o kiviak está pronto e é consumido cru (que surpresa!), sem nenhum tipo de cozimento ou adicional. São retiradas apenas as penas, e consumidos a carne, as vísceras das aves e até mesmo os ossos que ficaram macios e tenros.

Nos dias atuais, a iguaria tradicional é consumida particularmente em aniversários e casamentos, e vendida aos turistas mais corajosos. Quem já experimentou, diz que o sabor do kiviak lembra um queijo envelhecido. Para os turistas, pacotes que mostram as etapas de preparação do kiviak são oferecidos por 60 euros, com direito a degustação.

O kiviak é um alimento de sabor e aroma forte, destinado a pessoas de hábitos rústicos, podendo causar danos aos de paladar mais sensível. Em agosto 2013 várias pessoas morreram em Siorapaluk após comerem kiviak que não fermentou bem e causou um surto de botulismo.

Durian (Malásia)


Ah, o lendário Durian. 

Que outra fruta é enquadrada em leis que advertem contra seu consumo em áreas movimentadas?

O Durian é uma estranha fruta asiática semelhante a uma inesperada mistura de quiabo, manga e jaca. Sua aparência é rústica, com vários espinhos e protuberâncias despontando em sua casca grossa e coreácea que tornam difícil descascar e encontrar as partes comestíveis. O Durian não é plantado, surgindo na natureza em áreas isoladas no topo de árvores que podem atingir mais de 50 metros de altura. Um fruto pode demorar até cinco anos para estar maduro para o consumo, se é que você realmente deseja comer essa coisa maldita.

O grande problema do Durian não é o gosto, descrito como agradável, adocicado e até certo ponto palatável. O senão que torna seu consumo quase impossível é o indescritível fedor exalado por ele. Muitos já tentaram explicar o cheiro nauseante, e a colorida quantidade de descrições dá uma ideia do que estamos lidando: meias sujas e ensopadas esquecidas no fundo de uma gaveta, lixo de feira que secou ao sol por muito tempo, cascas de batatas e cebolas apodrecidas, um curtume em uma tarde de verão, um animal enterrado em um quintal... são muitas as interpretações, mas a verdade é que não há como categorizar o fedor do Durian. 

O fato que persiste é que na Malásia a fruta foi proibida de ser consumida em hotéis, aeroportos, estações de trens, rodoviárias e estádios esportivos. Tudo porque quando aberta, o fedor pode dar início a uma reação em cadeia desastrosa. Pessoas sensíveis expostas a fragrância brutal do Durian acabam passando mal, vomitando ou mesmo experimentando convulsões no que parece ser um tipo de reação alérgica bastante severa.

O Durian é para os fortes e seu cheiro pode persistir por dias sendo especialmente difícil de remover. Em todo caso não se recomenda testar essa coisa, nunca!     

Hákarl (Islândia)


De fato, as piores comidas parecem ser aquelas que de alguma forma fermentaram no curso de um certo tempo. Junte a isso, um alimento que basicamente está apodrecido e você tem uma combinação difícil de categorizar como palatável. Realmente, é um enigma que forças da natureza poderiam fazer com que um ser humano considerasse comer tal coisa. Ainda assim, algumas pessoas consideram tal horror gastronômico algo digno de seus apetites.

Da fria Islândia vem o Hákarl, um dos alimentos mais detestáveis dessa lista. Algo tão nauseante que é até difícil descrever em termos gerais, mas ainda assim, vou tentar...

O Hakárl é feito com a carne do Tubarão da Groenlândia que é normalmente venenoso devido à concentração elevada de ácido úrico no organismo do peixe. O cheiro dele é extremamente poderoso, lembrando amônia em estado puro. Algumas pessoas consomem pequenos pedaços marinados em um aguardente local que neutraliza parcialmente o cheiro. Não por acaso, comer isso é uma demonstração de robustez e força de vontade.

Mas sempre existem aqueles capazes de ir além e um brinde a esses incríveis idiotas!

Para produzir o Hakarl (que significa Tubarão podre), a carne é cortada em postas e colocada em meio a rochedos para secar por 6 a 12 semanas, período em que ela apodrece e vai se tornando cada vez mais putrefata. No fim do período de maturação ela está seca, com uma casca externa escura que é removida para encontrar o interior de consistência cerosa e um gosto pronunciado que mistura o pior de uma porção de amoníaco com peixe podre. Aqueles capazes de provar sem cuspir ou vomitar, descrevem o sabor como adocicado e delicado embora eu duvide muito disso.

Com fome?

terça-feira, 23 de junho de 2020

Os Passageiros - Meu primeiro grupo de personagens para ALIEN RPG


Olá pessoal,

ALIEN RPG já foi anunciado e estará em breve desembarcando no Brasil por intermédio da Editora New Order em uma edição idêntica a americana. Ou seja um dos RPG mais comentados dos últimos tempos, baseado em uma franquia famosa do cinema vai estar ao alcance de todos. Fãs de Ficção Científica, Horror e Suspense já podem comemorar!

Para celebrar essa notícia, resolvi tocar adiante meu projeto e construir o grupo de personagens para a campanha de ALIEN que pretendo narrar em breve.

O conceito do grupo é um pouco diferente, inserido no estilo Campanha, com histórias interligadas em um grande arco contínuo. Pensei em 4 ou 5 aventuras interligadas. Numa Campanha, os personagens teoricamente tem maiores chaces de sobrevivência uma vez que o desenvolvimento é mais gradual, contudo, ALIEN continua sendo um jogo brutal. 

Não se engane! 

Em poucos segundos expostos aos horrores do espaço (e o que habita lá fora) seus personagens podem se ver reduzidos a gelatina. Radiação, falta de ar, equipamentos com defeito, competição entre corporações, traições e é claro, xenomorphos estão escondidos nas sombras.

O grupo que concebi a seguir é para uma campanha em que venho trabalhando e que estava na minha cabeça desde o início. Nela, os personagens serão "Agentes de Campo à serviço da Companhia", um grupo de dedicados funcionários da Weyland-Yutani cuja função é viajar até os limites mais distantes do espaço profundo afim de investigar incidentes estranhos, representar os interesses da mega-corporação e resolver eventuais problemas usando "quaisquer métodos necessários". Atuando na fronteira do espaço seja em planetas, luas e estações orbitais onde o conceito de lei e ordem é um tanto cinzento (para não dizer encardido) o grupo precisará fazer o que for preciso, isso se quiser ascender nas fileiras da corporação. E quanto mais ambiciosos os personagens melhor!

É claro, o arriscado trabalho dos personagens os colocará em rota de colisão com agentes rivais igualmente implacáveis, piratas e colonos inocentes nos confins do cosmos em uma corrida para obter o mais valioso dos prêmios: uma perfeita (e perigosa) forma de vida alienígena.

O espaço profundo os aguarda e algo muito pior que o sujo jogo corporativo os espera.

No espaço, ninguém os ouvirá gritar...


ARQUIVO SECRETO 
DA 
WEYLAND-YUTANI CORP

A VAGABUNDA CORPORATIVA

1. INFORMAÇÕES PESSOAIS



Último Nome: HOFFMAN
Primeiro Nome: DENISE
Classificação de Carreira: AGENTE DA COMPANHIA (WEYLAND-YUTANI)
Cidadania: IMPÉRIO DOS TRÊS MUNDOS (Marte)
Citação: "Você sabe o que as pessoas que eu represento podem fazer por você?"

2. AVALIAÇÃO FÍSICA E COGNITIVA

FOR 2

AGI 3
Ataque à distância 1
Mobilidade 1

EMP 5
Comando 1
Manipulação 3

PER 4
Tecnologia 1
Observação 3

TALENTO: Astúcia

3. SUMÁRIO PSICOLÓGICO

Meta Pessoal: O céu é o limite, você não perde uma oportunidade de provar seu valor.

Parceiro: Eric Van Doren - "Você sabe que ele pode ser útil"
Rival: Kenneth Yancy - "Você sabe que ele pode ser um problema"

Item de Estimação: Premiação de funcionário do ano

Equipamento: Maleta de Cromo, Relógio Rolex, Transmissor de Informações da Companhia com liberação de informações privilegiadas, 4 doses de Neversleep

4. BACKGROUND


Sarah Hoffman nasceu em uma família de classe média baixa em Marte e foi a primeira a ter estudo superior. Ela detesta suas raízes e faria de tudo para apagar qualquer registro de seus primeiros anos. Seu objetivo sempre foi se destacar e ela jamais se importou em passar por cima de quem estivesse em seu caminho. Sua postura agressiva e tendência a comandar logo foram percebidas e assim que concluiu os estudos em Política Corporativa foi recrutada como analista para trabalhar Corporação Chigusa. Dois anos de bons serviços mas sem promoção começaram a incomodá-la uma vez que ela se sentia preterida. Representantes da Weyland-Yutani a contataram com uma excelente oferta e Sarah foi contratada para realizar análise de risco no setor de aquisições. Ela recebeu uma condecoração como Funcionária do Ano na Filial marciana por sua aptidão como negociadora na aquisição dos direitos de mineração sobre o Asteroide Eneida IV. Sempre alerta para encontrar funcionários capazes e cheios de ambição, a Corporação Weyland-Yutani a destacou para uma equipe de campo. Eles esperam muito dela, e em contrapartida Sarah não quer desapontá-los.  

O DELEGADO QUEIMADO

1. INFORMAÇÕES PESSOAIS



Último Nome: VAN DOREN
Primeiro Nome: ERIC
Classificação de Carreira: DELEGADO COLONIAL
Cidadania: AS COLÔNIAS INDEPENDENTES DO SISTEMA CENTRAL  (ICSC) Colonia de Grendel
Citação: "A lei e a ordem nas Colônias não atende a padrões de preto e branco. A coisa é mais cinza"

2. AVALIAÇÃO FÍSICA E COGNITIVA

FOR 3
Combate corpo a corpo 1
Resistência 1

AGI 5
Combate à Distância 2
Mobilidade 2
Pilotagem 1

EMP 2
Manipulação 1

PER 4
Comtech 1
Observação 1

TALENTO: Investigador

3. SUMÁRIO PSICOLÓGICO

Objetivo Pessoal: Limpar seu nome e colocar um fim ao seu envolvimento em Kano.

Parceiro: Leon Akhadim - "Um cara que não tem medo de nada e que não se importa de se sujar para fazer seu trabalho"
Rival: Cecilia Sullivan - "Ela sabe da minha história e está sempre me julgando"

Item de Estimação: Isqueiro Zippo com o símbolo da Polícia da Colônia de Kano

Equipamento: Revolver Magnum 357, Hi-bean lanterna, bastão de choque e rádio de mão

4. BACKGROUND


Nascido na colônia independente de Grendel, planeta membro do ICSC, Eric Van Doreen vem de uma família de funcionários públicos e servidores da lei. Ele se graduou como agente de campo e se tornou Delegado Colonial. Após alguns anos trabalhando na Divisão de Investigações Criminais de Grendel ele foi enviado para a Colônia de Kano. Os primeiros anos foram tranquilos mas a Colônia foi atingida por uma epidemia e colocada sob quarentena. Os chefes do Governo Colonial foram obrigados a instituir Lei Marcial e Erich foi um dos delegados envolvidos na violenta repressão a uma manifestação popular que resultou em 18 mortes. O episódio teve grande repercussão e os delegados envolvidos foram à julgamento. Erich foi um dos únicos a ser inocentado das acusações por falta de provas, mas sua carreira ficou arranhada dali em diante. Ele pediu demissão e voltou a Grendel trabalhando no setor de segurança privada. Após atingir o fundo do poço (com direito a um período de alcoolismo), ele foi procurado por um agente da Weyland-Yutani que o contratou como consultor legal para uma equipe de campo. Essa é uma segunda chance, algo muito raro.   

O MÉDICO IDEALISTA 

1. INFORMAÇÕES PESSOAIS



Último Nome: YANCY
Primeiro Nome: KENNETH
Classificação de Carreira: MÉDICO/BIOPESQUISADOR
Cidadania: IMPÉRIO DOS TRÊS MUNDOS (Grã-Britânia)
Citação: "Tome dois destes e se não melhorar me procure. Espere, melhor tomar três destes também".

2. AVALIAÇÃO FÍSICA E COGNITIVA

FOR 2
Resistência 1

AGI 3
Mobilidade 1

EMP 5
Comando 1
Manipulação 1
Ajuda Médica 4

PER 4
Tecnologia 1
Observação 1

TALENTO: Compaixão

3. SUMÁRIO PSICOLÓGICO

Objetivo Pessoal: Deseja colocar seu nome entre os grandes pesquisadores médicos.

Parceiro: Cecilia Sullivan - "Ela se importa com os demais e isso conta"
Rival: Denise Hoffman - "Burocrata sem coração, venderia a todos se isso lhe garantisse algum benefício"

Item de Estimação: Estetoscópio antigo (pertenceu ao bisavô)

Equipamento: Kit cirúrgico, 4 doses de Naproleve, Kit médico pessoal, Relógio Samani serie E

4. BACKGROUND


Herdeiro de uma família rica e influente, Kenneth se deixou levar pelo idealismo da carreira. Formado com honras pela Universidade Imperial de Medicina de Londres, ele poderia ter ocupado um posto em qualquer Hospital ou Instituição de prestígio, mas preferiu se juntar a Organização Independente Médicos sem Fronteira. Ele trabalhou em várias colônias carentes oferecendo ajuda e apoio. Eventualmente Kenneth se envolveu em uma situação complicada quando se voluntariou para uma zona de guerra na Colônia Pho Phen que tentava se separar da União dos Povos Progressivos. Os militares da UPP o prenderam e o mantiveram sob custódia por 2 anos, período em que ele ficou em um campo de trabalhos forçados. Negociadores à serviço da Weyland-Yutani conseguiram sua liberação e na mesma ocasião ele assinou um contrato no qual concordava em trabalhar para a Corporação por pelo menos 5 anos. Ele ainda terá de descobrir se para deixar o inferno fez uma barganha com o próprio Diabo.

CRIADA EM GRAVIDADE ZERO

1. INFORMAÇÕES PESSOAIS



Último Nome: SULLIVAN
Primeiro Nome: CECILIA
Classificação de Carreira: OFICIAL
Cidadania: AMÉRICAS UNIDAS (estação Sierra, órbita de Morning Glory)
Citação: "Essa é sua primeira descida? haha! Prepare-se para vomitar seus pulmões"!

2. AVALIAÇÃO FÍSICA E COGNITIVA

FOR 3

AGI 4
Combate à distância 2
Pilotagem 2

EMP 3
Comando 2
Manipulação 1 

PER 4
Tecnologia 3

TALENTO: Abuso de Poder

3. SUMÁRIO PSICOLÓGICO

Objetivo Pessoal: Receber uma promoção e conseguir uma transferência para uma colônia paradisíaca.

Parceiro: Deepack Shankar - "Um excelente oficial de ciência"
Rival: Eric Van Doren - "Ele não me engana, teve culpa na Tragédia de Kano"

Item de Estimação: Gravação de despedida de sua mãe

Equipamento: Pistola de Serviço M4A3, Relógio Samani série E-3, M314 rastreador de movimento, Seegson P-DAT 

4. BACKGROUND


Nascida numa estação orbital Cecilia praticamente se criou em zero G, vivendo em estações e naves de carreira. Sua mãe era Engenheira de Voo, frequentemente transferida de um serviço para outro, fazendo com que a menina a acompanhasse sempre que possível. Em uma das missões em que Cecilia não pode acompanhar a mãe, à bordo do Cargueiro Comercial Colossanti, a nave desapareceu em espaço profundo. Criada por tios distantes ela se dedicou para conseguir se juntar a Frota Mercante o quanto antes. Desde então ela viajou em rotas oficiais observando o vazio com um misto de fascínio e temor pelo que existe lá fora. Após o fim de seu casamento (algo traumático), ela foi contratada pela Weyland-Yutani para integrar uma Equipe de Campo como consultora de tecnologia e piloto. 

O MERCENÁRIO     

1. INFORMAÇÕES PESSOAIS



Último Nome: AKHADIM
Primeiro Nome: LEON
Classificação de Carreira: FUZILEIRO COLONIAL
Cidadania: AMERICAS UNIDAS (naturalizado), originalmente UNIÃO DOS POVOS PROGRESSIVOS (Chernivitza)
Citação: "Вы бесполезные ублюдки! Пошли со мной, если хочешь жить! И если кто-то будет дерьмо, я сам пристрелю тебя" (sim é russo, se está curioso joga no tradutor!)

2. AVALIAÇÃO FÍSICA E COGNITIVA

FOR 5
Combate direto 3
Resistência 2

AGI 4
Combate à distância 3
Mobilidade 1

EMP 2

WIT 3
Sobrevivência 1

Talento: Violência

3. SUMÁRIO PSICOLÓGICO

Objetivo Pessoal: Você acreditava em seu trabalho. Agora tudo que importa é a excitação e o dinheiro.

Parceiro: Denise Hoffman - "Ela conseguiu esse trabalho. Ate aqui ela é ok"
Rival: Deepack Shankar - "Tem algo nele que eu não gosto".

Item de Estimação: Tatuagem dos Fuzileiros Navais

Equipamento: M41 Pulse Rifle, 2 Granadas de Eletrochoque, Armadura pessoal M3, Sinalizador

4. BACKGROUND


Nascido na lua radioativa de Chernivitsa (apelidada "Crepúsculo de Chernobyl"), Leon nunca teve uma vida tranquila. Sua família o colocou clandestinamente à bordo de um cargueiro que o levou a uma colônia no Braço da União das Américas. Lá ele viveu em um campo de refugiados até a adolescência quando já colecionava várias passagens em reformatórios por roubo e agressão. Ao atingir a maioridade recebeu a opção de se juntar ao serviço dos Fuzileiros Coloniais ou ser enviado a uma Colônia Penal como Fiorina 161. Leon preferiu a primeira opção e se saiu muito bem na vida militar chegando ao posto de segundo sargento obtendo condecorações por bravura. Durante uma missão ele agrediu um comandante que tomou decisões erradas que custaram a vida de companheiros de armas. Levado a corte marcial, sua folha de serviço lhe garantiu apenas uma baixa desonrosa. Um homem com as habilidades de Leon não demorou a arranjar trabalho como mercenário. Ele atuou como soldado da fortuna em algumas colônias até recentemente ser contratado pela Weyland-Yutani para desempenhar a função de segurança em uma Equipe de Campo. 

O CIENTISTA CURIOSO    

1. INFORMAÇÕES PESSOAIS



Último Nome: SHANKAR
Primeiro Nome: DEEPAK
Classificação de Carreira: CIENTISTA
Cidadania: Three World Empire (India)
Citação: "Eu me pergunto como isso vai reagir se eu jogar um pouco de ácido molecular".

2. AVALIAÇÃO FÍSICA E COGNITIVA

FOR 3
Maquinário Pesado 1

AGI 3
Mobilidade 2

EMP 3
Manipulação 1

WIT 5
Tecnologia 3
Observação 3

TALENTO: Analise

3. SUMÁRIO PSICOLÓGICO

Objetivo Pessoal: Dirigir seu próprio projeto com recursos ilimitados

Parceiro: Cecilia Sullivan - "Minha parceira de bebida e de ressaca"
Rival: Leon Akhadim - "Francamente é uma péssima ideia armar um sujeito que é praticamente um sociopata".

Item de Estimação: Projeto em que vem trabalhando

Equipamento: Câmera digital pessoal, Neuro Visor, Sistema de Diagnóstico Seegson, Transmissor de Informações Pessoal

4. BACKGROUND


Deepack é parte de um projeto que desenvolveu embriões geneticamente construídos pelo setor de bioengenharia da Weyland-Yutani. A ideia era criar indivíduos com inteligência superior e oferecer a eles um programa de tutelagem desde a infância para que posteriormente trabalhassem para a Corporação. O projeto foi aprovado como uma opção mais barata e menos "imoral" que os sintéticos com Inteligência Artificial. Infelizmente o programa foi abandonado, ainda que Deepack tenha se tornado um dos que teve maior êxito. Ele se formou em Engenharia Espacial aos 17 anos e foi imediatamente recrutado pela Corporação. Trabalhando em diferentes projetos secretos ele conseguiu liberação de nível laranja antes dos 20 anos, um verdadeiro feito. Seu último projeto para o setor de desenvolvimento de armas, no entanto, foi declarado um fracasso retumbante. Em um primeiro momento ele temia perder o emprego, mas os diretores da W-T resolveram lhe dar uma nova oportunidade em um Grupo de Campo. Deepack espera cumprir um período aqui até voltar aos laboratórios.


*          *          *   

Esses são os personagens.

Ah sim, só para descontrair...

Um deles (nenhum ou quem sabe até mais de um) é um androide colocado no grupo pela Companhia para servir aos interesses. O background é portanto falso, um roteiro programado no neuro servidor mental da máquina. É claro, ninguém sabe quem é o sintético, nem mesmo o próprio. Há boatos de que a Companhia está usando um programa de disfarce para sintéticos que mantém a identidade em segredo e faz com que a pessoa fique incógnita se comportando como uma pessoa. A identificação só entra em operação através de uma combinação de frases que ativa o protocolo de controle.

Se isso não causar paranoia no grupo, o que mais causaria?

Eu adorei esse jogo... em breve espero ter mais notícias a respeito dessa campanha.

domingo, 21 de junho de 2020

A Cidade que se foi - Relatos de lugares que desapareceram


Através da história ocorreram misteriosos desaparecimentos e inexplicáveis sumiços, com muitas questões vindo à tona, questões estas que não possuem uma explicação razoável. Mas além dos indivíduos que simplesmente somem da face da terra, há casos em que um grande número de pessoas também some sem deixar vestígios. São incidentes que nos deixam sem palavras, estupefatos diante das implicações monumentais... afinal, estamos falando de várias pessoas, por vezes até multidões. O que faria cidades inteiras deixar de existir de um momento para o outro?  

Um exemplo contemporâneo e bastante bizarro sobre cidade desaparecida envolve um povoado conhecido como Urkhammer, no estado de Iowa, nos Estados Unidos. A pequena cidadezinha rural era aparentemente um lugar como qualquer outro do meio-oeste americano. Mas no final de 1928, fotografias aéreas revelaram algo estranho: não havia ninguém lá. As ruas do pequeno centro estavam desertas, enquanto os campos e lavouras das fazendas pareciam abandonados e com crescimento de mato, como se ninguém sequer achasse válido deixá-lo limpo. 

As coisas ficaram ainda mais estranhas quando o relato de um viajante que passou pelo lugarejo foi compartilhado. O sujeito estava à caminho de outra cidade e pensou em encher o tanque no posto de gasolina local antes de seguir. Ao chegar no posto, que ficava nos arredores de Urkhammer, encontrou o lugar abandonado e as bombas secas. Não havia ninguém, sendo que a oficina e loja de conveniência que compunham o posto estavam igualmente abandonadas. Cogitando que algo ruim pudesse ter acontecido, ele decidiu dirigir até a cidade que ficava a pouco mais de 2 quilômetros. É então que a coisa ganhar contornos sobrenaturais. O viajante disse que as placas indicavam que a cidade ficava próxima, mas não importava o quanto ele seguisse adiante, ele simplesmente não chegava até ela. Por mais que acelerasse em busca da cidade e as placas indicassem que ela deveria ficar ali, ele não conseguia chegar ao seu destino. 

Era como se a cidade estivesse fora do seu alcance não importando o quanto ele a buscasse. Ele andou seis quilômetros, e decidiu que seria melhor retornar antes que o tanque ficasse vazio. Ao fazer a volta para pegar a auto-estrada novamente, ele descreveu uma sensação esmagadora de desolação. Fazendo o retorno ele começou a voltar, experimentando em todo caminho aquele mesmo sentimento acachapante de que algo muito ruim teria acontecido.      


Outras pessoas dirigindo pelas cercanias da cidade também reportaram esse mesmo sentimento estranho. Alguns afirmaram ter conseguido chegar até Urkhammer, encontrando lá simplesmente casas vazias, ruas desertas e nenhum sinal de seus moradores. Conforme o senso de 1920, o lugar deveria ter ao menos 300 habitantes. Para onde eles foram, é um mistério sem aparente explicação. Segundo a história relatada pelo Clarion-Telegraph, a cidade simplesmente deixou de existir quando sua população seguiu para lugar ignorado. Quando a investigação do jornal estava no auge, a quebra da Bolsa de Valores em 1929 tomou o lugar das manchetes e as histórias sobre Urkhammer ficaram em segundo plano. Ninguém parecia se importar muito com o destino da cidadezinha ou de sua população. 

Sabe-se que o delegado da cidade vizinha, Oakmeadow chegou a visitar Urkhammer em busca de um parente que vivia na cidade. O policial escreveu um relatório no qual descrevia o estado de total abandono e desolação que encontrou no lugar. Ele chegou a entrar na casa desse parente, achando lá objetos pessoais deixados para trás, mas nenhum sinal de vida. No escritório do xerife estava tudo igualmente vazio, sem qualquer pista que pudesse permitir saber para onde todos teriam ido. 

Em 1932, novas fotografias aéreas constataram que a cidade havia sido fortemente atingida pelas  tempestades de areia que varreram a região no período, os chamados Dust bowl da década de 30. A cidade teria sido parcialmente enterrada. Onde ficava a cidade restava apenas campos abandonados cheios de poeira e cercas apodrecendo no sol. Um tacho de ferro usada para alimentar os animais permanecia sozinha na paisagem desolada, uma relíquia da presença humana. Urkhammer não existia mais.

Décadas mais tarde, uma caravana de ciganos acampou nas imediações. O Ataman (chefe) do bando, contou a um amigo romani que foi impossível ficar ali mais do que uma noite uma vez que o local estava "saturado por lágrimas e sofrimento dos que desapareceram e jamais foram encontrados". Nos anos 1990 o local chamou a atenção de grupos imobiliários que tencionavam construir na região. Empreiteiros encontraram as ruínas de uma pequena cidade enterrada nas dunas e causticada pelo sol. Até hoje não se sabe o que aconteceu com as pessoas que viviam em Urkhammer ou seu destino final. Ela é uma estranha nota de rodapé na história de Iowa e um mistério sem solução. 


Outra história confusa envolve uma cidade chamada Ashley, no Kansas. O lugar não passava de uma pequena cidadezinha de fazendeiros com cerca de 700 moradores. De acordo com o Serviço de Geologia dos Estados Unidos no dia 16 de agosto de 1952, a área foi abalada por um massivo tremor de terra de 7,9 na escala Richter. Considerando que Ashley era um lugar remoto, ninguém se importou muito em saber como estavam os habitantes, mas quando alguém tentou contatar os moradores não obteve resposta.   

Autoridades foram chamadas e decidiram ir até lá. Ao chegar descobriram uma estranha fissura medindo 915 metros de comprimento por 420 de largura exatamente no local onde antes existia a cidade. A fissura cuspia fumaça e emitia um calor abrasador. Os policiais não descobriram nem um homem, mulher, criança ou mesmo animal de estimação vivo ou morto, ainda que tenham sido conduzidas buscas por 12 dias consecutivos. A conclusão era que todos haviam sido engolidos pela cratera que se abriu no coração de Ashley. Ainda mais curioso é que um segundo abalo interrompeu as buscas e obrigou as equipes a retornar. Quando o perigo cessou, as equipes que voltaram a Ashley descobriram que a fissura havia se fechado tão repentinamente quanto havia surgido.    

Para tornar as coisas ainda mais bizarras, investigações posteriores apontaram que a área vinha sendo o epicentro de uma série de acontecimentos estranhos nos dias que antecederam o terremoto. Alegadamente em 8 de agosto houve um informe de um fazendeiro local chamado Gabriel Jonathan, que afirmou ter visto uma "abertura negra surgir no céu bem sobre  sua fazenda". A polícia se negou a visitar o lugar e verificar, mas na manhã seguinte outro morador informou ter visto algo similar. Um oficial de polícia chamado Allan Mace foi enviado, mas não chegou ao local. Segundo ele enquanto estava à caminho perdeu a consciência e desmaiou ao volante, indo parar no acostamento da estrada que levava a Ashley. O oficial ao acordar horas mais tarde retornou sem cumprir a diligência.  Hays jamais conseguiu explicar o que houve ou por qual razão perdeu os sentidos.

Outros acontecimentos se somam a estes. Anomalias atmosféricas e notificações de desaparecimentos nas semanas antes do terremoto também foram relatados. O relato mais estranho no entanto envolvia pessoas que alegaram ter conversado com parentes e amigos que já haviam morrido. O primeiro desses relatos é de uma mulher chamada Phoebe Danielewski, que relatava que sua filha havia falado com o avô falecido três anos antes. O que deixou a mãe especialmente preocupada foi o teor da conversa já que seu pai dizia à menina que eles em breve estariam todos juntos. Outros relatos semelhantes foram colhidos por policiais envolvendo fazendeiros dos arredores de Ashley.


Na tarde de 13 de fevereiro de 1952, um morador chamado Scott Luntz telefonou para a polícia afirmando que estava vendo um fogo no horizonte que ele descreveu como "vermelho vivo e alaranjado que subia no céu, mas que não produzia fumaça". Outros fazendeiros telefonaram para a delegacia dizendo que estavam vendo algo semelhante e acrescentando que o fogo parecia emanar do céu e não do chão.

Na manhã de 14 de agosto, outro fazendeiro Benjamin Endicott contatou a polícia em um estado de pânico afirmando que o céu estava em chamas. No dia seguinte, quando ocorreu o terremoto, a Sra. April Foster telefonou mais cedo para a delegacia e manteve uma conversa com o Oficial Ken Welsch. 

A ligação foi gravada:

Oficial Welsch:
Departamento de Polícia de Hays Police Department, como posso ajudar?

(estática)

Oficial Welsch:
Alô? A ligação está ruim...

Foster:
SIM... alô, eu quero falar com a polícia.

Oficial Welsch:
Pois não... quem está falando?

Foster:
Meu nome é April Foster. (tosse) Por favor senhor. Precisamos de ajuda.

Oficial Welsch:
Qual a natureza de seu problema, senhora?

Foster:
Noite passada... noite passada eles voltaram.

Oficial Welsch:
Senhora, a ligação está ruim... a senhora disse que alguém retornou?

Foster:
NOITE PASSADA ELES VOLTARAM (choro e estática)

Oficial Welsch:
Senhora, eu preciso que se acalme e fale mais claramente. O que aconteceu? Quem retornou? 

Foster:
(choro) Todo mundo.

Oficial Welsch:
Todo mundo?

Foster:
Eles vieram com o fogo.

Oficial Welsch:
O que a senhora quer dizer com todo mundo?

Foster:
Meu filho... Eu vi meu filho noite passada. Ele estava andando… na cidade. Ele estava queimado. Jesus Cristo ele estava muito queimado.

Oficial Welsch:
Senhora, eu... 

Foster:
Ele morreu ano passado. Eu cuidei dele desde bebê... era ele (incompreensível).

Oficial Welsch:
Senhora, não estou entendendo. Você disse que todos voltaram?

Foster:
VOCÊ ESTÁ OUVINDO O QUE EU DISSE? TODOS. Todos voltaram. (choro) Todo os... (estática) E eles (incompreensível) por nós. (choro e estática)

Ele…ele disse: "Mamãe eu estou bem agora. (longo trecho de estática). E eles queriam nos ver! Ah meu Deus” (lamento e choro)

Oficial Welsch:
… Senhora, onde você está agora? Precisa de ajuda imediata?

Foster:
Eu estou fora... estou fora de casa... (estática por cerca de 15 segundos)

Oficial Welsch:
Senhora, preciso saber onde está, para que eu possa ajudar. A senhora pode passar sua localização?

Foster:
(silencio)

Oficial Welsch:
Senhora?

Foster:
Não adianta (incompreensível). Não vai adiantar nada...

Oficial Welsch:
Senhora?

Foster:
Boa noite. 

Oficial Welsch:
Senhora, como posso lhe ajudar? Não desligue...

Foster:
Eu já vou... (estática)

Oficial Welsch:
Senhora, por favor... permaneça...

Foster:
(Silêncio)

Oficial Welsch:
Senhora?

Foster:
Adeus!

[FIM DA LIGAÇÃO]


No dia dessa estranha conversa o terremoto atingiu Ashley e centenas de pessoas simplesmente evaporaram no ar. Trata-se com certeza de uma história sinistra, mas não se sabe até que ponto ela é real ou se tudo não passa de uma invenção. A narrativa surgiu na Internet em meados de 2012 em fóruns de variedade do reddit e mais tarde em Creepypastas com uma sinalização dela ser baseada em um evento real. Mas a história não parece resistir a uma análise mais criteriosa. Não há registro de um terremoto dessa magnitude na data, menos ainda no Kansas. Ainda assim é uma teoria conspiratória deliciosa. 

Mais recentemente tornou-se popular na internet uma história sobre um lugar em Nova Jersey chamado New City Complex. Localizada perto de West Milford, seguindo a rota 23, a cidade foi construída próxima do Reservatório de Água de Newark para receber os operários que iriam trabalhar no local. As coisas pareciam bem normais por um tempo, até que em 1992 descobriu-se que as casas haviam sido repentinamente abandonadas, sem sinal de roubo e com tudo na mais perfeita ordem, todos os itens pessoais dos 120 residentes foram deixados para trás, e em alguns casos até refeições ficaram no fogão ou sobre a mesa, como se as pessoas tivessem sido interrompidas.

Ninguém sabe para onde foram, o que aconteceu ou o que teria motivado a deserção.

Segundo os rumores, os operários vinham reclamando de condições adversas no serviço e demandando uma reunião com seus empregadores. De fato, em algumas versões, uma reunião chegou a ser agendada e um representante iria até os patrões dali três dias para discutir. Parece então pouco provável que os operários simplesmente tivessem desistido abandonando tudo à própria sorte.

Em uma outra variante dessa mesma história, a cidade modelo teria sido destruída por uma enchente provocada por um rompimento de barragem que carregou toda pequena cidade e matou seus residentes. Os que acreditam nessa versão da história mencionam que o incidente teria recebido destaque na imprensa e que cadáveres ainda seriam encontrados de tempos em tempos, por vezes à quilômetros de distância do local de rompimento da barragem. 


É claro, essas histórias nunca são inteiramente confirmadas e quando se busca informações a respeito delas, na maioria das vezes, o que se acha são mais e mais incongruências. É provável que essas cidades e seu desaparecimento, não passem de lendas urbanas alimentadas pela internet que impulsiona tais casos, permitindo que eles atinjam milhões de pessoas. Então, o fenômeno é simples: uma mentira contada inúmeras vezes começa a parecer verdade aos olhos de alguns.

Contudo, haveria algum fundo de verdade nessas histórias bizarras? Por que esses casos interessam tanto as pessoas com um gosto pelo sobrenatural? No fim das contas, elas parecem sobreviver no limiar entre a mais pura e descarada invenção e a ínfima possibilidade. Ninguém colocaria a mão no fogo por eles, mas no fundo é difícil evitar um segundo pensamento de "e se for verdade"?

Para falar a verdade, não importa se eles são verdadeiros ou não, eles são sinistros o bastante para agitar nossa imaginação.